Turismo
Rota do Vinho e dos Engenhos são atrações no Bahia Origem Week
As atrações têm o incentivo da Setur-BA, como parte das ações de diversificação da oferta de experiências aos visitantes

Na quarta edição do Bahia Origem Week, feira de negócios que acontece até domingo (6), no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio, produtos baianos associados ao turismo ganham visibilidade, com o apoio do Governo do Estado. Destaque para os estandes que divulgam a Rota do Vinho da Chapada Diamantina e a Rota dos Engenhos, que produzem cachaça de alambique em diversas regiões, onde acontecem a degustação e comercialização de marcas. As atrações têm o incentivo da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), como parte das ações de diversificação da oferta de experiências aos visitantes que procuram a Bahia.
A Vinícola Vaz, do município de Morro do Chapéu, participa do evento desde a primeira edição, com bons resultados. “Nos sentimos privilegiados por estar nesta feira, porque é uma grande oportunidade de divulgar a Rota do Vinho. Agradecemos muito à Setur-BA por ter desenvolvido esta ideia, pois a visitação em nossa vinícola praticamente dobrou. O enoturismo é, sem dúvida, a nova atração turística da Bahia”, declarou o proprietário Jairo Vaz.
“Sou neto de portugueses e aprecio muito os vinhos da terra dos meus avós, mas tenho orgulho de dizer que os produzidos na Bahia são muito bons. Provei agora um malbec e achei sensacional”, avaliou o servidor público Tiago Albuquerque, 40 anos, que fez curso de enologia.
Além de produzir vinhos e espumantes, incluindo rótulos premiados, as quatro vinícolas de Morro do Chapéu e uma de Mucugê, que compõem o roteiro na Chapada Diamantina, oferecem aos turistas uma experiência imersiva na produção das bebidas.
Já a cachaça baiana está presente na feira, com diversas marcas expostas no espaço Kikaxassa, onde o sommelier e consultor da Setur-BA, Raimundo Freire, divulga a Rota dos Engenhos. “Temos aqui marcas como Paramirim, Serra das Almas, Arapuá e Matriarca, todas premiadas. O público tem degustado e comprado os produtos. A expectativa é que até o fim da feira realizemos bons negócios, promovendo assim os engenhos, incluindo alguns que já oferecem visitação”, relatou.
”Hoje a cachaça baiana é respeitada em outros estados e as vendas cresceram, inclusive com demanda para exportação. Temos clientes em todo o país, graças a feiras como esta, onde as rodadas de negócio nos abrem um leque interessante, fortalecendo os próprios municípios de origem”, destacou Edvaldo Antônio Matos, produtor da Paramirim.
No Bahia Origem Week, a Setur-BA também promove ações para divulgar as potencialidades das 13 zonas turísticas do estado. Na sexta-feira (4), a pasta fez uma rodada de negócios no segmento de alimentos e bebidas e palestra sobre a liderança nacional do turismo baiano.
“A feira é um exemplo de como o turismo de negócios cresceu na Bahia, contribuindo para colocar o estado como líder do setor no país. Temos potencial para crescer ainda mais, incentivando atividades associadas à diversidade de produtos de origem, encontrados em todas as zonas turísticas”, pontuou a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo, que ministrou a palestra.
Turismo
Congresso de Direito movimenta o turismo na capital baiana
O encontro no Hotel Deville Prime, Salvador, tratou de temas como segurança jurídica, reforma tributária e inovação na gestão pública

O XVII Congresso Brasileiro de Direito do Estado foi aberto, nesta quarta-feira (21), no Hotel Deville Prime, Salvador, para três dias de debates em torno de temas como segurança jurídica, reforma tributária e inovação na gestão pública. Entre os palestrantes estão os ministros Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e Carmen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento, que atrai participantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, tem patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), como estratégia para impulsionar o turismo de negócios, reduzindo os impactos da sazonalidade.
“O congresso é da área de direito, mas tem tudo a ver com turismo porque atrai pessoas de outros estados para conhecer o rico patrimônio cultural, histórico e natural da Bahia, contribuindo para movimentar os equipamentos turísticos”, declarou o titular do órgão, Maurício Bacelar, durante a abertura. No evento, a Setur-BA divulga os atrativos de Salvador e de cidades das 13 zonas turísticas, estimulando os participantes a viajarem pela Bahia. Uma tradicional baiana posa para fotos com os visitantes e distribui fitinhas do Senhor do Bonfim.
De janeiro deste ano até o momento atual, a Setur-BA já deu apoio a 12 grandes eventos em Salvador, entre congressos, seminários e encontros, que deram impulso à indústria do turismo baiano. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (Abih-BA), em abril, mês considerado de baixa estação, a ocupação dos meios de hospedagem em Salvador atingiu o índice recorde de 64,5%, superando em 10% a marca do mesmo período em 2014.
“Temos aqui servidores públicos e professores de vários estados conhecendo a bela Bahia. A Setur-BA teve um papel fundamental nos dando um suporte, o que nos motivou a realizar o encontro”, afirmou o organizador, Paulo Modesto.
Congressistas e palestrantes aproveitam o tempo livre para visitar atrativos turísticos da cidade. “Adoro vir a Salvador, já perdi a conta de quantas vezes vim. A cidade é maravilhosa e o povo é muito acolhedor”, elogiou a professora aposentada e ex-procuradora do Estado de São Paulo, Maria Sylvia Zanella di Pietro, responsável pela palestra sobre Direito Administrativo da Inovação.
“Já conhecia Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, mas nunca tinha vindo a Salvador. À noite pretendo passear e conhecer lugares como o Centro Histórico”, pontuou Alessandro Bertinato, de São Paulo.
Turismo
Bahia divulga turismo de observação de aves, em São Paulo
O potencial do estado para esse segmento foi apresentado no Avistar Brasil 2025

Na Bahia, a atividade atrai visitantes do mundo todo e pode ser feita em 12 das 13 zonas turísticas, onde centenas de espécies estão catalogadas, sendo oito nativas. O potencial do estado para esse segmento foi apresentado no Avistar Brasil 2025, que uniu feira e congresso técnico, em três dias de programação, no Jardim Botânico de São Paulo, com encerramento no domingo (18).
O Avistar Brasil é considerado o mais importante encontro de observação da natureza da América Latina, reunindo 10 mil visitantes. No evento, a Setur-BA contou com estande próprio, onde divulgou um roteiro especializado, recebeu parceiros que promovem a prática em território baiano e incentivou a participação nas rodadas de negócios com empresas de turismo internacionais, a fim de atrair mais turistas interessados no segmento.
“O turismo de experiência está em alta. Turistas visitam territórios naturais baianos para apreciar e registrar imagens dos pássaros em seu habitat. Além disso, aproveitam para conhecer a história, a cultura, a gastronomia e o povo da Bahia, tornando a viagem completa. Neste evento, além do nosso roteiro de birdwatching, divulgamos os atrativos e a infraestrutura turística do estado”, destacou a gerente de Mercado Nacional da Setur-BA, Tatiana Harfush.
O guia de observação de aves, Luiz Trinchão, que atua no município de São Desidério, nos Caminhos do Oeste, elogiou o roteiro. “Ele reúne informações sobre esta prática em cada zona turística e o visitante pode escolher uma região para ir em cada época do ano, o que é maravilhoso”, elogiou o baiano, que já catalogou 378 espécies.
O roteiro também foi tema de palestra da turismóloga e assessora técnica da Setur-BA, Aidê Argolo, em parceria com a observadora Ester Ramirez, proprietária do Lajedo dos Beija-flores. O empreendimento, localizado no município de Boa Nova, nos Caminhos do Sudoeste, é sede do encontro Ave Nova, que tem a terceira edição marcada para o período de 20 a 23 de novembro.
Também marcaram presença no evento parceiros da secretaria, como a Fundação Biodiversitas, que mantém a Estação Ecológica de Canudos, nos Caminhos do Sertão, e se dedica à preservação da arara-azul-de-lear, ave endêmica da caatinga baiana; a Reserva Florestal Toca do Tatu, localizada em Ibicoara, na Chapada Diamantina; a Aruá Observação de Vida Silvestre, da Praia do Forte (Costa dos Coqueiros); e representantes das aldeias indígenas Gurita e Pé do Monte, de Prado e Porto Seguro, nas costas das Baleias e do Descobrimento, respectivamente.
“A Bahia, na verdade, são Bahias, pois o estado tem muita diversidade a oferecer aos visitantes e, agora, também divulga a observação de aves, que nós amamos, como mais um potencial, mais uma experiência para o turista. Já estive nos Caminhos do Sertão, onde fiquei maravilhado com as araras-azuis-de-lear, e também fui à Chapada Diamantina e às costas do Cacau, Dendê e Descobrimento”, comemorou Thomas Kunze, que participou do evento e é proprietário do Sítio Piraquara, em São Paulo, voltado para o birdwhatching.
Turismo
Embratur lança plano de promoção internacional do Brasil
As ações de promoção devem destacar a diversidade, a identidade e a cultura, visando alavancar a entrada de turistas estrangeiros no país

O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, com as novas diretrizes para a promoção de todos os estados brasileiros no exterior, no período 2025-2027, foi apresentado pelo Ministério do Turismo e Embratur na abertura do Visit Brasil Summit. Realizado nesta segunda (19) e terça-feira (20), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em parceria com o Sebrae, o evento teve a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), estado líder do Nordeste na atração de estrangeiros.
“Em todas as próximas feiras internacionais que o Brasil participar, vamos seguir as diretrizes deste plano. Ele vai nos colocar em outro patamar de comunicação e de apresentação dos atrativos turísticos do país”, projetou o ministro Celso Sabino. As ações de promoção do Brasil devem destacar a diversidade, a identidade e a cultura, visando alavancar a entrada de turistas estrangeiros no país.
“Arrecadamos, só com turistas estrangeiros que entraram no Brasil em 2024, a receita recorde de US$ 7,3 bilhões, de forma limpa e gerando emprego e renda. Então, o turismo é decisivo para se pensar o futuro. Para isto, precisamos adotar um plano de marketing internacional que coloque o país organizado como um produto, um lugar de alegria, mais democrático, mais inclusivo, mais participativo”, explicou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Presente no evento, a chefe de Gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, destacou a relevância de questões relacionadas ao turismo brasileiro na pauta do encontro, a exemplo do plano de marketing. “Aguardávamos muito por esta ferramenta de planejamento e execução, que vai abranger todos os estados brasileiros. A Bahia, particularmente, já vem fazendo um grande trabalho de promoção das suas 13 zonas turísticas, que valoriza seu povo e os patrimônios natural, cultural e histórico”, pontuou.
Construído de forma colaborativa, incluindo consulta pública, o novo plano, ou Plano Brasis, é uma atualização do Aquarela, lançado em 2005 e vigente até 2020. Entre metas previstas estão a manutenção e diversificação da promoção brasileira em países da América do Sul, considerados mercados consolidados, e a intensificação da presença em países como Alemanha, Espanha, Portugal, França, Reino Unido e Estados Unidos.
A escritora Conceição Evaristo foi responsável pela palestra magna “O Futuro do Turismo é Ancestral”. Em dois dias de programação, o Visit Brasil Summit contou com painéis e palestras com temas como inovação, criatividade, inclusão, empreendedorismo e diversidade, dentre outros.
-
Culturahá 3 dias
Santuário Senhor dos Passos de Feira de Santana será restaurada
-
Agriculturahá 3 dias
Bahia avança na sustentabilidade agropecuária com capacitação do Plano ABC+
-
Papo de Quintahá 3 dias
Uma futura legião de improdutivos?
-
São João 2025há 2 dias
São João Sinfônico da OSBA traz Geraldo Azevedo na Concha