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Turismo

Rota do Vinho e dos Engenhos são atrações no Bahia Origem Week

As atrações têm o incentivo da Setur-BA, como parte das ações de diversificação da oferta de experiências aos visitantes

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visibilidade, com o apoio do Governo do Estado. Destaque para os estandes que divulgam a Rota do Vinho da Chapada Diamantina
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

Na quarta edição do Bahia Origem Week, feira de negócios que acontece até domingo (6), no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio, produtos baianos associados ao turismo ganham visibilidade, com o apoio do Governo do Estado. Destaque para os estandes que divulgam a Rota do Vinho da Chapada Diamantina e a Rota dos Engenhos, que produzem cachaça de alambique em diversas regiões, onde acontecem a degustação e comercialização de marcas. As atrações têm o incentivo da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), como parte das ações de diversificação da oferta de experiências aos visitantes que procuram a Bahia.

A Vinícola Vaz, do município de Morro do Chapéu, participa do evento desde a primeira edição, com bons resultados. “Nos sentimos privilegiados por estar nesta feira, porque é uma grande oportunidade de divulgar a Rota do Vinho. Agradecemos muito à Setur-BA por ter desenvolvido esta ideia, pois a visitação em nossa vinícola praticamente dobrou. O enoturismo é, sem dúvida, a nova atração turística da Bahia”, declarou o proprietário Jairo Vaz.

“Sou neto de portugueses e aprecio muito os vinhos da terra dos meus avós, mas tenho orgulho de dizer que os produzidos na Bahia são muito bons. Provei agora um malbec e achei sensacional”, avaliou o servidor público Tiago Albuquerque, 40 anos, que fez curso de enologia.

Além de produzir vinhos e espumantes, incluindo rótulos premiados, as quatro vinícolas de Morro do Chapéu e uma de Mucugê, que compõem o roteiro na Chapada Diamantina, oferecem aos turistas uma experiência imersiva na produção das bebidas.

Já a cachaça baiana está presente na feira, com diversas marcas expostas no espaço Kikaxassa, onde o sommelier e consultor da Setur-BA, Raimundo Freire, divulga a Rota dos Engenhos. “Temos aqui marcas como Paramirim, Serra das Almas, Arapuá e Matriarca, todas premiadas. O público tem degustado e comprado os produtos. A expectativa é que até o fim da feira realizemos bons negócios, promovendo assim os engenhos, incluindo alguns que já oferecem visitação”, relatou.

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”Hoje a cachaça baiana é respeitada em outros estados e as vendas cresceram, inclusive com demanda para exportação. Temos clientes em todo o país, graças a feiras como esta, onde as rodadas de negócio nos abrem um leque interessante, fortalecendo os próprios municípios de origem”, destacou Edvaldo Antônio Matos, produtor da Paramirim.

No Bahia Origem Week, a Setur-BA também promove ações para divulgar as potencialidades das 13 zonas turísticas do estado. Na sexta-feira (4), a pasta fez uma rodada de negócios no segmento de alimentos e bebidas e palestra sobre a liderança nacional do turismo baiano.

“A feira é um exemplo de como o turismo de negócios cresceu na Bahia, contribuindo para colocar o estado como líder do setor no país. Temos potencial para crescer ainda mais, incentivando atividades associadas à diversidade de produtos de origem, encontrados em todas as zonas turísticas”, pontuou a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo, que ministrou a palestra.

Turismo

Voo da Latam Congonhas-Ilhéus favorece turismo e negócios

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O voo regular da Latam, que liga o aeroporto de Congonhas (São Paulo) a Ilhéus, na Costa do Cacau, foi inaugurado na tarde de domingo
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

O voo regular da Latam, que liga o aeroporto de Congonhas (São Paulo) a Ilhéus, na Costa do Cacau, foi inaugurado na tarde de domingo (26), em solenidade na área de check-in do aeroporto da cidade baiana. Ela reuniu representantes do Governo do Estado, da companhia aérea e da Socicam, empresa responsável pela administração do terminal ilheense, que firmaram uma parceria para a consolidação da rota, antes sazonal. O ato foi acompanhado pelo trade turístico e teve receptivo da Secretaria de Turismo (Setur-BA), com baianas típicas e os personagens Gabriela e Nacib, criados pelo escritor Jorge Amado, que simbolizam Ilhéus. 

“É um momento de comemoração. Ampliar a malha aérea é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo baiano. Este voo vai proporcionar o aumento do fluxo turístico em Ilhéus e demais cidades da Costa do Cacau e abre novas oportunidades de negócios e investimentos na região”, ressaltou a chefe de Gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, que representou o secretário Maurício Bacelar. 

“O voo impulsiona o setor turístico da região, trazendo mais opções de deslocamento para Ilhéus, e beneficia toda a economia”, completou a assessora especial da Casa Civil do Estado, Adélia Pinheiro. 

Para o Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo, “é a consolidação do investimento que a Latam vem fazendo na Bahia, porque transformar uma rota sazonal em rota estrutural significa trazer mais conectividade, mais incentivo econômico e turístico, aproximando a Estrada do Chocolate de São Paulo”. 

A nova linha da Latam tem duas frequências semanais, aos sábados e domingos, em aeronave Airbus A319, de 140 lugares. As partidas de Congonhas acontecem às 11h50, com pouso em Ilhéus às 14h. No retorno, sai às 14h40 da cidade baiana, chegando a São Paulo às 17h05. 

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“Excelente contar com este voo, nesta minha primeira viagem à Costa do Cacau. E o aeroporto é de ótima qualidade”, relatou a empresária Núbia Bittencourt, de Brasília, que veio no voo inaugural. 

Reformado e ampliado pelo Governo do Estado, com capacidade para mais de 1,2 milhão de passageiros por ano, o Aeroporto Jorge Amado (Ilhéus) também dispõe de um posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), mantido pela Setur-BA. “Notei que reformaram o terminal. As instalações ficaram muito mais confortáveis”, elogiou a empreendedora Sarah Carneiro, de São Paulo, que também viajou pela Latam. 

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Turismo

Novos voos para Salvador e Ilhéus ampliam malha aérea nacional da Bahia

A rota é feita em aeronave Boeing 737, de 186 lugares, e aproxima a zona turística Vale do São Francisco da capital baiana

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A Gol Linhas Aéreas celebrou, na noite de quinta-feira (23), o novo voo de Petrolina (Pernambuco) para Salvador, com três frequências
Foto: Divulgação

A Gol Linhas Aéreas celebrou, na noite de quinta-feira (23), o novo voo de Petrolina (Pernambuco) para Salvador, com três frequências semanais, às terças, sextas e sábados; e volta às segundas, quintas e sábados. A rota é feita em aeronave Boeing 737, de 186 lugares, e aproxima a zona turística Vale do São Francisco da capital baiana, facilitando a movimentação de visitantes e de negócios, na região conhecida pela riqueza hídrica, enoturismo e produção de frutas. A nova linha é resultado do trabalho de ampliação da malha aérea da Bahia, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), em parceria com as empresas de aviação e os aeroportos. 

“Essa rota da Gol não é apenas a ligação entre Salvador e Petrolina. Ela liga a nossa capital ao Vale do São Francisco, que, além dos atrativos naturais, culturais e do enoturismo, é também uma região que está no radar dos investidores do agronegócio. Portanto, o voo é uma ferramenta importante para a movimentação da economia baiana”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

Já a Latam Brasil inaugura, neste domingo (26), às 13h, o voo de São Paulo para Ilhéus, na Costa do Cacau, partindo do aeroporto de Congonhas, com duas frequências semanais de ida e volta, aos sábados e domingos. A solenidade será no aeroporto ilheense, com a participação de dirigentes da Setur-BA, da companhia aérea e da Socicam, empresa que administra o terminal aeroviário da cidade do sul baiano, além de ativação cultural. A rota, que era sazonal, passará a ser regular, usando aeronave Airbus A319, com capacidade para 140 passageiros. 

“Esse voo da Latam é estratégico para Ilhéus e demais destinos da Costa do Cacau, porque o aeroporto de Congonhas fica no Centro de São Paulo, o que facilita o acesso de turistas que pretendem visitar a Bahia e de investidores que buscam negócios no estado. Era uma reivindicação do trade turístico, que a parceria do governo baiano com a Gol e a Socicam transformou em realidade”, explica o secretário Bacelar. 

“Tornar essa rota regular reforça nosso compromisso com a conectividade do Nordeste. Aproximamos ainda mais a Costa do Cacau da nossa malha, favorecendo o turismo e a economia locais e encurtando a distância entre a Bahia e São Paulo”, destaca o Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo. 

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“Nos últimos dois anos, concluímos mais de R$ 70 milhões em investimentos para ampliar e modernizar o aeroporto de Ilhéus, o que torna o terminal ainda mais preparado para o crescimento da demanda”, pontua o diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam, Alexander Cerqueira. 

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Turismo

Bahia amplia roteiros e experiências nas 13 zonas do estado

Evento promovido pela Setur-BA reuniu 50 agências de viagens para divulgar novidades e fortalecer o turismo 

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os novos produtos e experiências que passam a integrar os roteiros das 13 zonas turísticas da Bahia nos segmentos comunitário, ecológico,
Fotos: Thuane Maria/GOVBA

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) lançou nesta quinta-feira (23), em Salvador, os novos produtos e experiências que passam a integrar os roteiros das 13 zonas turísticas da Bahia nos segmentos comunitário, ecológico, gastronômico e religioso, entre outros. O evento, realizado na sede do órgão, na Avenida Tancredo Neves, reuniu 50 agências de viagens, que irão montar pacotes para os destinos que agora oferecem novas possibilidades aos visitantes. A iniciativa marca uma nova fase na promoção do turismo baiano, com foco no fortalecimento do setor, que valoriza vivências autênticas, a cultura local, a gastronomia e o contato com a natureza. 

Os municípios de Maraú, Boa Nova, Paulo Afonso, Alagoinhas, Itaetê, Jandaíra, Rio de Contas, Barra Choça, Bom Jesus da Lapa e Iguaí passam a integrar a vitrine turística, destacando-se por suas potencialidades como destinos já consolidados — agora com novas opções — e também como locais a serem descobertos por visitantes. Durante a cerimônia, o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou a importância da diversificação dos roteiros e o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional através do turismo. “Nós temos trabalhado a diversificação da oferta, sempre mostrando novos produtos e novas experiências. Hoje aqui na secretaria, nós reunimos os agentes de viagens da Bahia, esses profissionais que vendem os destinos, para capacitar eles em relação a mais produtos e experiências que a Bahia oferece e que ainda não estão na prateleira de venda dessas agências”, afirmou Bacelar. 

Os novos roteiros, que aumentam a oferta turística, foram elaborados com base em relatórios de diagnósticos e escuta ativa com representantes municipais, comunidades locais, sociedade civil, empresários e guias turísticos, identificando atrativos pouco explorados e que agora ganham visibilidade com o apoio institucional da Setur-BA. Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens – Bahia (Abav-BA), Rogério Ribeiro, a iniciativa contribui para movimentar o setor e gerar novas oportunidades de negócio. “ A gente como entidade de classe nos aproximamos do governo agora, com esse compromisso de regionalizar o turismo, ou seja, trazer as agências de viagens e até os pequenos organizadores de viagens para essa união junto à Abav, para poder fazer esse grande trabalho. Então, a Bahia tem 13 zonas turísticas, são 131 municípios hoje e a gente vai, com certeza, operacionalizar tudo isso e transformar em produto e experiências”, disse Ribeiro. 

O empresário Anderson Gomes, representante da agência San José Tour, ressaltou o potencial transformador dessas experiências. “A Bahia é um grande país dentro do Brasil. A sua extensão territorial é maior do que muitos países, por exemplo, da Europa. Então, a possibilidade de fazer turismo na Bahia é gigante. O Brasil nasceu na Bahia. Você tem uma série de possibilidades de fazer um turismo integrador. Para isso é necessário fazer o que estamos fazendo hoje aqui. Chamar o trade, as agências de viagens, os guias de turismo, os gestores para que o turismo seja feito. Parcerias do governo, das empresas privadas, das agências, todos juntos podemos fazer um turismo mais forte,” avaliou. 

Além do lançamento ocorrido nesta quinta-feira, a Secretaria promoverá uma série de ações promocionais como “Famtour” com objetivo de fazer visitas de familiarização com os agentes das operadoras visitas aos novos destinos. Campanhas para divulgar os novos roteiros no Brasil e no exterior, em parceria com operadoras, agências e influenciadores do setor também serão realizadas. 

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