SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Robinson Almeida chama ACM Neto de “ave de agouro”

O deputado estadual defende o uso da Força Nacional no Extremo Sul da Bahia para assegurar entendimento no campo por meio do diálogo

Publicado

em

O deputado estadual, Robinson Almeida (PT), rebateu as críticas que ACM Neto fez em relação ao reforço da Força Nacional para garantir
Foto: Reprodução Instagram

O deputado estadual, Robinson Almeida (PT), rebateu as críticas que ACM Neto fez em relação ao reforço da Força Nacional para garantir a paz e a ordem pública em áreas de conflitos no Extremo Sul da Bahia. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (17) pelo Governo do Estado em parceria com órgãos federais. Robinson comparou o ex-prefeito de Salvador a um símbolo de portador de notícias ruins e desgraças.

“Que ave de agouro é essa? Quer dizer que não se pode recorrer ao reforço da Força Nacional para uma situação complicada como essa? É para ficar passivo e assistir à tragédia do gabinete para ficar dando palpites infelizes nas redes sociais?”, disse Almeida.

Segundo o deputado, o Governo do Estado tomou a medida correta para continuar assegurando entendimento no campo por meio do diálogo, e considera que o ex-prefeito tem que parar de torcer contra a Bahia e começar a pensar na população e não apenas nele mesmo. “Ele tem que sair da internet, onde só aparece para ficar na torcida pelo pior. Fica claro que ele não pensa na população. Age com oportunismo e só pensa no seu futuro político”.

Robinson destaca, ainda, que ACM Neto tenta, em vão, recuperar o prestígio perdido após a derrota para Jerônimo Rodrigues, nas eleições de 2022, e que as críticas são resultado do desespero diante do quadro eleitoral para o próximo ano.

“Todos estamos acompanhando o derretimento do tamanho político dele. Não se recuperou da última eleição e tem visto continuamente movimentos de aproximação de prefeitos da sua base política com o Governo do Estado”, finalizou o deputado estadual.

ANÚNCIO

Política

Bahia articula ações para enfrentar possíveis impactos do El Niño em 2026/2027

Estado, União e municípios discutem medidas preventivas para reduzir os efeitos da estiagem, fortalecer a segurança hídrica e ampliar a capacidade de resposta a emergências climáticas

Publicado

em

de uma reunião em Salvador para alinhar estratégias de preparação diante dos possíveis impactos do fenômeno El Niño no ciclo 2026/2027.
Foto: Jeane Abreu/GOVBA

Representantes do Governo da Bahia, da União dos Municípios da Bahia (UPB) e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) participaram, nesta terça-feira (1º), de uma reunião em Salvador para alinhar estratégias de preparação diante dos possíveis impactos do fenômeno El Niño no ciclo 2026/2027.

O encontro, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, reuniu representantes dos governos federal, estadual e municipal para discutir ações preventivas voltadas à mitigação dos efeitos da seca, da estiagem e do aumento do risco de incêndios, fenômenos que podem ser intensificados pelas alterações nos padrões de chuva e temperatura.

Para coordenar as ações, o Estado instituiu um comitê responsável pela elaboração do Plano Estadual de Ações de Enfrentamento aos Impactos do El Niño 2026/2027. O documento reúne medidas emergenciais e estruturantes nas áreas de segurança hídrica, agricultura familiar, saúde, alimentação, defesa civil e prevenção e combate a incêndios florestais.

Entre as iniciativas previstas estão ações para enfrentamento da escassez hídrica, que poderão ser executadas pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), conforme a necessidade dos municípios atingidos.

O plano também contempla o fortalecimento de políticas voltadas à agricultura familiar, incluindo programas como o Garantia-Safra e o Projeto Sertão Vivo, além da ampliação das estratégias de monitoramento, prevenção e combate aos incêndios.

ANÚNCIO

Os municípios terão papel fundamental na execução das medidas, com a definição prévia de protocolos de atuação em situações de emergência. A proposta é estabelecer responsabilidades e mecanismos de cooperação entre as diferentes esferas de governo para garantir respostas mais rápidas e eficazes.

Segundo o superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Osny Bonfim, o planejamento antecipado é essencial para minimizar impactos e agilizar as ações em cenários climáticos adversos.

“Quando trabalhamos previamente na definição dos protocolos, conseguimos identificar as necessidades de cada município e estabelecer como será a atuação conjunta em uma situação de emergência. Isso permite uma resposta mais rápida e organizada”, afirmou.

Continue Lendo

Política

Bahia decreta luto oficial após morte de quatro crianças em afogamento em Paramirim 

Governador Jerônimo Rodrigues manifesta solidariedade às famílias das vítimas e determina luto de três dias; Corpo de Bombeiros atuou durante toda a madrugada nas buscas

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues decretou luto oficial de três dias em todo o estado da Bahia em razão da morte de quatro crianças vítimas

O governador Jerônimo Rodrigues decretou luto oficial de três dias em todo o estado da Bahia em razão da morte de quatro crianças vítimas de afogamento na localidade de Salina Branca, no município de Paramirim. A tragédia ocorreu neste domingo (30), após uma pequena embarcação virar em uma lagoa da comunidade. 

Ao lamentar o ocorrido, o governador manifestou solidariedade aos familiares, amigos e moradores do município. 

“Recebo com tristeza a notícia da morte de quatro crianças vítimas de afogamento na comunidade de Salina Branca, em Paramirim. Neste momento de dor, me solidarizo com os familiares e amigos de Diego, Jeferson, José e Lorenzo, e desejo a todos força e conforto para enfrentar essa perda tão dolorosa”, escreveu Jerônimo Rodrigues em suas redes sociais. 

As buscas foram realizadas por equipes do Núcleo de Operações Aquáticas (NOA) do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), sediado em Vitória da Conquista. Os militares atuaram durante toda a madrugada desta segunda-feira (31) para localizar as vítimas. 

A primeira criança foi encontrada logo no primeiro mergulho. Outras duas foram localizadas na segunda operação de busca, enquanto a quarta vítima foi encontrada por volta de 1h30, após um novo mergulho. 

ANÚNCIO

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, os trabalhos ocorreram em condições adversas, com profundidade aproximada de cinco metros, baixa visibilidade da água e presença de galhos submersos na área da ocorrência. 

Após o resgate, os corpos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para a realização dos procedimentos legais. A operação contou ainda com o apoio de policiais da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). 

A Delegacia Territorial de Paramirim instaurou investigação para apurar as circunstâncias do acidente e realiza diligências e oitivas para esclarecer os fatos. 

Continue Lendo

Eleições 2026

Imprensa Nacional aponta de novo que plano de governo de ACM Neto foi feito por IA

Rosemberg Pinto afirma que o candidato do União Brasil precisa explicar apontamentos divulgados pela imprensa e questiona compromisso da proposta com os problemas da Bahia

Publicado

em

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), criticou ACM Neto
Imagem: Reprodução do site O Globo

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), criticou ACM Neto (União Brasil) após a publicação de reportagem apontando que o plano de governo do candidato apresenta indícios de uso de inteligência artificial em sua elaboração.

Segundo Rosemberg, a informação reforça questionamentos já levantados anteriormente por veículos da imprensa nacional sobre documentos de campanha. O parlamentar citou reportagem divulgada neste domingo (30), na qual o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, afirma que propostas de candidatos, entre eles ACM Neto e o presidenciável Flávio Bolsonaro, apresentam expressões associadas à produção de conteúdo por ferramentas de inteligência artificial.

“De maneira muito deselegante, sem apresentar nenhum argumento contrário, ACM Neto chamou de mentirosa a jornalista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, quando ela divulgou o estudo feito pelo jornal paulista, revelando a mesma coisa, um tempo atrás. Quero ver o que vai dizer agora!”, declarou Rosemberg.

Para o deputado, a situação demonstra distanciamento do candidato em relação aos desafios enfrentados pela população baiana.

“Não conhece os problemas do povo baiano e quer ser governador por causa do sobrenome. É uma piada!”, afirmou.

ANÚNCIO

Rosemberg também questionou a elaboração do plano de governo e associou o episódio à atuação política do adversário.

“Botar a IA para fazer o plano de governo é a prova cabal de que ACM Neto não tem compromisso real com o povo da Bahia. Por isso a sua oposição a projetos para o desenvolvimento social e econômico da Bahia, como a Ponte Salvador-Itaparica”, disse.

O parlamentar concluiu afirmando que o debate eleitoral deve priorizar propostas e compromissos concretos voltados ao desenvolvimento do estado.

Continue Lendo

Mais Lidas