Política
Robinson Almeida chama ACM Neto de “ave de agouro”
O deputado estadual defende o uso da Força Nacional no Extremo Sul da Bahia para assegurar entendimento no campo por meio do diálogo
O deputado estadual, Robinson Almeida (PT), rebateu as críticas que ACM Neto fez em relação ao reforço da Força Nacional para garantir a paz e a ordem pública em áreas de conflitos no Extremo Sul da Bahia. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (17) pelo Governo do Estado em parceria com órgãos federais. Robinson comparou o ex-prefeito de Salvador a um símbolo de portador de notícias ruins e desgraças.
“Que ave de agouro é essa? Quer dizer que não se pode recorrer ao reforço da Força Nacional para uma situação complicada como essa? É para ficar passivo e assistir à tragédia do gabinete para ficar dando palpites infelizes nas redes sociais?”, disse Almeida.
Segundo o deputado, o Governo do Estado tomou a medida correta para continuar assegurando entendimento no campo por meio do diálogo, e considera que o ex-prefeito tem que parar de torcer contra a Bahia e começar a pensar na população e não apenas nele mesmo. “Ele tem que sair da internet, onde só aparece para ficar na torcida pelo pior. Fica claro que ele não pensa na população. Age com oportunismo e só pensa no seu futuro político”.
Robinson destaca, ainda, que ACM Neto tenta, em vão, recuperar o prestígio perdido após a derrota para Jerônimo Rodrigues, nas eleições de 2022, e que as críticas são resultado do desespero diante do quadro eleitoral para o próximo ano.
“Todos estamos acompanhando o derretimento do tamanho político dele. Não se recuperou da última eleição e tem visto continuamente movimentos de aproximação de prefeitos da sua base política com o Governo do Estado”, finalizou o deputado estadual.
Política
Governo da Bahia envia prestação de contas de 2025 à Assembleia Legislativa
Documento reúne demonstrações contábeis consolidadas, indicadores fiscais que evidenciam equilíbrio das contas públicas
Dentro do prazo estabelecido pelo artigo 105, inciso XV, da Constituição do Estado da Bahia, o governo baiano encaminhou à Assembleia Legislativa a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2025. O material é elaborado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), por meio da Superintendência de Administração Financeira (SAF), responsável pelo levantamento das Demonstrações Contábeis Consolidadas e pela preparação do Relatório Contábil da Administração Pública Estadual. O trabalho foi iniciado no segundo semestre de 2025 e intensificado após o fechamento da contabilidade, em 14 de janeiro de 2026.
A íntegra do documento está disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, no canal “Finanças Públicas”, seção “Prestação de Contas”. Além dos exemplares enviados à Assembleia Legislativa da Bahia, uma cópia impressa também pode ser consultada na Diretoria de Contabilidade Aplicada ao Setor Público da Sefaz, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Denominada “Demonstrações Contábeis Consolidadas do Estado”, a prestação de contas reúne os resultados das gestões Orçamentária, Financeira e Patrimonial da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Fundos Especiais, além da execução orçamentária das Empresas Estatais Dependentes, elaborada conforme normas federais e estaduais. O Relato Integrado, parte integrante do documento, oferece análise detalhada das informações contábeis e fiscais, utilizando linguagem acessível e recursos gráficos e tabelas para facilitar a visualização dos dados.
O superintendente de Administração Financeira da Sefaz-Ba, Humberto Novais, destacou que, em 2025, houve avanço no aperfeiçoamento do Relato Integrado, com a incorporação dos itens “modelo de negócio” e “cadeia de valor”, alinhando o documento às normas internacionais. “O Estado mantém desempenho de destaque nacional ao conquistar a nota ‘A’ na Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Siconfi, avaliação conduzida pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Os dados também mostram que a Bahia é um dos estados mais eficientes na quitação de despesas e na manutenção das obrigações financeiras em dia. A prestação de contas evidencia ainda o cumprimento integral dos indicadores constitucionais, das metas da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal (PAF), refletindo equilíbrio fiscal e o compromisso do governo em reduzir desigualdades, ampliar oportunidades e promover o bem-estar social”, afirmou.
Política
Governo da Bahia autoriza licitação para pavimentar BA‑653 e entrega ambulância em Uruçuca
Jerônimo Rodrigues cumpre agenda em Serra Grande, anuncia obras de infraestrutura e participa do Carnaval local
Na tarde desta terça-feira (17), o governador Jerônimo Rodrigues esteve no distrito de Serra Grande, em Uruçuca, para realizar entregas na área de infraestrutura e participar do Carnaval da cidade, localizada no litoral sul da Bahia. Durante a agenda, o governador entregou uma ambulância ao município e autorizou o início da licitação para a pavimentação asfáltica de 38 km da BA‑653, no trecho que liga a sede ao distrito, conhecido como “Veia da Mata Atlântica”.
“Deixamos o Carnaval de Salvador para acompanhar o Carnaval do interior da Bahia. Além disso, autorizei a abertura da licitação de uma estrada muito importante, com quase 40 quilômetros de asfalto, ligando a sede ao distrito de Serra Grande, uma região litorânea estratégica para o turismo e para a economia. No sábado (21), a publicação da licitação estará no Diário Oficial”, destacou o governador.
Morador de Uruçuca, Denilson de Oliveira comemorou o anúncio. “Há muitas empresas aqui, a hotelaria está em expansão, e podemos avançar ainda mais com o apoio do governador e a melhoria da estrada.”
Aberta há 28 anos para garantir o acesso ao Parque Estadual da Serra do Conduru, a estrada que liga Uruçuca a Serra Grande já conta com projeto concluído, segundo o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes. “Com a pavimentação, será possível impulsionar ainda mais esse polo turístico. Também é importante destacar a agricultura familiar, pois a melhoria da via vai assegurar, inclusive no período de chuvas, o escoamento da produção para as feiras de Uruçuca e de municípios vizinhos”, ressaltou.
Durante a programação, Jerônimo Rodrigues plantou uma muda de pau‑brasil como parte do Programa Planta Bahia, iniciativa integrada ao Bahia Mais Verde que busca conscientizar a população sobre a importância do reflorestamento e da preservação dos recursos naturais. Para encerrar a visita, o governador esteve no Mirante Serra Grande.
Política
Jerônimo Rodrigues inaugura obras em Paramirim durante o Carnaval
Governador entrega pavimentação, visita unidade do Detran e destaca fortalecimento do Carnaval no interior baiano
Em clima carnavalesco, o governador Jerônimo Rodrigues visitou, na manhã desta segunda-feira (16), o município de Paramirim, reforçando a presença do Governo da Bahia no interior durante um dos períodos mais movimentados do ano. Na agenda, o governador inaugurou a pavimentação de um trecho de 5 km que liga o entroncamento da BA-152 ao distrito de Canabravinha, com investimento superior a R$ 2,7 milhões.
A entrega contou com a presença do secretário de Relações Institucionais (Serin), Adolpho Loyola, do secretário de Infraestrutura (Seinfra), Saulo Pontes, e do secretário de Turismo, Maurício Bacelar. As ações no Sudoeste baiano evidenciam o compromisso do Estado com o desenvolvimento regional.
A comitiva também visitou a 8ª Unidade Regional de Trânsito (Retran), onde foi entregue uma nova viatura para o Depin/20ª Coorpin de Paramirim.
“Vim aqui mostrar que a Bahia também tem um Carnaval de interior. O Carnaval de Salvador é forte, firme, mas este ano apoiamos 160 municípios que realizam atividades carnavalescas. Aproveitamos para inaugurar um trecho que liga a BA-152 ao distrito de Canabravinha e, depois, fazer uma vistoria no local onde vai funcionar o posto do Detran”, destacou o governador.
O secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes, ressaltou a importância da pavimentação para a economia local. “Esta é uma região forte na agricultura familiar. A nova via vai garantir o escoamento da produção, inclusive no período das chuvas, facilitando o transporte dos produtos para as feiras livres de Paramirim e de todo o Vale. Isso assegura o sustento das famílias e fortalece a economia regional”.
Na área do turismo, o secretário Maurício Bacelar destacou a ampliação dos investimentos no Carnaval do interior. “É Carnaval por toda a Bahia, em cada localidade, com sua especificidade e sua característica, atraindo milhões de pessoas para o estado”. Ao todo, R$ 8 bilhões devem ser injetados na economia baiana, impulsionados pela chegada de cerca de 3,7 milhões de turistas.
-
Políticahá 2 diasGoverno da Bahia autoriza licitação para pavimentar BA‑653 e entrega ambulância em Uruçuca
-
Carnaval 2026há 2 diasCarnaval reforça ações pela segurança das mulheres e pelo feminicídio zero na Bahia
-
Carnaval 2026há 3 diasPatrulha Inclusiva estreia na festa e reforça acessibilidade nos circuitos
-
Carnaval 2026há 2 diasPipoca do Olodum arrasta multidão e transforma o Campo Grande em celebração do samba‑reggae
