SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Robinson Almeida chama ACM Neto de “ave de agouro”

O deputado estadual defende o uso da Força Nacional no Extremo Sul da Bahia para assegurar entendimento no campo por meio do diálogo

Publicado

em

O deputado estadual, Robinson Almeida (PT), rebateu as críticas que ACM Neto fez em relação ao reforço da Força Nacional para garantir
Foto: Reprodução Instagram

O deputado estadual, Robinson Almeida (PT), rebateu as críticas que ACM Neto fez em relação ao reforço da Força Nacional para garantir a paz e a ordem pública em áreas de conflitos no Extremo Sul da Bahia. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (17) pelo Governo do Estado em parceria com órgãos federais. Robinson comparou o ex-prefeito de Salvador a um símbolo de portador de notícias ruins e desgraças.

“Que ave de agouro é essa? Quer dizer que não se pode recorrer ao reforço da Força Nacional para uma situação complicada como essa? É para ficar passivo e assistir à tragédia do gabinete para ficar dando palpites infelizes nas redes sociais?”, disse Almeida.

Segundo o deputado, o Governo do Estado tomou a medida correta para continuar assegurando entendimento no campo por meio do diálogo, e considera que o ex-prefeito tem que parar de torcer contra a Bahia e começar a pensar na população e não apenas nele mesmo. “Ele tem que sair da internet, onde só aparece para ficar na torcida pelo pior. Fica claro que ele não pensa na população. Age com oportunismo e só pensa no seu futuro político”.

Robinson destaca, ainda, que ACM Neto tenta, em vão, recuperar o prestígio perdido após a derrota para Jerônimo Rodrigues, nas eleições de 2022, e que as críticas são resultado do desespero diante do quadro eleitoral para o próximo ano.

“Todos estamos acompanhando o derretimento do tamanho político dele. Não se recuperou da última eleição e tem visto continuamente movimentos de aproximação de prefeitos da sua base política com o Governo do Estado”, finalizou o deputado estadual.

ANÚNCIO

Política

Jerônimo Rodrigues inaugura obras em Paramirim durante o Carnaval

Governador entrega pavimentação, visita unidade do Detran e destaca fortalecimento do Carnaval no interior baiano

Publicado

em

Em clima carnavalesco, o governador Jerônimo Rodrigues visitou, na manhã desta segunda-feira (16), o município de Paramirim,
Foto: Joá Souza/GOVBA

Em clima carnavalesco, o governador Jerônimo Rodrigues visitou, na manhã desta segunda-feira (16), o município de Paramirim, reforçando a presença do Governo da Bahia no interior durante um dos períodos mais movimentados do ano. Na agenda, o governador inaugurou a pavimentação de um trecho de 5 km que liga o entroncamento da BA-152 ao distrito de Canabravinha, com investimento superior a R$ 2,7 milhões.

A entrega contou com a presença do secretário de Relações Institucionais (Serin), Adolpho Loyola, do secretário de Infraestrutura (Seinfra), Saulo Pontes, e do secretário de Turismo, Maurício Bacelar. As ações no Sudoeste baiano evidenciam o compromisso do Estado com o desenvolvimento regional.

A comitiva também visitou a 8ª Unidade Regional de Trânsito (Retran), onde foi entregue uma nova viatura para o Depin/20ª Coorpin de Paramirim.

“Vim aqui mostrar que a Bahia também tem um Carnaval de interior. O Carnaval de Salvador é forte, firme, mas este ano apoiamos 160 municípios que realizam atividades carnavalescas. Aproveitamos para inaugurar um trecho que liga a BA-152 ao distrito de Canabravinha e, depois, fazer uma vistoria no local onde vai funcionar o posto do Detran”, destacou o governador.

O secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes, ressaltou a importância da pavimentação para a economia local. “Esta é uma região forte na agricultura familiar. A nova via vai garantir o escoamento da produção, inclusive no período das chuvas, facilitando o transporte dos produtos para as feiras livres de Paramirim e de todo o Vale. Isso assegura o sustento das famílias e fortalece a economia regional”.

ANÚNCIO

Na área do turismo, o secretário Maurício Bacelar destacou a ampliação dos investimentos no Carnaval do interior. “É Carnaval por toda a Bahia, em cada localidade, com sua especificidade e sua característica, atraindo milhões de pessoas para o estado”. Ao todo, R$ 8 bilhões devem ser injetados na economia baiana, impulsionados pela chegada de cerca de 3,7 milhões de turistas.

Continue Lendo

Política

Josias Gomes é empossado como conselheiro do TCE-BA 

Cerimônia no CAB marcou entrada do ex-deputado federal na Corte de Contas, em vaga deixada após o falecimento de Pedro Henrique Lino

Publicado

em

na tarde desta segunda-feira (9), a posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Josias Gomes.
Foto: Joá Souza/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues prestigiou, na tarde desta segunda-feira (9), a posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Josias Gomes. A cerimônia foi realizada no auditório Conselheiro Lafayette de Azevedo Pondé, na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Josias Gomes assume a vaga deixada pelo conselheiro Pedro Henrique Lino de Souza, falecido em setembro de 2024. 

“A posse de um novo conselheiro representa a renovação, o fortalecimento do controle das contas e a contribuição em negociações — a exemplo da mediação para o andamento das obras da ponte Salvador-Itaparica”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues. 

O conselheiro empossado afirmou que sua atuação será pautada na transparência, com foco no cumprimento das normas legais e constitucionais que regem a administração pública. “Ao longo da minha vida, a transparência e as ações sociais estiveram sempre presentes. Tenho certeza de que teremos condições de entregar ao povo da Bahia um TCE cada vez mais consciente do seu papel de guardião dos recursos públicos, com respeito às instituições do estado”, afirmou Gomes. 

Trajetória profissional 

Formado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Josias Gomes exerceu cinco mandatos como deputado federal pela Bahia, entre 2003 e 2025. Pernambucano, é casado e pai de três filhos. Ao longo de sua trajetória política, foi líder estudantil e ocupou cargos de direção no Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, onde atuou como secretário-geral e presidente estadual da legenda. Também foi secretário estadual de Relações Institucionais e de Desenvolvimento Rural. 

Continue Lendo

Política

Bahia cria comissão para enfrentar queda no preço do cacau

Reunião na Governadoria define plano de trabalho e articulação com municípios e governo federal 

Publicado

em

Diante da queda no preço do cacau e das preocupações com a importação do produto, que impactam diretamente a renda de
Foto: Thuane Maria/GOVBA

Diante da queda no preço do cacau e das preocupações com a importação do produto, que impactam diretamente a renda de pequenos produtores no Sul da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, nesta quarta-feira (4), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com prefeitos, lideranças políticas e representantes da Associação Nacional dos Produtores de Cacau e de produtores rurais. O encontro deu continuidade às discussões iniciadas na última sexta-feira (30), no município de Gandu, onde o governador teve a primeira reunião com o grupo, e resultou na criação de uma comissão e de um plano de trabalho para enfrentar a situação. 

Na reunião, o governador orientou que a comissão tenha como foco a organização das demandas apresentadas pelo setor, o acompanhamento da conjuntura do mercado, o aprofundamento do diálogo institucional e a construção de alternativas estratégicas para proteger a produção de cacau e fortalecer a atividade no estado, com atenção especial aos pequenos produtores. 

“Estamos vivendo um momento de queda no preço do cacau que atinge diretamente o produtor, especialmente o pequeno, que muitas vezes depende dessa atividade como principal fonte de renda. Em Gandu, ouvimos as demandas, recebemos um documento com pontos importantes e já definimos alguns encaminhamentos. Agora, com essa comissão e um plano de trabalho, vamos aprofundar essas discussões, organizar as propostas e avançar nas decisões, em articulação com o governo federal, o Estado e os municípios”, afirmou Jerônimo Rodrigues. 

A comissão deverá reunir representantes do governo estadual, dos municípios e das entidades do setor produtivo, com a missão de sistematizar propostas, discutir medidas de curto e médio prazo e articular ações junto ao governo federal voltadas ao apoio à cadeia produtiva do cacau na Bahia. 

Continue Lendo

Mais Lidas