SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Programação especial leva arte e diversão a hospital de Salvador 

Oficinas, música e brincadeiras marcam a Semana das Crianças e ajudam a tornar o ambiente hospitalar mais leve

Publicado

em

nenhuma criança deseja. Pensando nisso, o setor de Pediatria do Hospital de Brotas preparou uma programação lúdica e acolhedora para

Passar a Semana das Crianças em um hospital não é o que nenhuma criança deseja. Pensando nisso, o setor de Pediatria do Hospital de Brotas preparou uma programação lúdica e acolhedora para tornar o período de internação mais leve e divertido para seus pequenos pacientes e acompanhantes. 

Na brinquedoteca da unidade, o clima foi de festa. As crianças internadas e seus acompanhantes participaram de oficinas de arte com pintura em telas, camisetas e papéis, além de sessões de filmes e um animado bailinho musical com fantasias e adereços festivos que ultrapassou as fronteiras da brinquedoteca e percorreu os corredores da enfermaria pediátrica. Oferecer momentos de alegria, socialização e ludicidade aos pacientes hospitalizados no setor, em alusão ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, no Brasil, foi o objetivo das ações. A data foi criada na década de 1950 pelo setor do comércio nacional. 

“Com essas ações, tiramos a criança do foco da patologia e a reconectamos com o seu universo lúdico, trazendo o colorido da vida para dentro do hospital. Durante a Semana das Crianças, enquanto as escolas realizam atividades comemorativas, nossos pacientes em idade escolar ficam longe disso. Então, proporcionamos experiências que remetem a esse ambiente festivo e saudável”, explicou Francine Barros, coordenadora de Enfermagem da Pediatria do Hospital de Brotas e responsável pela organização das atividades. Francine, que atua na pediatria desde a implantação do serviço, há um ano, participou ativamente das brincadeiras: sentou-se no chão com as crianças, pintou, deixou-se pintar e ajudou a transformar a rotina hospitalar das tardes dessa semana, em um cenário de brincadeiras. 

A iniciativa reflete o olhar humanizado do Hospital de Brotas, que enxerga o paciente além do diagnóstico, acolhendo também suas emoções e necessidades afetivas. O trabalho conjunto das equipes multiprofissionais fortalece essa abordagem integral, ampliando a qualidade da assistência prestada. 

A equipe de Nutrição também entrou no clima. De perucas coloridas, óculos divertidos e muitos sorrisos, as copeiras levaram as refeições aos leitos com doses extras de carinho. Muitas delas, mães de crianças, demonstram empatia e acolhimento com as famílias internadas. 

ANÚNCIO

Todas as atividades fora da rotina hospitalar foram previamente validadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), garantindo segurança para todos. 

Brincadeira de criança, como é bom… mesmo em hospital 

A psicóloga Caroline Richelli, que integra a equipe do hospital há um ano, destacou a importância das ações para o bem-estar emocional dos pacientes e seus familiares: “Essas atividades tiram o paciente e o acompanhante da zona de estresse e transformam o ambiente em um espaço de ludicidade, fortalecendo o vínculo da família com a equipe assistencial. Transformamos momentos de dor em alegria, colocando a criança novamente no seu lugar de brincar”, afirmou ela. 

Entre os participantes, o pequeno Washington Luís, seis anos, mostrou talento e criatividade nas oficinas de arte. “Eu sou um artista!”, declarou orgulhoso, enquanto pintava. Internado, após chegar de “abulância” — como ele mesmo disse —, Washington contou que já esteve em outros hospitais, mas nunca participou de atividades tão divertidas como no Hospital de Brotas. A pequena Liz, de dois anos, começou tímida, mas logo se soltou e usou até a boca para segurar o pincel, já que uma das suas mãozinhas estava com acesso venoso. Ao terminar de pintar a camiseta branca que se tornou colorida, declarou: “Essa é a minha mamãe que eu pintei na camisa”. 

Já Maria Cecília, de quatro anos, abandonou o pincel e preferiu usar os dedos para pintar. Enquanto Artur, de um ano e dez meses, aproveitou o dia em que recebeu alta da UTI para “pintar o sete” na brinquedoteca. “Artur tem asma, e já passamos por vários hospitais, mas nunca vimos um acolhimento como o daqui. O carinho e a qualidade da assistência das equipes e essa programação especial, não encontrei em hospital algum”, contou emocionada a mãe de Artur, Luciana Ferreira Santos que tem uma filha mais velha de 21 anos e sabe, há mais de duas décadas, como mãe, o que é peregrinar por hospitais. 

ANÚNCIO

Para a médica coordenadora da Pediatria, Dra. Mônica Santos, um dos diferenciais do Hospital de Brotas, está justamente na forma de acolher: “Desde a formação da equipe, nosso objetivo é trazer o verdadeiro conceito de humanização. Treinamos nossas equipes para atender com técnica, empatia, assertividade e calor humano. O usuário do Planserv precisava desse tipo de acolhimento, e hoje estamos oferecendo-lhes esse benefício”. 

O Hospital de Brotas, gerido pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), é a única unidade de atendimento exclusiva para beneficiários do Planserv. O serviço de Pediatria conta com Emergência 24 horas e equipe multiprofissional especializada, comprometida em cuidar com técnica, empatia, afeto e alegria — especialmente na Semana das Crianças. 

Saúde

Policlínicas de Escada e Narandiba somam mais de 1,4 milhão de atendimentos

As unidades oferecem consultas médicas e multiprofissionais, além de procedimentos diagnósticos de média e alta complexidade

Publicado

em

As Policlínicas de Escada e Narandiba, unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com gestão da Fundação
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

As Policlínicas de Escada e Narandiba, unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com gestão da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), já realizaram 1.452.618 atendimentos desde a inauguração, em junho de 2022.

Em três anos de funcionamento, a Policlínica de Escada contabiliza 723.949 atendimentos, sendo 593.420 exames e procedimentos diagnósticos e 130.529 consultas médicas e procedimentos clínicos. Somente entre janeiro e setembro deste ano, foram realizados 291.316 atendimentos.

Já a Policlínica de Narandiba soma 728.669 atendimentos desde 2022, com 614.793 exames diagnósticos e 113.876 consultas. Até o terceiro trimestre deste ano, foram registradas 27.229 consultas médicas e 153.449 procedimentos com finalidade diagnóstica.

Para a diretora da Policlínica de Narandiba, Priscilla Santos, o quantitativo de atendimentos é reflexo do compromisso com o cuidado integral. “É honroso pensar que toda a dedicação da equipe tem contribuído para salvar vidas, fechar diagnósticos e garantir saúde de qualidade à população”, destacou.

As Policlínicas oferecem consultas médicas e multiprofissionais, além de procedimentos diagnósticos de média e alta complexidade, atuando desde a triagem até o preparo pré-operatório, quando necessário. Os agendamentos podem ser realizados pelo ba.gov.br ou pelos telefones (71) 4020-5353 (WhatsApp) e 0800 071 5353.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Saúde

Governo do Estado amplia vagas para consultas e exames durante o Novembro Azul 

Campanha ocorre ao longo de todo o mês com o objetivo de promover a saúde integral do homem. Saiba como participar 

Publicado

em

Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), ampliou as vagas e especialidades médicas oferecidas durante o Novembro Azul, campanha que
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Além das 20 mil vagas já disponibilizadas para consultas e exames, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), ampliou as vagas e especialidades médicas oferecidas durante o Novembro Azul, campanha que ocorre ao longo de todo o mês com o objetivo de promover a saúde integral da população masculina. 

Em Salvador, a Policlínica de Narandiba, unidade da Sesab gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), passa a oferecer atendimentos nas especialidades de otorrinolaringologia, endocrinologia, cardiologia (com teste ergométrico), angiologia e cirurgia geral e também exame de eletrocardiograma. No total, serão mais de 200 novos atendimentos, fortalecendo a oferta de serviços à população. 

O coordenador do programa Saúde Mais Perto, da Sesab, Edvaldo Gomes, destaca que a campanha é voltada para homens e pessoas com próstata. “Além da ultrassonografia da próstata e da bolsa escrotal, também ofertamos ultrassonografias de abdômen total, abdômen superior, vias urinárias, região inguinal e tireoide. O público da campanha também terá acesso a consultas com urologistas, endocrinologistas, angiologistas, cardiologistas, otorrinolaringologistas e cirurgiões gerais”, explica. 

Nas duas policlínicas localizadas em Salvador, as ações do Governo do Estado incluem mais de 11 mil vagas para exames de ultrassonografia, quase 5 mil para eletrocardiogramas e mais de 1,6 mil para consultas com urologistas. Os atendimentos serão realizados aos sábados e domingos, a partir de 8 de novembro. 

Serão ofertadas ultrassonografias de abdômen total e superior, próstata via abdominal, vias urinárias, região inguinal, bolsa escrotal e tireoide. Para o exame de ultrassonografia de abdômen total, é necessário jejum mínimo de sete horas. 

ANÚNCIO

No sábado (8), o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) ofertará 2 mil vagas, sendo mil para consultas médicas e mil para exames de PSA. Haverá ainda 40 vagas de urologia destinadas ao atendimento da população trans. Também no sábado (8), o Centro de Referência de Alta Complexidade em Oncologia (Cican) disponibilizará 100 consultas com urologista oncológico, mediante apresentação obrigatória de guia de encaminhamento. 

Ao longo do mês de novembro, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, o Cican também ofertará 165 exames de PSA, com 15 vagas diárias. No HGRS e no Centro Estadual de Oncologia, os atendimentos ocorrerão das 7h às 13h. 

Para a realização do exame de PSA, é importante observar alguns cuidados nas 48 horas anteriores à coleta: evitar relações sexuais, ejaculação e atividades como andar de bicicleta, moto ou cavalo. Pacientes que apresentarem alterações nos resultados serão encaminhados para investigação complementar na rede estadual de saúde. 

Hospital do Homem 

O cuidado com a saúde masculina é contínuo e vai além do Novembro Azul. Desde setembro de 2022, o Governo do Estado mantém o Hospital do Homem, localizado no HGRS, referência em toda a Bahia. A unidade oferece cirurgias, transplante renal, exames de cistoscopia, estudo urodinâmico, urofluxometria, biópsia de próstata, entre outros procedimentos especializados. 

Como participar 

Os interessados devem realizar agendamento prévio por meio do site ou aplicativo www.ba.gov.br 

ANÚNCIO

Para o exame de ultrassonografia de abdômen total, é necessário jejum mínimo de sete horas. 

Continue Lendo

Saúde

Hospital Ortopédico da Bahia realiza novo transplante de tecido musculoesquelético

Unidade estadual administrada pelo Einstein reforça protagonismo em cirurgias complexas e inovação na ortopedia

Publicado

em

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e gerido pelo Einstein,
Foto: Ascom/HOEB

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e gerido pelo Einstein, realizou nesta segunda-feira (3) mais um transplante de tecido musculoesquelético. O material, proveniente de um banco de ossos do Rio de Janeiro, foi utilizado em uma paciente de 53 anos, da região de Feira de Santana, que necessitou substituir uma prótese de quadril.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil mantém o maior sistema público de transplantes do mundo e ocupa a segunda posição global em número de procedimentos, atrás apenas dos Estados Unidos. Somente este ano, o HOEB já ultrapassou a marca de 11.300 cirurgias, atendendo casos que vão de traumas a dores crônicas, frequentemente associadas à limitação de mobilidade e incapacidade funcional. Todos os pacientes chegam à unidade por meio do Sistema de Regulação Estadual.

Em julho, o hospital realizou o primeiro transplante de osso e cartilagem da Bahia, considerado um marco na ortopedia. O procedimento beneficiou um paciente do interior, vítima de acidente de moto, que teve o joelho reconstruído com a peça transplantada e apresenta excelente recuperação.

Inaugurado em março de 2024, o HOEB é referência nacional em ortopedia e traumatologia, com estrutura moderna, 212 leitos, 13 salas cirúrgicas e tecnologia avançada para diagnóstico e reabilitação. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein no Nordeste, reforçando o compromisso com inovação e equidade na saúde.

Continue Lendo

Mais Lidas