Saúde
Programação especial leva arte e diversão a hospital de Salvador
Oficinas, música e brincadeiras marcam a Semana das Crianças e ajudam a tornar o ambiente hospitalar mais leve
Passar a Semana das Crianças em um hospital não é o que nenhuma criança deseja. Pensando nisso, o setor de Pediatria do Hospital de Brotas preparou uma programação lúdica e acolhedora para tornar o período de internação mais leve e divertido para seus pequenos pacientes e acompanhantes.
Na brinquedoteca da unidade, o clima foi de festa. As crianças internadas e seus acompanhantes participaram de oficinas de arte com pintura em telas, camisetas e papéis, além de sessões de filmes e um animado bailinho musical com fantasias e adereços festivos que ultrapassou as fronteiras da brinquedoteca e percorreu os corredores da enfermaria pediátrica. Oferecer momentos de alegria, socialização e ludicidade aos pacientes hospitalizados no setor, em alusão ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, no Brasil, foi o objetivo das ações. A data foi criada na década de 1950 pelo setor do comércio nacional.
“Com essas ações, tiramos a criança do foco da patologia e a reconectamos com o seu universo lúdico, trazendo o colorido da vida para dentro do hospital. Durante a Semana das Crianças, enquanto as escolas realizam atividades comemorativas, nossos pacientes em idade escolar ficam longe disso. Então, proporcionamos experiências que remetem a esse ambiente festivo e saudável”, explicou Francine Barros, coordenadora de Enfermagem da Pediatria do Hospital de Brotas e responsável pela organização das atividades. Francine, que atua na pediatria desde a implantação do serviço, há um ano, participou ativamente das brincadeiras: sentou-se no chão com as crianças, pintou, deixou-se pintar e ajudou a transformar a rotina hospitalar das tardes dessa semana, em um cenário de brincadeiras.
A iniciativa reflete o olhar humanizado do Hospital de Brotas, que enxerga o paciente além do diagnóstico, acolhendo também suas emoções e necessidades afetivas. O trabalho conjunto das equipes multiprofissionais fortalece essa abordagem integral, ampliando a qualidade da assistência prestada.
A equipe de Nutrição também entrou no clima. De perucas coloridas, óculos divertidos e muitos sorrisos, as copeiras levaram as refeições aos leitos com doses extras de carinho. Muitas delas, mães de crianças, demonstram empatia e acolhimento com as famílias internadas.
Todas as atividades fora da rotina hospitalar foram previamente validadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), garantindo segurança para todos.
Brincadeira de criança, como é bom… mesmo em hospital
A psicóloga Caroline Richelli, que integra a equipe do hospital há um ano, destacou a importância das ações para o bem-estar emocional dos pacientes e seus familiares: “Essas atividades tiram o paciente e o acompanhante da zona de estresse e transformam o ambiente em um espaço de ludicidade, fortalecendo o vínculo da família com a equipe assistencial. Transformamos momentos de dor em alegria, colocando a criança novamente no seu lugar de brincar”, afirmou ela.
Entre os participantes, o pequeno Washington Luís, seis anos, mostrou talento e criatividade nas oficinas de arte. “Eu sou um artista!”, declarou orgulhoso, enquanto pintava. Internado, após chegar de “abulância” — como ele mesmo disse —, Washington contou que já esteve em outros hospitais, mas nunca participou de atividades tão divertidas como no Hospital de Brotas. A pequena Liz, de dois anos, começou tímida, mas logo se soltou e usou até a boca para segurar o pincel, já que uma das suas mãozinhas estava com acesso venoso. Ao terminar de pintar a camiseta branca que se tornou colorida, declarou: “Essa é a minha mamãe que eu pintei na camisa”.
Já Maria Cecília, de quatro anos, abandonou o pincel e preferiu usar os dedos para pintar. Enquanto Artur, de um ano e dez meses, aproveitou o dia em que recebeu alta da UTI para “pintar o sete” na brinquedoteca. “Artur tem asma, e já passamos por vários hospitais, mas nunca vimos um acolhimento como o daqui. O carinho e a qualidade da assistência das equipes e essa programação especial, não encontrei em hospital algum”, contou emocionada a mãe de Artur, Luciana Ferreira Santos que tem uma filha mais velha de 21 anos e sabe, há mais de duas décadas, como mãe, o que é peregrinar por hospitais.
Para a médica coordenadora da Pediatria, Dra. Mônica Santos, um dos diferenciais do Hospital de Brotas, está justamente na forma de acolher: “Desde a formação da equipe, nosso objetivo é trazer o verdadeiro conceito de humanização. Treinamos nossas equipes para atender com técnica, empatia, assertividade e calor humano. O usuário do Planserv precisava desse tipo de acolhimento, e hoje estamos oferecendo-lhes esse benefício”.
O Hospital de Brotas, gerido pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), é a única unidade de atendimento exclusiva para beneficiários do Planserv. O serviço de Pediatria conta com Emergência 24 horas e equipe multiprofissional especializada, comprometida em cuidar com técnica, empatia, afeto e alegria — especialmente na Semana das Crianças.
Saúde
Hospital Estadual Costa dos Coqueiros transforma vidas em apenas três meses de funcionamento
Primeiro hospital de transição e longa permanência 100% SUS do país já apresenta avanços expressivos na reabilitação de pacientes
Com apenas três meses de funcionamento, o Hospital Estadual Costa dos Coqueiros (HECC), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), já vem transformando a vida de pacientes. Localizado em Lauro de Freitas, o HECC é o primeiro hospital de transição e longa permanência do país dedicado integralmente ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Aos 77 anos, a paciente Maria da Conceição de Jesus está entre os exemplos mais marcantes dos resultados alcançados na unidade. Moradora de Salvador, ela chegou ao HECC totalmente acamada, em razão de um quadro clínico que exigia tratamento prolongado. Após pouco mais de um mês de acompanhamento pela equipe multiprofissional, dona Maria voltou a andar. “Estou gostando muito do hospital. Todo mundo aqui me trata muito bem”, afirma, ressaltando o cuidado recebido pelos profissionais de Fisioterapia.
O programa de reabilitação conduzido pela equipe de fisioterapeutas é um dos pilares da assistência oferecida no HECC. A unidade conta com ambientes adaptados e áreas externas integradas à natureza, favorecendo a realização das sessões. “Aqui eu desço para tomar sol, me colocam para andar. Estou gostando demais”, relata a paciente, cuja alta está prevista para as próximas semanas.
Para a coordenadora do Serviço de Fisioterapia, Camila Nossa, a evolução apresentada por dona Maria é motivo de alegria e reflete o trabalho multiprofissional contínuo. As sessões são realizadas diariamente, duas vezes ao dia. Segundo ela, diversos pacientes têm apresentado progressos significativos. “A equipe desenvolve um trabalho intensivo e dedicado, com respostas muito positivas. Essa abordagem é aplicada a todos, seja na sala de reabilitação ou, quando necessário, no próprio leito”, explica. “A evolução dos pacientes é a maior recompensa que podemos receber”, completa.
Sobre o HECC
Inaugurado em novembro de 2025, o Hospital Estadual Costa dos Coqueiros dispõe de 90 leitos, sendo 60 destinados à reabilitação clínica e 30 ao cuidado de pacientes com condições crônicas complexas. Cada assistido recebe acompanhamento individualizado, de acordo com as condutas médicas e necessidades específicas. Os atendimentos são realizados por meio de regulação.
Saúde
Campanha de vacinação é realizada nesta terça-feira no Shopping Piedade
Ação da Secretaria de Saúde oferece atualização vacinal para adolescentes e adultos, das 9h às 16h, no piso L3
0Nesta terça-feira (3), a Secretaria de Saúde, em parceria com o Shopping Piedade, promove uma campanha de vacinação para atualização da caderneta vacinal. A ação acontece das 9h às 16h, no piso L3, entrada da Junqueira Ayres, e é destinada a crianças e adolescentes a partir de 12 anos.
Serão disponibilizados imunizantes contra febre amarela, hepatite B, tétano (antitetânica), SCR (sarampo, caxumba e rubéola) e covid-19. A iniciativa busca facilitar o acesso da população às vacinas e ampliar a cobertura vacinal no município.
A participação da comunidade é considerada fundamental para fortalecer a prevenção, promover a saúde e incentivar a importância da vacinação como medida de proteção coletiva.
Saúde
Bahia avança na construção do Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê, em Valença
Equipamento do PAC receberá mais de R$ 160 milhões em investimentos e ofertará 255 leitos, incluindo 30 de UTI, fortalecendo a média e alta complexidade no Baixo Sul
A secretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Roberta Santana, inspecionou nesta sexta-feira (30) as obras do Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê, em Valença, ao lado do prefeito do município, Marcos Medrado. A unidade integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e receberá mais de R$ 160 milhões em investimentos, com capacidade para atender a população com 255 leitos, sendo 30 de UTI.
Durante a visita, a gestora destacou a relevância da parceria com o Governo Federal para a ampliação da assistência especializada na Bahia.
“O Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê é um equipamento essencial para o nosso estado, pensado para fortalecer a assistência hospitalar, garantir atendimento qualificado e humanizado e reduzir a necessidade de deslocamentos da população para outras regiões em busca de cuidado especializado”, afirmou Roberta Santana.
O complexo contará com uma maternidade estruturada com 170 leitos, incluindo 20 de UTI adulto e neonatal, além de ambulatório, urgência e emergência obstétrica, centro cirúrgico e obstétrico, centro de parto normal, banco de leite humano e uma casa da gestante, bebê e puérpera.
A área hospitalar terá 85 leitos, dos quais 10 de UTI adulto, além de serviços de urgência e emergência para adultos e crianças, centro cirúrgico, internação adulta e pediátrica e atendimentos especializados.
A inauguração do Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê está prevista para o primeiro semestre de 2027, ampliando a capacidade assistencial da região e fortalecendo a rede de saúde do Baixo Sul.
-
Serviçoshá 11 horasBahia entrega primeira CNH do Brasil emitida no estado
-
Saúdehá 2 diasSesab amplia testagem rápida durante Carnaval de Juazeiro e identifica casos positivos de ISTs
-
Economiahá 2 diasBahia atualiza programa de PPPs e lança manual para modernizar gestão de projetos
-
Serviçoshá 2 diasMega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 130 milhões

