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Praia da Preguiça recebe 2º Festival Esportivo Inclusivo neste sábado (27)

A programação inclui pilates, boxe, vôlei de praia, funcional, remo e alongamento. As atividades serão conduzidas por profissionais com deficiência

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A Praia da Preguiça será palco do 2º Festival Esportivo Inclusivo neste sábado (27), das 8h às 12h. A iniciativa é da Prefeitura de Salvador,
Foto: Bruno Concha / Secom PMS

A Praia da Preguiça será palco do 2º Festival Esportivo Inclusivo neste sábado (27), das 8h às 12h. A iniciativa é da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), e tem como objetivo promover uma manhã de esporte, lazer e acessibilidade aberta a toda a população.

A programação inclui pilates, boxe, vôlei de praia, funcional, remo e alongamento. As atividades serão conduzidas por profissionais com deficiência. O paratleta de vôlei Lucas Jambeiro, com deficiência auditiva, será responsável por essa modalidade, enquanto o professor de Libras Divanildo Oliveira conduzirá as atividades de remo. Já a fisioterapeuta Aline Polti, integrante do movimento Bahia Nanismo, comandará uma aula de pilates.

A estrutura contará com equipamentos adaptados para banho, pista tátil, intérpretes de Libras, guias de acessibilidade e massagem oferecida por estudantes e profissionais parceiros. Não é necessário fazer inscrição para participar.

Segundo a diretora da Pessoa com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, o festival é mais do que um evento esportivo. “Este é um espaço para mostrar que a inclusão é possível na prática, com cada pessoa participando de acordo com suas habilidades. O festival é um convite para viver a diversidade, quebrar barreiras e celebrar o bem-estar coletivo”, destacou.

Em sua primeira edição, em 2024, o Festival Esportivo Inclusivo reuniu mais de 100 participantes. Este ano, a expectativa é receber um público ainda maior, reforçando Salvador como referência em ações inclusivas.

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Cidade

Campo Grande se prepara para receber metrô e ganhar nova dinâmica urbana

Obras financiadas pelo PAC devem começar em 2026 e prometem revitalizar uma das áreas mais tradicionais de Salvador

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Campo Grande vive a expectativa da chegada do metrô, prevista para começar a ser construída em 2026 com recursos do Programa de

Campo Grande vive a expectativa da chegada do metrô, prevista para começar a ser construída em 2026 com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A iniciativa do Governo do Estado promete transformar uma região histórica da capital baiana, marcada por equipamentos culturais como o Teatro Castro Alves, a Concha Acústica e diversos museus, além de instituições educacionais e de saúde.

Morador há mais de 50 anos, o administrador de condomínios Darcílio Gouveia comemora a possibilidade de trocar o carro pelo transporte sobre trilhos. “Será uma economia de recursos e tempo inacreditável para mim, que sempre faço o percurso e gasto com combustível bem mais do que a passagem, além do estresse dos congestionamentos”, afirma.

O entusiasmo também contagia comerciantes da área, que receberá o tramo 4 do metrô, projetado para transportar cerca de 11 mil usuários por dia. Índio, dono do tradicional Sebo Graúna, vê na obra uma oportunidade para recuperar o movimento perdido. “A pandemia contribuiu para afastar o povo das ruas, mas também sofremos com cortes de linhas de ônibus pela prefeitura, que dificultaram o acesso”, critica.

Segundo ele, a queda na circulação impactou diretamente negócios em uma região com forte apelo cultural e educacional, onde funcionam unidades da Ufba e um polo de saúde com hospitais e clínicas. “Trabalho aqui a 50 metros do Campo Grande há décadas e senti no bolso esse esvaziamento”, relata.

Além de revitalizar o comércio, a chegada do metrô deve facilitar o acesso a eventos cívicos como o 2 de Julho e o 7 de Setembro, além do circuito do Carnaval. “Vai ser muito mais fácil para toda a cidade chegar aqui”, reforça Darcílio.

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Para o governador Jerônimo Rodrigues, a expansão do metrô e a implantação do VLT fazem parte do projeto Nova Bahia, que inclui investimentos sociais e em infraestrutura. “O objetivo do nosso governo é melhorar a vida do povo baiano”, afirma.

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Cidade

Primeiros trens do VLT iniciam da fase de testes

Sistema sobre trilhos, com investimento de R$ 5,4 bilhões, avança para a fase de preparação da operação assistida prevista para 2026

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Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já estão em Salvador e deram início à fase de preparação para testes operacionais.
Foto: Renato Ribeiro/GOVBA

Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já estão em Salvador e deram início à fase de preparação para testes operacionais. Nesta quinta-feira (4), os vagões foram posicionados nos trilhos do pátio de manutenção, no bairro da Calçada, e deslocados com auxílio de um trator rebocador até a oficina, onde passam por atualização de softwares, verificação das Interfaces Homem-Máquina (IHM) e ajustes para os primeiros testes no trecho 1.

Após o descarregamento, os sete módulos, apresentados pelo governador Jerônimo Rodrigues na quarta-feira (3), foram acoplados e energizados para os ajustes iniciais. Na oficina, técnicos verificam funcionalidades e configurações do sistema. De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), os testes técnicos começam em janeiro, no trajeto entre Calçada e Lobato, com duração prevista de seis meses. A operação assistida deve ocorrer no segundo semestre de 2026.

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, distribuídos em três trechos: Comércio–Ilha de São João, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã. A conclusão das obras está prevista para 2028.

Impacto histórico e modernização
A chegada dos primeiros trens do VLT marca um capítulo histórico na mobilidade urbana de Salvador, comparável ao início da operação do metrô na capital baiana. O projeto simboliza a transição para um transporte mais sustentável, integrado e eficiente, alinhado às tendências globais de redução de emissões e melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. Com tecnologia moderna e infraestrutura robusta, o VLT promete transformar a experiência de deslocamento, conectando regiões estratégicas e impulsionando o desenvolvimento econômico e social da cidade.

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Primeiros trens do VLT chegam a Salvador e marcam início da fase de testes 

Governador Jerônimo Rodrigues apresenta composições que vão integrar o novo sistema de transporte; operação assistida começa em 2026 

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Salvador recebeu, nesta quarta-feira (3), os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), apresentados à população, imprensa e autoridades
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Salvador recebeu, nesta quarta-feira (3), os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), apresentados à população, imprensa e autoridades pelo governador Jerônimo Rodrigues, em ato realizado na Avenida Paralela. A composição, formada por sete módulos, chegou à capital baiana dois dias antes do previsto. 

“Estamos fazendo esse investimento importante para devolver ao Subúrbio o seu lugar de destaque. Já no primeiro semestre de 2026, os testes técnicos serão iniciados e, em breve, a população soteropolitana que cruza a cidade todos os dias vai poder usufruir desse moderno meio de transporte”, afirmou o governador. 

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, divididos em três trechos: 

  • Trecho 1: Comércio – Ilha de São João 
  • Trecho 2: Paripe – Águas Claras 
  • Trecho 3: Águas Claras – Piatã 

As obras incluem drenagem, macrodrenagem, contenção de encostas, iluminação e urbanização. A conclusão está prevista para 2028. 

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, destacou a relevância do projeto para os comerciantes do Subúrbio: 

“A obra também incluirá novos equipamentos que valorizam profissões tradicionais, como tratadoras de sardinha, comerciantes e chefs da gastronomia, além de mercados, uma central de processamento de sardinha e novos acessos às praias”, disse. 

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O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, reforçou o caráter sustentável do VLT: 

“É um equipamento moderno, com cerca de 50 metros de extensão, capacidade para 400 pessoas e operação silenciosa, alinhado aos conceitos de descarbonização”, afirmou. 

Ao todo, 40 trens vão compor o sistema em pleno funcionamento. As operações assistidas com passageiros começam no segundo semestre de 2026. 

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