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Plataforma BA.GOV.BR amplia acesso do cidadão a serviços públicos

Nova plataforma do Governo do Estado tem mais de 500 serviços e pode ser acessada de qualquer dispositivo

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“O que o Governo da Bahia pode fazer por você hoje?”. Essa pergunta está logo no topo da nova plataforma do Governo do Estado, o BA.GOV.BR
Foto: Joá Souza/GOVBA

“O que o Governo da Bahia pode fazer por você hoje?”. Essa pergunta está logo no topo da nova plataforma do Governo do Estado, o BA.GOV.BR, lançada pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta quarta-feira (1º), em evento na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador. Na ocasião, Jerônimo assinou decreto que institui o portal e dispõe sobre as regras de unificação dos canais digitais do Governo Estadual, ao lado do vice-governador Geraldo Júnior. Também esteve presente Danilo Marasca Bertazzi, chefe da assessoria Especial de Cooperação Federativa em Gestão e Governo Digital, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. 

“O portal foi pensado para facilitar a vida do cidadão, e melhorar a experiência digital”, destacou o governador.  A nova plataforma passou a abrigar todos os serviços oferecidos pelo SAC Digital, dentro dos padrões de máxima segurança e confiabilidade. Os usuários terão acesso aos serviços por meio de canais web, mobile (iOS e Android), pelo WhatsApp, além de um aplicativo próprio (o aplicativo do SAC Digital já foi atualizado para a nova plataforma). Com um total de 519 serviços públicos disponibilizados nessa primeira fase, a plataforma é experiência pioneira no estado, que oferece facilidade e comodidade ao cidadão. O objetivo é garantir uma experiência intuitiva e resolutiva, com opções variadas de acesso, atendendo, assim, a todos os públicos.  

O BA.GOV.BR poderá ser acessado de qualquer dispositivo 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer lugar, de forma segura e simples. Para ampliar e potencializar a experiência digital na resolução de demandas, agendamentos e outros atendimentos online, já está em andamento um plano de desenvolvimento de serviços. Com isso, entre cinco e 10 novos serviços serão adicionados por mês, até o final de 2024.  

“É um canal único de prestação de serviço e notícias, com layout moderno e mais facilidade para a interação do cidadão. Vamos trabalhar para que, até 2026, todos os serviços públicos do Estado estejam na plataforma”, afirmou o secretário de Administração Edelvino Góes. Ele adiantou ainda que, já em novembro, o BA.GOV.BR disponibilizará novos serviços integrados da Sefaz e do Detran, incluindo a possibilidade de pagamento, via pix, do licenciamento de veículos, facilitando a vida de milhares de baianos. 

Durante o lançamento, o governador ressaltou também que a plataforma garante estabilidade no atendimento, pois incorpora o que há de mais avançado na área de tecnologia voltada tanto para a governança digital quanto para o relacionamento direto com as pessoas. “Estamos impulsionando a transformação digital no setor público baiano e trabalhando no sentido de incentivar a superação dos desequilíbrios e desigualdades sociais”, disse Jerônimo.  

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A Bahia possui um terço de sua população cadastrada em plataforma de serviços públicos (o antigo SAC Digital). São 4,7 milhões de baianos já habilitados e acostumados a utilizar, de maneira totalmente digital, moderna e simples, o atendimento público estadual. A meta, agora, é alcançar metade da população até o final de 2024. Segundo o secretário estadual de Comunicação, André Curvelo, a expectativa é de que, com essa mudança, os acessos à plataforma cresçam 10% a cada seis meses.  

O aplicativo também é o mais bem avaliado, na modalidade, com nota 4.7 nas lojas de app. Todas estas marcas são fruto do investimento do Governo do Estado na digitização de serviços públicos: só para se ter uma ideia, nos últimos quatro anos, foram injetados R$ 24 milhões no aprimoramento da tecnologia utilizada pelo antigo SAC Digital, sendo R$ 5 milhões somente em 2022. 

A segunda fase da plataforma já está sendo desenvolvida para promover a modernização e padronização dos sites de secretarias e órgãos do Governo do Estado, que serão integrados com a plataforma principal do BA.GOV.BR. “O Governo da Bahia está digital. Mais do que melhorar a comunicação, essa é uma ação para melhorar a experiência do cidadão na busca por informações e serviços do Governo”, afirma Daniel Ribeiro, coordenador de Mídias Digitais da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). 

Jerônimo destacou que o acesso aos serviços na palma da mão da população evita gasto de tempo, deslocamento e até de impressão de papéis, mas o atendimento presencial permanece. “Facilitamos, mas os serviços presenciais vão ser continuados, pois sabemos que um percentual da população não tem acesso à tecnologia, seja pela qualidade do aparelho, conectividade ou outros fatores”. 

Decreto 

O decreto assinado nesta quarta-feira (1) tem como objetivo regular a centralização dos serviços e informações do Governo do Estado em uma única plataforma, para facilitar a vida da população baiana. Desta maneira, não será mais necessário acessar plataformas distintas para obter, por exemplo, documento de veículo, RG, carteira de habilitação, agendar atendimento em órgãos públicos, entre outras ações da rotina de qualquer cidadão. Agora, com a institucionalização da plataforma única, os baianos conseguirão acessar todos os serviços de maneira rápida, moderna e simples. 

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Até o dia 31 de dezembro de 2024, todos os órgãos e entidades da administração pública estadual deverão estar padronizados e adequados quanto aos sites e aplicativos móveis sob sua responsabilidade. A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) ficará responsável pela coordenação dos processos de solicitação, autorizando o registro de domínios na internet e de aplicativos móveis nas lojas de aplicativos. Já a Secretaria de Comunicação Social (Secom) coordenará a consolidação de portais governamentais na internet, sob o domínio “ba.gov.br”. 

Também fica estabelecido pelo decreto que as ações de comunicação social e de utilidade pública do Governo do Estado deverão fazer referência exclusivamente à plataforma única, já a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). Isso significa que, também no BA.GOV.BR, o cidadão poderá ler notícias e ficar atualizado sobre as ações realizadas pelos órgãos e secretarias em todo o estado.  

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Presidente da Abracom participa de evento sobre IA na comunicação

O 4º Abará About finaliza a série de encontros sobre Inteligência Artificial realizados durante o ano

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bairro Costa Azul, em Salvador, o encontro reunirá profissionais renomados para debater os usos práticos e as tendências da IA
Publicitária Yasmin Cardim e o presidente da Abracom, Fábio Santos. Foto: Divulgação

A próxima edição do “Abará About”, evento organizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), que, nesta edição, contará com a co-realização da ABRACOM-Bahia, promete trazer discussões relevantes sobre o impacto da Inteligência Artificial na Comunicação e no Jornalismo. Marcado para esta quinta-feira (31), a partir das 17h, no HUB Lighthouse, no bairro Costa Azul, em Salvador, o encontro reunirá profissionais renomados para debater os usos práticos e as tendências da IA nestes setores. O 4º Abará About finaliza a série de encontros sobre Inteligência Artificial realizados durante o ano. 

“Nestes encontros, temos demonstrado como as tecnologias de IA potencializam o trabalho dos profissionais de comunicação e como é fundamental desenvolver habilidades para manejar estas ferramentas”, afirma Lucas Reis, presidente da ABMP, e responsável pela mediação da roda de conversa. 

O evento, que é totalmente gratuito e aberto ao público, contará com a presença de Fábio Santos, presidente da Abracom e CEO da CDN, que pela primeira vez desembarca na Bahia à frente da entidade e Yasmin Cardim, publicitária e coordenadora do Portal Umbu. A abertura da roda de conversa ficará a cargo de Monique Melo, jornalista, CEO da Texto e Cia e diretora regional da Abracom Bahia. Os interessados em participar deste momento de aprendizado e troca de experiências podem garantir suas vagas através da plataforma Sympla, pelo site https://www.sympla.com.br/evento/ia-na-comunicacao-e-jornalismo-usos-praticos-e-tendencias/2696717 . 

“É de suma importância debatermos os desafios e as melhores práticas e resultados da IA na comunicação corporativa. Não podemos ficar de fora desta nova realidade. Será um encontro que vai proporcionar muito conhecimento, inovação, conexão e networking”, declara Monique Melo. 

O presidente da Abracom, Fábio Santos, apresentará aos presentes, insights sobre o uso da IA na assessoria de comunicação. Segundo Fábio, a inteligência artificial generativa entrou em nossas vidas para ficar. “Todos os profissionais minimamente antenados já estão experimentando usos para a IA. Mas ainda estamos longe de vivenciar toda a transformação que essa tecnologia vai gerar nos modos como trabalhamos. Essa transformação está em construção e logo se tornará realidade. Quem não se preparar para esse momento corre o risco de ficar fora do jogo”, declara. 

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Para a publicitária e especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas, Yasmin Cardim, que levará orientações sobre o uso da IA no jornalismo, a ferramenta não significa a substituição de jornalistas, mas sim a potencialização de suas habilidades. “O uso da inteligência artificial traz inovações valiosíssimas para o jornalismo ao mesmo tempo que gera muitas controvérsias, especialmente no que diz respeito à ética. O uso da IA é um tema que exige uma reflexão de muita cautela e cuidado, e é justamente essa discussão que abordaremos nesta edição do Abará About”, comenta. 

Com a realização deste evento, a ABMP e a ABRACOM-Bahia reafirmam seu compromisso em promover o desenvolvimento e a atualização dos profissionais baianos, contribuindo para o fortalecimento do mercado publicitário e de comunicação no estado. O evento será uma oportunidade única para profissionais e estudantes da área de comunicação ampliarem seus conhecimentos sobre as aplicações práticas da IA e as tendências que moldarão o futuro do setor. 

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Morre Cid Moreira, aos 97 anos

Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, tratando de uma pneumonia

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Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira,
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Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos. 

Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, tratando de uma pneumonia. Cid morreu por volta das 8h, de insuficiência renal crônica. 

O jornalista, locutor e apresentador, Cid Moreira, morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos. Cid morreu por volta das 8h, de insuficiência renal crônica. Ele estava tratando uma pneumonia no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. 

Natural de Taubaté (SP), Cid Moreira nasceu em 29 de setembro de 1927 e começou sua carreira na rádio Difusora de Taubaté, como contador aos quinze anos. Como sua voz era muito bonita e grave, foi convidado para ser locutor. 

Cid foi o primeiro apresentador do Jornal Nacional, função que ocupou entre 1969 e 1996, sendo um recordista como um âncora que mais tempo esteve à frente de um mesmo telejornal. A estreia do Jornal Nacional em 1.º de setembro de 1969 foi com o locutor Hilton Gomes. A última edição de Cid Moreira como âncora do Jornal Nacional ocorreu em 29 de março de 1996, ao lado de Sérgio Chapelin. 

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Moreira vivia com sua terceira esposa, Fátima Sampaio, e deixou os filhos, Roger e Rodrigo. 

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TVE Bahia decide não aceitar propagandas de bets nas suas transmissões

A decisão foi tomada em função dos impactos sociais, econômicos e psicológicos causados por essa atividade

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TV do país a anunciar essa decisão, a TVE Bahia transmite com exclusividade mais de 80 jogos de todos os campeonatos de futebol da
Foto: Reprodução

A TVE da Bahia decidiu que não exibirá mais anúncios publicitários de empresas de jogos eletrônicos – conhecidas como “bets” – durante as transmissões dos campeonatos de futebol que a emissora exibe no estado. Primeira emissora de TV do país a anunciar essa decisão, a TVE Bahia transmite com exclusividade mais de 80 jogos de todos os campeonatos de futebol da Bahia e chega a ser líder de audiência. A decisão foi tomada em função das recentes informações que circularam no país sobre os impactos sociais, econômicos e psicológicos causados por esse tipo de atividade, especialmente entre trabalhadores, jovens e beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família.

“Como uma emissora pública, a TVE reafirma seu compromisso com o bem-estar da população baiana e a diminuição das desigualdades sociais e econômicas. Não faz sentido estimular que as pessoas percam dinheiro e acumulem ainda mais dívidas; pelo contrário, nosso papel é alertar sobre os perigos, impactos perversos e educar a população”, afirmou o diretor geral, Flávio Gonçalves.

A TVE Bahia tem se destacado desde 2016 por sua cobertura de eventos esportivos, especialmente os campeonatos de futebol que envolvem clubes e seleções do estado. Além da série A do Campeonato Baiano de Futebol, a TVE ainda exibe a Série B, o Sub-20, Sub-17, Estadual Feminino, a Copa 2 de Julho (Sub-15) e o Campeonato Intermunicipal de Futebol. A exibição ao vivo na TV aberta está disponível para 12 milhões de pessoas e as partidas ainda estão disponíveis no canal do Youtube da emissora. Nos últimos anos, empresas públicas e privadas têm anunciado suas marcas durante as transmissões dessas competições na TVE Bahia.

“Sabemos que os brasileiros e baianos são apaixonados por futebol e a audiência da TVE é enorme durante os jogos. Por isso, vamos continuar apresentando a oportunidade para as agências de publicidade que atendem clientes públicos e privados. Esses recursos são importantes para realizarmos novos investimentos que qualificam e ampliam as transmissões dos jogos”, disse o diretor geral da emissora.

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