Segurança
Operação conjunta das PMs é realizada em todo o país
Na Bahia, a Polícia Militar iniciou a operação nas primeiras horas da manhã, contando com o emprego máximo da tropa

Nesta terça-feira (7), as polícias militares de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal realizaram a 1ª Operação Força Total – Polícias Militares a serviço do Brasil, uma ação integrada de combate à criminalidade e de reforço da segurança pública em todo o território nacional. Na Bahia, a Polícia Militar (PMBA) iniciou a operação nas primeiras horas da manhã, contando com o emprego máximo da tropa, tanto do efetivo operacional quanto do administrativo, e com o apoio de veículos, aeronaves, equipamentos e informações de inteligência.
Durante a manhã, na avenida 29 de Março, na capital baiana, policiais realizavam uma blitz quando abordaram um veículo da marca Mercedes, de cor branca, onde estava um casal. Durante a ação preventiva e revista no automóvel, os militares encontraram um revólver. O homem, a mulher e a arma de fogo foram apresentados na Central de Flagrantes.
Na Bahia, a Força Total está na sua 15ª edição e já conseguiu retirar de circulação 286 armas de fogo e prender 474 criminosos. As ações são realizadas durante todo o dia, em Salvador e em diversas cidades do interior, com blitze, abordagens, incursões e cumprimento de mandados de prisão.
“Nós temos que estar na rua para levar não só segurança, mas prevenir, também, o crime. E, se cometido, a gente agir com a repressão qualificada. Então, com essa apreensão de armamentos, verifiquem quantas vidas nós preservamos, ao retirar armas irregulares das ruas, o que nós fazemos através da operação Força Total”, destaca o coronel Paulo Coutinho, comandante-geral da PMBA.
A iniciativa da operação conjunta foi de Coutinho, que também é presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM). Ele articulou com os demais comandantes-gerais do país a realização da ação.
O comandante-geral enfatiza que a experiência da corporação baiana e seus resultados foram determinantes para que as demais forças de segurança do país adotassem a estratégia no combate ao crime. “Isso deu certo aqui em nosso estado, refletindo muito bem com relação à questão, principalmente, da prevenção e, também, de apreensão de armas. Levamos essa ideia pro Brasil, através do Conselho Nacional de Comandantes Gerais, que aprovaram por unanimidade. E, hoje, nós estamos com a operação Força Total, com as polícias militares – uma força a serviço do Brasil”, pontuou o coronel Paulo Coutinho.
O CNCG-PM é um órgão que representa e defende as prerrogativas das polícias militares do Brasil, além de contribuir para o aprimoramento da segurança pública em todo o país. O coronel Paulo Coutinho é o primeiro comandante-geral da PMBA a presidir o Conselho, que tem como vice-presidente o coronel Cláudio dos Santos Feoli, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS).
Segurança
Jacaré é resgatado pela polícia ambiental em Pirajá
Militares foram acionados para capturar o animal encontrado nas dependências da estação de metrô

Uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resgatou um filhote de jacaré, na manhã desta segunda-feira (28), em Pirajá.
Os policiais militares foram acionados para averiguar a informação de que o animal havia sido encontrado nas dependências da estação de metrô. Ao chegarem, os agentes constataram o fato e, com um cuidadoso manejo que visava à preservação da integridade física do réptil, conseguiram imobilizar e resgatar o jacaré.
“O animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), conforme preconiza a legislação ambiental, onde permaneceu para cuidados”, destacou a major Érica Patrícia.
Segurança
Oeste baiano recebe 14 novas viaturas para a Polícia Militar
Chaves dos veículos foram entregues na manhã desta segunda (28), na cidade de Barreiras

O trabalho de unidades da Polícia Militar que atuam no Oeste da Bahia foi reforçado, na tarde desta segunda-feira (28), com a chegada de 14 novas viaturas, entregues pelo Governo do Estado. Veículos, que contemplam unidades da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Oeste, foram entregues no município de Barreiras.
A solenidade contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e do comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães.
Picapes vão garantir o atendimento mais rápido dos policiais que atuam nas 30ª, 84ª e 85ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), reforçando a segurança dos moradores de Barreiras, Brejolândia, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Luís Eduardo Magalhães, Santa Maria da Vitória, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho.
“Em pouco mais de dois anos e meio, as Forças Policiais e de Bombeiros receberam 5.674 novas viaturas, modernizando a frota com veículos que podem ser utilizados em diversos tipos de ocorrências. Os investimentos em Segurança Pública seguirão de forma contínua”, destacou o secretário Marcelo Werner.
Outras viaturas também foram entregues para a PM, ao longo do final de semana, nas cidades de Cristópolis, Angical, Mansidão e Riachão das Neves.
Segurança
Militares erradicam 11 mil pés de maconha em Jaguarari
Um suspeito foi encontrado na operação, sendo encaminhado à polícia judiciária para a tomada das medidas cabíveis

Policiais Militares do 6º BPM apreenderam pés de maconha e detiveram um homem suspeito pelo cultivo da erva, na manhã de quarta-feira (23) no distrito de Flamengo, cidade de Jaguarari.
Os militares realizavam rondas na região, quando foram acionados através de denúncia de que existia uma plantação de maconha na região do Distrito de Flamengo. Ao chegarem ao local, a equipe constatou o fato. Foram encontrados 11 mil pés de maconha.
Um suspeito foi encontrado na operação, sendo encaminhado à polícia judiciária para a tomada das medidas cabíveis. Os pés de maconha foram incinerados, com prévia coleta de amostras que foram encaminhadas às autoridades competentes para tomada das medidas pertinentes.