Educação
Ônibus escolares rurais ampliam mobilidade de estudantes do interior
A entrega dos veículos pelo Governo do Estado faz parte de um investimento para melhorar a infraestrutura de transporte escolar
Nesta quinta-feira (30), o governador Jerônimo Rodrigues realizou a entrega de novos ônibus escolares, ação que vai alcançar 416 municípios do interior do Estado, além de um para a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O evento, que encerra a programação do 8º Encontro de Prefeitos da Bahia, ocorreu no Parque dos Ventos, no bairro da Boca do Rio, em Salvador. A iniciativa faz parte de um investimento do governo estadual para melhorar a infraestrutura de transporte escolar, oferecendo mais segurança aos alunos e acesso à educação de qualidade.
Para a aquisição, foram empregados recursos da ordem de R$ 173 milhões, do tesouro estadual e de emendas parlamentares. Os veículos possuem tecnologia moderna, garantindo segurança e conforto aos estudantes. Durante a cerimônia, o governador destacou a importância do transporte escolar adequado, lembrando que muitos alunos dependem desses veículos para chegar às escolas, principalmente em áreas rurais e localidades distantes da sede ou com dificuldade.
“É fundamental que os estudantes, que os professores que usam esses ônibus possam ter um ambiente confortável. São ônibus que têm acessibilidade. É claro que um ônibus desse puxa a gente para responsabilidade de boas estradas, a manutenção é fundamental. Espero que até meados do ano a gente possa fazer uma nova entrega de mais ônibus pra rede de educação da Bahia”, pontuou o governador, ao considerar importante os investimentos no setor.
Os amarelinhos, como são conhecidos, serão distribuídos a 416 municípios baianos. Eles já serão utilizados no início do ano letivo, que se aproxima. Prefeitos e secretários de Educação marcaram presença no evento e expressaram sua gratidão pela iniciativa.
“Estamos precisando muito lá na cidade, os carros estão sucateados. A chegada do ônibus vai nos ajudar muito e o governador falou que vai ter um olhar especial para o nosso município, principalmente na Saúde e na Educação”, destacou a prefeita de Maiquinique, Valéria Silveira.
“Todos sabem a dificuldade que o nosso município enfrenta e o governador está sempre atento e preocupado em poder nos ajudar. Em menos de um mês nós já conseguimos quatro veículos para a Saúde e a Secretaria de Ação Social e, agora, um transporte escolar para beneficiar a vida dos nossos alunos”, indicou o prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes.
“Traz uma série de resultados positivos, melhora a qualidade do transporte, fortalece a política de mobilidade e nós, dos municípios, sem sombra de dúvidas, estamos muito felizes”, comemorou o vice-prefeito de Alagoinhas, Luciano Sérgio.
A entrega dos ônibus é parte de um projeto mais amplo do governo estadual, que inclui a reforma e ampliação de escolas, capacitação de professores e programas de incentivo à permanência dos alunos na escola. Com essas ações, espera-se não apenas melhorar a qualidade do ensino, mas também aumentar as taxas de matrícula e conclusão do ensino básico.
“O investimento do Governo do Estado na Educação, é um investimento de qualidade. Além das entregas dos ônibus, tem investimento na infraestrutura física, de concurso de professores. Isso é o compromisso e a responsabilidade com a Educação” afirmou a secretária da Educação, Rowenna Brito.
Educação
Bahia forma cerca de 29 mil novos técnicos em cerimônia histórica
Evento no Estádio de Pituaçu celebrou a conclusão de cursos da Educação Profissional e Tecnológica, reforçando inclusão e desenvolvimento econômico
A Bahia celebrou, nesta sexta-feira (12), a formatura de aproximadamente 29 mil estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. A cerimônia principal ocorreu no Estádio de Pituaçu, em Salvador, reunindo 5.128 concluintes da capital e da Região Metropolitana. Simultaneamente, outros 24,5 mil estudantes colaram grau em municípios do interior do estado.
A iniciativa, organizada pela Secretaria da Educação do Estado, reforça a educação profissional como estratégia de inclusão social, geração de oportunidades e fortalecimento da economia. Os novos técnicos ingressam no mercado de trabalho com formação alinhada às demandas produtivas do estado.
Entre os formandos está Iatusa Gomes, técnica em nutrição, que destacou a importância da educação pública gratuita. “Estou muito emocionada por conseguir essa formação. Quero levar esse conhecimento adiante e contribuir para a formação de outras pessoas”, afirmou.
Jucélia Torres, do curso de logística, ressaltou os impactos diretos na carreira. “Esse curso abriu portas para mim. Consegui estagiar e fui efetivada na área em que desejava atuar. Para minha vida profissional, essa formação foi fundamental”, disse.
Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior destacou o simbolismo do momento. “A educação é um eixo central para o desenvolvimento econômico, social e estrutural de qualquer nação. Investir em educação é investir no futuro”, afirmou.
Patrono da turma, o senador Jaques Wagner reforçou o papel da formação técnica na ampliação de perspectivas. “Este é um olhar para um futuro melhor. A formação técnica possibilita sonhar, ingressar no mundo do trabalho e avançar para a universidade”, declarou.
Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, os resultados refletem uma política pública contínua. “Este é o fruto dos investimentos em educação profissional, na infraestrutura das escolas e na valorização dos professores. A Bahia, que já é a segunda maior rede de educação profissional presencial do Brasil, celebra hoje a formação de milhares de estudantes preparados para contribuir com o desenvolvimento do estado”, concluiu.
Educação
Governo do Estado inaugura obras de modernização e ampliação do CEEP do Chocolate
Escola técnica recebeu R$ 33 milhões em investimentos e amplia capacidade para 2,5 mil estudantes em Ilhéus
Em uma agenda dedicada à educação, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, no Sul da Bahia. A unidade escolar recebeu investimento de R$ 33 milhões, distribuídos entre obras, equipamentos e mobiliário. Na ocasião, o governador também autorizou a Secretaria da Educação (SEC) a construir o Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Abaeté e o Colégio Estadual Indígena Tupinambá Amotara, na aldeia Itapuã.
“Aqui não é apenas a inauguração de um prédio escolar, é também a possibilidade de a comunidade juvenil sonhar. Queremos que os jovens tenham oportunidade de um grande futuro”, afirmou o governador.
O CEEP do Chocolate Nelson Schaun ganhou 24 salas de aula climatizadas, cinco salas para usos diversos, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, piscina semiolímpica, campo de futebol society com pista de atletismo, além de quadra reformada, biblioteca ampliada e novos espaços de convivência. A requalificação amplia as possibilidades de formação técnica para os jovens da região.
Após a reforma, a capacidade da escola passou de 1.200 para 2.500 alunos. Além do ensino regular, são oferecidos cursos técnicos em Agroindústria, Análises Clínicas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Hospedagem, Logística, Recursos Humanos e Teatro. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, o equipamento modernizado reforça a estratégia da Bahia de integrar o ensino médio à educação profissional.
“Uma escola que dialoga com o cacau, utilizando o arranjo produtivo do território, fortalecendo a educação profissional e ampliando as oportunidades de aprendizagem para nossos estudantes. Uma entrega importante para que a educação da Bahia continue avançando”, destacou a secretária.
Ana Cláudia, de 19 anos, estudante do 1º ano do curso de Agroindústria, comemorou a transformação: “Um espaço bom, bem aconchegante, com ótimo ensino. Almoço, café da manhã. É um lugar bom, nos incentiva a estudar, a querer saber mais”.
Educação
Plano de Reestruturação da Escola Politécnica da UFBA gera reação e pedidos de suspensão
Docentes e estudantes contestam falta de estudos técnicos e transparência no projeto que prevê divisão da unidade e uso restrito do prédio anexo
O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna. Segundo documento assinado por 95 dos 189 docentes da unidade, o processo que criou o PREP avançou sem o quórum exigido pelo regimento e sem estudos técnicos ou financeiros que justificassem a divisão.
O plano prevê transformar a escola em três estruturas administrativas, destinando o prédio anexo apenas a uma parcela da Politécnica, e não à comunidade como um todo. Para os críticos, as votações ocorreram com maioria simples e registros incompletos, comprometendo a transparência. Eles também alertam para a ausência de análise sobre os impactos nos cursos que permanecerão no prédio original, o que colocaria em risco o funcionamento e a sustentabilidade da unidade.
Caso avance, o projeto beneficiará uma pequena parcela da EPUFBA em detrimento do conjunto. Dos 13 cursos de graduação, apenas cinco utilizarão o novo prédio anexo, cuja conclusão está prevista com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
Há preocupação com o prédio principal, que já depende de recursos limitados, e com o uso do anexo. Embora concebido originalmente para atender toda a comunidade acadêmica, conforme estudo de viabilidade técnica e financeira realizado em 2019, a atual gestão pretende destinar o espaço apenas às duas novas unidades.
Estudantes também se mobilizam contra o projeto, alegando que a reestruturação prejudica a coletividade, já que a maioria continuará no prédio antigo, que necessita urgentemente de reformas.
Docentes e estudantes pedem que o Conselho Universitário suspenda e reavalie o processo, com debate amplo, dados públicos e respeito às normas internas, evitando um projeto considerado excludente.
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