Trânsito
Nova ligação Lobato x BR-324 promete aliviar trânsito em Salvador
Obra de R$ 17,5 milhões conecta Subúrbio Ferroviário à rodovia federal e amplia mobilidade urbana
O Governo da Bahia inaugurou, nesta quinta-feira (4), a nova ligação Lobato x BR-324, criando uma conexão direta entre o Subúrbio Ferroviário e a rodovia federal no sentido Centro de Salvador. A intervenção, executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), tem como objetivo reduzir engarrafamentos e melhorar a mobilidade na capital.
“Nós estamos falando de R$ 17 milhões que contemplam três vias, uma delas a via marginal. Essa obra também vai desobstruir o acesso à nova rodoviária, folgando, naturalmente, o caminho de quem vai para o centro de Salvador. Então, é recurso para garantir qualidade na mobilidade da capital baiana”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.
Antes da obra, motoristas que saíam dos túneis do Lobato precisavam subir a Estrada de Campinas, sentido São Caetano, para acessar a BR-324, enfrentando semáforos e congestionamentos. Agora, o trajeto é direto e sem interrupções, o que deve melhorar a fluidez e reduzir o fluxo em direção a São Caetano.
A pista foi liberada para tráfego logo após a inauguração. O caminhoneiro Edson Manoel, 52 anos, aprovou a novidade: “Será muito melhor, porque desafoga o trânsito, melhora a vida da gente. É um cuidado com os motoristas, porque evita acidentes”.
Alargamento das marginais da BR-324 também foi entregue
Além da nova ligação, foram entregues obras de alargamento das marginais Norte e Sul da BR-324, com requalificação da pavimentação e adequação do sistema de drenagem.
Marginal Norte: 404 metros de extensão, 2.252 m² pavimentados, investimento de R$ 3,6 milhões.
Marginal Sul: 307 metros, 2.304 m² pavimentados, aporte de R$ 7,9 milhões.
O investimento total nas três intervenções soma R$ 17,5 milhões. “Mobilidade é essencial na vida das pessoas e entregamos o melhor, com modernidade e segurança”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira.
Segundo José Trindade, presidente da Conder, o projeto integra o novo Complexo Metrô-Rodoviário de Salvador, conjunto de ações estruturantes necessárias após a chegada do metrô a Cajazeiras e a implantação da nova rodoviária.
Trânsito
Lula anuncia novas regras para CNH com redução de até 80% no custo
Resolução do Contran simplifica etapas, permite estudo online gratuito e dispensa obrigatoriedade de autoescola
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta terça-feira (9) as novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante cerimônia de regulamentação da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Lula destacou que a medida vai além do barateamento do processo: “Estamos oferecendo às pessoas mais humildes o direito de serem cidadãos de primeira categoria, respeitados na sua plenitude”, afirmou.
Segundo o presidente, o custo para tirar a CNH, que chegava a R$ 4 mil, será reduzido significativamente. “A competição é sempre essa: comer ou fazer o que tem que fazer. E a opção é sempre a mesma: comer. A opção correta”, disse.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou que a mudança moderniza e simplifica o processo. “Uma decisão politicamente muito forte que vai atender cerca de 100 milhões de brasileiros. A demanda por formação de condutores parou porque todos esperam pelo barateamento. Vai cair em até 80% nos estados brasileiros”, afirmou.
Principais mudanças
- Abertura do processo: pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
- Curso teórico: gratuito e online, disponibilizado pelo governo. Quem preferir pode estudar presencialmente em autoescolas.
- Aulas práticas: passam de 20 horas para 2 horas. O candidato poderá escolher entre autoescolas, instrutores credenciados ou preparação personalizada. Será permitido usar carro próprio.
- Provas: continuam obrigatórias (teórica e prática), além de coleta biométrica e exame médico no Detran.
- Instrutores: autônomos credenciados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com controle integrado à Carteira Digital de Trânsito.
Com a nova resolução, o governo espera reduzir o número de brasileiros que dirigem sem habilitação — hoje, cerca de 20 milhões — e ampliar o acesso ao documento para os 30 milhões que têm idade para obter a CNH, mas não conseguem arcar com os custos.
Trânsito
Contran aprova fim da obrigatoriedade de aulas em autoescola para tirar CNH
Nova resolução promete reduzir custos em até 80% e modernizar processo de habilitação, mantendo exames teórico e prático
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal alteração é o fim da obrigatoriedade de frequentar aulas em autoescolas para se preparar para os exames teórico e prático dos Departamentos de Trânsito (Detrans).
Com a mudança, o custo para tirar o documento, que hoje pode chegar a R$ 5 mil, poderá cair até 80%. Após consulta pública, o texto proposto pelo Ministério dos Transportes foi aprovado por unanimidade pelo Contran e entrará em vigor assim que for publicado no Diário Oficial da União.
Segundo a pasta, o objetivo é modernizar o processo e tornar a CNH mais acessível, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio). Dados da Secretaria Nacional de Trânsito indicam que 20 milhões de brasileiros já dirigem sem habilitação e outros 30 milhões têm idade para obter o documento, mas não possuem CNH.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que a medida também busca promover inclusão produtiva. “O Brasil tem milhões de pessoas que querem dirigir, mas não conseguem pagar. Baratear e desburocratizar a obtenção da CNH é uma política pública de inclusão produtiva, porque habilitação significa trabalho, renda e autonomia”, afirmou.
O que muda
- A abertura do processo poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).
- Exames teórico e prático continuam obrigatórios.
- Curso teórico gratuito será disponibilizado online pelo governo; quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas.
- Aulas práticas deixam de ter carga mínima de 20 horas e passam a exigir apenas duas horas.
- Candidato poderá escolher entre centro de formação tradicional ou instrutor autônomo credenciado pelo Detran.
- Para categorias C, D e E, haverá flexibilização e mais opções de formação para agilizar o processo.
O novo modelo segue padrões internacionais adotados por países como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, priorizando a avaliação do candidato, não a quantidade de aulas.
Trânsito
Direção defensiva começa pelos pneus: segurança que vai além da tecnologia
O princípio é simples: antecipar riscos e estar preparado para reagir com segurança a qualquer imprevisto no trânsito
Mais do que um conjunto de regras, a direção defensiva é uma mentalidade. Ela começa antes mesmo de ligar o carro, com decisões que parecem pequenas, mas fazem toda a diferença. O princípio é simples: antecipar riscos e estar preparado para reagir com segurança a qualquer imprevisto no trânsito.
Essa postura exige percepção ativa do ambiente, prevendo o comportamento de outros motoristas e as condições da pista. E é justamente aqui que entra um dos elementos mais importantes — e muitas vezes subestimado — para que essa mentalidade funcione na prática: os pneus.
Quando pensamos em segurança, é comum lembrar dos freios ABS e dos airbags. Mas toda a tecnologia do veículo depende de quatro pontos de contato com o asfalto, cada um do tamanho da palma da mão. Sim, os pneus são o elo entre o carro e o solo, responsáveis por transformar cada comando em movimento seguro e preciso.
Pneus: o primeiro passo da direção defensiva
Eles são fundamentais para frear, fazer curvas e manter a estabilidade em situações de risco. Detalhes como profundidade dos sulcos e desgaste uniforme não são meros caprichos: garantem aderência, reduzem a distância de frenagem e asseguram respostas previsíveis, especialmente em manobras de emergência.
A qualidade dos pneus é decisiva em três pontos:
Aderência é tudo
Imagine uma curva fechada em dia de chuva. A segurança depende da capacidade do pneu de “agarrar” o piso. Sulcos bem projetados escoam a água, evitam aquaplanagem e mantêm o carro estável, seja no seco ou no molhado.
Frenagem: metros que salvam vidas
Ao pisar no freio, são os pneus que concluem a tarefa de parar o veículo. Pneus desgastados ou de baixa qualidade podem aumentar a distância de frenagem em metros — e no trânsito, metros separam um susto de um acidente.
Estabilidade: controle total nas mãos
A confiança ao fazer uma curva ou desviar de um obstáculo vem da estabilidade que os pneus proporcionam. Eles precisam suportar forças laterais e manter a trajetória. Um bom pneu torna a direção mais previsível, confortável e segura.
Um compromisso que começa na escolha certa
Da próxima vez que entrar no carro, lembre-se: sua segurança não está apenas no cinto, mas também na escolha e no cuidado com os pneus. Afinal, optar por qualidade não é só sobre borracha e rodas — é sobre garantir que cada viagem termine tão bem quanto começou.
A Dunlop Pneus investe em tecnologia para oferecer produtos que acompanham o condutor em toda a jornada, com confiança, desempenho e tranquilidade.
Quem Tem, Anda Bem. Porque tem a confiança de uma marca global, a performance de tecnologia de ponta feita no Brasil e a certeza de uma escolha inteligente para sua segurança e seu bolso.
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