SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Economia

Mercado do Ogunjá reabre nesta segunda (9) após parecer técnico 

Parecer técnico atesta estabilidade do imóvel e autoriza retorno das operações

Publicado

em

O Mercado do Ogunjá retomou as atividades na manhã desta segunda-feira (9). A liberação ocorreu após a conclusão das
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O Mercado do Ogunjá retomou as atividades na manhã desta segunda-feira (9). A liberação ocorreu após a conclusão das obras emergenciais de escoramento da estrutura e a emissão de parecer técnico, que atestou a segurança para 44 permissionários e consumidores do equipamento. O local funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h e aos domingos e feriados, das 6h às 14h. 

Permissionária do mercado há 44 anos, comercializando hortifruti, Ilza Maria Fernandes ficou aliviada com o retorno das atividades no equipamento. “Os primeiros dias foram bem difíceis, mas buscamos alternativas e conseguimos resolver rápido. Gostaria de agradecer ao Governo do Estado por estarmos de volta e por abrir essa exceção para nós, mesmo durante as obras. É muito importante que a gente continue o trabalho, porque temos filhos em faculdade, empregados. Precisamos disso para pagar as nossas contas”, disse. 

Alívio também para o cliente fiel e motorista Moaci Costa da Silva, que almoça todos os dias no local. “Eu já tava sentindo muita falta daqui porque tem banheiro, onde almoçar, espaço para deixar o ônibus que eu dirijo. Então, facilitou bastante a nossa vida”, salientou. 

Desde a interdição, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Casa Civil, a Superintendência de Patrimônio da Secretaria da Administração (SAEB) e a fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) atuaram para garantir a segurança da estrutura e minimizar os prejuízos para permissionários e frequentadores. Foram realizadas reuniões e atendimentos individualizados com os comerciantes para compreender os impactos e buscar soluções. Paralelamente, foi articulado um escoramento emergencial, reforçando a estrutura, o que viabilizou uma reabertura rápida. 

O secretário da SDE, Angelo Almeida, ressaltou a importância do esforço coletivo e do diálogo contínuo para assegurar uma resposta técnica e eficaz. “Desde o primeiro momento, nossa prioridade foi proteger a vida das pessoas. Atuamos com total transparência, ouvindo atentamente os permissionários e agindo com responsabilidade técnica. Graças a esse trabalho conjunto, devolvemos o Mercado do Ogunjá à sua plena atividade nesta segunda-feira”, afirmou. 

ANÚNCIO
Anúncios
Requalificação 

Além da reabertura, a SDE e os demais órgãos envolvidos discutem soluções de médio e longo prazo para a requalificação do Mercado do Ogunjá. A expectativa é que, nos próximos meses, a pasta avance com projetos voltados à melhoria da infraestrutura, garantindo um espaço mais moderno para comerciantes e consumidores. 

Economia

Arquitetura especializada marca presença em encontro do setor de combustíveis 

Evento em Feira de Santana reúne revendedores, fornecedores e especialistas para debater tendências e desafios do mercado 

Publicado

em

O escritório Andrade Schimmelpfeng Arquitetura participa, no dia 30 de outubro, do Encontro do Sindicombustíveis, realizado no
Foto: Divulgação

O escritório Andrade Schimmelpfeng Arquitetura participa, no dia 30 de outubro, do Encontro do Sindicombustíveis, realizado no Centro de Convenções de Feira de Santana. O evento integra o Ciclo de Encontros Regionais de Revendedores de Combustíveis da Bahia 2025 e reúne representantes do setor para discutir tendências, desafios e oportunidades no mercado de combustíveis. 

A presença do escritório reforça o papel da arquitetura especializada no desenvolvimento sustentável e na inovação de projetos voltados ao varejo de combustíveis e à mobilidade urbana. A empresa é a única do segmento associada ao Sindicombustíveis e também atua como patrocinadora do evento. 

A programação inclui palestras e painéis sobre temas estratégicos para o setor. O painel de abertura abordará o cenário político e econômico, com participação de Rodolfo Schneider, diretor-geral de conteúdo do Grupo Bandeirantes. Também serão debatidos os descaminhos do mercado de combustíveis e as perspectivas para o futuro, com a presença de Josué Bohn, diretor comercial da Acelen. 

Continue Lendo

Economia

Bahia lidera produção de energia eólica no Brasil

A 16ª edição da Brazil WindPower acontece nesta terça (28), na cidade de São Paulo 

Publicado

em

Destaque no setor de energias renováveis, a Bahia celebra a liderança nacional na geração de energia eólica, segundo os dados
Foto: Fidelis Melo

Destaque no setor de energias renováveis, a Bahia celebra a liderança nacional na geração de energia eólica, segundo os dados mais recentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Com esse desempenho, o estado é destaque na 16ª edição da Brazil WindPower, que acontece nesta terça (28), na cidade de São Paulo. 

A abertura oficial da Feira contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que recebeu a comenda Embaixador dos Ventos. Para o chefe do executivo, a Bahia vive um momento de alegria e celebração ao despontar nacionalmente como o estado que mais investe. “Vim aqui hoje com minha comitiva para receber essa homenagem e reconhecimento, pois a Bahia é líder no Brasil em produção de energia eólica e mais; estamos em quase 100% juntando todas as energias renováveis produzidas na Bahia somadas ao que a Bahia consome de energia elétrica”, reforçou o governador. 

Na abertura foi lançado o Relatório “Agenda 2050: Propostas para Descarbonizar e (neo)industrializar o Brasil”, documento que visa realizar ações com metas para, em 25 anos, descarbonizar e economia brasileira.  

Realizado pela Associação Brasileira de Energia Eólica – Abeeolica, o evento reúne, durante três dias, os principais líderes, especialistas e empresas do setor para promover conexões, negócios e debates estratégicos para reforçar o papel da energia eólica como uma solução estratégica para a descarbonização da economia brasileira e o avanço rumo a um futuro mais sustentável. 

Continue Lendo

Economia

Bahia recebe maior evento de mineração da América Latina

Governador Jerônimo Rodrigues participou da abertura da Exposibram 2025, que enaltece a diversidade e potencial do estado no setor

Publicado

em

o centro das atenções do setor mineral com a abertura oficial da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) 2025, realizada no
Foto: Matheus Landim/GOVBA

A capital baiana se tornou, nesta segunda-feira (27), o centro das atenções do setor mineral com a abertura oficial da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) 2025, realizada no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio. O evento, considerado uma das maiores exposições de mineração da América Latina, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, além de outras autoridades do governo estadual, federal e do setor privado.

Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a Exposibram segue até a próxima quinta-feira (30) e reúne 400 stands das principais empresas de atuação global e os maiores fornecedores de produtos, serviços e tecnologia da indústria mineral. A edição, conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e da Bahiagás, reafirmando o compromisso do Estado em fortalecer o setor e atrair novos investimentos.

Durante a cerimônia de abertura, o governador Jerônimo Rodrigues, que considerou o momento histórico para a mineração ressaltou, “ter a Exposibram aqui na Bahia significa colocar nosso estado no mapa global da mineração. Nós queremos apresentar o que a Bahia tem, queremos dialogar o formato de exploração que seja responsável, sustentável, que possa envolver ações de ciência, tecnologia e inovação. O papel da CBPM o tempo inteiro foi montar uma estratégia para que o mundo e o Brasil pudessem ver o potencial mineral que a Bahia tem”, afirmou.

O diretor‐presidente do Ibram, Raul Jungmann, também enalteceu o protagonismo da Bahia no setor mineral. “O estado é o terceiro maior produtor de minerais do país e possui uma vasta diversidade de recursos a serem pesquisados e produzidos. uma felicidade ter escolhido a Bahia para sediar esse evento”, afirmou. O presidente da CBPM, Henrique Carballal, reforçou a satisfação da instituição em receber o evento e destacou a diversidade mineral da Bahia: “Devido às suas características geológicas, o estado baiano possui uma diversidade de minerais que nos posiciona estrategicamente no país. Receber um evento como este é, sem dúvida, motivo de satisfação.”

A Exposibram 2025 reúne as maiores mineradoras do mundo, além de grandes fornecedores de equipamentos, softwares e soluções tecnológicas. O público poderá conhecer as principais tendências em inovação, sustentabilidade e gestão da indústria mineral. Durante os quatro dias de evento, serão realizados painéis temáticos e sessões com especialistas do setor produtivo, representantes governamentais e do terceiro setor. O congresso técnico oferece um espaço de alto nível para debates sobre os cenários atuais e emergentes da mineração. O evento também será palco de um festival musical, que acontecerá durante três dias, com shows de artistas como Bell Marques, Luiz Caldas e a banda Timbalada.

ANÚNCIO
Anúncios

Para a coordenadora da Jacobina Minerações, Isadora Cerqueira, “um marco significativo para a mineração da Bahia. Nós somos a maior produtora de ouro do estado da Bahia, a Jacobina Mineração tem honra de estar aqui com o estande, de trazer nossos projetos sociais, para que as comunidades possam entender como a mineração da Bahia vem trabalhando”, disse.

Continue Lendo

Mais Lidas