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Educação

Mais de 200 estudantes são encaminhados para estágio 

O encaminhamento foi feito durante a ação Agosto da Juventude SineBahia, nesta terça (26)

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para o mercado de trabalho e receberam carta de encaminhamento para estágio durante a ação Agosto da Juventude SineBahia, nesta terça-
Foto: Ricardo Filho/Ascom Setre 

Mais de 200 estudantes do ensino médio técnico da rede pública participaram de oficina de música, minicurso de Inteligência Artificial (IA) para o mercado de trabalho e receberam carta de encaminhamento para estágio durante a ação Agosto da Juventude SineBahia, nesta terça-feira, 26, na sede do SineBahia Casa do Trabalhador (estação Pituaçu do metrô). A ação é do Governo da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através do SineBahia, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (Sec) e Coordenação Estadual de Políticas para a Juventude. 

Os estudantes serão encaminhados para cumprir estágio no âmbito da administração pública estadual, seja na Secretaria de Educação (Sec) ou em unidades escolares de Salvador. Apesar do caráter pontual da ação, estudantes do ensino médio da rede pública de ensino da capital e do interior do estado poderão realizar cadastro para estágio a qualquer tempo, bastando manifestar o interesse para a direção da unidade escolar. Hoje a Sec tem mais de 3 mil estudantes estagiários. 

“Hoje nós estamos aqui fazendo um encaminhamento de cerca de 200 cartas para 200 jovens para atuarem aqui na Secretaria Estadual de Educação do Estado, e também atuar em algumas escolas estaduais daqui de Salvador. Nós temos também o objetivo de poder ampliar esse tipo de evento para algumas cidades do interior como Juazeiro, Barreiras e Vitória da Conquista, Feira de Santana, ou seja, cidades com mais de 100 mil habitantes. A ideia é que ao longo do mês de setembro e outubro a gente possa fazer o encaminhamento também de mais jovens”, explica Hebert Brito, à frente da Coordenação de Intermediação para o Trabalho e Seguro-Desemprego.  

Sonho 

Ianbla Souza Neves Luz, 18 anos, estudante do Colégio Isaías Alves (ICEIA) está no 3º ano do curso técnico de Administração e se forma em dezembro. Ela foi uma das jovens que recebeu a carta de encaminhamento para estágio. “Como eu quero me formar em Administração na universidade pública também, esse estágio é o primeiro passo de uma trajetória profissional de muitas conquistas que virão, tenho certeza. Meu sonho é aprender tudo da administração público e um dia, quem sabe, poder trabalhar pela população lá em Brasília”, disse a estudante. 

O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, lembrou em conversa com os estudantes que quando cursava Direito teve a oportunidade de estagiar em um escritório de advocacia.  

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“Era o meu sonho. Ali começou a minha trajetória profissional. Tenho certeza que vocês [estudantes] estão ansiosos por este momento importante na vida de cada pessoa porque é o primeiro contato com uma atividade profissional, então, agarrem essa oportunidade porque é um momento de aprendizado, de crescimento pessoal e tenham certeza de que estamos trabalhando para que muitos e muitos jovens tenham a mesma oportunidade para terem um estágio, um emprego, as portas abertas. Temos confiança neste programa e confiança em vocês”, disse Vasconcelos.   

 O secretário lembrou, ainda, que o objetivo é justamente o de que os jovens atuem dentro das escolas da rede estadual, cada um em sua área. “Vocês estão de desenvolvendo no curso e agora têm a oportunidade de aplicar esse conhecimento que vocês estão adquirindo no dia a dia colaborando com as escolas, e pra gente isso é importantíssimo. Nós consideramos que a atuação de vocês ajudará tantos e tantos jovens que estão nas suas escolas porque vocês terão o conhecimento, mas você tem também a vivência”, disse o secretário. 

Educação

Bahia forma cerca de 29 mil novos técnicos em cerimônia histórica

Evento no Estádio de Pituaçu celebrou a conclusão de cursos da Educação Profissional e Tecnológica, reforçando inclusão e desenvolvimento econômico

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A Bahia celebrou, nesta sexta-feira (12), a formatura de aproximadamente 29 mil estudantes da Educação Profissional e Tecnológica.
Foto: Joá Souza/GOVBA

A Bahia celebrou, nesta sexta-feira (12), a formatura de aproximadamente 29 mil estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. A cerimônia principal ocorreu no Estádio de Pituaçu, em Salvador, reunindo 5.128 concluintes da capital e da Região Metropolitana. Simultaneamente, outros 24,5 mil estudantes colaram grau em municípios do interior do estado.

A iniciativa, organizada pela Secretaria da Educação do Estado, reforça a educação profissional como estratégia de inclusão social, geração de oportunidades e fortalecimento da economia. Os novos técnicos ingressam no mercado de trabalho com formação alinhada às demandas produtivas do estado.

Entre os formandos está Iatusa Gomes, técnica em nutrição, que destacou a importância da educação pública gratuita. “Estou muito emocionada por conseguir essa formação. Quero levar esse conhecimento adiante e contribuir para a formação de outras pessoas”, afirmou.

Jucélia Torres, do curso de logística, ressaltou os impactos diretos na carreira. “Esse curso abriu portas para mim. Consegui estagiar e fui efetivada na área em que desejava atuar. Para minha vida profissional, essa formação foi fundamental”, disse.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior destacou o simbolismo do momento. “A educação é um eixo central para o desenvolvimento econômico, social e estrutural de qualquer nação. Investir em educação é investir no futuro”, afirmou.

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Patrono da turma, o senador Jaques Wagner reforçou o papel da formação técnica na ampliação de perspectivas. “Este é um olhar para um futuro melhor. A formação técnica possibilita sonhar, ingressar no mundo do trabalho e avançar para a universidade”, declarou.

Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, os resultados refletem uma política pública contínua. “Este é o fruto dos investimentos em educação profissional, na infraestrutura das escolas e na valorização dos professores. A Bahia, que já é a segunda maior rede de educação profissional presencial do Brasil, celebra hoje a formação de milhares de estudantes preparados para contribuir com o desenvolvimento do estado”, concluiu.

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Educação

Governo do Estado inaugura obras de modernização e ampliação do CEEP do Chocolate

Escola técnica recebeu R$ 33 milhões em investimentos e amplia capacidade para 2,5 mil estudantes em Ilhéus

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neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Em uma agenda dedicada à educação, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, no Sul da Bahia. A unidade escolar recebeu investimento de R$ 33 milhões, distribuídos entre obras, equipamentos e mobiliário. Na ocasião, o governador também autorizou a Secretaria da Educação (SEC) a construir o Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Abaeté e o Colégio Estadual Indígena Tupinambá Amotara, na aldeia Itapuã.

“Aqui não é apenas a inauguração de um prédio escolar, é também a possibilidade de a comunidade juvenil sonhar. Queremos que os jovens tenham oportunidade de um grande futuro”, afirmou o governador.

O CEEP do Chocolate Nelson Schaun ganhou 24 salas de aula climatizadas, cinco salas para usos diversos, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, piscina semiolímpica, campo de futebol society com pista de atletismo, além de quadra reformada, biblioteca ampliada e novos espaços de convivência. A requalificação amplia as possibilidades de formação técnica para os jovens da região.

Após a reforma, a capacidade da escola passou de 1.200 para 2.500 alunos. Além do ensino regular, são oferecidos cursos técnicos em Agroindústria, Análises Clínicas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Hospedagem, Logística, Recursos Humanos e Teatro. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, o equipamento modernizado reforça a estratégia da Bahia de integrar o ensino médio à educação profissional.

“Uma escola que dialoga com o cacau, utilizando o arranjo produtivo do território, fortalecendo a educação profissional e ampliando as oportunidades de aprendizagem para nossos estudantes. Uma entrega importante para que a educação da Bahia continue avançando”, destacou a secretária.

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Ana Cláudia, de 19 anos, estudante do 1º ano do curso de Agroindústria, comemorou a transformação: “Um espaço bom, bem aconchegante, com ótimo ensino. Almoço, café da manhã. É um lugar bom, nos incentiva a estudar, a querer saber mais”.

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Educação

Plano de Reestruturação da Escola Politécnica da UFBA gera reação e pedidos de suspensão 

Docentes e estudantes contestam falta de estudos técnicos e transparência no projeto que prevê divisão da unidade e uso restrito do prédio anexo

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O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna.

O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna. Segundo documento assinado por 95 dos 189 docentes da unidade, o processo que criou o PREP avançou sem o quórum exigido pelo regimento e sem estudos técnicos ou financeiros que justificassem a divisão. 

O plano prevê transformar a escola em três estruturas administrativas, destinando o prédio anexo apenas a uma parcela da Politécnica, e não à comunidade como um todo. Para os críticos, as votações ocorreram com maioria simples e registros incompletos, comprometendo a transparência. Eles também alertam para a ausência de análise sobre os impactos nos cursos que permanecerão no prédio original, o que colocaria em risco o funcionamento e a sustentabilidade da unidade. 

Caso avance, o projeto beneficiará uma pequena parcela da EPUFBA em detrimento do conjunto. Dos 13 cursos de graduação, apenas cinco utilizarão o novo prédio anexo, cuja conclusão está prevista com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. 

Há preocupação com o prédio principal, que já depende de recursos limitados, e com o uso do anexo. Embora concebido originalmente para atender toda a comunidade acadêmica, conforme estudo de viabilidade técnica e financeira realizado em 2019, a atual gestão pretende destinar o espaço apenas às duas novas unidades. 

Estudantes também se mobilizam contra o projeto, alegando que a reestruturação prejudica a coletividade, já que a maioria continuará no prédio antigo, que necessita urgentemente de reformas. 

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Docentes e estudantes pedem que o Conselho Universitário suspenda e reavalie o processo, com debate amplo, dados públicos e respeito às normas internas, evitando um projeto considerado excludente. 

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