Esporte
Jogos Escolares da Bahia reúnem mais de mil estudantes em todo estado

Mais de mil estudantes de 12 a 17 anos estão reunidos, desde a última quarta-feira (9), em Salvador para a Etapa Estadual dos Jogos Escolares da Bahia. Vindos de diversas cidades do interior do estado, os jovens atletas vivem dias intensos de competições, convivência, aprendizado e troca de experiências que prometem ficar marcadas para sempre em suas memórias.
Longe da rotina das salas de aula, eles estão concentrados em hotéis e competindo em quadras espalhadas pela capital baiana. A programação segue até amanhã, domingo (13), com disputas nas modalidades coletivas – futsal, basquete, vôlei e handebol – e nos jogos digitais. As modalidades individuais, como atletismo, natação, judô, xadrez e ginástica, serão disputadas entre os dias 24 e 27 de julho, também em Salvador.
Pela primeira vez participando de uma fase estadual, os irmãos gêmeos Luan e Rian Neves, 17 anos, estudantes da rede pública de Condeúba, falam, com entusiasmo, sobre a experiência. “Tem sido muito boa, desde a organização do evento até a programação com palestras educativas”, afirma Rian. Luan complementa: “É uma experiência inesquecível que espero levar para toda a minha vida”.
De Eunápolis, Otávio Manoel, do Colégio Estadual Cooduc, disputa a vaga na modalidade de handebol e está otimista: “Nosso foco é buscar a classificação e representar a Bahia na etapa nacional dos Jogos da Juventude, em Brasília, em setembro”.
Entre os veteranos, Daniel e Alan participam da etapa estadual pela terceira vez. “Mesmo já tendo vivenciado essa experiência, é sempre uma grande oportunidade. Aqui mostramos nosso talento”, disse Alan, que sonha repetir a participação na etapa nacional, como no ano passado.
Já Richard Mikael, 14 anos, do Colégio Rotary Clube, em Juazeiro, ressalta o desafio e a superação: “Já fui para o Brasileiro. Lá, os times tinham estrutura de clube, e nós viemos de uma escola humilde. Mesmo assim, é maravilhoso participar. O handebol é uma paixão para mim”.
De Tanhaçu, o estudante João Vítor, 12 anos, do Colégio CET, destaca a importância das novas amizades e o incentivo da família: “Minha mãe torce igual louca lá em casa. É muito bom estar aqui, conhecer pessoas novas e viver esse momento”.
Alice Gonçalves, 14, da Escola Municipal Antônio Carlos Souto (Emacs), de Laje, participa pela primeira. Para ela, a viagem representa mais do que competir. “É uma experiência incrível. Me sinto à vontade, como se fosse uma terapia. Fiz novas amizades, aprendendo muito. Vai ficar marcado pra sempre”.
Valor pedagógico
A professora Ingrid Batista, técnica da equipe de Juazeiro, ressalta o valor pedagógico do evento. “O esporte ensina a não desistir e a buscar grandes objetivos. Muitos alunos não teriam chance de viajar ou conhecer outras culturas, e aqui vivem um intercâmbio que transforma. Isso, para nós, é motivo de alegria e orgulho”.
A edição 2025 dos Jogos Escolares da Bahia conta com um investimento de R$ 16 milhões por parte do Governo do Estado. A realização é da Secretaria da Educação (SEC), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e conta com o apoio dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e das federações esportivas.
Esporte
Natação em Rede abre inscrições para Lauro de Freitas
Serão 200 para natação e 200 para hidroginástica, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Portão

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, inicia, nesta quarta-feira (27/08), as inscrições presenciais para o núcleo do projeto social Natação em Rede, em Lauro de Freitas. Serão disponibilizadas 400 vagas gratuitas, sendo 200 para aulas de natação e 200 para hidroginástica, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Portão, localizado na Avenida Queira Deus.
O atendimento ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17, na Av. Queira Deus, endereço da unidade escolar. As inscrições seguirão abertas até preenchimento total das vagas, sendo: natação – 128 vagas, para criança e jovens de 7 a 17 anos; 40 para pessoas com deficiência e 32 vagas destinadas a mulheres e homens de 18 a 59 anos. Já na modalidade de hidroginástica, a distribuição das vagas é: 128 vagas para homens e mulheres a partir de 60 anos; 40 para pessoas com deficiência e 32 para pessoas com idade entre 18 e 59 anos.
Documentação
No momento da inscrição, o candidato deve apresentar, originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de matrícula (para menores de 18 anos) e original de atestado de aptidão física (para maiores de 18 anos) emitido por cardiologista ou clínico geral com validade de no máximo 12 meses da data de apresentação. A falta de entrega de qualquer documento impede a efetivação da matrícula.
Esporte
Clínica do Paradesporto leva capacitação e inclusão a Itabuna
Atividades iniciam às 19h desta sexta (15), no Colégio Estadual Adeum Sauer. Amanhã, entre 8h e 14h, no mesmo local, acontece programação teórica e prática

A Clínica do Paradesporto, com oferta de capacitação teórica e prática feita por profissionais de educação física, chega a Itabuna nesta sexta-feira, 15, com cerimônia de abertura às 19h no Colégio Estadual de Tempo Integral Adeum Sauer. No sábado, 16, a partir das 8h, as atividades são retomadas com palestras e atividades práticas nas modalidades de bocha, goalball, vôlei sentado, futebol de cegos e atletismo paralímpico.
A ação é uma iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. É voltada para profissionais e estudantes de Educação Física, além de agentes esportivos e público em geral interessado na pauta do paradesporto. Na programação, também consta a presença de atletas baianos paralímpicos que levam sua experiência esportiva para o público presente.
“A realização da clínica do paradesporto é sempre um momento importante para nós, da Sudesb, que trabalhamos pela inclusão e valorização do paradesporto em nosso estado. É uma oportunidade de levar conhecimento, mas também de muito aprendizado e troca de experiência. Interiorizar essa capacitação é parte da política da nossa autarquia, que se empenha em promover a inclusão cada vez em maior número de pessoas com deficiência em diferentes modalidades esportivas”, observa Adelmare Júnior, coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb e que integra o grupo da clínica.
A execução do projeto, numa parceria firmada com a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) e investimento de 260 mil reais, teve início em maio último e terá calendário até dezembro. Depois de Itabuna, a próxima etapa da Clínica do Paradesporto será na cidade de Irecê de 12 e 13 de setembro.
Esporte
TVE exibe Brasil e Grécia pelo Mundial de Polo Aquático Feminino
A disputa pelas quartas de final acontece a partir das 19h, na piscina olímpica da Arena Aquática de Salvador

O Brasil enfrenta a Grécia pelo Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino nesta quinta-feira (14). A TVE transmite ao vivo, a partir das 19h, as quartas de final do Mundial, que acontece na piscina olímpica da Arena Aquática de Salvador, e integra a competição que, pela primeira vez, é sediada no Brasil.
A Seleção Brasileira feminina sub-20 de Polo Aquático venceu de virada a Nova Zelândia por 10 a 9, nesta quarta-feira (13), e assegurou uma vaga nas quartas de final. O resultado garantiu ao país a melhor colocação da história na competição e a equipe nacional se junta agora às oito melhores seleções do mundo.
A cobertura terá narração de Valter Lima e a jornalista Juliana Lisboa entra ao vivo trazendo informações de bastidores e movimentações da piscina.
A TVE Bahia está disponível gratuitamente pela nova antena parabólica digital (Banda KU), através do canal 222, e leva às casas de 60 milhões de brasileiros conteúdos que informam, educam e entretêm.
Serviço
TVE exibe Brasil e Grécia pelo Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino
- Quando: Quinta-feira (14), às 19h
- Onde: TVE e Canal 222 das novas parabólicas digitais
-
Economiahá 2 dias
SDE inicia pesquisa do impacto do tarifaço em empresas na Bahia
-
Políticahá 1 dia
Bahia abre 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (27)
-
Educaçãohá 3 dias
Bahia Alfabetizada mobiliza 348 municípios pela aprendizagem na idade certa