Política
Jerônimo Rodrigues lança as ações para o Verão da Bahia 2025/2026
Governo da Bahia apresenta plano estratégico para um verão seguro, inclusivo e cheio de cultura
Nesta quarta-feira (17), o governador Jerônimo Rodrigues lançou o Projeto Verão 2025/2026, que tem como tema “Verão da Bahia. Um Estado de Alegria!”. Mais do que um calendário de festas, o plano reúne ações integradas do Governo do Estado nas áreas de segurança, cultura, turismo, saúde, direitos humanos e infraestrutura, com o objetivo de garantir um verão seguro e acolhedor para baianos e turistas. Na ocasião, o governador assinou a lei que altera a denominação da Praça das Artes, Cultura e Memória, situada no Pelourinho, para Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba.
“Trabalhamos para acolher bem baianos e turistas, garantindo boas experiências durante todo o ano e, especialmente, na temporada de férias, com ações planejadas e investimentos robustos do Governo do Estado em diversas áreas, que traduzem o tema Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”, afirma o governador Jerônimo Rodrigues, que esteve acompanhado pelo vice-governador, Geraldo Júnior, e secretários estaduais.
Para o secretário da Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, as ações culturais terão papel central na temporada e simbolizam a força da identidade baiana. “A cultura é o coração do verão baiano. Nosso compromisso é valorizar artistas, tradições populares e fortalecer a produção cultural em todo o estado, garantindo acesso democrático e respeito às nossas raízes”, afirmou o secretário da Cultura, Bruno Monteiro.
A temporada, que vai de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, terá como marca a união entre os grandes eventos populares e políticas públicas de proteção e cuidado. A ideia é que o verão baiano não seja só folia, mas também um momento de fortalecimento da cultura, do turismo, da economia e da cidadania.
Quase 11 mil profissionais nas ruas
O verão terá uma das maiores operações de segurança da história recente do Estado. Quase 11 mil profissionais, 257 viaturas e 3.530 postos de serviço serão disponibilizados em 98 municípios, numa articulação entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e demais forças de segurança.
A PMBA colocará 9.500 policiais nas ruas, com 120 viaturas e 3.500 postos de serviço, enquanto o Corpo de Bombeiros atuará com 1.095 bombeiros, 25 viaturas e 30 postos, reforçando a segurança em praias, eventos e áreas turísticas. A Polícia Civil também estará presente com 338 servidores e 112 viaturas, garantindo investigação e apoio à ordem pública.
Cultura, música, fé e tradição
A programação realizada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA) tem início oficial no dia 1º de janeiro, com o consagrado Pôr do Som, comandado por Daniela Mercury, no Farol da Barra, em Salvador. Ao longo do mês, o calendário segue com as tradicionais lavagens, apoiadas pelo Programa Ouro Negro, que em 2026 alcança investimento recorde e contempla 134 instituições culturais de matrizes africanas. Entre as principais festas populares, destacam-se a tradicional Lavagem do Bonfim (15/01), a Lavagem de Santo Amaro (26/01) e a Lavagem de Itapuã (05/02).
Outro destaque da estação será a intensa movimentação no Pelourinho, por meio do projeto Amô pelo Pelô, maior ação de dinamização cultural do Centro Histórico de Salvador. Largos e praças do Pelô serão ocupados ao longo de toda a estação, com uma programação diversa. Entre as atrações já confirmadas estão Olodum, Márica Short, Osba, Viola de Doze, Josyara, Cortejo Afro e Nara Couto.
Também está prevista a realização da Virada Cultural dos Museus, que reúne entre 30 e 36 horas ininterruptas de atividades, incluindo shows, exposições, oficinas, videomapping, performances e ações educativas. Já o Projeto Verão nas bibliotecas públicas estaduais levará uma ampla agenda cultural ao público, assim como o projeto Verão nos Bairros, com ações em equipamentos culturais do Estado.
O calendário inclui ainda apresentação do Ministereo Público na tradicional Festa de Iemanjá, no dia 2 de Fevereiro, na Praia da Paciência, além das manifestações populares que antecedem o Carnaval de Salvador.
O Governo do Estado, por meio da Bahiagas, também atuará com apoio e patrocínios institucionais às ações de verão, incluindo da transmissão do Campeonato Baiano de Futebol 2026 da TVE, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da cultura, do turismo e do desenvolvimento social do Estado. Entre os projetos patrocinados estão os Ensaios de Verão do Olodum, a Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê, a Lavagem do Beco do Fuxico, o Cortejo Afro, o Bloco “Hoje Eu Posso”, Palhaços do Rio Vermelho, Verão Afropercussivo – AFROSAMBAH, Bailinho Axé 40, Banho de Mar à Fantasia, Carnaval do Imbuí, Pré-Carnaval no Dois de Julho, além de eventos na Região Metropolitana e interior do estado.
Turismo que recebe e encanta
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) projeta a circulação de mais de 10 milhões de visitantes pelas 13 zonas turísticas da Bahia no verão 2025/2026 e vai reforçar o acolhimento com receptivos nos principais portões de entrada e pontos de atendimento ao turista em todo o estado. Nesta temporada, a Setur-BA apoia o projeto Pôr do Som e as festas populares, e firma parceira com a Neoenergia Coelba no reforço do sistema elétrico em regiões turísticas, assegurando o fornecimento de energia durante a alta temporada.
“A Bahia tem atrativos culturais, naturais e religiosos que se destacam nessa alta estação, e estamos trabalhando para que o visitante encontre segurança, acolhimento e serviços eficientes”, destacou o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar.
Saúde e prevenção
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) vai reforçar sua campanha de doação de sangue durante as férias, quando as doações diminuem e a demanda aumenta por conta de acidentes. A Secretaria da Saúde (Sesab) mobilizará doadores voluntários, incentivará o cadastro de medula óssea, com apoio de artistas e divulgação nas redes sociais, priorizando tipos sanguíneos críticos como A–, O– e O+.
Também será intensificada campanha para reforçar o combate à Dengue, com ações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica para mobilização nos municípios, escolas, agentes de saúde e lideranças comunitárias. Além disso, com todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação (poliomielite, sarampo, meningite, HPV, febre amarela e Covid-19), haverá campanha vacinal prévia ao Carnaval com foco em recuperar esquemas atrasados e alcançar quem ainda não completou a imunização.
Direitos humanos, mulheres e acolhimento
Com iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) o Projeto Direitos Humanos em Eventos Populares da Bahia vai atuar em festas populares como a Lavagem do Bonfim e Carnaval, promovendo ações como a campanha “Respeito é o Nosso Direito!” para engajamento da sociedade no enfrentamento às violações de direitos humanos. Também estão previstas oficinas para formação de pessoas das forças de segurança. O Procon-BA também vai deflagrar a Operação Verão 2026 com fiscalização de bancos, instituições financeiras e comércio varejista nos polos turísticos, para promover cidadania e efetividade dos direitos do consumidor.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) realizará diversas ações de prevenção e enfrentamento à violência de gênero durante o verão. Dentre elas, está a campanha Oxe, me respeite!, contra o abuso e à importunação sexual, com atividades educativas realizadas na rodoviária, porto e aeroporto, e nas festas de largo, lavagens e ensaios de blocos. Também serão realizadas ações da campanha do laço branco nos blocos majoritariamente masculino; da campanha de prevenção ao feminicídio durante o campeonato baiano de futebol, série A; e a articulação com empresas de blocos para o protocolo Não é não!; além da formação para os trabalhadores dos camarotes e blocos de Carnaval da capital e interior do estado.
“Nosso objetivo é criar uma cultura de respeito para que baianas e turistas se sintam seguras. Também cuidamos de trabalhadoras como catadoras, cordeiras e ambulantes, oferecendo espaços de acolhimento nos circuitos, com descanso, alimentação e apoio psicológico”, explicou a titular da SPM, Neusa Cadore.
Na política do cuidado e redução de danos, a equipe do Programa Corra pro Abraço, vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), realizará ações de acolhimento, orientação, distribuição de materiais informativos, água e materiais de higiene pessoal nos festejos da Lavagem de Itapuã e na Festa de Iemanjá. Além disso, a Seades levará ao desfile do Fuzuê, as mesmas campanhas e ações de proteção social.
Esporte, lazer e educação para todos
O esporte e o lazer ganham destaque no verão, com ampliação de atividades e competições em toda a capital e no interior. Entre os destaques estão a Corrida Bahia, Estado da Alegria, a Corrida 40+ (3ª edição na Orla de Salvador), o projeto Estação Ginástica, em Pituaçu, com atividades de terça a sexta (manhã e tarde) para mais de 300 pessoas com idade 45+ e participação na Festa do Bonfim, reunindo, no cortejo, integrantes dos programas sociais de esporte de Salvador. A Sudesb Folia, ação de Carnaval realizada há vários anos com integrantes dos programas sociais, também fará parte da programação em fevereiro, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
As escolas da rede estadual vão virar centros de convivência durante as férias, com o Projeto Férias na Escola – 2ª edição, realizado pela Secretaria Estadual de Educação, que transforma estas unidades em espaços de arte, esporte, cultura, lazer, saúde e bem-estar para estudantes e comunidade local.
Infraestrutura hídrica e mobilidade
A infraestrutura do verão vai além das ruas: as redes de abastecimento de água terão atenção especial nas áreas litorâneas, com o aumento do fluxo turístico. A Embasa reforçou um conjunto de ações operacionais e de infraestrutura prévia para garantir a oferta de água tratada, por exemplo, nas praias do Litoral Norte, Reconcâvo e do Sul da Bahia.
Moblizadores estarão nas praias com campanhas de sensibilização para o uso racional da água em regiões com grande concentração de turistas. Durante os tradicionais festejos de verão, a Embasa fará a inspeção preventiva nas redes de água e esgoto e distribuirá copos de água biodegradáveis para aliviar o calor.
Para o Verão 2025/2026 a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) e as operadoras do sistema hidroviário, anunciaram reforço na mobilidade e no atendimento aos usuários. A operação especial da ITS prevê procedimentos extras no Ferry-Boat, com monitoramento em tempo real do número de embarcações e do tempo de espera por meio do filômetro disponível no site, além de auxiliares de tráfego em período integral para organização do acesso aos terminais.
O público contará ainda com o serviço de Hora Marcada e agendamento pelo SAC Digital, plantão permanente das equipes de manutenção, limpeza e predial, e reforço operacional no Terminal Náutico, com atuação da SOCICAM e das empresas Biotur, Ilha Bela Transporte Marítimo, Transportes Dattoli — que disponibilizará sete embarcações na temporada — e Vera Cruz Transportes Marítimos, com seis embarcações e equipes extras de apoio em terra, garantindo mais fluidez, segurança e conforto aos passageiros e veículos durante todo o verão.
Economia, trabalho e comunicação
O verão da Bahia também será de oportunidades para quem vive do comércio, do artesanato e da economia solidária. A Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia opera linhas de crédito com recursos do Ministério do Turismo, por meio do Fungetur (Fundo Geral do Turismo), já tendo financiado mais de R$ 33 milhões para empresas ligadas ao turismo na Bahia.
Também tem apoio para as cooperativas de catadores de lata participantes e beneficiárias dos editais da Setre. Nessa modalidade, o valor do financiamento pode chegar a até R$ 300 mil por cooperativa, com taxa de 10,03% ao ano e prazo total de seis meses.
Na comunicação, pela primeira vez, todos os eventos do Verão 2026 serão transmitidos em rede nacional pela TVE, agora disponível gratuitamente pela nova antena parabólica digital (Banda KU), através do canal 222. Com essa tecnologia, a TV pública da Bahia passou a chegar às casas de 60 milhões de brasileiros em todas as cidades do país, levando conteúdos que informam, educam e entretêm.
A TVE realizará a cobertura ao vivo do Pôr do Som com Daniela Mercury e convidados (1º/01), Lavagem do Senhor do Bonfim (15/01), da Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê (17/01), do Dia de Iemanjá (2/02), além do Carnaval 2026, reforçando o compromisso do Governo do Estado em valorizar e difundir a identidade baiana nacionalmente.
Política
Municípios baianos recebem R$ 134,7 milhões para fechar contas de 2025
Repasse inclui cota do ICMS e antecipação do Fundeb, atendendo solicitação da UPB ao governador Jerônimo Rodrigues
Os 417 municípios baianos receberam nesta segunda-feira (29) um reforço de R$ 134,7 milhões do Governo do Estado para ajudar no fechamento das contas de 2025. O montante inclui a cota das prefeituras no ICMS arrecadado entre os dias 22 e 26 de dezembro e a antecipação do Fundeb referente ao mesmo período, que normalmente seria repassado apenas em janeiro. A antecipação foi solicitada pela União dos Municípios da Bahia (UPB) ao governador Jerônimo Rodrigues.
Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), a antecipação do Fundeb somou R$ 26,9 milhões, incluindo parcelas relativas ao ICMS. Já o repasse do ICMS foi de R$ 107,8 milhões. A arrecadação correspondente aos últimos dias de dezembro será transferida na sexta-feira (2).
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a parceria com os prefeitos e a importância da medida para garantir a continuidade dos serviços municipais. “Apoiar as prefeituras é essencial para assegurar que cada baiano e baiana tenha acesso aos serviços públicos”, afirmou.
De acordo com o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, o Estado manteve a arrecadação em 2025 no mesmo patamar do ano anterior, com pequeno crescimento real, apesar do cenário econômico desafiador. “Isso permitiu preservar o nível de transferências e atender à solicitação da UPB”, disse.
Política
Bahia registra menor índice de fome grave em três anos
Programa Bahia Sem Fome reduz insegurança alimentar em mais de 11% em 2025, com investimentos que ultrapassam R$ 1,8 bilhão no ano
As políticas de enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional, coordenadas pelo Governo do Estado, resultaram na menor taxa de pessoas em situação de fome grave na Bahia dos últimos três anos. Nesta terça-feira (30), foi apresentado o balanço de 2025 pelo Programa Bahia Sem Fome, que aponta para uma redução de 11,6% na insegurança alimentar grave no estado. Somente em 2025, cerca de R$ 1,8 bilhão foi investido em ações como distribuição de alimentos, cozinhas comunitárias, alimentação escolar e outras iniciativas junto às gestões municipais.
Segundo o coordenador do programa, Tiago Pereira, em 2023, quando a iniciativa estadual iniciou ações emergenciais para retirar o Brasil do Mapa da Fome, em parceria com o Governo Federal, a Bahia tinha 1,9 milhão de pessoas em insegurança alimentar grave. Com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta para 760 mil pessoas em situação similar este ano, a Bahia apresenta uma redução de 60% em relação a 2023. O investimento no programa até agora já totaliza R$ 5,2 bilhões.
“Isso significa recursos para a alimentação escolar, para cozinhas comunitárias e solidárias, para a assistência com cestas básicas, para o acesso à água, para a inclusão produtiva, já que a agricultura familiar é de suma importância nesta agenda de combate à fome. É um conjunto de ações estratégicas que ajudam, de fato, a fortalecer o sistema de segurança alimentar em cada canto da Bahia”, enfatizou o coordenador.
Em 2025, 150 cozinhas comunitárias foram instaladas em 95 municípios baianos, por meio do edital Comida no Prato. Cerca de 120 organizações da sociedade civil estiveram à frente das cozinhas, atuando na rede de distribuição de alimentos a 30 mil pessoas até dezembro. Já a Campanha de Arrecadação e Doação de Alimentos registrou 500 toneladas de alimentos entregues e 150 mil cestas básicas distribuídas para municípios com maior vulnerabilidade ou em situação de emergência por seca ou enchentes.
O ano também foi fechado com mais 93 municípios vinculados ao Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), totalizando 189 cidades cadastradas – 40% dos municípios baianos. O sistema amplia o acesso às políticas, que atendem cerca de 5,6 milhões de pessoas em toda a Bahia.
“A dignidade efetiva só se dá a partir do momento em que as famílias têm condições de prover a própria alimentação. O Estado oferece a cesta básica, mas ao mesmo tempo tem se preocupado em dar condições à população em situação de vulnerabilidade, garantindo autonomia para o exercício pleno da cidadania”, reforçou Tiago Pereira. Outras ações foram realizadas pelo governo estadual, por meio da rede de equipamentos integrados de combate à fome, que inclui Mercados Populares, Restaurantes Populares, tecnologias para abastecimento de água, Centros de Referência de Assistência Social e para a População de Rua, Bancos de Leite, Armazéns da Agricultura Familiar e Centros Públicos de Economia Solidária.
Política
Jerônimo rebate críticas da oposição e garante execução de obras anunciadas na Bahia
Governador cita R$ 1,3 bilhão em ordens de serviço já assinadas e promete concluir acessos municipais, ampliar pavimentação e avançar em projetos estratégicos
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) respondeu às críticas da oposição sobre obras anunciadas pelo governo estadual e afirmou que todas as promessas serão cumpridas. Em entrevista à Rádio BandNews FM, Jerônimo disse que honra a própria palavra e lamentou a mudança de postura de antigos aliados, como o ex-presidente da Assembleia Legislativa Nelson Leal, classificando esse comportamento como um desserviço à política.
O governador destacou que sua trajetória pessoal, marcada pela origem humilde, reforça o compromisso com entregas concretas. Ao se comparar a lideranças como o presidente Lula e o ex-governador Rui Costa, afirmou ter orgulho de representar o povo baiano e compreender, na prática, o impacto de obras estruturantes, especialmente estradas, no desenvolvimento das comunidades.
Como exemplo, Jerônimo citou ato realizado na Assembleia Legislativa que reuniu assinaturas de licitações e ordens de serviço que somam R$ 1,3 bilhão. Segundo ele, trata-se de obras já autorizadas, e não apenas anúncios. O governador reafirmou ainda o compromisso com intervenções prometidas, como a estrada de Juazeirinho, ressaltando que é necessário prazo técnico para execução, com apoio do presidente Lula e do PAC.
Na área de infraestrutura rodoviária, Jerônimo lembrou os avanços na pavimentação de acessos às sedes municipais, política iniciada no governo Jaques Wagner e ampliada por Rui Costa. Ele garantiu que irá entregar os últimos quatro acessos que ainda faltam e afirmou que a prioridade agora é levar asfalto a povoados, distritos, comunidades quilombolas e aldeias indígenas.
Entre projetos específicos, citou a BA-381, que liga Quijingue a Cansanção, informando que a obra será iniciada por etapas, mesmo sem recursos para o trecho completo. Também anunciou a retomada da estrada entre Monte Santo e Cansanção, paralisada por decisão judicial já revertida.
Jerônimo voltou a cobrar investimentos federais em rodovias que cortam a Bahia, criticou a falta de avanços nas duplicações durante o governo Bolsonaro e elogiou iniciativas do governo Lula, como a duplicação da ponte Petrolina–Juazeiro. O governador reafirmou que irá pressionar pela duplicação das BRs 101, 116 e 324, mencionou a saída da ViaBahia das concessões e reiterou o compromisso com a construção da ponte sobre o Rio Jequitinhonha.
-
Políticahá 2 dias“Bahia repele o bolsonarismo”, diz Marcelino Galo ao criticar união entre ACM Neto e João Roma
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (29)
-
Serviçoshá 2 diasSimm oferece 360 vagas para esta segunda-feira (29)
-
Políticahá 2 diasBahia vive ciclo robusto de investimentos e se prepara para novas entregas, afirma Afonso Florence

