SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Infraestrutura

Jerônimo acompanha revisão técnica de trens do VLT do Subúrbio

O trabalho que está sendo realizado na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), na cidade de Hortolândia (SP) 

Publicado

em

O trabalho de revisão técnica e operacional dos trens que serão utilizados no VLT do Subúrbio de Salvador foi conferido
Fotos: Thuane Maria/GOVBA

O trabalho de revisão técnica e operacional dos trens que serão utilizados no VLT do Subúrbio de Salvador foi conferido de perto pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta quarta-feira (19), em Hortolândia (SP), na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), fabricante dos vagões. A empresa espanhola especializada na fabricação e manutenção de trens, VLTs e metrôs está responsável pela execução do serviço. 

“São trens de muita qualidade. Vimos aqui todo o trabalho que está sendo feito, olhando cada peça, cada detalhe. A população de Salvador pode confiar que estamos preparando o que há de melhor em mobilidade para oferecer à região do Subúrbio”, afirmou o governador.  

Uma equipe de engenheiros e técnicos em mecânica e elétrica trabalha na atualização dos trens. O trabalho de revisão técnica consiste na checagem completa da carroceria, motores e parte interna das composições. Também faz a troca de peças de borracha, baterias, renova a pintura e testa todos os equipamentos mecânicos e elétricos, com a substituição do que for necessário.  

“Pode se comprovar aqui o estado de novo que estão os equipamentos. Mesmo assim, eles estão sendo completamente desmontados e revisados. São mais de 60 mil itens que estão sendo aportados novos para revitalizá-los, para que, do ponto de vista técnico, eles saiam daqui para Salvador como se tivessem sido fabricados ontem”, explicou Renato Meidelles, presidente da CAF Brasil. 

Com a reabilitação técnica operacional, os trens poderão atender ao sistema do VLT do Subúrbio com qualidade e segurança para os passageiros. Dentro do projeto, alguns deles passarão por adaptação para que as marisqueiras possam transportar seus produtos de forma adequada.   

ANÚNCIO

“Saímos dessa visita com a certeza de que tudo que foi acordado está sendo cumprido e o estado está cumprindo o desafio de, com o menor tempo possível e com o melhor equipamento possível, entregar o VLT do Subúrbio”, comemorou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jussara Oliveira.  

O trem do VLT de Salvador é do tipo URBOS 100, considerado um dos melhores modelos do mundo devido à sua durabilidade, eficiência e conforto, com 1900 unidades espalhadas em mais de 50 cidades em países, como França, Itália, Inglaterra e EUA. O URBOS 100 foi lançado em 2008 e é fabricado, até hoje, pela CAF. Cada composição é formada por 7 vagões, com duas cabines de comando nas extremidades, e 45 metros de comprimento, de ponta a ponta. Internamente, é dotada de assentos confortáveis e comportam 400 passageiros viajando a uma velocidade de até 80km/h, movidos à eletricidade. 

Cronograma 

À medida em que cada composição fique pronta será enviada para Salvador. A previsão é de que os primeiros testes nos trilhos do Subúrbio sejam realizados no início de 2026. Na visita desta quarta-feira, o governador Jerônimo Rodrigues pediu brevidade na conclusão. 

Quatorze das 40 composições adquiridas pelo Governo da Bahia já chegaram à fábrica, em Hortolândia. Os demais chegarão até o final deste ano. O Governo da Bahia investiu cerca de R$ 820 milhões para a compra das 40 composições. O Projeto do VLT do Subúrbio de Salvador já tem mais de 10% da obra executada e terá 36,4 quilômetros de trilhos. 

ANÚNCIO

Infraestrutura

Saubara terá acessos pavimentados e agricultura familiar amplia fornecimento para escolas

Investimentos contemplam obras de mobilidade no município do Recôncavo baiano e a distribuição de alimentos produzidos por mais de 15,5 mil famílias agricultoras para a rede pública de ensino

Publicado

em

A população de Saubara contará com melhorias na infraestrutura viária por meio da pavimentação dos acessos à sede municipal
Foto: Milena Brito/Seinfra

A população de Saubara contará com melhorias na infraestrutura viária por meio da pavimentação dos acessos à sede municipal e aos distritos de Cabuçu e Bom Jesus dos Pobres. A ordem de serviço para execução das obras foi assinada nesta segunda-feira (31), com investimento de R$ 5,4 milhões.

Os serviços serão realizados pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) e abrangem três trechos de ligação com a BA-878: 1,2 quilômetro até Cabuçu, 1,6 quilômetro até Bom Jesus dos Pobres e 3,5 quilômetros até a sede de Saubara, totalizando 6,3 quilômetros de pavimentação.

Também nesta segunda-feira, teve início uma nova etapa da distribuição de alimentos da agricultura familiar destinados à alimentação escolar da rede pública estadual. A ação integra a 2ª Chamada Pública Centralizada, realizada em parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Desenvolvimento Rural (SDR).

A distribuição começou pelo Colégio Estadual de Tempo Integral de Catu e contempla produtos fornecidos por mais de 15,5 mil famílias agricultoras baianas. Ao todo, 16 itens passam a compor os cardápios das unidades escolares, entre eles arroz, feijão, leite em pó, mel, cuscuz, tapioca e polpas de frutas.

A iniciativa fortalece a segurança alimentar dos estudantes e amplia as oportunidades de comercialização para a agricultura familiar, promovendo desenvolvimento econômico e geração de renda no meio rural.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Infraestrutura

Barro Alto recebe obras viárias e novos pontos de internet gratuita

Município passa a contar com investimentos em mobilidade e inclusão digital, com pavimentação de acessos e ampliação do Programa Conecta Bahia

Publicado

em

Barro Alto recebeu, neste sábado (29), investimentos nas áreas de infraestrutura rodoviária e conectividade. Durante a agenda,
Foto: Milena Brito/Ascom Seinfra

Barro Alto recebeu, neste sábado (29), investimentos nas áreas de infraestrutura rodoviária e conectividade. Durante a agenda, foi assinada uma ordem de serviço para obras de pavimentação de acessos no município, além da inauguração de três novos pontos do Programa Conecta Bahia, que oferece internet gratuita à população.

A ordem de serviço, executada por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), prevê a pavimentação de dois trechos estratégicos: entre a sede de Barro Alto e o povoado de Santana do Jacaré; e entre o entroncamento da BA-432, passando pelo povoado de Mancha, até Colher de Pau. As intervenções somam 6,90 quilômetros de extensão e têm como objetivo melhorar a mobilidade e facilitar o deslocamento de moradores e o escoamento da produção local.

Na área de inclusão digital, foram entregues três novos pontos do Programa Conecta Bahia, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Os espaços estão localizados na Praça São Sebastião, no distrito de Gameleira; na Praça dos Estudantes, no Centro; e na Praça Manoel Novaes, na sede municipal.

Com a iniciativa, moradores e visitantes passam a contar com acesso gratuito à internet em locais públicos, ampliando as oportunidades de comunicação, estudo, trabalho e acesso a serviços digitais.

O Conecta Bahia já alcança 389 municípios baianos, com 980 pontos de internet gratuita implantados em todo o estado, fortalecendo as políticas de inclusão digital e democratização do acesso à tecnologia.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Infraestrutura

Obras de recuperação viária avançam no CIS, em Feira de Santana

Nova etapa contempla cerca de oito quilômetros de vias entre o Centro Industrial de Subaé e o bairro Tomba, com intervenções em pavimentação e drenagem para melhorar a mobilidade e a logística na região

Publicado

em

Foi assinada, nesta sexta-feira (28), a ordem de serviço para a segunda etapa das obras de recuperação da pavimentação e do sistema
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Foi assinada, nesta sexta-feira (28), a ordem de serviço para a segunda etapa das obras de recuperação da pavimentação e do sistema de drenagem do Centro Industrial de Subaé (CIS), em Feira de Santana. As intervenções irão beneficiar aproximadamente oito quilômetros de vias no trecho que liga o complexo industrial ao bairro Tomba, contribuindo para melhores condições de circulação de moradores, trabalhadores e veículos. 

A nova fase contempla 5,5 dos 13,5 quilômetros de arruamento interno do centro industrial e inclui a recuperação do pavimento, obras de drenagem e melhorias no sistema de escoamento de águas pluviais do entorno. 

Localizado no território de identidade Portal do Sertão, o CIS concentra atividades industriais, comerciais e de serviços que movimentam a economia regional. As obras têm como objetivo aumentar a segurança viária, melhorar a mobilidade urbana e fortalecer a logística de transporte na área. 

Com a recuperação das vias, a expectativa é facilitar o tráfego de caminhões que atendem às indústrias instaladas no complexo, além de proporcionar mais conforto e segurança para trabalhadores que utilizam carros e motocicletas nos deslocamentos diários. 

As intervenções também devem beneficiar moradores e demais usuários que circulam pela região, contribuindo para a melhoria da infraestrutura e para o desenvolvimento das atividades econômicas instaladas no local. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas