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Infraestrutura

Jerônimo acompanha revisão técnica de trens do VLT do Subúrbio

O trabalho que está sendo realizado na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), na cidade de Hortolândia (SP) 

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O trabalho de revisão técnica e operacional dos trens que serão utilizados no VLT do Subúrbio de Salvador foi conferido
Fotos: Thuane Maria/GOVBA

O trabalho de revisão técnica e operacional dos trens que serão utilizados no VLT do Subúrbio de Salvador foi conferido de perto pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta quarta-feira (19), em Hortolândia (SP), na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), fabricante dos vagões. A empresa espanhola especializada na fabricação e manutenção de trens, VLTs e metrôs está responsável pela execução do serviço. 

“São trens de muita qualidade. Vimos aqui todo o trabalho que está sendo feito, olhando cada peça, cada detalhe. A população de Salvador pode confiar que estamos preparando o que há de melhor em mobilidade para oferecer à região do Subúrbio”, afirmou o governador.  

Uma equipe de engenheiros e técnicos em mecânica e elétrica trabalha na atualização dos trens. O trabalho de revisão técnica consiste na checagem completa da carroceria, motores e parte interna das composições. Também faz a troca de peças de borracha, baterias, renova a pintura e testa todos os equipamentos mecânicos e elétricos, com a substituição do que for necessário.  

“Pode se comprovar aqui o estado de novo que estão os equipamentos. Mesmo assim, eles estão sendo completamente desmontados e revisados. São mais de 60 mil itens que estão sendo aportados novos para revitalizá-los, para que, do ponto de vista técnico, eles saiam daqui para Salvador como se tivessem sido fabricados ontem”, explicou Renato Meidelles, presidente da CAF Brasil. 

Com a reabilitação técnica operacional, os trens poderão atender ao sistema do VLT do Subúrbio com qualidade e segurança para os passageiros. Dentro do projeto, alguns deles passarão por adaptação para que as marisqueiras possam transportar seus produtos de forma adequada.   

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“Saímos dessa visita com a certeza de que tudo que foi acordado está sendo cumprido e o estado está cumprindo o desafio de, com o menor tempo possível e com o melhor equipamento possível, entregar o VLT do Subúrbio”, comemorou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jussara Oliveira.  

O trem do VLT de Salvador é do tipo URBOS 100, considerado um dos melhores modelos do mundo devido à sua durabilidade, eficiência e conforto, com 1900 unidades espalhadas em mais de 50 cidades em países, como França, Itália, Inglaterra e EUA. O URBOS 100 foi lançado em 2008 e é fabricado, até hoje, pela CAF. Cada composição é formada por 7 vagões, com duas cabines de comando nas extremidades, e 45 metros de comprimento, de ponta a ponta. Internamente, é dotada de assentos confortáveis e comportam 400 passageiros viajando a uma velocidade de até 80km/h, movidos à eletricidade. 

Cronograma 

À medida em que cada composição fique pronta será enviada para Salvador. A previsão é de que os primeiros testes nos trilhos do Subúrbio sejam realizados no início de 2026. Na visita desta quarta-feira, o governador Jerônimo Rodrigues pediu brevidade na conclusão. 

Quatorze das 40 composições adquiridas pelo Governo da Bahia já chegaram à fábrica, em Hortolândia. Os demais chegarão até o final deste ano. O Governo da Bahia investiu cerca de R$ 820 milhões para a compra das 40 composições. O Projeto do VLT do Subúrbio de Salvador já tem mais de 10% da obra executada e terá 36,4 quilômetros de trilhos. 

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Infraestrutura

Governo do Estado articula investimentos históricos em portos  

Novo PAC fortalece logística integrada e infraestrutura portuária na Bahia 

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modernização e ampliação dos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus. O anúncio ocorreu no Terminal de Cruzeiros, na capital, com a
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Para impulsionar a logística e a economia da Bahia, o Governo Federal anunciou, nesta sexta-feira (23), um pacote de investimentos superior a R$ 1,5 bilhão voltado à modernização e ampliação dos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus. O anúncio ocorreu no Terminal de Cruzeiros, na capital, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A partir do investimento, a capacidade de movimentação de cargas nos Portos de Aratu e Ilhéus juntos, passa de 300 para 2 mil toneladas por hora. 

“Esse investimento faz parte de um quebra-cabeça, porque se os portos estiverem bem equipados e nós não tivermos ferrovias e rodovias, a matéria prima não chega para exportar e quando chega para a gente poder distribuir para o interior não funciona bem. Então são peças fundamentais, uma articulação para a gente poder gerar emprego, gerar renda e trazer o setor privado para que possa compartilhar sua responsabilidade”, explicou o governador Jerônimo Rodrigues. 

Os recursos provenientes do Novo Programa, de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), representam um marco para a infraestrutura portuária do estado, proporcionando o avanço em eficiência, ampliação da capacidade de atendimento às demandas do setor produtivo, além de ser vetor de desenvolvimento regional. A reestruturação dos terminais deve ainda contribuir para a redução de custos logísticos e aumento da competitividade das exportações baianas. 

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, enfatizou que o Novo PAC está estruturado para destravar gargalos logísticos e promover desenvolvimento sustentável. “O Brasil, para competir, para manter emprego, para manter exportação, precisa ter uma infraestrutura adequada, precisa reduzir custos e, portanto, é isso que nós estamos fazendo, trabalhando muito e realizando o maior investimento em infraestrutura da história do Brasil. A Bahia é um dos estados que tem o maior volume de investimento do PAC e recebe aqui obras importantes. É com o trabalho que a gente vai gerar emprego e melhorar a vida do povo baiano e brasileiro”, disse o ministro Rui Costa. 

Modernização de Aratu e reativação de Ilhéus 

O Porto de Aratu receberá R$ 1,3 bilhão para a modernização e expansão dos terminais de granéis sólidos e vegetais, além da construção de um novo píer destinado à movimentação de líquidos e produtos químicos por embarcações de grande porte. Foram assinadas as aprovações dos investimentos, com a expectativa de aumentar a capacidade de armazenagem e de operação do terminal, tornando-o mais competitivo em escala nacional e internacional. 

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Já o Porto de Ilhéus será contemplado com R$ 130 milhões destinados à reativação do Moinho de Trigo, que estava desativado há 17 anos. Na cerimônia foi assinada a autorização de uso para a empresa JAV Alimentos (Grupo Maratá). Serão feitas ainda recuperação do cais e dragagem de aprofundamento para receber navios maiores, além da aquisição de novos equipamentos. O retorno das operações no local tem previsão de gerar uma receita operacional de R$ 229 milhões em até cinco anos, contribuindo para a dinamização da economia do Sul da Bahia e o fortalecimento do setor alimentício regional. 

“A gente está tendo um grande crescimento do ponto de vista econômico no estado e é fundamental ampliar a infraestrutura logística, já que nós tivemos um crescimento nos portos baianos de 8% e o Porto de Salvador cresceu 26%, um dos que mais cresceu no Brasil. Por isso nós estamos fazendo esses investimentos, para a melhoria da infraestrutura portuária, ampliando a competitividade dos portos da Bahia, linkando com outros estados brasileiros e, naturalmente, com países que têm muito interesse em operar no Brasil, sobretudo pelo crescimento da nossa economia”, afirmou o ministro Sílvio Costa Filho. 

Um dos maiores exportadores de frutas do Brasil, com expressiva atividade no comércio exterior, o Porto Organizado de Salvador vem investindo em obras de infraestrutura física. Novos equipamentos de controle de acesso estão sendo adquiridos e recursos aplicados em projetos de inovação e novas tecnologias para a modernização e o aumento de eficiência da estrutura. A principal delas é a dragagem de aprofundamento do canal de acesso do Porto para 17 metros, em um investimento na ordem de R$ 350 milhões.  

Estão em andamento também o projeto da implantação dos dolfins de atracação – estrutura portuária fixa e isolada que auxilia na amarração e atracação de navios e que protege contra o impacto de embarcações contra os pilares de pontes. A intervenção permitirá a operação de navios de maior calado no porto público. E ainda a implantação de scanner de carga e a revisão do layout operacional, dentre outros. 

Há investimentos também em atualização tecnológica. Os diversos projetos de inovação e implantação de novas tecnologias em andamento no Porto Organizado de Salvador incluem a eletrificação; substituição da matriz energética por fontes renováveis de energia e implantação da tecnologia 5G, que irá conectar a comunicação portuária à alta velocidade para rastrear as cargas em tempo real. 

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“Tudo isso faz parte de um grande projeto de requalificação dos portos da Bahia para o aumento do valor do ativo portuário baiano, para torná-los mais atrativos para os futuros investidores e facilitar o escoamento das cargas. Todos esses projetos, em conjunto com as obras de requalificação da infraestrutura portuária nos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus é que vão propiciar essa nova vertente de desenvolvimento”, considerou o diretor-presidente da Autoridade Portuária da Bahia (Codeba), Antonio Gobbo. 

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Infraestrutura

Governador e ministro acompanham trabalho do DNIT nas BRs-324 e 116/BA

Desde a madrugada de 15 de maio, o Governo Federal reassumiu a operação plena dessas rodovias

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(DNIT), no município de Amélia Rodrigues. O órgão federal passou a ser responsável pela conservação, manutenção e operação
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Na manhã desta segunda-feira (19), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro dos Transportes, Renan Filho, verificou de perto, o início dos trabalhos já realizados nas rodovias BR-324/BA (de Salvador a Feira de Santana) e da BR-116/BA (de Feira de Santana até a divisa com Minas Gerais). O chefe do executivo baiano visitou o Centro de Controle Operacional (CCO) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no município de Amélia Rodrigues. O órgão federal passou a ser responsável pela conservação, manutenção e operação plena das rodovias, que ligam a Bahia a outros estados.

“Durante esse período, inclusive agora, já perto do São João e do feriado de Corpus Christi, a garantia é de que haverá um esforço grande para a manutenção da pista, dos serviços de fiscalização. Inclusive, o compromisso do ministro foi também manter, ao máximo, os trabalhadores da Via Bahia para que possam continuar dentro dessas ações”, salientou o governador.

Desde a madrugada de 15 de maio, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, reassumiu a operação plena das rodovias, após o encerramento do contrato com a concessionária responsável pela gestão. Equipes técnicas do DNIT têm atuado nos trechos com ações emergenciais de manutenção, planejamento das intervenções mais estruturantes, reforçando o atendimento ao usuário, com instalação de sinalização provisória, monitoramento de tráfego através do CCO e suporte operacional, como explicou Roberto Alcântara, superintendente do DNIT na Bahia.

“Aqui na BR-324, algo em torno de 100 mil veículos trafegam por dia, dentre aqueles que passam ou não pelas praças de pedágio. Então, de forma bem atuante, desde o primeiro minuto da quinta-feira (15), temos guincho funcionando, ambulância, veículo para retenção de animais, controle de incêndio. Além disso, nós já temos um telefone de contato disponível e rádio para essa comunicação interna. Na BR-116 não é diferente”, pontuou o superintendente.

Para o motorista de 52 anos, Fábio Bispo Gonçalves, que em época de grandes festejos faz em torno de três viagens por dia pela rodovia, o retorno da gestão do DNIT foi uma excelente medida. “Aprovo que o DNIT tenha tomado as rédeas da situação e espero que venha um administrador bem melhor, que tenha consciência. Porque quem roda nessas rodovias são vidas: pessoas em transporte coletivo de passageiros, ambulâncias que vêm do interior da Bahia, enfim. Precisa de uma atenção mais cuidadosa”, declarou.

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Em breve, serão iniciados os procedimentos para elaboração de um novo modelo de concessão, com expectativa de leilão para dezembro de 2025. Até lá, os usuários que precisarem de atendimento nas rodovias podem entrar em contato pelo 0800-5802848, que funciona 24 horas.

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Infraestrutura

Ministro Renan Filho autoriza início da duplicação do contorno em Feira de Santana  

A intervenção prevê a duplicação de 7,2 quilômetros da BR-324, incluindo a construção de marginais à esquerda e à direita

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O ministro dos transportes, Renan Filho, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e demais autoridades, assinou, nesta segunda-feira (19),
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O ministro dos Transportes, Renan Filho, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e demais autoridades, assinou, nesta segunda-feira (19), durante evento na cidade de Feira de Santana, a ordem de serviço que autoriza o início das obras de duplicação do contorno norte e leste de Feira de Santana. A intervenção, orçada em R$ 179,42 milhões, prevê a duplicação de 7,2 quilômetros da BR-324, incluindo a construção de marginais à esquerda e à direita, cinco passarelas e três viadutos. 

O governador ressaltou o alinhamento prévio feito entre as gestões federal, estadual e municipal sobre as obras em Feira de Santana. “O objetivo é concluir a terceira etapa do anel de contorno, beneficiando quem é de Feira, quem tem que passar por Feira. Em época de festa, de feriado, também, reduzindo os transtornos na viagem. E é um projeto que tem afinidade com a cidade, com os moradores de Feira, com paisagismo, drenagem, ciclovia. Tudo isso trará autoestima para o município”, destacou.  

O ministro também anunciou a duplicação de trechos da BR-101, que contempla a divisa da Bahia com Sergipe e da Bahia com o Espírito Santo, assinando ordem de serviço para início das obras. A expectativa, para Renan Filho, é de que a duplicação dos trechos melhore também o tráfego externo de Feira de Santana, considerada uma cidade estratégica, por interligar o litoral baiano a estados como o Piauí e o Maranhão.  

“Será um ganho para todo o Nordeste, porque é uma obra de efeito cascata. Você agiliza a vida de quem mora em Feira de Santana, obviamente, mas melhora também o acesso a Sergipe, a Pernambuco, Alagoas, porque todo mundo que usa a BR-101 e a BR-116 verá melhorias e o desenvolvimento para Bahia e para o Nordeste brasileiro”, disse.  

Para o engenheiro Jucivan Vilasboas, de 42 anos, as obras vão impactar muito o trânsito nas grandes avenidas de Feira de Santana. “Já tínhamos essa necessidade dessas duplicações há muito tempo. Eu passo nesses trechos até quatro vezes no dia. É um gargalo muito grande. Será muito importante para o desenvolvimento de Feira. Vem em boa hora”.  

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Gestão das rodovias  

A mudança na gestão das rodovias ocorre, após o fim do contrato com a concessionária ViaBahia, em abril deste ano. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumiu, desde o último dia 15 de maio, a conservação, manutenção e operação da BR-324 e da BR-116 pelos próximos 12 meses, quando será aberta uma nova licitação para gestão das rodovias. Até a mudança, os trechos serão mantidos sem pagamento de pedágio.  

Amélia Rodrigues 

Na manhã desta segunda-feira (19), o governador Jerônimo Rodrigues também esteve em Amélia Rodrigues, acompanhando o ministro Renan Filho, para vistoria dos trabalhos já realizados nas rodovias BR-324/BA (de Salvador a Feira de Santana) e da BR-116/BA (de Feira de Santana até a divisa com Minas Gerais).  

O chefe do executivo baiano visitou o Centro de Controle Operacional (CCO) do DNIT e dialogou com equipes técnicas que têm atuado nos trechos com ações emergenciais de manutenção e planejamento. A autarquia também está reforçando o atendimento ao usuário, com instalação de sinalização provisória, monitoramento de tráfego e suporte operacional. 

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