Turismo
Itaetê recebe agentes em famtour para promover novos roteiros na Chapada
Município integra o Circuito Diamantino de Santa Dulce e aposta em turismo de natureza e religioso para atrair visitantes
Às margens do Rio Paraguaçu, com cachoeiras e o famoso Poço Encantado, Itaetê recebeu, no último fim de semana, um grupo de 22 operadores, agentes de viagens e guias de turismo. A viagem de familiarização (famtour), organizada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) em parceria com a prefeitura, apresentou atrativos e infraestrutura do destino, como parte do programa de interiorização de roteiros.
O município é um dos sete que compõem o Circuito Diamantino de Santa Dulce dos Pobres, nova atração do turismo religioso na Chapada Diamantina. Após seis horas de viagem desde Salvador, os profissionais foram recepcionados com almoço típico e seguiram para passeio pela orla fluvial. A programação incluiu visita à Gruta da Lapa do Bode, ao Poço Encantado, à Barragem Bandeira de Melo, à Cachoeira do Bom Jardim e ao povoado Europa, além de passeio de barco pelo Rio Paraguaçu.
Nos intervalos, o grupo conheceu a rede de hospedagem e restaurantes locais, com oito pousadas e opções gastronômicas regionais. “Itaetê oferece infraestrutura e a qualidade essencial que falta nas grandes cidades: conexão com a natureza. Há trilhas para quem busca aventura e banhos de rio para quem prefere relaxar”, destacou Anderson Gomes, da San José Tour.
A agente Priscila Gomes, da Top Glamour Viagens, sugeriu novos nichos: “É possível criar um roteiro do ciclismo da fé pelo Caminho Diamantino e organizar passeios de balsa no Rio Paraguaçu”.
O programa foi elogiado pelos participantes. “Jamais vi um governo proporcionar aos agentes de viagens essa oportunidade de conhecer o interior da Bahia. É uma experiência ímpar”, afirmou Plínio Mesquita, da TopTour Viagens.
Antes do famtour, a Setur-BA realizou cursos de capacitação e diagnóstico das potencialidades turísticas do município. “Itaetê tem belezas naturais incomparáveis e agora ganhou um roteiro religioso. Estamos investindo em projetos como a revitalização da orla do Rio Paraguaçu”, disse o prefeito Zenildo Matos.
Turismo
Investimentos fortalecem turismo em Marcionílio Souza durante celebrações de aniversário da cidade
Inauguração de praça, requalificação de espaços históricos e sinalização turística impulsionam projeto de passeio ferroviário na Chapada Diamantina
As comemorações pela emancipação política de Marcionílio Souza e pela festa da padroeira Nossa Senhora Sant’Ana, realizadas no último fim de semana, foram marcadas por novos investimentos voltados ao fortalecimento do turismo no município da Chapada Diamantina. As ações incluíram a inauguração da Praça Deraldo Flores, novo espaço de convivência para moradores e visitantes, além da assinatura da ordem de serviço para as obras de requalificação da praça do distrito de Queimadinhas e da histórica Estação Ferroviária, um dos principais atrativos locais.
As iniciativas são desenvolvidas pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em parceria com a Prefeitura de Marcionílio Souza, e fazem parte da estratégia estadual de diversificação da oferta turística em diferentes regiões baianas.
As intervenções contribuirão para a estruturação do roteiro do passeio de trem entre a sede do município e o distrito de Queimadinhas, em um percurso de 25 quilômetros. A atividade integra o projeto Chapada nos Trilhos, que busca resgatar a antiga ferrovia da região por meio da utilização de locomotiva e vagões de passageiros, agregando um novo produto turístico ao destino.
Para melhorar a experiência dos visitantes e facilitar o deslocamento pelos atrativos locais, a Setur-BA também implantou um novo sistema de sinalização turística em Marcionílio Souza. Ao todo, foram instaladas 26 placas indicativas com informações e orientações sobre pontos de interesse do município.
Segundo o prefeito Corró Mercez, os investimentos reforçam o potencial turístico da cidade e contribuem para o desenvolvimento local.
“Marcionílio Souza tem avançado no turismo e oferece aos visitantes as belezas naturais do Rio Paraguaçu e do Monte Desafiador, além da história ligada à ferrovia, que irá ganhar novo impulso. Somam-se a isso as manifestações culturais e religiosas e outros atrativos que refletem no desenvolvimento socioeconômico do município”, destacou.
Com patrimônio histórico, paisagens naturais e tradições culturais preservadas, Marcionílio Souza aposta na valorização de seus atrativos para ampliar o fluxo de visitantes e consolidar sua presença no mapa turístico da Chapada Diamantina.
Turismo
Estrada do Chocolate é destaque em capacitação do trade turístico durante o Chocolat Bahia 2026
Ação da Setur-BA apresentou atrativos e potencial econômico do roteiro temático da Costa do Cacau a operadores, guias e empreendedores do setor
Com o objetivo de atualizar o trade turístico da Costa do Cacau sobre as potencialidades da Estrada do Chocolate, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) promoveu uma capacitação durante o Chocolat Bahia 2026, considerado o maior festival de cacau e derivados da América Latina. O evento foi encerrado no último domingo (26), após quatro dias de programação no Centro de Convenções de Ilhéus.
A atividade apresentou a infraestrutura e os atrativos da Estrada do Chocolate, localizada na rodovia BA-262 e consolidada como um dos principais equipamentos de turismo de experiência da região. Operadores e agentes de viagens, guias de turismo e empreendedores receberam informações detalhadas sobre o roteiro temático, que proporciona aos visitantes uma imersão na cultura cacaueira.
O percurso inclui visitas a fazendas centenárias, onde os turistas podem acompanhar todas as etapas da produção do cacau, desde o cultivo do fruto até a transformação das amêndoas em chocolates finos, além de conhecer aspectos históricos da atividade que marcou o desenvolvimento da região.
O circuito turístico, que liga os municípios de Ilhéus e Uruçuca, conta com sinalização específica para facilitar o deslocamento dos visitantes. Os passeios são realizados por empresas de receptivo credenciadas, garantindo mais segurança e qualidade na experiência.
“A capacitação fortalece o nosso olhar sobre a Estrada do Chocolate como um produto turístico estratégico para toda a região. O roteiro representa a nossa identidade, a força da cadeia do cacau e uma grande oportunidade de geração de emprego e renda”, afirmou a presidente do Conselho Municipal de Turismo de Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça.
Para a CEO da Modaka Cacau de Origem, Patrícia Viana, o festival é uma oportunidade de divulgar os atrativos da Costa do Cacau e valorizar a produção regional.
“Precisamos mostrar o que fazemos de melhor na Costa do Cacau, com muito amor e dedicação para os baianos e turistas. Temos muito orgulho de participar deste festival, que reúne atrações e conteúdos relevantes para o setor”, destacou.
Além da capacitação, a Setur-BA aproveitou a programação do Chocolat Bahia 2026 para divulgar as 13 zonas turísticas do estado. Segundo a organização, o festival recebeu cerca de 90 mil visitantes e movimentou R$ 25 milhões em negócios, contribuindo para o fortalecimento da economia regional e da cadeia produtiva do cacau.
Turismo
Estudantes franceses vivenciam tradição do acarajé em terreiro de candomblé de Salvador
Experiência promovida pela Setur-BA apresentou aspectos religiosos, históricos e culturais da culinária afro-baiana e fortaleceu o afroturismo
A tradição do acarajé nos rituais do candomblé e sua importância para a preservação da cultura afro-baiana foram vivenciadas por 22 estudantes franceses, no último domingo (26), durante visita ao terreiro Ilê Axé Omin Dá, no Nordeste de Amaralina, em Salvador. A iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) integra as ações do projeto Agô Bahia, voltado à valorização das religiões de matriz africana e ao fortalecimento do afroturismo.
Com idades entre 14 e 18 anos, os jovens, que participam de um intercâmbio cultural, conheceram o preparo do acarajé e de outros quitutes, além de aprender sobre o significado religioso e histórico da culinária de terreiro. A programação incluiu ainda uma roda de samba conduzida por filhos e filhas de santo.
“A Bahia é muito bonita. Gostei das praias, da arquitetura e dos monumentos. As pessoas são superacolhedoras, e a comida é excelente. Experimentei preparações com coco e tapioca e adorei o acarajé”, relatou o estudante Quentin Yao Amouzou, de 17 anos.
“Percebo aqui uma forte presença da cultura afro-brasileira e da história ligada aos povos escravizados. Além das praias, Salvador tem um patrimônio arquitetônico riquíssimo. A comida, as ruas e o modo de viver são diferentes de outras cidades do Brasil”, completou o colega Sair Misraoui, de 18 anos.
Segundo o coordenador do intercâmbio, o professor francês Abdelkrim Daoudi, “a proposta é proporcionar aos estudantes uma imersão na realidade brasileira, indo além dos tradicionais roteiros turísticos. Na Bahia, essa experiência tem sido um encantamento, com sua culinária, dança, língua e a forma como as pessoas vivem”.
-
Eleições 2026há 2 diasJailma Gama é anunciada como segunda suplente na chapa de Rui Costa ao Senado
-
Segurançahá 2 diasBahia adere ao Pacto Brasil Contra o Feminicídio e reforça ações de proteção às mulheres
-
Eleições 2026há 2 diasPerfis de Jerônimo, Wagner e Rui Costa sofrem ataque cibernético na madrugada do dia da convenção
-
Economiahá 2 diasDT-e passa a permitir comunicação contínua entre contribuintes e Sefaz-Ba
