Ícone do site Bahia Pra Você

Itaetê recebe agentes em famtour para promover novos roteiros na Chapada 

Às margens do Rio Paraguaçu, com cachoeiras e o famoso Poço Encantado, Itaetê recebeu, no último fim de semana, um grupo

Às margens do Rio Paraguaçu, com cachoeiras e o famoso Poço Encantado, Itaetê recebeu, no último fim de semana, um grupo de 22 operadores, agentes de viagens e guias de turismo. A viagem de familiarização (famtour), organizada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) em parceria com a prefeitura, apresentou atrativos e infraestrutura do destino, como parte do programa de interiorização de roteiros. 

O município é um dos sete que compõem o Circuito Diamantino de Santa Dulce dos Pobres, nova atração do turismo religioso na Chapada Diamantina. Após seis horas de viagem desde Salvador, os profissionais foram recepcionados com almoço típico e seguiram para passeio pela orla fluvial. A programação incluiu visita à Gruta da Lapa do Bode, ao Poço Encantado, à Barragem Bandeira de Melo, à Cachoeira do Bom Jardim e ao povoado Europa, além de passeio de barco pelo Rio Paraguaçu. 

Nos intervalos, o grupo conheceu a rede de hospedagem e restaurantes locais, com oito pousadas e opções gastronômicas regionais. “Itaetê oferece infraestrutura e a qualidade essencial que falta nas grandes cidades: conexão com a natureza. Há trilhas para quem busca aventura e banhos de rio para quem prefere relaxar”, destacou Anderson Gomes, da San José Tour. 

A agente Priscila Gomes, da Top Glamour Viagens, sugeriu novos nichos: “É possível criar um roteiro do ciclismo da fé pelo Caminho Diamantino e organizar passeios de balsa no Rio Paraguaçu”. 

O programa foi elogiado pelos participantes. “Jamais vi um governo proporcionar aos agentes de viagens essa oportunidade de conhecer o interior da Bahia. É uma experiência ímpar”, afirmou Plínio Mesquita, da TopTour Viagens. 

ANÚNCIO

Antes do famtour, a Setur-BA realizou cursos de capacitação e diagnóstico das potencialidades turísticas do município. “Itaetê tem belezas naturais incomparáveis e agora ganhou um roteiro religioso. Estamos investindo em projetos como a revitalização da orla do Rio Paraguaçu”, disse o prefeito Zenildo Matos. 

Sair da versão mobile