SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Meio Ambiente

INMET emite alerta de temporais na Bahia; Neoenergia Coelba reforça equipes e orienta população

Aviso prevê ventos de até 60 km/h, descargas elétricas e acumulados de chuva de até 50 mm por dia em municípios do litoral, Recôncavo e sul do estado

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de temporais para parte da Bahia, com previsão de ventos intensos
Foto- Tereza Torres

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de temporais para parte da Bahia, com previsão de ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h, descargas elétricas e chuvas de até 50 mm por dia. O aviso entrou em vigor nesta quarta-feira (15) e abrange principalmente a faixa litorânea e a região leste do estado. No extremo sul baiano, no entanto, temporais já vêm sendo registrados desde a noite de segunda-feira (13). 

Diante do cenário de instabilidade climática, a Neoenergia Coelba reforçou seu efetivo operacional e alerta a população para os riscos relacionados à rede elétrica durante as tempestades. 

Os ventos fortes podem provocar a queda de árvores de grande porte e o arremesso de objetos, causando danos à rede de distribuição de energia, incluindo fiações e equipamentos. Para garantir maior agilidade no atendimento de possíveis ocorrências, a distribuidora ampliou o número de eletricistas em campo. 

Engenheiros e técnicos que atuam no Centro de Operações Integradas (COI) seguem monitorando, em tempo real, os impactos das condições climáticas sobre o sistema elétrico. Por meio do COI, a Neoenergia Coelba pode realizar manobras automáticas e remotas para recompor o fornecimento de energia em diversos pontos da rede, reduzindo o tempo de restabelecimento do serviço. 

O plano operacional de contingência da companhia também prevê atenção especial à priorização do atendimento de serviços essenciais, como hospitais, unidades de saúde, escolas, órgãos de segurança pública e clientes cadastrados que dependem de equipamentos elétricos para a manutenção da vida. 

ANÚNCIO
Municípios sob alerta 

O aviso tem foco em municípios da Região Metropolitana de Salvador e do Recôncavo Baiano, incluindo: 

  • Salvador 
  • Lauro de Freitas 
  • Camaçari 
  • Simões Filho 
  • Candeias 
  • Itaparica 
  • Vera Cruz 
  • Santo Amaro 
  • Cachoeira 
  • Maragogipe 

Também estão sob atenção cidades do Litoral Sul e Baixo Sul, como: 

  • Ilhéus 
  • Itabuna 
  • Valença 
  • Cairu 
  • Camamu 
  • Itacaré 
  • Porto Seguro 
  • Teixeira de Freitas 
  • Prado 
  • Caravelas 
  • Eunápolis 
Orientações de segurança 

Os cuidados com a eletricidade são fundamentais para evitar acidentes durante temporais. A Neoenergia Coelba reforça as seguintes recomendações: 

Em caso de queda de cabos elétricos, não toque nem se aproxime. Afaste outras pessoas do local e acione a Neoenergia Coelba pelo telefone 116. 

Se a fiação cair sobre um veículo, permaneça dentro do carro e impeça a aproximação de terceiros. Acione a Neoenergia Coelba (116) e o Corpo de Bombeiros (193). 

Procure abrigo seguro durante tempestades com raios, mantendo distância de janelas, portas e estruturas metálicas. 

Não realize reparos nem suba em telhados durante a chuva, incluindo a instalação ou manutenção de antenas. 

ANÚNCIO

Em caso de alagamento em residências, comércios ou indústrias, desligue o disjuntor geral e retire os aparelhos elétricos das tomadas. 

Meio Ambiente

Zoo Bahia registra mais de 11 mil participações em ações de educação ambiental 

Projetos desenvolvidos pelo Parque Zoobotânico da Bahia promoveram visitas guiadas, exposições e atividades inclusivas para aproximar o público da fauna e estimular a conservação da biodiversidade

Publicado

em

conservação da natureza é uma das propostas do trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Parque Zoobotânico da Bahia (Zoo Bahia).
Fotos: Ascom Inema

Transformar o interesse pelos animais em conhecimento sobre a conservação da natureza é uma das propostas do trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Parque Zoobotânico da Bahia (Zoo Bahia). Entre janeiro e setembro de 2026, as atividades realizadas em seis projetos do setor registraram 11.762 participações, por meio de visitas guiadas, exposições educativas e ações voltadas a diferentes públicos. 

As iniciativas buscam aproximar os visitantes da fauna e estimular reflexões sobre a importância da preservação da biodiversidade e dos ecossistemas. 

Entre as ações desenvolvidas pelo Parque, o projeto Zoo Educar registrou 6.213 participações no período, com atividades voltadas principalmente para estudantes das redes pública e privada de ensino. A iniciativa também contempla o Zoo Vai à Escola, que leva ações educativas às unidades escolares utilizando materiais como animais taxidermizados para despertar o interesse dos alunos pela fauna e pelos ambientes naturais. Essa modalidade contabilizou 2.267 participações. 

As visitas guiadas também se destacam como uma oportunidade para que os visitantes conheçam melhor os animais e compreendam as funções desempenhadas pelo zoológico. No projeto Zoo Guia, foram registradas 582 participações nos nove primeiros meses de 2026. As visitas diurnas atendem grupos de até 50 pessoas por vez e são destinadas a participantes com idade a partir de cinco anos. 

Já o Zoo Noturno, uma das atividades mais procuradas pelo público, oferece uma experiência diferenciada ao apresentar a rotina dos animais em período noturno. Até setembro, o projeto recebeu 243 participantes. Durante o percurso, grupos de até 25 visitantes conhecem espécies de hábitos noturnos e crepusculares, além de informações sobre comportamento, alimentação e características que nem sempre podem ser observadas durante o dia. 

ANÚNCIO

Outra iniciativa é o Zoo Inclusão, que registrou 614 participações no período. O projeto promove experiências educativas acessíveis por meio de abordagens sensoriais, culturais e lúdicas, estimulando a participação e a interação de diferentes públicos com o ambiente. 

O Zoo Galeria, realizado no Galpão Ambiental, somou 4.063 participações. A atividade apresenta exposições educativas relacionadas à biodiversidade e a temas ambientais, especialmente em datas comemorativas. 

Educação ambiental aproxima público da fauna 

As ações também promovem discussões sobre temas que impactam diretamente a fauna, como o tráfico de animais silvestres, a perda de habitats naturais e os efeitos das atividades humanas sobre os ecossistemas. 

Nesse contexto, o Zoo Bahia desempenha papel importante na conscientização sobre a realidade de animais que, por condições físicas ou comportamentais, não podem retornar à natureza e dependem de cuidados permanentes sob responsabilidade humana. 

Além de acolher esses animais, o Parque oferece ao público a oportunidade de conhecer suas histórias e compreender os desafios relacionados à conservação da fauna. Para a bióloga e educadora ambiental Samantha Grimaldi, essa atuação reflete a transformação do papel dos zoológicos ao longo do tempo. 

ANÚNCIO

“Há muitos anos, zoológico era um centro de exposição e entretenimento. Compravam-se animais para exibição, que eram mantidos em espaços limitados. Com o passar dos anos, houve uma mudança na forma de cuidar dos animais. Atualmente, os zoológicos no Brasil e no mundo estão conectados em prol da conservação da fauna”, afirma. 

Segundo a educadora, essa mudança também influencia a forma como os visitantes compreendem o trabalho realizado nas instituições. Ao conhecer os bastidores dos cuidados com os animais e entender por que alguns deles não podem retornar ao ambiente natural, o público amplia sua percepção sobre a importância dos zoológicos na pesquisa, conservação e educação ambiental. 

“Esse trabalho ajuda a desconstruir a ideia de que os animais estão no Parque apenas para serem observados e reforça a importância de reconhecer o zoológico como um espaço de educação ambiental, conservação, bem-estar animal e pesquisa. Afinal, conhecer é também uma forma de compreender e reconhecer a responsabilidade coletiva na conservação da biodiversidade”, destaca Samantha. 

Continue Lendo

Meio Ambiente

Inema alerta para chuva forte e rajadas de vento em regiões da Bahia no fim de semana

Previsão indica mudança no tempo a partir de domingo (25), com risco de temporais no Oeste, Sudoeste e litoral sul do estado

Publicado

em

(Inema), por meio da Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais (Cocep), áreas do litoral devem registrar chuvas fracas
Foto: Matheus Lemos/Ascom Sema

O fim de semana será marcado por variações nas condições meteorológicas em diferentes regiões da Bahia. De acordo com a previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais (Cocep), áreas do litoral devem registrar chuvas fracas e isoladas no sábado (24). Já no domingo (25), há previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento em municípios do Oeste, Sudoeste e litoral sul baiano.

Para o sábado (24), a tendência é de chuvas fracas em trechos do litoral e em áreas do centro-sul baiano, onde podem ocorrer volumes um pouco maiores. Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo seguem com possibilidade de precipitações isoladas. Enquanto isso, o interior permanece sob influência do calor intenso, especialmente nas regiões Oeste e Norte.

O domingo (25) exige atenção redobrada. A previsão aponta risco de pancadas de chuva moderadas a fortes, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento em áreas do Oeste, Sudoeste e litoral sul. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo, são esperados ventos entre 40 km/h e 50 km/h.

Apesar da possibilidade de chuva em algumas regiões, a umidade relativa do ar deve permanecer baixa em pontos do interior, com índices entre 21% e 30%, cenário que mantém preocupação com a saúde da população e com o risco de incêndios florestais.

Queimadas seguem em nível de alerta

O índice de queimadas permanece elevado em boa parte do estado. A condição de emergência é observada principalmente no Oeste, no Vale do São Francisco e em outras áreas do interior. Já regiões do centro-sul e parte da faixa litorânea permanecem em estado de alerta.

ANÚNCIO
Tendência para segunda-feira

Na segunda-feira (26), a previsão indica pancadas de chuva em áreas do Oeste, Centro-Oeste, Chapada Diamantina e centro-sul da Bahia. Em Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo, há possibilidade de chuvas fracas e isoladas.

As temperaturas seguem elevadas no interior, com máximas entre 30°C e 36°C e mínimas variando de 18°C a 24°C.

Extremo Sul registra maiores volumes de chuva

O monitoramento realizado pelo Inema apontou os maiores acumulados de chuva no Extremo Sul baiano entre as 9h de quinta-feira (22) e as 9h desta sexta-feira (23).

Os principais registros foram:

  • Prado: 45 mm;
  • Alcobaça: 39 mm;
  • Teixeira de Freitas: 23,8 mm;
  • Mucuri: 21,2 mm.
  • Nos demais pontos monitorados, os volumes ficaram abaixo de 18,2 milímetros.

A população pode acompanhar atualizações meteorológicas e a previsão do tempo por meio do portal oficial do Inema.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Meio Ambiente

Ronda Verde intensifica fiscalização de áreas atingidas por incêndios na Chapada Diamantina

Ação coordenada pelo Inema, no âmbito do Programa Bahia Sem Fogo, reúne instituições estaduais e federais para identificar causas, apurar responsabilidades e avaliar danos ambientais provocados por incêndios florestais na Bahia

Publicado

em

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) iniciou, na quinta-feira (15), as atividades de campo da operação Ronda Verde
Foto: Divulgação

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) iniciou, na quinta-feira (15), as atividades de campo da operação Ronda Verde na Chapada Diamantina. A iniciativa integra as ações do Programa Bahia Sem Fogo e tem como objetivo vistoriar áreas de vegetação nativa atingidas por incêndios florestais, identificar a origem das ocorrências e avaliar possíveis danos ambientais. 

Antes do início das vistorias, representantes dos órgãos envolvidos participaram, na quarta-feira (14), de uma reunião de planejamento para definir as áreas prioritárias a serem inspecionadas nos próximos dias. 

A operação reúne equipes do Inema, por meio da sede e da Unidade Regional (UR) de Seabra, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Prevfogo. 

As primeiras inspeções ocorreram na quinta-feira (15), com a participação de técnicos da Unidade Regional de Seabra e da Coordenação de Análise Remota e Fiscalização (Coarf), além de representantes do Corpo de Bombeiros, do DPT e do ICMBio. Uma das áreas vistoriadas foi atingida por um incêndio que alcançou parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina e da Área de Proteção Ambiental (APA) Marimbus-Iraquara, unidade de conservação estadual. 

De acordo com o diretor de Fiscalização do Inema, Miguel Calmon, a atuação integrada dos órgãos amplia a capacidade de investigação das ocorrências e fortalece a apuração de responsabilidades. 

ANÚNCIO

“A participação dos órgãos de fiscalização, dos peritos do DPT e do Corpo de Bombeiros é fundamental para identificar a origem dos incêndios e seus responsáveis, avaliando também os danos causados ao meio ambiente. Com essas informações, podemos avançar na apuração de eventuais responsabilidades e na adoção das medidas administrativas previstas na legislação ambiental”, destacou. 

Também presente nas atividades iniciais da operação, a coordenadora da Unidade Regional da Chapada Diamantina, Simone Sodré, ressaltou a importância da atuação conjunta das instituições envolvidas. Segundo ela, o apoio pericial do Corpo de Bombeiros e do DPT representa um avanço para as ações de fiscalização desenvolvidas pela Ronda Verde. 

“O trabalho permitirá aprofundar a investigação das ocorrências e a identificação de possíveis responsáveis pelos incêndios, em uma região que registra anualmente casos de vegetação atingida pelo fogo”, afirmou. 

O planejamento da operação prevê a realização de novas vistorias nos próximos dias, com possibilidade de ajustes nas localidades inicialmente definidas, conforme as condições encontradas pelas equipes em campo. O trabalho conta com o suporte de peritos do DPT e do Corpo de Bombeiros, responsáveis por auxiliar na análise técnica das áreas afetadas. 

A Ronda Verde integra as ações permanentes de fiscalização desenvolvidas pelo Inema no âmbito do Programa Bahia Sem Fogo, com foco na prevenção, no monitoramento e na responsabilização por infrações ambientais relacionadas aos incêndios florestais.  

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas