Meio Ambiente
Inema avança na conservação da flora baiana com programa de monitoramento
Órgão estadual inicia tratativas para implantar metodologia nacional e reforça ações do PAN Hileia Baiana na Mata Atlântica
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) está fortalecendo sua atuação na proteção da biodiversidade ao iniciar as tratativas para implantação do Programa de Monitoramento da Flora na Bahia, por meio da Coordenação de Gestão da Biodiversidade (CGBIO). A iniciativa segue metodologias do Programa Monitora, coordenado pelo ICMBio em parceria com o IBGE.
O monitoramento será realizado em campo com a metodologia Cruz de Malta, reconhecida nacionalmente e aplicada no Componente Flora – Alvo Florestal do Programa Monitora. Essa ferramenta permite acompanhar a vegetação nativa ao longo do tempo, reunindo dados sobre estrutura das florestas, regeneração, espécies indicadoras e impactos ambientais — informações essenciais para decisões sobre conservação e manejo.
As ações se somam ao trabalho do Inema no sul da Bahia com o Plano de Ação Nacional para a Conservação de Árvores Ameaçadas de Extinção do Sul da Bahia (PAN Hileia Baiana), vigente até 2028. O plano abrange 36 municípios da Mata Atlântica e acompanha 218 espécies arbóreas ameaçadas, além de outras 216 beneficiadas indiretamente.
Um exemplo dos resultados foi a descoberta da bromélia Wittmackia aurantiolilacina, registrada no Parque Nacional do Alto Cariri por pesquisadores do CNCFlora/Jardim Botânico do Rio de Janeiro, durante expedição vinculada ao PAN.
Segundo Mara Angélica dos Santos, coordenadora da CGBIO, a experiência do PAN e a implantação do monitoramento abrem caminho para novos avanços: “Em breve, o Inema pretende aplicar a metodologia nos parques estaduais do sul da Bahia, ampliando o conhecimento sobre a biodiversidade e fortalecendo estratégias de conservação”.
Com ações baseadas em ciência e integração institucional, o Inema reafirma seu compromisso com a proteção da Mata Atlântica e a construção de políticas ambientais eficazes e transparentes.
Meio Ambiente
Calor intenso marca virada do ano na Bahia
Previsão indica temperaturas acima de 35°C no interior e pancadas isoladas de chuva no Oeste e Vale do São Francisco
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais (COCEP), divulgou nesta terça-feira (30) a previsão do tempo para a virada do ano e os primeiros dias de 2026 na Bahia. O destaque é o calor intenso em todas as regiões, com pouca variação térmica e chuvas mais frequentes no Oeste e no Vale do São Francisco.
Quarta-feira (31) – Véspera de Ano-Novo:
- Calor intenso em todo o estado, favorecendo celebrações ao ar livre.
- Pancadas isoladas no Oeste, Vale do São Francisco e trechos do Litoral, sem impacto significativo nas máximas.
Quinta-feira (1º) – Ano-Novo:
- Interior segue com temperaturas elevadas e tempo instável no Oeste e Vale do São Francisco.
- Nas demais regiões, sol predominante.
Sexta-feira (2):
- Chuvas se espalham pelo Centro-Oeste, mas calor continua forte, com máximas acima de 34°C.
- Faixa Leste mantém sol e chuvas fracas.
Resumo das temperaturas:
- Interior: acima de 35°C, chegando a 38°C-39°C no Oeste e Vale do São Francisco.
- Salvador: entre 25°C e 33°C.
- Sul e Extremo Sul: 32°C a 34°C.
- Regiões serranas: 29°C a 32°C.
Meio Ambiente
Natal e fim de semana terão sol e calor na Bahia, aponta Inema
Previsão indica tempo firme em todo o estado, com chuvas rápidas e isoladas apenas em pontos do Litoral e Extremo Oeste
De acordo com a Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais (Cocep) do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Natal e o fim de semana devem ser marcados por predomínio de sol, tempo firme e calor em grande parte da Bahia, com possibilidade de chuvas rápidas e isoladas apenas em áreas específicas do estado.
Na quarta-feira (24), a previsão aponta sol e tempo seco em todo o estado. Ao longo do Litoral, não se descarta a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas, principalmente nas primeiras horas da manhã, mas logo o sol volta a predominar. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo Baiano, o tempo segue ensolarado. Nas demais regiões, o cenário é de tempo firme, com calor predominando.
No Natal, celebrado na quinta-feira (25), o tempo permanece semelhante. O sol predomina e as condições seguem secas em todo o estado. No Litoral, há possibilidade de chuvas rápidas e pontuais nas primeiras horas da manhã, sem impacto ao longo do dia. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo Baiano, o tempo continua com predomínio de sol. Nas demais áreas, o tempo segue estável, com temperaturas elevadas.
Na sexta-feira (26), o sol continua predominando e o tempo seco segue em todo o estado. No Litoral, ainda existe a possibilidade de chuvas rápidas e isoladas no início da manhã. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo Baiano, o tempo permanece favorável ao predomínio de sol. No interior, o cenário é de estabilidade atmosférica, com calor e tempo firme.
O fim de semana também será marcado por tempo estável. No sábado (27), o céu permanece predominantemente ensolarado e o tempo seco predomina em todo o estado. No Litoral, pode ocorrer chuva passageira e localizada nas primeiras horas da manhã. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo Baiano, o sol segue predominando, assim como nas demais regiões, onde o calor continua.
No domingo (28), a previsão indica sol e tempo seco na maior parte da Bahia. No entanto, no Extremo Oeste, há possibilidade de pancadas de chuva isoladas em pontos específicos da região. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo Baiano, o tempo segue com predomínio de sol. Nas demais áreas do estado, o cenário continua de tempo estável e calor.
Na segunda-feira (29), a previsão indica predomínio de sol e tempo seco em todo o estado. No Extremo Oeste, existe a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva isoladas em áreas pontuais da região. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo Baiano, as condições atmosféricas seguem favoráveis. Nas demais regiões do estado, o tempo permanece estável, com calor e tempo firme.
Meio Ambiente
Bahia lança projeto para arborizar cidades com espécies nativas e frutíferas
Parceria entre Seagri e ABAF prevê início em 2026, com Barreiras recebendo mil mudas da Caatinga e do Cerrado
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) e a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) firmaram, nesta sexta-feira (6), uma parceria para arborizar 10 cidades baianas com espécies nativas e frutíferas. O projeto começa em 2026 pelo município de Barreiras, no oeste do estado, que receberá mil mudas da Caatinga e do Cerrado, além de árvores frutíferas e madeireiras.
Para celebrar o acordo, seis mudas foram plantadas simbolicamente no Parque de Exposições de Salvador durante a Fenagro, logo após a assinatura do termo de cooperação. As mudas representam as 200 doadas pela ABAF para a arborização do parque.
Segundo o secretário Pablo Barrozo, a parceria reforça o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento responsável. “Esse crescimento permite que avancemos enquanto sociedade, mas principalmente como seres humanos que cuidam do meio ambiente”, afirmou. A Seagri orientará as prefeituras sobre espécies e manejo das mudas, além de capacitar equipes municipais. A ABAF fornecerá as mudas e apoiará a mobilização comunitária. Um comitê acompanhará os avanços com relatórios periódicos.
O diretor-executivo da ABAF, Wilson Galvão Andrade, destacou que a iniciativa demonstra o compromisso ambiental do setor florestal. “São plantadas 286 mil árvores por dia no Brasil, seguindo uma meta de preservação equilibrada. Para cada hectare de eucalipto ou pinus plantado, mantemos um hectare de área preservada”, afirmou. A prática cria corredores ecológicos e resulta em um estoque de 4,9 bilhões de toneladas de carbono no país.
Arborização funcional
O projeto vai além do paisagismo convencional ao unir critérios técnicos e benefícios ambientais. “Não se trata apenas de plantar árvores, mas de planejar o uso das espécies certas, nos locais adequados, para garantir sombra, conforto térmico, controle de enchentes, abrigo para a fauna e até estímulo à saúde mental da população”, explicou Paulo Sérgio Ramos, engenheiro-agrônomo da Seagri.
As espécies nativas do Cerrado e da Caatinga foram escolhidas por sua adaptação ao clima e ao solo da região, oferecendo maior resistência a pragas, doenças e eventos climáticos extremos. Essas árvores reduzem o calor nas ruas, aumentam a umidade do ar, oferecem sombra e filtram poluentes. Além disso, atraem pássaros e outros animais, criando corredores verdes que conectam áreas urbanas à natureza.
-
Educaçãohá 3 diasPMBA abre inscrições para Colégios da Polícia Militar e Creche em 2026
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (6)
-
Cidadehá 3 diasFesta de Reis altera trânsito na Lapinha e Liberdade a partir desta segunda (5)
-
Segurançahá 3 diasOperação da PM apreende 900 munições e drogas em Vera Cruz
