Ícone do site Bahia Pra Você

Inema avança na conservação da flora baiana com programa de monitoramento

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) está fortalecendo sua atuação na proteção da biodiversidade ao iniciar

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) está fortalecendo sua atuação na proteção da biodiversidade ao iniciar as tratativas para implantação do Programa de Monitoramento da Flora na Bahia, por meio da Coordenação de Gestão da Biodiversidade (CGBIO). A iniciativa segue metodologias do Programa Monitora, coordenado pelo ICMBio em parceria com o IBGE. 

O monitoramento será realizado em campo com a metodologia Cruz de Malta, reconhecida nacionalmente e aplicada no Componente Flora – Alvo Florestal do Programa Monitora. Essa ferramenta permite acompanhar a vegetação nativa ao longo do tempo, reunindo dados sobre estrutura das florestas, regeneração, espécies indicadoras e impactos ambientais — informações essenciais para decisões sobre conservação e manejo. 

As ações se somam ao trabalho do Inema no sul da Bahia com o Plano de Ação Nacional para a Conservação de Árvores Ameaçadas de Extinção do Sul da Bahia (PAN Hileia Baiana), vigente até 2028. O plano abrange 36 municípios da Mata Atlântica e acompanha 218 espécies arbóreas ameaçadas, além de outras 216 beneficiadas indiretamente. 

Um exemplo dos resultados foi a descoberta da bromélia Wittmackia aurantiolilacina, registrada no Parque Nacional do Alto Cariri por pesquisadores do CNCFlora/Jardim Botânico do Rio de Janeiro, durante expedição vinculada ao PAN. 

Segundo Mara Angélica dos Santos, coordenadora da CGBIO, a experiência do PAN e a implantação do monitoramento abrem caminho para novos avanços: “Em breve, o Inema pretende aplicar a metodologia nos parques estaduais do sul da Bahia, ampliando o conhecimento sobre a biodiversidade e fortalecendo estratégias de conservação”. 

ANÚNCIO

Com ações baseadas em ciência e integração institucional, o Inema reafirma seu compromisso com a proteção da Mata Atlântica e a construção de políticas ambientais eficazes e transparentes. 

Sair da versão mobile