SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Segurança

Graer atua no salvamento de passageiros de acidente náutico na Baía de Todos os Santos

Aeronave Guardião 01 foi a primeira a chegar no local e apoiou às ações de resgate

Publicado

em

No início da tarde desta terça-feira (22), policiais militares do Grupamento Aéreo (Graer) atuaram no salvamento de pessoas
Fotos: GRAER

No início da tarde desta terça-feira (22), policiais militares do Grupamento Aéreo (Graer) atuaram no salvamento de pessoas que ficarem à deriva após um acidente náutico envolvendo duas embarcações entre Salvador e Morro de São Paulo, na Baía de Todos os Santos.

Ao chegar no local, a equipe confirmou a colisão e isolou o entorno da embarcação avariada. Todos os ocupantes que se lançaram ao mar foram assistidos por botes salva-vidas.

A guarnição do Graer acionou a Capitania dos Portos e solicitou o apoio de outras embarcações que estavam nas  proximidades para auxiliarem nas ações de resgate e transporte dos envolvidos, que foram resgatados do mar e estão sendo transportados pelas equipes ao Porto de Salvador, onde serão acolhidos e receberão atendimento médico.

Segurança

Bombeiros fortalecem atuação no manejo da fauna afetada por incêndios

A capacitação promoveu uma troca de conhecimentos entre especialistas do Inema e a corporação

Publicado

em

fogo exige mais que coragem: demanda preparo técnico especializado. Com esse objetivo, 40 bombeiros militares da Bahia
Foto: Ascom/Inema

Resgatar um animal silvestre em meio ao fogo exige mais que coragem: demanda preparo técnico especializado. Com esse objetivo, 40 bombeiros militares da Bahia que atuam no programa Bahia Sem Fogo concluíram, nesta quinta-feira (24), um curso intensivo de manejo de fauna realizado no Parque Zoobotânico, em Salvador. A capacitação promoveu uma troca de conhecimentos entre especialistas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a corporação que atua diretamente no manejo da fauna afetada por incêndios. 

Durante a formação, os bombeiros receberam orientações sobre o resgate de animais silvestres em cenários críticos, aprofundando os conhecimentos já consolidados. Aprenderam a identificar sinais de estresse em aves, répteis e mamíferos, além de técnicas de contenção e primeiros socorros. A atividade combinou teoria e prática, com simulações de resgate, transporte e cuidados, reforçando protocolos seguros para a proteção dos animais e dos próprios profissionais. 

Coordenadora estadual do Bahia Sem Fogo, Daniela Fernandes explicou que a capacitação surgiu de uma demanda do comitê gestor do programa e deve ser levada a outras regiões. Segundo ela, o manejo da fauna exige preparo técnico não apenas durante incêndios, mas em diversas situações. “A Sema reconhece e apoia o trabalho do Corpo de Bombeiros na proteção da fauna. Os resultados são fruto da integração entre prevenção e resposta rápida”, afirmou. 

Desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Bahia Sem Fogo é uma iniciativa permanente do Governo do Estado voltada à prevenção e ao combate aos incêndios florestais. O programa conta com a participação de diversos órgãos públicos, tendo o Corpo de Bombeiros como um de seus principais executores. 

Integração e multiplicação de saberes 

Representantes do Corpo de Bombeiros que acompanharam a capacitação destacaram que, cada vez mais, as ocorrências de incêndio envolvem animais feridos ou desorientados. A formação, portanto, amplia a capacidade de resposta da corporação e fortalece a atuação conjunta entre as instituições envolvidas no programa. 

ANÚNCIO
Anúncios

O Capitão Serrão ressaltou o caráter estratégico da atividade, que reuniu bombeiros da capital e do interior. “A maioria dos participantes atua diretamente na linha de frente contra os incêndios florestais. O conhecimento adquirido será colocado em prática e também replicado em futuras formações, para formar multiplicadores de boas práticas em todo o estado”, destacou. 

Para a médica veterinária Marta Calazans, do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) Salvador, responsável pelo último dia da capacitação, encerrar o curso ao lado do Corpo de Bombeiros foi uma oportunidade valiosa de integrar saberes e fortalecer a proteção da fauna silvestre. 

“Cada profissional aqui trouxe sua especialidade, e o nosso papel no CETAS é apoiar com máxima dedicação quem está na linha de frente. O envolvimento dos bombeiros nas perguntas, nas trocas e na atenção aos detalhes mostra o quanto essa parceria é essencial para fortalecer a proteção da fauna em situações de incêndio florestal”, afirmou. 

Continue Lendo

Segurança

Juazeiro recebe nova sede do CPR-Norte e viaturas

Durante visita do governador ao município, foi lançada ainda operação de combate a incêndios florestais, com atuação dos Bombeiros

Publicado

em

Um dos principais polos do Norte baiano, Juazeiro foi palco, nesta quarta-feira (16), de ações estratégicas para a segurança pública,
Foto: Thuane Maria/GOVBA

Um dos principais polos do Norte baiano, Juazeiro foi palco, nesta quarta-feira (16), de ações estratégicas para a segurança pública, promovidas pelo Governo do Estado. Na cidade, o governador Jerônimo Rodrigues acompanhado do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Aloísio Mascarenhas, inaugurou a nova sede do Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N).

A nova estrutura recebeu um investimento de R$ 2,07 milhões e integra as ações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Polícia Militar da Bahia (PMBA). A sede vai abrigar unidades administrativas e operacionais responsáveis por coordenar o policiamento em dezenas de municípios da região norte.

Celebrando a alegria de estar no município durante as comemorações pelos 147 de Juazeiro, com uma agenda de entregas, Jerônimo destacou novas ações para a segurança pública na cidade. “Dei ordem de serviço aqui para começar na segunda-feira [21] a obra da construção de uma nova sede para a [Cipe] Caatinga. E ainda lançamos o decreto, que será publicado no Diário Oficial de amanhã, para o Bahia Sem Fogo”, declarou o governador.

Durante o evento, Jerônimo Rodrigues também lançou a 5ª edição da Operação Florestal Bahia 2025/2026, promovida em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Cidades das regiões Norte, Oeste, da Chapada Diamantina e do Sudoeste que sofrem com as queimadas – típicas de épocas do ano onde há a presença da baixa umidade e dos longos períodos de estiagem – receberão apoio de efetivo do CBMBA. O grupo atuará por tempo indeterminado, a depender da demanda, em seis Bases Florestais, unidades que realizam análises de risco das regiões e localidades com maiores incidências de sinistro.

De acordo com o comandante-geral do CBMBA, Aloísio Mascarenhas, “esse ano nós escolhemos o município de Juazeiro para fazer o lançamento, em razão da sua relevância estratégica, quando se trata de incêndios florestais. No ano passado, no sentido inverso, a curva que aconteceu no país de um aumento de 50% nos focos de calor, aqui na Bahia, em razão da nossa operação, nós tivemos uma redução de 33% o que é muito significativo e nos honra muito, nos dá muita alegria em perceber a resposta do nosso trabalho”.

ANÚNCIO
Anúncios

A iniciativa tem como foco o combate a incêndios florestais, especialmente no período de estiagem, e foi acompanhada da assinatura do decreto que institui o Programa Bahia Sem Fogo, voltado à prevenção e combate aos incêndios em áreas de vegetação, que será publicado nesta quinta-feira (17).

Operação Florestal 2025/2026

A Operação Florestal tem como objetivo intensificar as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o estado durante o período de estiagem. A operação marca o início de uma mobilização estratégica que envolve reforço de efetivo, capacitação técnica, uso de aeronaves, viaturas especiais e equipamentos de proteção individual e coletivo, como mochilas costais, pás e foices. Com isso, a instituição pretende reduzir os impactos ambientais, preservando vidas e minimizando prejuízos à fauna, à flora e às comunidades vulneráveis.

Como parte da Operação Florestal, também são realizadas ações educativas com a comunidade, incluindo palestras em áreas rurais e orientações sobre práticas seguras no manejo do fogo, especialmente voltadas para agricultores e moradores de zonas de risco. Nesse período, a atuação do CBMBA é intensificada em regiões como a Chapada Diamantina, Oeste, Sul e Norte baiano, onde os focos de incêndio costumam ser mais frequentes historicamente. Bases avançadas regionalizadas também vão ser instaladas estrategicamente.

Certificação

Ainda durante a agenda, o governador participou da cerimônia realizada pelo Corpo de Bombeiros, realizada no Centro de Cultura João Gilberto. Na ocasião, Jerônimo conheceu os equipamentos utilizados pela corporação e os que também serão utilizados na Operação Florestal e entregou certificados a Bombeiros que participaram do curso de instrução. O primeiro curso de instrução de nivelamento em Juazeiro contou com a participação de 56 agentes, que irão reforçar o trabalho de atuação da operação, que ocorrerá até fevereiro de 2026.

Jerônimo também entregou 16 novas viaturas para reforçar o policiamento especializado em 13 municípios: Jaguarari, Sento Sé, Caldeirão Grande, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Curaçá, Juazeiro, Pindobaçu, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Andorinha, Ponto Novo e Casa Nova. Os veículos modelo pick-up serão destinados ao 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Senhor do Bonfim) e para as 25ª, 45ª, 54ª, 74ª e 96ª Companhias Independentes da PM (CIPMs). O investimento foi de aproximadamente R$ 162 mil.

ANÚNCIO
Anúncios

Para a juazeirense, Maria do Socorro, de 52 anos, que acompanhou a cerimônia de entrega da sede e das viaturas, o reforço chega em uma boa hora na cidade que completou 147 anos de emancipação política, nesta terça-feira (15). “A gente se sente mais seguro sabendo que tem mais estrutura e policiamento aqui na cidade. É uma esperança de dias melhores para quem vive aqui”, comentou.

Policiamento Especializado

A cerimônia também marcou a assinatura da ordem de serviço para a construção da sede da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Caatinga), unidade operacional de elite da PM que atua no semiárido baiano. O novo espaço contará com investimento superior a R$ 3,2 milhões e vai oferecer melhores condições para a atuação dos policiais em operações de combate ao crime organizado em áreas de difícil acesso. As obras para a construção da unidade que ficará localizada na Avenida Rodovia Lomanto Júnior, no bairro Castelo Branco, têm previsão de 14 meses de duração e será fiscalizada pela Coordenação Executiva de Infraestrutura da Rede Física (Ceirf) da SSP.

“Fizemos semana passada uma entrega grande de viaturas, 72 viaturas para as companhias especializadas, 8 dessas vieram para a região Norte. Hoje a gente retorna aqui para fazer entrega dessas viaturas, que se somam a mais 24 que tinham chegado aqui há cerca de um mês. Um reforço no policiamento preventivo e repressivo de toda a região Norte”, acrescentou o secretário Werner, que celebrou também a redução de 12% no primeiro semestre de 2025 das mortes violentas, se comparado ao mesmo período de 2024. Na ocasião ele ainda destacou que “já são 57 novas unidades entregues em todo o estado da Bahia, somente em 2025. Quase 200 novas unidades entregues ao longo desses dois anos e meio de gestão do governador Jerônimo. Destacar também que essa unidade hoje, em especial, é um comando regional, que coordena todo o trabalho nessa região”.

Continue Lendo

Segurança

Carro com restrição de furto/roubo é recuperado pela PM em Lauro de Freitas 

Os militares foram acionados pelo Cicom para apurar a informação de que um automóvel estaria aparentemente abandonado na Avenida Francisco das Mercês

Publicado

em

Policiais militares da 52ª CIPM recuperaram um carro com restrição, no final da manhã de segunda-feira (14), em Buraquinho,
Foto: 52a CIPM

Policiais militares da 52ª CIPM recuperaram um carro com restrição, no final da manhã de segunda-feira (14), em Buraquinho, no município de Lauro de Freitas. 

Os militares foram acionados pelo Cicom para apurar a informação de que um automóvel estaria aparentemente abandonado na Avenida Francisco das Mercês. Ao chegarem, os agentes constataram o fato, verificando se tratar de um veículo clonado, registrado em nome de uma pessoa residente no estado de Pernambuco. 

Ao verificar o chassi do motor e os números gravados nos vidros, foi constatado que o veículo original se tratava de um Fiat Argo, licenciado em Belo Horizonte/MG, com restrição por furto/roubo. 

O veículo foi encaminhado para o registro da ocorrência na DRFRV. 

Continue Lendo

Mais Lidas