SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Política

Governo do Estado e setor produtivo de Juazeiro dialogam sobre futuro do município

O evento marca mais uma etapa importante para o desenvolvimento econômico e social do município

Publicado

em

Cerca de 200 representantes do setor produtivo de Juazeiro, no Território Sertão do São Francisco — entre agricultores, empresários
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Cerca de 200 representantes do setor produtivo de Juazeiro, no Território Sertão do São Francisco — entre agricultores, empresários da construção civil, do turismo, comerciários, industriais e investidores — participaram do encontro promovido pelo Governo do Estado, na noite desta sexta-feira (18), na Chácara Bougainville. O evento, intermediado pelo governador Jerônimo Rodrigues, marca mais uma etapa importante para o desenvolvimento econômico e social do município, com a escuta ativa dos envolvidos e criação de um grupo de trabalho.

“Nesta semana, estivemos em Juazeiro, realizando uma série de entregas e investimentos. Essa agenda da noite, reforça o nosso compromisso com a ampliação da base produtiva local e o fortalecimento do ambiente de negócios, contribuindo para a geração de emprego e renda local. A região tem muito potencial para crescer ainda mais e esse é o momento de articular ações que reflitam no futuro”, afirmou o gestor estadual.

Apenas em Juazeiro, já foram investidos quase R$ 340 milhões pelo Governo do Estado, entre 2023 e 2025, com impactos significativos na educação, saúde e infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população. Destaque para a construção de escolas de tempo integral, nova maternidade e ampliação do Hospital Regional de Juazeiro, além da pavimentação de rodovias. Em todo o Sertão do São Francisco, o montante já chegou a R$ 900,2 milhões, no mesmo período.

“Hoje, vemos em Juazeiro um ambiente completamente transformado e em pleno desenvolvimento. Como representante dos lojistas, acredito que é fundamental que os juazeirenses valorizem ainda mais o comércio local. Para isso, é preciso investir em ações estratégicas nas áreas de infraestrutura, lazer e segurança, o que contribui diretamente para o fortalecimento da economia e eleva a autoestima da nossa população”, pontuou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro, Antônio Elder Guimarães.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj) e economista George Falcão, destacou a importância do encontro promovido pelo Estado. “Nunca houve um diálogo como esse aqui na cidade. Desejo contribuir com propostas de incentivo ao empreendedorismo local, atração de investimentos e apoio a eventos que fomentem a economia regional, como a realização de uma Feira de Negócios no município, evento que pode movimentar diversos setores produtivos e gerar novas oportunidades para empreendedores da região”, disse.

ANÚNCIO
Anúncios

Participaram do evento também, os secretários estaduais da Casa Civil, Afonso Florence; da Saúde, Roberta Santana; do Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso; e de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, do prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves; a vice-presidente da Rotary Club, Eliane Cruz e demais autoridades.

Política

Jerônimo anuncia oito concursos públicos com 890 vagas

Medida reforça valorização do serviço público e contempla 16 carreiras estratégicas do Estado

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta terça-feira (28), a autorização para oito novos concursos públicos que irão abrir
Foto: Joá Souza/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta terça-feira (28), a autorização para oito novos concursos públicos que irão abrir 890 vagas em 16 carreiras da administração estadual. O anúncio foi feito durante cerimônia em celebração ao Dia do Servidor Público, em Salvador.

As seleções contemplam áreas essenciais para o funcionamento da máquina pública, como Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Obras Públicas, Fisco, Regulação, Políticas Públicas e Gestão Governamental, Procuradoria e Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais. As contratações estão previstas para começar em janeiro de 2027.

“Eu prometi que no Dia do Servidor Público nós anunciaríamos um conjunto de concursos. Teremos concursos para áreas estratégicas da administração pública, em setores jurídicos e técnicos, como para o Meio Ambiente, por exemplo. E, na semana que vem, no máximo, farei outro pacote de ações para a segurança pública”, afirmou o governador.

Por que é importante?

Os novos concursos visam recompor carreiras típicas do Estado, como Auditor Fiscal e Procurador, cujas funções não podem ser exercidas por terceirizados ou contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A iniciativa também atende órgãos que não tiveram renovação de quadros nos últimos anos.

Distribuição das vagas
  • Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA): 100 vagas para Auditor Fiscal e 100 para Agente de Tributos.
  • Procuradoria-Geral do Estado (PGE): 135 vagas (20 procuradores, 50 assistentes e 65 analistas).
  • Meio Ambiente e Recursos Hídricos: 110 vagas para técnicos e especialistas (Sema e Inema).
  • Obras Públicas: 120 vagas para especialistas e técnicos.
  • Defesa Agropecuária (Adab): 160 vagas para Fiscal Estadual Agropecuário e 40 para Técnico em Fiscalização.
  • Regulação: 40 vagas para especialistas e técnicos.
  • Políticas Públicas e Gestão Governamental: 50 vagas.
  • Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais: 35 vagas.

📲 Mais informações sobre os concursos e detalhes das vagas: ba.gov.br

Continue Lendo

Política

Câmara aprova licença menstrual de até dois dias para trabalhadoras 

Projeto segue para o Senado e prevê afastamento remunerado mediante laudo médico para mulheres com sintomas graves durante o ciclo menstrual 

Publicado

em

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o projeto de lei que estabelece o direito à licença de até dois dias
Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o projeto de lei que estabelece o direito à licença de até dois dias consecutivos por mês para mulheres que enfrentam sintomas graves relacionados ao fluxo menstrual. A proposta, que ainda precisa passar pelo Senado para virar lei, contempla trabalhadoras com carteira assinada, estagiárias e empregadas domésticas. 

Para ter acesso ao benefício, será necessário apresentar laudo médico que comprove a condição debilitante. O texto aprovado é um substitutivo da deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP), que unificou o projeto original da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) com outras propostas e sugestões das comissões temáticas. 

A medida altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a Lei do Estágio e a Lei Complementar 150/15, que rege o trabalho doméstico. Caberá ao Poder Executivo definir os critérios para validade e renovação do laudo médico. 

Segundo Marcivania, o projeto representa um avanço na legislação trabalhista, historicamente moldada sob uma lógica masculina, e contribui para a equidade e a saúde ocupacional das mulheres. 

Continue Lendo

Política

Jerônimo reforça diálogo com trabalhadores rurais em encontro da Fetag-BA

Evento em Feira de Santana reúne lideranças sindicais e agricultores para debater políticas públicas e fortalecimento da agricultura familiar

Publicado

em

Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (Fetag-BA). O evento, realizado em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Com o tema “Sindicalismo Forte, Campo Vivo, Brasil Soberano!”, o governador Jerônimo Rodrigues participou nesta segunda-feira (27), em Feira de Santana, da abertura do Encontro da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (Fetag-BA). O evento, realizado em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e com apoio do Governo do Estado, segue até terça-feira (28).

A programação reúne lideranças sindicais, agricultores e representantes de movimentos sociais de diversas regiões da Bahia para discutir políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e à valorização do trabalho no campo.

Durante a abertura, Jerônimo destacou a importância do diálogo permanente entre governo e movimentos sociais rurais, reforçando o papel estratégico da Fetag na execução das políticas para o setor. “Minha origem é rural e minha missão como governador é fortalecer as ações voltadas ao campo. Além dos investimentos em infraestrutura — como água, estradas e telefonia — e nas áreas de educação e saúde, é fundamental garantir que as instituições que representam essa pauta se mantenham fortes”, afirmou.

Com mais de 400 sindicatos filiados e atuação em 18 territórios de identidade, a Fetag-BA é uma das entidades sindicais mais representativas do Nordeste, com 62 anos de história na defesa dos trabalhadores rurais e na promoção da agricultura familiar.

O presidente da Fetag-BA, José Luiz Oliveira, ressaltou a relevância do encontro, que reúne cerca de mil participantes. “A agricultura familiar traz benefícios para o campo e para a cidade. Se o campo não planta, a cidade não janta”, afirmou.

ANÚNCIO
Anúncios

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, reforçou a parceria entre governo e movimento sindical. “A Fetag tem papel fundamental na organização social e no fortalecimento da agricultura familiar na Bahia”, disse.

A programação inclui palestras, painéis e mesas de diálogo sobre crédito rural, sustentabilidade, acesso à terra, regularização fundiária e políticas de incentivo à produção agrícola, além de debates sobre mudanças climáticas e desafios da comercialização.

Continue Lendo

Mais Lidas