SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Segurança

Governo determina prioridade nas mortes de jovens indígenas

Polícia Civil reforça equipes na região para elucidar crime e Polícia Militar intensifica a segurança

Publicado

em

jovens indígenas na cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia e sobre as providências adotadas para o controle dos
Foto: Antonio Queirós/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues convocou uma reunião com secretários e gestores, nesta quarta-feira (18), para alinhar as ações do Governo do Estado na investigação dos homicídios de dois jovens indígenas na cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia e sobre as providências adotadas para o controle dos conflitos na região. Participaram do encontro, o vice-governador, Geraldo Júnior, e os secretários da Segurança Pública, Marcelo Werner, das Relações Institucionais, Luiz Caetano, da Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas. Também estiveram presentes, a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, a superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó, e o chefe de gabinete do governador, Adolpho Loyola. 

Conforme informações da Polícia Civil (PC), as vítimas Nawir Brito de Jesus, 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25, foram alvejadas, no final da tarde desta terça-feira (17), no distrito de São João do Monte, entre os municípios de Itabela e Itamaraju. 

“Dentro dos fatos graves que aconteceram ontem, de imediato foi determinado a prioridade na investigação, equipes da Polícia Civil se deslocaram até o local para realizar diligências em busca dos autores do delito. O policiamento também foi reforçado através da Polícia Militar (PM) que já reforçou as equipes da força-tarefa naquela região a fim de evitar outros delitos dessa natureza”, explicou o titular da SSP. 

De acordo com Werner, os conflitos por disputas de terras em territórios indígenas já vêm acontecendo na região há algum tempo e, por isso, o governo estadual já realizava ações de mediação e segurança, com equipes da PM, PC e o Departamento de Polícia Técnica.  

A superintendente Patrícia Pataxó explicou que a força-tarefa foi institucionalizada pelo Governo do Estado antes do crime desta terça-feira (17) para mediar os conflitos e aumentar a segurança na região. Segundo ela, a gestão está buscando articulação com o governo federal, a quem cabe as questões sobre delimitação de territórios indígenas. 

ANÚNCIO
Anúncios

“Estamos à frente, desde o ano passado, com a criação da força-tarefa. Estivemos na área ouvindo as comunidades e nos colocando à disposição das lideranças. E agora, estamos traçando planos para gerir esse conflito que vem acontecendo no extremo sul da Bahia”, acrescentou. 

Investigações 

A Polícia Civil reforçou as equipes no Sul do estado para acelerar a elucidação das mortes dos jovens indígenas. Delegados e investigadores da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis) realizam levantamentos e ações de inteligência na região. 

Entenda 

As vítimas estavam em uma motocicleta, sem placa, quando foram atingidas por disparos de arma de fogo. Guarnições das polícias Militar e Rodoviária Federal promovem varreduras na região desde o crime. 

“Todos os policiais estão em campo levantando informações e buscando possíveis testemunhas, além de imagens. Importante acrescentar que equipes do Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau) da PC estão dando apoio na apuração”, explicou o titular da 23ª Coorpin, delegado Moisés Damasceno. 

Ele acrescentou que informações sobre o caso podem ser enviadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP). 

ANÚNCIO
Anúncios

Segurança

Governo do Estado entrega 65 novas viaturas em Feira de Santana

A Polícia Militar amplia capacidade operacional nos municípios que compõem a Região Leste da Bahia

Publicado

em

A segurança pública ganhou reforço nesta quarta-feira (30), com a entrega de 65 novas viaturas à Polícia Militar durante cerimônia realizada
Foto: Matheus Landim/GOVBA

A segurança pública ganhou reforço nesta quarta-feira (30), com a entrega de 65 novas viaturas à Polícia Militar durante cerimônia realizada na Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana. Os veículos, modelos SUV e caminhonetes, serão destinados a municípios que compõem a Região Leste da Bahia, sob a jurisdição do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L), incluindo cidades como Alagoinhas, Santo Estêvão, Conceição do Jacuípe, Catu, entre outras. A aquisição dos veículos, que representa um investimento de cerca de R$ 18 milhões, atenderá 36 municípios da região. 

Durante a entrega, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da ação como parte de uma política pública que busca não apenas ampliar, mas qualificar a presença da segurança nos territórios. “Reforçar a frota da Polícia Militar é garantir que nossos agentes tenham melhores condições de trabalho e, sobretudo, que a população se sinta mais protegida. Segurança pública se faz com presença, estrutura e valorização dos profissionais”, afirmou. 

Feira de Santana recebeu o maior número de unidades, com 23 viaturas. Alagoinhas foi contemplada com cinco veículos. Também foram beneficiados Esplanada (3), Catu (2), Conceição do Jacuípe (2), Conde (2), Coração de Maria (2), Irará (2) e Rio Real (2). Com uma viatura cada, completam a lista os municípios de Acajutiba, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Aporá, Aramari, Água Fria, Araçás, Cardeal da Silva, Conceição da Feira, Crisópolis, Entre Rios, Inhambupe, Ipecaetá, Itapicuru, Jandaíra, Olindina, Ouriçangas, Pedrão, Santa Bárbara, Santanópolis, Sátiro Dias, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova. 

Investimento fortalece estrutura e reduz criminalidade 

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, explicou que “com as 65 viaturas entregues hoje, chegamos a 700 veículos renovados somente neste ano de 2025, e ainda temos previsão de novos lotes para outras regiões do estado. Esse investimento amplia a capacidade operacional da PM, que já conta com o reforço de cerca de 4 mil novos policiais nos últimos dois anos. Até o fim do ano, mais 2 mil tomarão posse, e outras 1.800 vagas já estão garantidas com o início do curso de formação da terceira turma. Estamos falando de um esforço conjunto que envolve modernização de frota, aquisição de equipamentos como coletes e armamentos, além da valorização profissional.” 

Ainda segundo Werner, os resultados desse reforço já podem ser sentidos em municípios como Feira de Santana. “Somente no primeiro semestre de 2025, tivemos uma redução de quase 30% nas mortes violentas na cidade em comparação ao ano anterior. Esse resultado é fruto de operações integradas entre as polícias Militar e Civil, com apoio das forças federais, e ações de inteligência que ampliaram a apreensão de armas, drogas e prisões de foragidos, inclusive com uso de reconhecimento facial. Também estamos atuando com políticas de prevenção, como o Bahia pela Paz, que lançou dois coletivos voltados à juventude. Combater o crime exige tecnologia, integração e presença do Estado.” 

ANÚNCIO
Anúncios

Moradores da região também acompanharam o evento e celebraram a entrega. O encanador Pedro Abreu comentou: “A gente se sente mais seguro quando vê a polícia mais equipada.” Já Maria das Graças Oliveira, moradora de Conceição de Feira, reforçou: “É uma resposta do governo aos nossos pedidos.” 

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, destacou a importância da iniciativa para toda a região. “As viaturas são muito bem-vindas, pois chegam para servir ao povo. Elas não são destinadas apenas a Feira de Santana, mas a toda a região, sendo distribuídas entre diversos municípios. Há um desejo muito grande por mais segurança pública em Feira e em toda a região, e todos nós queremos acompanhar de perto esse processo na área da segurança.” 

Continue Lendo

Segurança

Bahia registra redução de mortes violentas na capital, RMS e interior

Também neste período, não houve registro de mortes violentas em 125 municípios baianos

Publicado

em

Cento e vinte e cinco municípios da Bahia encerraram o 1° semestre de 2025 sem registro de morte violenta. Na comparação com os
Foto: Thuane Maria/GOVBA

Cento e vinte e cinco municípios da Bahia encerraram o 1° semestre de 2025 sem registro de morte violenta. Na comparação com os primeiros seis meses de 2024, o estado da Bahia apresentou queda de 7,3% dos casos de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte e de 5,6% nos feminicídios. O destaque também foi para a tecnologia de reconhecimento facial, que esse semestre foi responsável por 1.132 prisões — dado que supera os 12 meses de 2024. O balanço foi apresentado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), nesta terça-feira (29), no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador. 

“O trabalho é sem trégua em relação às facções, sem trégua em relação ao combate a qualquer tipo de crime, a qualquer tipo de delito. Vamos continuar com essa mesma tônica de investimento, muito conscientes de que temos ainda muito a fazer, mas com planejamento, capacitação do nosso profissional de segurança para trazer, cada vez mais, resultados para a segurança pública.”, enfatizou o o titular da SSP, Marcelo Werner. 

O balanço também foi positivo para a capital baiana e a Região Metropolitana de Salvador (RMS) na redução das mortes violentas. Em Salvador, a redução no primeiro semestre foi de 16,6%, na comparação com o ano anterior. Em números absolutos, foram registrados 398 casos este ano, contra 477 no ano de 2024. As cidades da RMS, por sua vez, fecharam com diminuição de 8,4%.  

Dentre as 125 cidades sem registro de morte violenta estão: Rio do Antônio, Almadina, Firmino Alves, Maetinga, Rio do Pires, Anguera, Floresta Azul, Malhada de Pedras, Santa Inês, Antônio Gonçalves, Gentio do Ouro, Mansidão, São Felipe, Apuarema, Glória, Marcionílio Souza, Saúde, Arataca, Guajeru, Matina, Tanhaçu, Barra do Mendes, Ibipeba, Milagres, Tanquinho, Barro Alto, Ibipitanga, Mirangaba, Teofilândia, Ibipitanga, Mirangaba, Barro Preto, Ibititá, Mirante, Teolândia, Barrocas, Ichu, Morpará, Terra Nova, Belo Campo, Igaporã, Mortugaba, Tremedal, Boa Vista do Tupim, Ipupiara, Muniz Ferreira, Valente, Bom Jesus da Serra, Irajuba, Muritiba, Várzea da Roça, Boninal, Iramaia, Nordestina, Várzea Nova, Boquira, Itagi, Nova Canaã, Vereda, Botuporã, Itagimirim, Nova Itarana, Wagner, Brotas de Macaúbas, Itaguaçu da Bahia, Nova Redenção, Wanderley, Caatiba, Itaju do Colônia, Novo Horizonte, Caetanos, Itanagra, Palmeiras, Caldeirão Grande, Itiruçu, Paramirim, Canápolis, Ituaçu, Paratinga, Cansanção, Iuiu, Pau Brasil, Capela do Alto Alegre, Jaborandi, Pedrão, Cardeal da Silva, Jacaraci, Pedro Alexandre, Carinhanha, Jandaíra, Piatã, Catolândia, Jucuruçu, Pindaí, Cícero Dantas, Jussara, Pintadas, Cipó, Jussiape, Piraí do Norte, Condeúba, Lafaiete Coutinho, Piritiba, Cordeiros, Lagoa Real, Planaltino, Coronel João Sá, Lajedinho, Presidente Dutra, Cravolândia, Lajedo do Tabocal e Quixabeira. 

Nenhum caso de homicídio, latrocínio ou lesão dolosa seguida de morte foi contabilizado pelas forças policiais nas cidades de Abaíra, Dom Basílio, Lamarão, Ribeira do Amparo, Abaré, Elísio Medrado, Livramento de Nossa Senhora, Ribeirão do Largo, Água Fria, Érico Cardoso, Macajuba, Rio De Contas, Aiquara, Feira da Mata e Madre de Deus.  

ANÚNCIO
Anúncios
Esforço conjunto 

Delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, explicou que os resultados são fruto do trabalho conjunto das forças de segurança. “Nosso foco é alinharmos nossas ações com a inteligência. Então, a partir de um mapeamento e da integração das forças, nós conseguimos identificar os locais mais críticos e trazer maior eficiência, como o dado que apresentamos hoje, com esse elevado número de prisões só com uso de inteligência”, detalhou. 

Durante os primeiros seis meses do ano, as forças de segurança estiveram mobilizadas em operações como Força Total, Unum Corpus, Posto Legal, Florestal e Móbile. A última, é voltada para a recuperação e devolução de aparelhos celulares furtados ou roubados na Bahia. Para isso, a SSP ampliou os canais do Disque Denúncia e as ações para redução de assaltos a ônibus no estado, que chegou a 53,3% em relação ao mesmo período de 2024. 

À frente do comando-geral da Polícia Militar, Antônio Carlos Silva Magalhães, acrescenta que o objetivo da corporação é zerar os índices de assalto a ônibus. “Nós queremos zerar esse tipo de roubo, com operações integradas com a Polícia Civil na madrugada, protegendo aqueles que saem para trabalhar cedo e que pegam ônibus na madrugada. Os assaltos que, por acaso, têm acontecido, a gente tem conseguido chegar aos responsáveis”, detalhou. 

Dique Denúncia 

Desde janeiro deste ano, o Disque Denúncia da SSP tem trabalhado com atendimento ininterrupto, 24 horas por dia. Coordenadora do serviço, Sabrina Aiêxa diz que as denúncias são parte dos esforços para chegar à redução dos índices na Bahia. 

“Só no primeiro semestre, o Disque Denúncia teve mais de 40 mil atendimentos, e nove mil denúncias que repercutiram em mais de 70 ocorrências, que resultaram em prisões, apreensões de armas e de drogas”, reforçou. 

ANÚNCIO
Anúncios

O anonimato é totalmente garantido e as ligações, através do 181, são gratuitas. As denúncias também podem ser feitas pelo do site oficial: https://disquedenuncia.ssp.ba.gov.br/denuncie-aqui/. 

Continue Lendo

Segurança

Jacaré é resgatado pela polícia ambiental em Pirajá

Militares foram acionados para capturar o animal encontrado nas dependências da estação de metrô

Publicado

em

Uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resgatou um filhote de jacaré, na manhã desta segunda-feira
Foto: COPPA

Uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resgatou um filhote de jacaré, na manhã desta segunda-feira (28), em Pirajá. 

Os policiais militares foram acionados para averiguar a informação de que o animal havia sido encontrado nas dependências da estação de metrô. Ao chegarem, os agentes constataram o fato e, com um cuidadoso manejo que visava à preservação da integridade física do réptil, conseguiram imobilizar e resgatar o jacaré. 

“O animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), conforme preconiza a legislação ambiental, onde permaneceu para cuidados”, destacou a major Érica Patrícia. 

Continue Lendo

Mais Lidas