SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Governador autoriza implantação de energia solar para o Distrito de Irrigação da Fazenda Velha

O equipamento agremia mais de 200 agricultores familiares e não familiares e tem um papel importante na produção de alimentos do território Médio Rio das Contas

Publicado

em

Rodrigues e integrantes do Distrito de Irrigação da Fazenda Velha (DIRFAV). Na ocasião, o governador autorizou a implantação de energia solar
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Projetos estruturantes para as pequenas propriedades rurais que fazem parte da área de atuação da Barragem de Pedra, em Jequié, foram apresentados nesta sexta-feira (11), durante encontro entre o governador Jerônimo Rodrigues e integrantes do Distrito de Irrigação da Fazenda Velha (DIRFAV). Na ocasião, o governador autorizou a implantação de energia solar para os sistemas de cultivo no perímetro irrigado da Fazenda Velha, com investimento de R$980 mil.

Criado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) em 2000, o Dirfav é uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de fazer a gestão do uso da água para assegurar a produção das famílias de agricultores, cujos principais cultivos são graviola, banana, goiaba, caju, quiabo, pimentão, tomate e capim. O equipamento é um distrito que agremia mais de 200 agricultores, entre agricultores familiares e não familiares e que tem um papel importante na produção de alimentos do território Médio Rio das Contas.

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a celebrar convênio com o município de Jequié para instalação do sistema de energia solar para o funcionamento das bombas de água, que alimentam os sistemas de cultivo no perímetro irrigado Fazenda Velha.

Os avanços, desafios e planos futuros relacionados à irrigação, segurança alimentar e também à geração de renda na comunidade Fazenda Velha estiveram na pauta do encontro. Foram discutidos alguns pontos de interesse dos produtores, como regularização de domínio dos lotes. A revitalização do distrito, emissão de títulos de terra e liberação de nova outorga para acesso à água para irrigação também foram tratados na ocasião. Entre as demandas, está ainda assistência técnica e extensão rural para orientar o manejo adequado da terra.

Diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro explicou que o momento foi de escuta, e que alguns temas tiveram tratativas ainda no encontro. “Alguns já tiveram respostas imediatas, como a autorização para um convênio com o município para a instalação do sistema fotovoltáico, assistência técnica e extensão rural, para ampliar a capacidade de produção, dar maior segurança hídrica e minimizar os custos”, disse.

ANÚNCIO

Além de agricultores familiares, a reunião contou com a presença do prefeito da cidade, Zé Cocá, secretários e gestores estaduais e municipais. A reunião reafirma a parceria do setor com a gestão estadual.

Política

Rui Costa afirma que ponte Salvador-Itaparica avança e rebate críticas da oposição

Ex-ministro diz que equipamentos já estão a caminho do Brasil e garante que obra “vai sair”, apesar dos questionamentos de ACM Neto e da atual gestão municipal 

Publicado

em

O ex-ministro da Casa Civil Rui Costa afirmou que a construção da ponte Salvador–Itaparica está em fase concreta de implantação e rebateu
Foto: Joá Souza/GOVBA

O ex-ministro da Casa Civil Rui Costa afirmou que a construção da ponte Salvador–Itaparica está em fase concreta de implantação e rebateu críticas feitas pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, e pela atual gestão municipal. Em entrevista à rádio Baiana FM, na segunda-feira (13), Rui garantiu que o projeto “vai sair” e acusou adversários políticos de tentarem desacreditar a obra em razão da falta de realizações do grupo opositor. 

Segundo Rui Costa, a ponte — considerada um dos maiores projetos de infraestrutura do país — já superou etapas decisivas, como a licitação e a assinatura do contrato, ocorridas em 2020, ainda durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19. Ele explicou que o andamento do projeto foi impactado pelo fechamento da China por cerca de dois anos e meio, o que dificultou a produção e o envio de equipamentos. 

Agora, de acordo com o ex-ministro, a obra entra em uma nova fase. O navio com os primeiros equipamentos já está a caminho do Brasil, vindo da China, com chegada prevista para o dia 15 de maio. 

Rui também destacou que a área destinada ao canteiro de obras foi viabilizada em parceria com a Petrobras, em um estaleiro localizado na região de São Roque, onde serão montadas as estruturas necessárias para o início efetivo da construção. 

“Vai sair como saiu o metrô”, afirma Rui 

Ao rebater diretamente as críticas do ex-prefeito, Rui Costa comparou a ponte a outras obras estruturantes realizadas na Bahia. Ele citou o metrô de Salvador como exemplo de projeto que, segundo ele, a oposição não conseguiu executar enquanto esteve à frente da Prefeitura. 

ANÚNCIO

“A ponte vai sair, do mesmo jeito que saiu o metrô, que a Prefeitura foi incapaz e incompetente de fazer. Ficou 14 anos com o projeto e não executou. Nós fizemos 40 quilômetros de metrô, e agora Jerônimo está ampliando até o Campo Grande. Estamos implantando 40 quilômetros de VLT, enquanto eles não conseguem licitar uma obra de policlínica há dois anos”, afirmou. 

Na entrevista, Rui elevou o tom contra o ex-prefeito ao questionar a gestão de ACM Neto à frente da capital baiana. “A lista de obras dele é curta. Em vez de explicar por que não consegue licitar uma policlínica há dois anos, prefere atacar um projeto estruturante como a ponte”, declarou. 

Infraestrutura como marca de gestão 

Rui Costa também elencou investimentos realizados pelo Governo da Bahia como forma de demonstrar a capacidade de execução do grupo político ao qual pertence. Entre as obras citadas, estão o Aeroporto de Vitória da Conquista, o Aeroporto de Bom Jesus da Lapa, o Aeroporto de Senhor do Bonfim, além da expansão do metrô de Salvador e da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na capital. 

Segundo ele, as entregas reforçam o compromisso com obras estruturantes e com o desenvolvimento regional, em contraste com o que classificou como “inércia administrativa” da gestão municipal. 

Obra estratégica para a Bahia 

A ponte Salvador–Itaparica é considerada uma das principais intervenções logísticas do estado, com potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico do Recôncavo, do Baixo Sul e de toda a Região Metropolitana de Salvador. 

ANÚNCIO

Rui Costa afirmou que, com a chegada dos equipamentos e a instalação do canteiro de obras, a população começará a perceber o avanço físico do projeto. “Quem hoje duvida vai poder atravessar essa ponte amanhã”, concluiu. 

Continue Lendo

Política

Rui Costa reage a Bruno Reis e chama prefeito de Salvador de “mentiroso” e “desqualificado”

Ex-governador rebate ataques ao presidente Lula, acusa prefeitura de boicote ao Minha Casa Minha Vida e critica ausência do gestor em áreas populares 

Publicado

em

O ex-ministro e ex-governador da Bahia Rui Costa elevou o tom contra o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil),

O ex-ministro e ex-governador da Bahia Rui Costa elevou o tom contra o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), ao reagir às críticas dirigidas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista à rádio Baiana FM, Rui classificou como “mentirosa” a declaração de que Lula teria deixado de cumprir compromissos oficiais por estar “bebendo”. “Ele nem saiu do hotel”, afirmou. 

Rui foi além e descreveu o prefeito como “uma pessoa extremamente desqualificada, raivosa e odiosa”. Segundo ele, esse tipo de postura não condiz com a estatura institucional de uma capital como Salvador. Para o ex-ministro, os ataques agressivos e sem fundamento reproduzem o comportamento do principal aliado político de Bruno Reis, o ex-prefeito ACM Neto, que, em ocasiões passadas, chegou a declarar que daria uma surra no presidente Lula. 

Durante a entrevista, Rui Costa também acusou a gestão municipal de ter atuado deliberadamente para impedir a entrega de um conjunto habitacional do programa Minha Casa Minha Vida durante a passagem do presidente pela capital baiana. “Eles não deram o alvará, catimbando, porque o presidente estava aqui e não queriam inaugurar”, afirmou, atribuindo a decisão a uma atitude de “pirraça”. 

O ex-governador criticou ainda a ausência do prefeito em regiões populares da cidade e afirmou que Bruno Reis evita circular por áreas onde a população cobra soluções para problemas históricos. “Se for ao subúrbio, o povo vai cobrar encostas cheias de mato, ruas com lixo”, disse. Segundo Rui, essas regiões receberam bem o presidente Lula durante sua visita. 

Para o ex-ministro, o prefeito tenta desviar o foco do debate público ao atacar adversários políticos, em vez de responder pelas falhas da própria gestão. “Ele foge da realidade da cidade e tenta criar cortina de fumaça com agressões”, concluiu. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Política

Cadu Xavier dispara e acirra disputa pelo Governo do RN

Candidato do PT, apoiado por Lula, chega a 25% das intenções de voto e reduz diferença para Allyson Bezerra, segundo pesquisa da 94 FM

Publicado

em

O candidato Cadu Xavier (PT), apoiado pelo presidente Lula, alcançou 25% das intenções de voto na disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte
Foto: Reprodução/Instagram

O candidato Cadu Xavier (PT), apoiado pelo presidente Lula, alcançou 25% das intenções de voto na disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte e está a pouco mais de dois pontos percentuais do ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), que aparece com 27,8%. 

De acordo com a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13) pela 94 FM de Natal, o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, lidera a corrida eleitoral com 32,6%. O cenário aponta para uma disputa acirrada mais à frente, especialmente entre ele e Cadu Xavier, conhecido entre petistas como “Cadu de Lula”, apelido que começa a ganhar força, embora o candidato ainda seja pouco conhecido por parcela significativa do eleitorado. A tendência é de crescimento à medida que Cadu amplia sua exposição e associa sua imagem à do presidente Lula em atos de campanha. 

O levantamento foi realizado pelo instituto Affare, que ouviu 1.500 eleitores em todo o estado entre os dias 7 e 11 de abril. A pesquisa tem margem de erro de 2,58 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95,5%, e está registrada sob os números RN-07670/2026 e BR-08971/2026. 

Os votos brancos e nulos somam 9,6%, enquanto 5% dos entrevistados se declararam indecisos ou não responderam. 

Senado 

Na disputa pelo Senado, a vereadora de Natal Samanda Alves (PT) aparece com 14,9% das intenções de voto, ultrapassando a senadora Zenaide Maia (PSD), que registra 7,3%. 

ANÚNCIO

Samanda entrou na disputa em substituição à governadora Fátima Bezerra, que não pôde se candidatar, e já se consolida como o nome petista em melhores condições de enfrentar os bolsonaristas Styvenson Valentim (PSDB) e Coronel Hélio (PL), que lideram com 20,0% e 16,9%, respectivamente. 

A corrida ao Senado inclui ainda os pré-candidatos Rafael Motta (PDT), com 8,6%, e Jean Paul Prates (PDT), com 8,2%. Votos brancos, nulos e indecisos totalizam 24,1%. 

Os percentuais apresentados correspondem à soma do primeiro e do segundo votos dos eleitores entrevistados, considerados na base de 100%. 

Continue Lendo

Mais Lidas