SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Governador autoriza implantação de energia solar para o Distrito de Irrigação da Fazenda Velha

O equipamento agremia mais de 200 agricultores familiares e não familiares e tem um papel importante na produção de alimentos do território Médio Rio das Contas

Publicado

em

Rodrigues e integrantes do Distrito de Irrigação da Fazenda Velha (DIRFAV). Na ocasião, o governador autorizou a implantação de energia solar
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Projetos estruturantes para as pequenas propriedades rurais que fazem parte da área de atuação da Barragem de Pedra, em Jequié, foram apresentados nesta sexta-feira (11), durante encontro entre o governador Jerônimo Rodrigues e integrantes do Distrito de Irrigação da Fazenda Velha (DIRFAV). Na ocasião, o governador autorizou a implantação de energia solar para os sistemas de cultivo no perímetro irrigado da Fazenda Velha, com investimento de R$980 mil.

Criado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) em 2000, o Dirfav é uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de fazer a gestão do uso da água para assegurar a produção das famílias de agricultores, cujos principais cultivos são graviola, banana, goiaba, caju, quiabo, pimentão, tomate e capim. O equipamento é um distrito que agremia mais de 200 agricultores, entre agricultores familiares e não familiares e que tem um papel importante na produção de alimentos do território Médio Rio das Contas.

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a celebrar convênio com o município de Jequié para instalação do sistema de energia solar para o funcionamento das bombas de água, que alimentam os sistemas de cultivo no perímetro irrigado Fazenda Velha.

Os avanços, desafios e planos futuros relacionados à irrigação, segurança alimentar e também à geração de renda na comunidade Fazenda Velha estiveram na pauta do encontro. Foram discutidos alguns pontos de interesse dos produtores, como regularização de domínio dos lotes. A revitalização do distrito, emissão de títulos de terra e liberação de nova outorga para acesso à água para irrigação também foram tratados na ocasião. Entre as demandas, está ainda assistência técnica e extensão rural para orientar o manejo adequado da terra.

Diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro explicou que o momento foi de escuta, e que alguns temas tiveram tratativas ainda no encontro. “Alguns já tiveram respostas imediatas, como a autorização para um convênio com o município para a instalação do sistema fotovoltáico, assistência técnica e extensão rural, para ampliar a capacidade de produção, dar maior segurança hídrica e minimizar os custos”, disse.

ANÚNCIO

Além de agricultores familiares, a reunião contou com a presença do prefeito da cidade, Zé Cocá, secretários e gestores estaduais e municipais. A reunião reafirma a parceria do setor com a gestão estadual.

Eleições 2026

ALBA terá renovação de 38,1% da composição a partir de 2027

Dos 63 deputados estaduais eleitos para a próxima legislatura, 24 ocuparão uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia pela primeira vez, indicando mudanças no cenário político estadual

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) passará por uma renovação significativa em sua composição a partir de fevereiro de 2027.

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) passará por uma renovação significativa em sua composição a partir de fevereiro de 2027. Dos 63 deputados estaduais eleitos nas eleições de outubro de 2026, 24 são novos nomes, o que representa uma renovação de 38,10% das cadeiras da Casa.

O resultado das urnas aponta para uma combinação entre experiência e renovação no Parlamento baiano. Enquanto parte dos atuais deputados conseguiu garantir a permanência no Legislativo estadual, quase quatro em cada dez cadeiras serão ocupadas por parlamentares que iniciarão seu primeiro mandato na ALBA.

A nova composição terá a missão de debater e votar projetos de interesse do Estado, além de fiscalizar os atos do Poder Executivo nos próximos quatro anos. A posse dos deputados eleitos está prevista para fevereiro de 2027, quando será iniciada a nova legislatura.

Confira composição da ALBA

  • Ivana Bastos (PSD) 203.202 votos
  • Diego Castro (PL) 160.305 votos
  • Rowenna (PT) 137.266 votos
  • Dr. Thiago Gilleno (Republicanos) 114.627 votos
  • Denise Menezes (PSD) 103.744 votos
  • Elinaldo (União Brasil) 101.314 votos
  • Rosemberg (PT) 100.378 votos
  • Alex da Piatã (PSD) 99.911 votos
  • Pedro Tavares (União Brasil) 98.193 votos
  • Rogério Andrade (MDB) 93.451 votos
  • Luciano Pinheiro (PDT) 92.339 votos
  • Sandro Régis (União Brasil) 91.754 votos
  • Osni (PT) 89.356 votos
  • Cinthya Marabá (PL) 89.063 votos
  • Angelo Almeida (PT) 87.532 votos
  • Samuel Júnior (PL) 87.152 votos
  • Andrea Castro (PSD) 86.973 votos
  • Vilma Reis (PT) 83.222 votos
  • Marcinho Oliveira (PDT) 83.074 votos
  • Tancredo Isidório (Avante) 82.883 votos
  • Léo de Neco (Avante) 81.903 votos
  • Igor (PL) 79.736 votos
  • Niltinho (PSD) 79.480 votos
  • Júlio Pinheiro (PT) 78.635 votos
  • Jânio Natal Júnior (PL) 77.706 votos
  • Juvenilson Passos (PT) 76.627 votos
  • Hassan de Zé Cocá (PP) 75.359 votos
  • Zé Raimundo (PT) 74.853 votos
  • Ricardo Rodrigues (PSD) 74.441 votos
  • Júnior Muniz (PT) 74.146 votos
  • Carlinhos Sobral (MDB) 73.274 votos
  • Eduardo Alencar (PSD) 72.752 votos
  • Júnior Nascimento (União Brasil) 72.382 votos
  • Cláudia Oliveira (PSD) 71.455 votos
  • Bobô (PCdoB) 70.898 votos
  • Dr. Pitágoras (PP) 70.752 votos
  • Angelo Coronel Filho (Republicanos) 69.444 votos
  • Kleber Rosa (PSOL) 68.921 votos
  • Vitor Azevedo (Avante) 68.806 votos
  • Silva Neto (Avante) 66.967 votos
  • Tiago Correia (PSDB) 65.969 votos
  • Paulo Câmara (PL) 65.682 votos
  • Fabrício (PCdoB) 64.755 votos
  • Penalva (PP) 64.606 votos
  • Roberto Carlos (PV) 64.295 votos
  • Ludmilla Fiscina (PSD) 64.147 votos
  • Robinson (PT) 63.800 votos
  • Fátima Nunes (PT) 63.707 votos
  • Eduardo Salles (PV) 63.093 votos
  • Tagner (PT) 63.032 votos
  • Jurailton Santos (Republicanos) 60.783 votos
  • Luciano Simões Filho (União Brasil) 60.711 votos
  • Zó do Sertão (PCdoB) 60.413 votos
  • Marquinho Viana (PV) 60.315 votos
  • João de Furão (Avante) 58.510 votos
  • Neusa Cadore (PT) 56.914 votos
  • Euclides Fernandes (PT) 54.557 votos
  • Neto Coelho (PDT) 54.429 votos
  • Soldado Prisco (PL) 50.235 votos
  • José de Arimateia (Republicanos) 49.372 votos
  • Jordavio Ramos (PSDB) 48.100 votos
  • Josafá Marinho (PDT) 47.464 votos
  • Cacau da Mata (PDT) 47.216 votos
Continue Lendo

Eleições 2026

Jerônimo Rodrigues é reeleito governador da Bahia

Vitória em primeiro turno garante a continuidade do grupo governista no estado, enquanto Rui Costa e Jaques Wagner conquistam as duas vagas baianas no Senado Federal

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi reeleito neste domingo (4) para comandar a Bahia por mais quatro anos. Com 100% das
Foto: Naiade Bianchi/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi reeleito neste domingo (4) para comandar a Bahia por mais quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, o petista conquistou 55,80% dos votos válidos, vencendo a disputa ainda no primeiro turno. O principal adversário, ACM Neto (União Brasil), ficou em segundo lugar, com 43,72% dos votos válidos.

A vitória amplia a presença do Partido dos Trabalhadores no comando do estado e reafirma a força eleitoral do grupo político liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Bahia. Durante a campanha, Jerônimo Rodrigues percorreu diversas regiões do estado defendendo a continuidade de investimentos em áreas como segurança pública, educação, infraestrutura e desenvolvimento social.

Além da disputa para o Governo do Estado, a eleição para o Senado Federal também foi marcada pela ampla participação do eleitorado baiano. As duas vagas em disputa foram conquistadas por Rui Costa, que recebeu 30,07% dos votos, e por Jaques Wagner, que obteve 27,65% da preferência dos eleitores.

Na sequência da apuração para o Senado, Angelo Coronel (Republicanos) alcançou 20,11% dos votos, enquanto João Roma (PL) registrou 19,97%, encerrando a disputa fora das vagas disponíveis.

O resultado reforça a predominância do grupo político que atualmente governa a Bahia, garantindo maioria nas principais disputas majoritárias do estado. Com a reeleição, Jerônimo Rodrigues seguirá no Palácio de Ondina ao lado do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), enquanto a bancada baiana no Senado passará a contar com os recém-eleitos Rui Costa e Jaques Wagner.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Eleições 2026

Hoje é dia do cidadão: o Brasil celebra a força da democracia

Milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo para exercer o direito ao voto e reforçar os valores da cidadania, da liberdade e da participação democrática

Publicado

em

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Luciano Suedde Secretário de Comunicação do Estado da Bahia

Neste domingo, o Brasil acorda para celebrar um dos momentos mais importantes da vida democrática. É dia de votar. Dia de cidadania, civilidade e, sobretudo, liberdade.

Milhões de brasileiros têm nas mãos um dos instrumentos mais poderosos da democracia: o direito de escolher livremente quem irá representá-los.

A democracia brasileira é jovem, mas amadureceu. Foi construída por meio de conquistas, desafios e, principalmente, da participação de seu povo. A cada eleição, ela se renova e reafirma que o verdadeiro poder nasce da vontade popular.

Na urna, todos têm o mesmo valor. Cada voto conta. Cada cidadão participa da construção do futuro do país.

Por isso, a eleição também é uma celebração. É a manifestação pacífica das diferenças, do respeito às escolhas e da possibilidade de cada brasileiro expressar sua vontade por meio do voto.

Mais do que escolher candidatos, votar significa assumir responsabilidade pelo presente e pelo futuro. Significa dizer que queremos participar das decisões do nosso país.

ANÚNCIO

Que este seja um dia de paz, respeito e consciência. Que possamos continuar fortalecendo nossas instituições e exercendo, cada vez mais, os direitos conquistados ao longo da nossa história.

Hoje, a palavra é do cidadão. A escolha é do povo.

Viva o Brasil. Viva a cidadania. Viva a democracia!

Continue Lendo

Mais Lidas