SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Governador autoriza implantação de energia solar para o Distrito de Irrigação da Fazenda Velha

O equipamento agremia mais de 200 agricultores familiares e não familiares e tem um papel importante na produção de alimentos do território Médio Rio das Contas

Publicado

em

Rodrigues e integrantes do Distrito de Irrigação da Fazenda Velha (DIRFAV). Na ocasião, o governador autorizou a implantação de energia solar
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Projetos estruturantes para as pequenas propriedades rurais que fazem parte da área de atuação da Barragem de Pedra, em Jequié, foram apresentados nesta sexta-feira (11), durante encontro entre o governador Jerônimo Rodrigues e integrantes do Distrito de Irrigação da Fazenda Velha (DIRFAV). Na ocasião, o governador autorizou a implantação de energia solar para os sistemas de cultivo no perímetro irrigado da Fazenda Velha, com investimento de R$980 mil.

Criado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) em 2000, o Dirfav é uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de fazer a gestão do uso da água para assegurar a produção das famílias de agricultores, cujos principais cultivos são graviola, banana, goiaba, caju, quiabo, pimentão, tomate e capim. O equipamento é um distrito que agremia mais de 200 agricultores, entre agricultores familiares e não familiares e que tem um papel importante na produção de alimentos do território Médio Rio das Contas.

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a celebrar convênio com o município de Jequié para instalação do sistema de energia solar para o funcionamento das bombas de água, que alimentam os sistemas de cultivo no perímetro irrigado Fazenda Velha.

Os avanços, desafios e planos futuros relacionados à irrigação, segurança alimentar e também à geração de renda na comunidade Fazenda Velha estiveram na pauta do encontro. Foram discutidos alguns pontos de interesse dos produtores, como regularização de domínio dos lotes. A revitalização do distrito, emissão de títulos de terra e liberação de nova outorga para acesso à água para irrigação também foram tratados na ocasião. Entre as demandas, está ainda assistência técnica e extensão rural para orientar o manejo adequado da terra.

Diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro explicou que o momento foi de escuta, e que alguns temas tiveram tratativas ainda no encontro. “Alguns já tiveram respostas imediatas, como a autorização para um convênio com o município para a instalação do sistema fotovoltáico, assistência técnica e extensão rural, para ampliar a capacidade de produção, dar maior segurança hídrica e minimizar os custos”, disse.

ANÚNCIO

Além de agricultores familiares, a reunião contou com a presença do prefeito da cidade, Zé Cocá, secretários e gestores estaduais e municipais. A reunião reafirma a parceria do setor com a gestão estadual.

Política

Jerônimo discute soluções para resíduos sólidos em Capim Grosso e prestigia Festival do Queijo

Governador reúne representantes de consórcios públicos para tratar do fim dos lixões e reforça apoio à agricultura familiar no Território Bacia do Jacuípe

Publicado

em

Em Capim Grosso, nesta quinta-feira (23), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou de uma reunião com representantes de consórcios públicos multifinalitários para discutir soluções voltadas à gestão de resíduos sólidos urbanos e à implementação da logística reversa. Na mesma agenda, o chefe do Executivo estadual também prestigiou o I Festival de Queijo do Território Bacia do Jacuípe, iniciativa destinada ao fortalecimento da agricultura familiar.

O encontro foi realizado no Centro de Fé e Cultura Dom Jairo Matos e reuniu lideranças de diversos municípios baianos. A atividade deu continuidade às discussões iniciadas anteriormente com o Consórcio Intermunicipal do Mosaico das Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul (Ciapra), ampliando o debate sobre o modelo de gestão ambiental compartilhada.

Segundo Jerônimo Rodrigues, 28 consórcios participam da agenda, que tem como foco o encerramento dos lixões, conforme determina a legislação. “Sabemos que muitos municípios, especialmente os menores, não têm condições financeiras de implantar sozinhos estruturas como aterros sanitários. Por isso, o modelo de consórcios se fortalece, permitindo soluções compartilhadas, que também envolvem cooperativas, coleta seletiva e educação ambiental”, destacou o governador.

Para o presidente da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (Fecbahia) e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, a união entre os municípios é decisiva para avançar nas soluções. “Estamos construindo uma modelagem que cabe no orçamento dos municípios, especialmente os de menor porte, e que inclui os catadores e catadoras de materiais recicláveis, garantindo geração de renda e inclusão social. Foi um caminho que exigiu muito diálogo e construção coletiva, mas acreditamos que estamos chegando a uma solução viável”, afirmou.

Festival de Queijo

Ainda em Capim Grosso, o governador participou do I Festival de Queijo do Território Bacia do Jacuípe, realizado pelo Consórcio Jacuípe com apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O evento, que segue até sábado (25), reúne produtores de queijo artesanal, empreendedores da gastronomia regional e visitantes, com foco no fortalecimento da agricultura familiar e no estímulo à economia local.

ANÚNCIO

A comerciante e dona de agroindústria Cris Ferreira, de Riachão do Jacuípe, ressaltou a importância da iniciativa para o setor. “Mais do que movimentar a economia, a feira incentiva a agricultura familiar, que é responsável por alimentar muitas famílias da nossa região e de todo o país”, afirmou.

Já a vendedora Isabel Cristiane, conhecida como Cris do Queijo, destacou a feira como uma oportunidade de ampliar a visibilidade dos produtos. “A gente trabalha com queijo, frios e doces. Participar de uma feira como essa é uma chance importante de mostrar nossos produtos para mais pessoas e conquistar novos clientes”, pontuou.

Continue Lendo

Política

Jerônimo reúne secretários e parlamentares e faz balanço de ações do Governo da Bahia no CAB

Encontro na Governadoria destaca mais de 2.600 obras em andamento ou concluídas e reforça integração entre Executivo e Legislativo

Publicado

em

alinhamento político e administrativo do governo estadual. Em encontro que reuniu o governador Jerônimo Rodrigues (PT),
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

A Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), iniciou a manhã desta quinta-feira (23) com uma agenda de articulação institucional voltada ao alinhamento político e administrativo do governo estadual. Em encontro que reuniu o governador Jerônimo Rodrigues (PT), secretários de Estado e deputados, foi apresentado um balanço detalhado das ações desenvolvidas em áreas estratégicas como infraestrutura, saúde, economia e educação.

“Trouxemos aqui as bancadas federais, estaduais, os senadores e os secretários para a gente fazer um balanço do governo nesses três anos. Temos uma avaliação sobre as obras que estão sendo entregues e as iniciativas que estão avançando. Estamos olhando para frente, desenvolvendo cada vez mais toda a Bahia”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

A reunião teve como objetivo consolidar a integração entre os poderes Executivo e Legislativo, além de reforçar o ritmo de entregas em áreas consideradas prioritárias pela gestão estadual. Um dos destaques da agenda foi a apresentação do levantamento atualizado das intervenções de infraestrutura realizadas no estado.

Segundo os dados apresentados, a Bahia alcançou a marca de mais de 2.600 obras concluídas ou em andamento, abrangendo desde grandes complexos viários até intervenções de urbanização em municípios do interior. O balanço também detalhou o andamento de novos convênios firmados com prefeituras, fortalecendo o regime de colaboração e permitindo a descentralização dos investimentos.

Durante a exposição, três pilares foram apontados como fundamentais para o desenvolvimento do estado. Na área da economia, foram destacados o crescimento da Bahia, a atração de novos investimentos e os impactos das políticas de fomento ao emprego e à renda. No eixo da educação, o foco recaiu sobre a modernização das unidades escolares, a implantação de escolas em tempo integral e os resultados das avaliações de desempenho educacional.

ANÚNCIO

Já na saúde, o balanço ressaltou a regionalização dos serviços, com ênfase na entrega de novas policlínicas, na ampliação de leitos hospitalares e no fortalecimento dos mutirões de cirurgias eletivas em diversas regiões do estado.

Continue Lendo

Política

Reuniões de Jerônimo em Salvador atraem prefeitos da oposição

Em menos de cinco horas, governador reúne três gestores oposicionistas, sela alianças e amplia base governista no interior da Bahia

Publicado

em

As reuniões do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Salvador têm colocado a oposição em estado de alerta. Após uma maratona
Fotos: Wuiga Rubini

As reuniões do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Salvador têm colocado a oposição em estado de alerta. Após uma maratona de visitas e entregas em 11 municípios durante o feriadão de Tiradentes, o petista voltou a concentrar a agenda na capital e, nesta quarta-feira (22), realizou atendimentos na Governadoria que resultaram na aproximação de três prefeitos da oposição em menos de cinco horas.

Os encontros ocorreram entre 13h e 17h30 e foram marcados por declarações públicas de lealdade, discursos de reconhecimento e apertos de mão registrados em fotografias. O movimento reforça a estratégia do governador de alternar agendas no interior com articulações políticas em Salvador.

O primeiro prefeito da oposição a ser recebido foi Ednaldo Ribeiro (Republicanos), de Cruz das Almas. De perfil bolsonarista, o gestor se reuniu com Jerônimo e com o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola. Após a conversa, fez questão de posar para fotos e cumprimentar o governador, gesto que chamou a atenção nos bastidores políticos.

Na sequência, foi recebida a prefeita de Itatim, Daiane (PSD), acompanhada de todo o grupo político do município. Em 2022, o grupo garantiu a vitória de ACM Neto (União Brasil) na cidade. Após o encontro, Daiane afirmou, em tom simbólico, que estava “selando um casamento” com o governador. O ex-prefeito e uma das principais lideranças locais, Tingão (PSD), relembrou o resultado da última eleição e projetou o novo cenário político. “Em 2022 demos a vitória em Itatim para um lado; agora vamos dar a vitória para Jerônimo”, declarou.

Encerrando a sequência de reuniões, Jerônimo recebeu o prefeito de Piatã, Marcos Paulo (PSD), que esteve acompanhado do vice-prefeito Rone (Avante). O gestor afirmou que irá reconhecer o trabalho do governo estadual no município. “Isso é a política: trabalhar para as pessoas, para o povo, reconhecer quem faz isso. O governador tem trabalhado e a gente vai reconhecer, sim, o que tem feito por Piatã”, afirmou.

ANÚNCIO

O avanço do governador sobre quadros da oposição acende um sinal de alerta no grupo liderado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). Enquanto no interior Jerônimo intensifica a entrega de obras e investimentos, na capital amplia o diálogo com prefeitos. Nessa movimentação, o governador já contabiliza, segundo aliados, mais de 350 prefeitos integrando a base governista em todo o estado.

Continue Lendo

Mais Lidas