SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Governador autoriza implantação de energia solar para o Distrito de Irrigação da Fazenda Velha

O equipamento agremia mais de 200 agricultores familiares e não familiares e tem um papel importante na produção de alimentos do território Médio Rio das Contas

Publicado

em

Rodrigues e integrantes do Distrito de Irrigação da Fazenda Velha (DIRFAV). Na ocasião, o governador autorizou a implantação de energia solar
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Projetos estruturantes para as pequenas propriedades rurais que fazem parte da área de atuação da Barragem de Pedra, em Jequié, foram apresentados nesta sexta-feira (11), durante encontro entre o governador Jerônimo Rodrigues e integrantes do Distrito de Irrigação da Fazenda Velha (DIRFAV). Na ocasião, o governador autorizou a implantação de energia solar para os sistemas de cultivo no perímetro irrigado da Fazenda Velha, com investimento de R$980 mil.

Criado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) em 2000, o Dirfav é uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de fazer a gestão do uso da água para assegurar a produção das famílias de agricultores, cujos principais cultivos são graviola, banana, goiaba, caju, quiabo, pimentão, tomate e capim. O equipamento é um distrito que agremia mais de 200 agricultores, entre agricultores familiares e não familiares e que tem um papel importante na produção de alimentos do território Médio Rio das Contas.

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a celebrar convênio com o município de Jequié para instalação do sistema de energia solar para o funcionamento das bombas de água, que alimentam os sistemas de cultivo no perímetro irrigado Fazenda Velha.

Os avanços, desafios e planos futuros relacionados à irrigação, segurança alimentar e também à geração de renda na comunidade Fazenda Velha estiveram na pauta do encontro. Foram discutidos alguns pontos de interesse dos produtores, como regularização de domínio dos lotes. A revitalização do distrito, emissão de títulos de terra e liberação de nova outorga para acesso à água para irrigação também foram tratados na ocasião. Entre as demandas, está ainda assistência técnica e extensão rural para orientar o manejo adequado da terra.

Diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro explicou que o momento foi de escuta, e que alguns temas tiveram tratativas ainda no encontro. “Alguns já tiveram respostas imediatas, como a autorização para um convênio com o município para a instalação do sistema fotovoltáico, assistência técnica e extensão rural, para ampliar a capacidade de produção, dar maior segurança hídrica e minimizar os custos”, disse.

ANÚNCIO

Além de agricultores familiares, a reunião contou com a presença do prefeito da cidade, Zé Cocá, secretários e gestores estaduais e municipais. A reunião reafirma a parceria do setor com a gestão estadual.

Política

Governo da Bahia autoriza pavimentação de mais de 30 km de estradas em Santa Maria da Vitória

Investimento superior a R$ 45 milhões vai melhorar mobilidade, escoamento da produção e acesso a serviços públicos na região

Publicado

em

Duas importantes obras de pavimentação em Santa Maria da Vitória foram autorizadas pelo Governo do Estado neste sábado (27).
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Duas importantes obras de pavimentação em Santa Maria da Vitória foram autorizadas pelo Governo do Estado neste sábado (27). O governador Jerônimo Rodrigues assinou as ordens de serviço para a execução dos trechos entre o entroncamento da BA-583 e o distrito de Montevidinha, com cerca de oito quilômetros de extensão, e entre o entroncamento da BA-172 e o povoado de Água Quente, com aproximadamente 26 quilômetros.

Juntas, as intervenções somam mais de R$ 45 milhões em investimentos e devem melhorar a mobilidade, facilitar o deslocamento da população e fortalecer o escoamento da produção rural.

As obras fazem parte do programa Bahia em Movimento e atendem comunidades que há anos aguardavam a pavimentação dos acessos. Com a melhoria das rodovias, moradores terão mais segurança para se deslocar, redução no tempo de viagem e melhores condições para transportar a produção agrícola, especialmente no período chuvoso.

Para o agricultor José Pereira, morador da localidade de Água Quente, as obras representam uma mudança significativa para quem vive na zona rural. “A gente enfrenta muita dificuldade para sair da comunidade, principalmente quando chove. Com a estrada pronta, melhora o transporte, facilita levar a produção e dá mais tranquilidade para quem precisa ir à cidade”, afirmou.

Ao destacar a importância dos investimentos, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o impacto da infraestrutura no desenvolvimento regional. “Investir em infraestrutura é criar oportunidades para quem vive no interior. Essas estradas vão aproximar comunidades, facilitar o transporte da produção, melhorar o acesso aos serviços públicos e impulsionar o desenvolvimento de toda a região”, disse.

ANÚNCIO

A agenda também incluiu a entrega de dois micro-ônibus destinados aos municípios de Santa Maria da Vitória e Brejolândia, por meio do Ministério da Saúde, ampliando a estrutura de transporte de pacientes que necessitam de atendimento especializado.

Continue Lendo

Política

Líder do governo critica ACM Neto por torcer contra avanço da ponte Salvador-Itaparica

Rosemberg Pinto acusa postura eleitoral e destaca progresso do projeto com chegada de equipamentos

Publicado

em

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), reagiu à manifestação
Foto: Joá Souza/GOVBA

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), reagiu à manifestação de ACM Neto nas redes sociais contra a divulgação dos avanços da Ponte Salvador-Itaparica. O parlamentar classificou a postura do ex-prefeito de Salvador como uma tentativa de transformar uma conquista para o estado em disputa eleitoral.

Para Rosemberg, o incômodo da oposição revela uma contradição: durante anos, a ponte foi tratada como promessa; agora, com o projeto em fase concreta, com cronograma definido, mobilização e chegada de equipamentos, surgem críticas que tentam minimizar a importância da iniciativa.

“Parece que, para alguns, o problema não é a ponte atrasar. O problema é a ponte acontecer”, ironizou o deputado.

O parlamentar lembrou que o projeto é uma Parceria Público-Privada (PPP), e não uma obra tradicional financiada exclusivamente pelo Estado. O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica prevê a construção de uma estrutura de 12,4 quilômetros sobre a Baía de Todos-os-Santos, além de acessos viários, nova ligação na Ilha de Itaparica e intervenções complementares. A expectativa é ampliar a integração logística, estimular investimentos, impulsionar o turismo, fortalecer o setor de serviços e gerar empregos em diversas regiões da Bahia.

Rosemberg também rebateu o que chamou de “narrativa equivocada” de que não haveria avanços no projeto. “De onde o ex-prefeito de Salvador tirou que o governo já gastou um bilhão? Fica chutando, sem vergonha de mentir, porque irresponsavelmente nem parou para estudar o projeto”, afirmou.

ANÚNCIO

Segundo o líder do governo, a chegada de equipamentos vindos da China para as etapas iniciais da obra desmonta o discurso de quem insiste em negar os fatos. A carga, com mais de 800 toneladas de materiais, chegou ao estado para a implantação de estruturas provisórias necessárias ao início das atividades em campo.

“O debate político é legítimo, mas negar uma realidade visível para tentar obter vantagem eleitoral é outra coisa. A Bahia espera por desenvolvimento, não por torcida contra”, declarou.

Na avaliação do parlamentar, ACM Neto escolhe atacar uma obra estratégica por ela representar uma perspectiva de futuro para o estado e fortalecer a imagem de um governo que apresenta resultados. “Quem não tem proposta para o amanhã tenta desqualificar quem está construindo”, disse.

Para Rosemberg, a Bahia não pode ficar refém de disputas políticas diante de um projeto com potencial de transformar a dinâmica econômica e social do estado. “A ponte não é de um governo ou de um partido. É da Bahia e dos baianos”, concluiu.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Política

Bahia entrega agroindústria e centro ambiental em Barreiras

Iniciativas fortalecem agricultura familiar, pesca artesanal e preservação ambiental no Oeste do estado

Publicado

em

Barreiras, a reforma da Unidade Agroindustrial de Beneficiamento de Pescados da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Com investimentos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar, da pesca artesanal e da preservação ambiental, o Governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (26), em Barreiras, a reforma da Unidade Agroindustrial de Beneficiamento de Pescados da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares (Coomaf) e inaugurou o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Oeste (Cetas/Oeste). Juntas, as iniciativas somam mais de R$ 12,4 milhões em investimentos, ampliam oportunidades de geração de renda e reforçam a proteção da biodiversidade na região Oeste.

Durante a agenda, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o caráter integrado das ações. “São medidas que unem preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo em que fortalecemos a proteção da nossa fauna, criamos oportunidades para quem vive da produção local, gerando renda e impulsionando a economia regional”, afirmou.

A reforma da Unidade Agroindustrial de Beneficiamento de Pescados recebeu investimento total de R$ 5,1 milhões, sendo R$ 4,2 milhões provenientes do Governo do Estado. A intervenção incluiu a modernização da estrutura física e a aquisição de máquinas e equipamentos para produção e comercialização de peixes, especialmente tilápias, fortalecendo a cadeia produtiva sob gestão da agricultura familiar.

Atualmente em fase de testes de beneficiamento, a agroindústria passa a agregar valor à produção local, ampliar a capacidade de processamento e abrir novos mercados para pescadores e agricultores familiares da região.

Para a diretora-presidente da Coomaf, Carmélia Silva, a modernização da unidade representa um avanço significativo para o setor. “Uma estrutura mais moderna significa mais qualidade no beneficiamento, maior valor agregado à produção e melhores oportunidades de comercialização. Esse investimento fortalece o trabalho das cooperativas e amplia as possibilidades de geração de renda para as famílias que vivem da pesca e da agricultura familiar”, destacou.

ANÚNCIO

Na área ambiental, foi inaugurado o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Oeste (Cetas/Oeste), equipamento que recebeu investimento de R$ 7,3 milhões e amplia a capacidade do Estado para acolher, tratar e reabilitar animais silvestres resgatados em acidentes, situações de tráfico ou outras ocorrências. O principal objetivo é possibilitar a recuperação dos animais e o retorno ao habitat natural, sempre que houver condições para a reintegração à vida silvestre.

A iniciativa fortalece as ações de conservação da biodiversidade e amplia a rede de proteção da fauna no Oeste baiano. A estrutura foi projetada para garantir segurança, bem-estar animal e condições adequadas de manejo, com espaços específicos para diferentes espécies, incluindo cervídeos, felinos e répteis. As instalações contam com áreas sombreadas e ventiladas, além de sistemas de segurança que permitem o atendimento especializado sem contato direto entre cuidadores e animais.

Continue Lendo

Mais Lidas