Política
Governador autoriza implantação de energia solar para o Distrito de Irrigação da Fazenda Velha
O equipamento agremia mais de 200 agricultores familiares e não familiares e tem um papel importante na produção de alimentos do território Médio Rio das Contas
Projetos estruturantes para as pequenas propriedades rurais que fazem parte da área de atuação da Barragem de Pedra, em Jequié, foram apresentados nesta sexta-feira (11), durante encontro entre o governador Jerônimo Rodrigues e integrantes do Distrito de Irrigação da Fazenda Velha (DIRFAV). Na ocasião, o governador autorizou a implantação de energia solar para os sistemas de cultivo no perímetro irrigado da Fazenda Velha, com investimento de R$980 mil.
Criado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) em 2000, o Dirfav é uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de fazer a gestão do uso da água para assegurar a produção das famílias de agricultores, cujos principais cultivos são graviola, banana, goiaba, caju, quiabo, pimentão, tomate e capim. O equipamento é um distrito que agremia mais de 200 agricultores, entre agricultores familiares e não familiares e que tem um papel importante na produção de alimentos do território Médio Rio das Contas.
O governador Jerônimo Rodrigues autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a celebrar convênio com o município de Jequié para instalação do sistema de energia solar para o funcionamento das bombas de água, que alimentam os sistemas de cultivo no perímetro irrigado Fazenda Velha.
Os avanços, desafios e planos futuros relacionados à irrigação, segurança alimentar e também à geração de renda na comunidade Fazenda Velha estiveram na pauta do encontro. Foram discutidos alguns pontos de interesse dos produtores, como regularização de domínio dos lotes. A revitalização do distrito, emissão de títulos de terra e liberação de nova outorga para acesso à água para irrigação também foram tratados na ocasião. Entre as demandas, está ainda assistência técnica e extensão rural para orientar o manejo adequado da terra.
Diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro explicou que o momento foi de escuta, e que alguns temas tiveram tratativas ainda no encontro. “Alguns já tiveram respostas imediatas, como a autorização para um convênio com o município para a instalação do sistema fotovoltáico, assistência técnica e extensão rural, para ampliar a capacidade de produção, dar maior segurança hídrica e minimizar os custos”, disse.
Além de agricultores familiares, a reunião contou com a presença do prefeito da cidade, Zé Cocá, secretários e gestores estaduais e municipais. A reunião reafirma a parceria do setor com a gestão estadual.
Eleições 2026
Pesquisa Quaest aponta aprovação de Jerônimo e reforça cenário de continuidade para 2026
Levantamento mostra que maioria dos baianos aprova a gestão do governador e defende sua permanência no cargo
A mais recente pesquisa Genial/Quaest reforça o cenário favorável ao governador Jerônimo Rodrigues na disputa eleitoral de 2026. De acordo com o levantamento, 57% dos baianos aprovam a atual gestão estadual, enquanto 52% avaliam que o governador merece ser reeleito para mais um mandato.
Os números também indicam um desejo majoritário de continuidade administrativa. Segundo a pesquisa, 57% dos entrevistados defendem a permanência de Jerônimo no comando do governo, sinalizando apoio à manutenção das políticas públicas implementadas pela atual gestão.
Outro dado considerado relevante é o da intenção de voto espontânea, modalidade em que os eleitores respondem em quem pretendem votar sem a apresentação prévia de nomes de candidatos. Nesse cenário, Jerônimo Rodrigues aparece com 18% das citações, à frente do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que registra 17%. O resultado é apontado por analistas políticos como um indicativo do grau de consolidação da preferência do eleitorado.
O secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, comemorou os números divulgados pela pesquisa e atribuiu o desempenho do governador ao reconhecimento da população pelos resultados da administração estadual.
Segundo Loyola, os indicadores demonstram um crescimento consistente de Jerônimo Rodrigues e fortalecem sua posição no cenário político para o próximo pleito.
“O levantamento mostra que a população reconhece o trabalho que vem sendo realizado em toda a Bahia. A aprovação da gestão e a preferência pela continuidade refletem os investimentos e as ações que chegam aos municípios e melhoram a vida das pessoas”, avaliou o secretário.
Para o titular da Serin, a combinação entre aprovação administrativa, desejo de reeleição e liderança na pesquisa espontânea evidencia a confiança dos baianos na condução do Estado. Loyola destacou ainda que os resultados reforçam a estratégia do governo de manter o foco nas entregas, na ampliação das políticas públicas e no atendimento das demandas da população em todas as regiões da Bahia.
Na avaliação do governo, os números apontam para um ambiente político favorável à continuidade do projeto liderado por Jerônimo Rodrigues e demonstram a competitividade do governador no processo eleitoral de 2026.
Política
Bahia promove encontro sobre liderança e representatividade de mulheres negras na gestão pública
Evento no Pelourinho reuniu gestoras, ativistas e representantes da sociedade civil para debater equidade racial, participação política e garantia de direitos
O Governo da Bahia realizou, nesta segunda-feira (27), no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, em Salvador, o encontro “Mulheres Negras na Gestão Pública: Liderança, Representatividade e Direitos”. A iniciativa criou um espaço de diálogo e reflexão sobre equidade racial e de gênero, com foco na ampliação da participação feminina nos espaços de decisão e no fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres, especialmente negras e indígenas.
O evento reuniu representantes de diferentes regiões do estado, gestoras públicas, lideranças sociais e integrantes da sociedade civil organizada. A programação foi marcada por debates, trocas de experiências e reflexões sobre os desafios e avanços relacionados à presença de mulheres negras em posições de liderança e gestão.
A realização do encontro integra as ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, celebrados em 25 de julho. As datas são reconhecidas como marcos na luta contra o racismo, o sexismo e as desigualdades estruturais enfrentadas pelas mulheres negras.
Entre os destaques da programação esteve a participação da pesquisadora e escritora Carla Akotirene, uma das principais referências brasileiras nos estudos sobre interseccionalidade. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para ampliar a representatividade feminina nos espaços institucionais e fortalecer a garantia de direitos para mulheres negras e indígenas.
A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a promoção da igualdade racial e de gênero, incentivando a construção de políticas públicas mais inclusivas e representativas da diversidade da população baiana.
Eleições 2026
TSE firma acordos com plataformas digitais para reforçar combate à desinformação nas Eleições de 2026
Parcerias com Meta, Google, X, TikTok, Telegram, Kwai e LinkedIn preveem ações de integridade informacional e divulgação de informações oficiais sobre o processo eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ampliou a cooperação com plataformas digitais para fortalecer o enfrentamento à desinformação nas Eleições Gerais de 2026. Foram firmados memorandos de entendimento com as empresas Meta, X, Telegram, ByteDance (TikTok), Joyo Tecnologia (Kwai), LinkedIn e Google Brasil.
A iniciativa é resultado da reunião realizada em 16 de julho, em Brasília, entre o presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, e representantes das plataformas digitais. Na ocasião, as empresas aderiram ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação por meio da assinatura de termos de adesão. Os memorandos preveem ações específicas de cooperação, definidas de acordo com a área de atuação e as características de cada parceiro.
Os acordos têm como objetivo desenvolver iniciativas conjuntas voltadas ao combate à desinformação que possa comprometer a legitimidade e a integridade do processo eleitoral.
O memorando firmado com a Meta, responsável por Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 22 de julho. Já os documentos celebrados com as demais plataformas foram publicados nesta segunda-feira (27).
O acordo com a Meta terá vigência entre 17 de julho e 31 de dezembro de 2026. Os memorandos assinados com as demais empresas entraram em vigor em 23 de julho e permanecem válidos até 31 de dezembro do mesmo ano. Em todos os casos, não haverá transferência de recursos financeiros entre as partes.
Integridade informacional
Por meio das parcerias, o TSE e as empresas poderão desenvolver ações voltadas à divulgação de informações oficiais sobre as eleições, ao fortalecimento da integridade informacional e à conscientização dos usuários sobre os riscos da desinformação.
Os memorandos também preveem iniciativas de interesse público destinadas a ampliar a confiança da sociedade no processo eleitoral e a contribuir para um ambiente digital mais seguro durante as Eleições Gerais de 2026.
-
Eleições 2026há 2 diasVereador mais votado do União Brasil em Ipiaú rompe com ACM Neto e declara apoio a Jerônimo
-
Esportehá 2 diasSAFs transformam a gestão do futebol e ampliam desafios tributários para clubes e investidores
-
Políticahá 2 diasKleber Rosa critica fala de Caiado sobre “alforriar” a Bahia e acusa discurso de reproduzir lógica escravocrata
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (27)
