Saúde
Jerônimo Rodrigues inaugura estruturas de saúde e anuncia investimentos em Jequié
Novo ambulatório, centro de ensino e entrega de equipamentos reforçam atendimento no sudoeste baiano
O fortalecimento da saúde pública regional marcou a agenda do governador Jerônimo Rodrigues em Jequié neste sábado (23), com a inauguração do novo ambulatório e do Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV). A programação também incluiu a entrega de ambulâncias, veículos administrativos e equipamentos destinados ao atendimento de municípios do sudoeste baiano.
As novas estruturas ampliam a capacidade de atendimento especializado do hospital e reforçam a formação de profissionais da saúde na região. O Centro de Ensino e Pesquisa foi implantado para apoiar atividades acadêmicas, produção científica e qualificação técnica, integrando ensino e assistência no ambiente hospitalar.
“Estamos ampliando a estrutura do Prado Valadares e criando condições para melhorar ainda mais o atendimento prestado à população. O Centro de Ensino e Pesquisa fortalece a formação dos profissionais e contribui diretamente para a qualidade do serviço oferecido na região”, afirmou o governador.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que as entregas ampliam a capacidade operacional da rede estadual no sudoeste baiano. “Além dos novos espaços inaugurados, estamos entregando ambulâncias, veículos e equipamentos que contribuem para fortalecer o atendimento especializado e a assistência nos municípios”, afirmou.
Entre os equipamentos entregues pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estão uma ambulância e um veículo administrativo para o Hospital Geral Prado Valadares, um veículo para a APAE de Jequié, além de quatro ambulâncias destinadas aos municípios de Irajuba, Jitaúna, Itagi e Nova Canaã. Também foram entregues veículos administrativos para Dário Meira e Ibirataia.
Pesquisa e inovação
Ainda durante a agenda, o governador participou, ao lado dos ministros da Pesca e Aquicultura, Edipo Araújo Cruz, e da Agricultura e Pecuária, André Carlos Alves de Paula Filho, do lançamento da pedra fundamental da estação da Embrapa do Sudoeste Baiano, na Estação de Piscicultura de Jequié.
A iniciativa visa fortalecer pesquisas voltadas ao desenvolvimento da agricultura e da produção rural na região e marca a implantação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Embrapa no território.
Saúde
Mutirão da Sesab agiliza atendimento e regula mais de mil pacientes em um único dia
Ação reforça estratégia permanente para acelerar transferências, internações e cirurgias em toda a Bahia
Para dar mais celeridade às transferências, internações e cirurgias, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realizou, neste sábado (15), em Salvador, mais uma edição do mutirão de regulação, com a presença da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Ao longo da ação, o Serviço Estadual de Regulação (SER) atendeu 1.011 pacientes, com maior concentração de casos nas áreas de ortopedia, clínica médica, cirurgia geral, avaliação vascular e UTI adulto.
A iniciativa, promovida há mais de quatro anos, integra a estratégia permanente da Sesab para ampliar a eficiência da regulação estadual e reduzir o tempo de espera por atendimento, especialmente para pacientes que necessitam de assistência em especialidades com menor oferta de profissionais.
De acordo com dados do Serviço Estadual de Regulação, 71% dos pacientes regulados são atendidos em até 24 horas, enquanto mais de 80% recebem atendimento em até 72 horas, indicadores que refletem os esforços da rede estadual para garantir acesso mais rápido aos serviços de saúde.
Entre as unidades que mais receberam pacientes regulados durante o mutirão estão o Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, com 69 atendimentos; o Hospital do Oeste, em Barreiras, com 52; o Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, com 32; o Hospital Geral do Estado (HGE), com 30; e o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, também com 30 pacientes.
Na sequência, aparecem o Hospital Estadual do Litoral Norte, em Alagoinhas; o Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal; o Hospital Regional de Guanambi; e o Hospital Geral Clériston Andrade, que receberam 29 pacientes cada.
A ação reforça o compromisso da Sesab com a ampliação do acesso à assistência hospitalar, contribuindo para otimizar o fluxo de atendimento e garantir resposta mais rápida às demandas da população baiana.
Saúde
Cican passa por modernização e terá primeiro PET-CT do SUS na Bahia
Com investimento superior a R$ 56 milhões, unidade ampliará serviços, capacidade de atendimento e acesso ao diagnóstico oncológico de alta precisão
Os pacientes atendidos pelo Centro Estadual de Oncologia (Cican), no bairro de Brotas, em Salvador, serão beneficiados com uma ampliação significativa da capacidade e da qualidade da assistência prestada pela unidade. As obras de reforma e ampliação, previstas para serem concluídas em setembro deste ano, foram vistoriadas pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, e do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.
Com investimento superior a R$ 56 milhões em recursos estaduais, o Cican, referência em assistência oncológica de alta complexidade na Bahia, passará a contar com o primeiro equipamento de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET-CT) do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. A tecnologia combina a tomografia por emissão de pósitrons (PET) com a tomografia computadorizada (TC), permitindo a identificação de tumores em diferentes regiões do corpo com elevado grau de precisão, por meio da análise simultânea do metabolismo celular e da anatomia do paciente.
A modernização da unidade também prevê a implantação de um hospital-dia para tratamentos ambulatoriais, a ampliação do centro cirúrgico para quatro salas operatórias e a oferta de novos serviços, como colonoscopia e endoscopia. Além disso, o Cican passará a contar com um serviço de Odontologia Oncológica, voltado à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento das complicações bucais decorrentes do câncer e das terapias antineoplásicas.
A estrutura da unidade será reforçada ainda com uma nova Central de Material Esterilizado (CME), ampliando a segurança e a eficiência dos procedimentos realizados. O projeto inclui também a reforma do ambulatório, a ampliação da recepção principal e a instalação de dois novos elevadores, proporcionando mais conforto e acessibilidade para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
Após a conclusão das obras, a expectativa é que o Cican realize cerca de 80 exames mensais de PET-CT e 350 exames de ressonância magnética por mês, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce e ao acompanhamento terapêutico de pacientes oncológicos em Salvador e em diversas regiões da Bahia.
Saúde
Hemoba realiza Sabadão Solidário para reforçar estoques
Ação mobiliza doadores em sete cidades baianas neste sábado (15) para estimular os doadores de sangue e ampliar o cadastro de voluntários para doação de medula óssea
No próximo sábado (15), a Fundação Hemoba, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), promove mais uma edição da campanha Sabadão Solidário, iniciativa que visa fortalecer os estoques de sangue no interior do estado. A ação integra uma mobilização realizada ao longo de agosto e contempla Salvador e os municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Brumado, Alagoinhas, Camaçari e Teixeira de Freitas, onde a fundação mantém unidades de atendimento.
A campanha tem como objetivo ampliar, de forma simultânea, os estoques dos bancos de sangue, facilitando a participação de pessoas que não conseguem doar durante a semana. A expectativa é alcançar a meta de 300 bolsas de sangue por dia e 250 cadastros semanais de voluntários aptos à doação de medula óssea.
Para doar, basta comparecer a uma das unidades participantes da campanha portando um documento oficial com foto. Os candidatos devem estar bem alimentados, em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados pelos responsáveis legais. Os horários de atendimento variam conforme o posto de coleta e devem ser consultados previamente.
Atualmente, os tipos sanguíneos O negativo (O-), B positivo (B+), AB negativo (AB-) e O positivo (O+) apresentam níveis abaixo do ideal nos estoques da Hemoba. Com a campanha, a fundação busca sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue como um gesto capaz de salvar vidas.
Além da contribuição social, a legislação estadual garante benefícios aos doadores regulares de sangue na Bahia. Entre eles estão o direito à meia-entrada em eventos culturais, um dia de folga no trabalho a cada 12 meses e a realização de exames gratuitos durante o processo de triagem clínica.
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (20)
-
Serviçoshá 2 diasSimm oferece 513 vagas de emprego para esta quinta-feira (20)
-
Eleições 2026há 2 diasPrazo para solicitar voto em trânsito termina nesta quinta-feira (20)
-
Turismohá 23 horasBahia destaca potencial do enoturismo em fórum internacional
