SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Flin leva arte e cultura para Cajazeiras, em Salvador

O festival segue até este sábado (11) com a participação de escritores, atores, humoristas, músicos e comunicadores

Publicado

em

Cajazeiras, em Salvador, ficou lotado nesta quinta-feira (9) para a abertura da 2ª edição do Festival Literário Nacional (Flin),
Foto: Italo Pacheco/Secult

O Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, ficou lotado nesta quinta-feira (9) para a abertura da 2ª edição do Festival Literário Nacional (Flin), iniciativa que fomenta a arte e literatura na periferia. O evento teve início com um bate-papo entre a apresentadora Rita Batista e o rapper Baco Exu do Blues. Este ano, o tema é ‘Diversas Leituras e Novos Caminhos’. Apesar de ser um evento que tem o objetivo principal de estimular a leitura, as atividades se estendem a outras linguagens. “São vários tipos de leituras. A leitura da música, da dança, do hip-hop, do design, do grafite. São várias linguagens que transcendem as páginas de um livro”, destacou a secretária estadual da Cultura, Arany Santana.

O Flin é realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria da Cultura do Estado (Secult). Durante três dias, o festival ocupa Cajazeiras com promoção da literatura, a partir de bate-papos, rodas de conversa, apresentações musicais, contação de histórias e atividades lúdicas. Um espaço para diversão, mas também para discussão de temas relevantes. “O festival reforça a democracia e permite que a gente possa discutir a discriminação racial, a violência, a homofobia, a misoginia e essa violência absurda contra as mulheres por meio do feminicídio”, salientou o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo.

Foco na juventude

O festival visa retomar o debate da cultura enquanto elemento estratégico de desenvolvimento da sociedade, a partir do diálogo com a juventude. Estudantes de diversas escolas da região de Cajazeiras lotaram o ginásio na abertura. Aluna do Colégio Estadual Alberto Valença, Maria Eduarda Carvalho, de 15 anos, foi aproveitar a oportunidade de adquirir conhecimento para além da sala de aula. “A gente precisa aprender fora da escola também. É bom pra gente se informar mais sobre a cidade da gente e em relação à cultura”, afirmou.

O Flin segue até este sábado (11) com a participação de escritores, atores, humoristas, músicos e comunicadores. Nomes como Itamar Vieira Junior, Auritha Tabajara, Jhordan Matheus, Tiago Banha, Hiran, Guedez, Nêssa e a Banda Afrocidade compõem a programação do evento, que está disponível através do site da Flin e no instagram.

Clássicos da Sétima Arte

Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas acontece em Brasília

O evento reúne gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028 e contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta terça-feira (11), da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas,
Foto: Henrique Raynal | CC

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta terça-feira (11), da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. Promovido pelo Governo Federal, o evento reúne gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028, com uma programação voltada à capacitação e ao fortalecimento da governança municipal.

Antes da cerimônia de abertura, Jerônimo destacou a importância da parceria entre União, estados e municípios para o desenvolvimento das cidades e a implementação de políticas públicas. “A Bahia está aqui, reunida desde ontem, com a união dos prefeitos, a UPB [União dos Municípios da Bahia] se articulando, para avaliarmos o que podemos aproveitar de melhor nos programas do Governo Federal para o nosso estado”, afirmou o governador.

Apoio a todos

Em discurso no encontro, o presidente Lula reforçou que divergências políticas ou ideológicas não interferirão na relação entre o Governo Federal e os municípios. O presidente garantiu que nenhum gestor será prejudicado por não ter votado nele ou por não apoiar sua administração.

“Não haverá, em hipótese alguma, um banco, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BRB, o Basa ou o BNDES, deixar de atender aos interesses de um governador ou de uma cidade por questões ideológicas”, declarou ele.

Participação baiana

A presença expressiva de prefeitos baianos no evento reforçou o compromisso do Estado com o fortalecimento da gestão municipal. O encontro oferece mais de 170 atividades simultâneas, abordando temas como segurança pública, enfrentamento das mudanças climáticas, transição energética, saúde, educação e desenvolvimento regional. Além disso, os gestores municipais recebem orientações técnicas sobre financiamento, acesso a recursos federais e modelos inovadores de administração pública.

ANÚNCIO

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas segue até quinta-feira (13), promovendo debates e capacitações para garantir que os novos gestores municipais iniciem seus mandatos com planejamento estratégico e alinhamento às políticas públicas federais.

Continue Lendo

Cultura

Capoeira e gestão do Carnaval estão na pauta do Projeto Samba Vivo

O Shopping Piedade realiza duas rodas de conversas importantíssimas culturalmente nesta terça (11) e na quinta (13)

Publicado

em

culturalmente esta semana: a primeira, na terça-feira (11) sobre a importância da capoeira, manifestação cultural afro-
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Se aproximando do carnaval, o projeto Samba Vivo, do Shopping Piedade, realiza duas rodas de conversas importantíssimas culturalmente esta semana: a primeira, na terça-feira (11) sobre a importância da capoeira, manifestação cultural afro-brasileira, que mistura dança, esporte, música e cultura popular, reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Com o tema “Bloco da Capoeira no carnaval de Salvador”, a roda terá como convidados mestre Balão e mestre Tonho Matéria.

Já na quinta-feira (13), será a vez de discutir a gestão no carnaval de Salvador e fazer uma reflexão sobre o modelo de carnaval na cidade, circuitos de desfiles concomitantes, trios, blocos e camarotes. Para o bate-papo serão convidados, o Presidente do Bloco Vem Sambar, Jairo da Mata; o Coordenador Geral do Bloco Proibido Proibir, Luiz Cláudio; a Diretora do Bloco Pagode Total, Ariane Barreto e o Diretor do Bloco Alerta Prime, Diego Lopes.

Esta é 11ª edição do projeto Samba Vivo que já está na quinta semana.

Com edições anuais e gratuitas realizadas no piso L4 do Shopping Piedade, empreendimento certificado com o Selo da Diversidade Étnico-Racial, o projeto Samba Vivo começou este ano no dia 13/01 e vai até o dia 28/02.

Continue Lendo

Carnaval 2025

Setur-BA apoia iniciativas voltadas para inclusão, cultura e esporte

O Me Deixa à Vontade irá desfilar no sábado de Carnaval, no circuito Osmar (Campo Grande), com 2,3 mil associados

Publicado

em

estimular o segmento, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) patrocina o bloco Me Deixe à Vontade, mantido há 31 anos
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

O Carnaval da Bahia é símbolo da diversidade e tem atraído cada vez mais pessoas com deficiência (PcD), que vêm de outros estados para curtir a festa em Salvador. Para estimular o segmento, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) patrocina o bloco Me Deixe à Vontade, mantido há 31 anos pela Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef). No último sábado (8), aconteceu o Baile da Inclusão, na sede da instituição, no Campo Grande, quando a cadeirante Eliete Teófilo foi eleita rainha do bloco. A primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, recebeu o título de madrinha da agremiação carnavalesca; e a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, foi nomeada embaixadora da Acessibilidade.

O Me Deixa à Vontade irá desfilar no sábado de Carnaval, no circuito Osmar (Campo Grande), com 2,3 mil associados. “Recebemos pessoas com deficiência de todo o país para brincar em nosso bloco, mostrando que o turismo acessível está cada vez mais em alta. Agradecemos o apoio do Governo do Estado, para proporcionar boas experiências a esse público especial”, disse a presidente da Abadef, Silvanete Brandão.

“É gratificante para a Setur-BA manter essa parceria com a Abadef, na construção de avanços em políticas de inclusão, que refletem na qualificação dos serviços turísticos”, completou Giulliana Brito.

Ainda no sábado, a seletiva do Concurso da Rainha e Princesas do Carnaval de Salvador movimentou o Mercado do Rio Vermelho, mais conhecido como Ceasinha. Das 28 candidatas na disputa, 12 foram classificadas para a grande final, que será no dia 18 de fevereiro, no Fiesta Hotel. O evento tem o apoio da pasta estadual de turismo.

No domingo (9), a Península de Itapagipe sediou o GayMar, a primeira Parada Náutica LGBTQIAPN+ do Brasil, promovida pelo Instituto Por Elas, com o incentivo da Setur-BA. A programação incluiu passeio de barco da Ribeira até a Ponta de Humaitá, apresentações de DJs e iniciativas de sustentabilidade e economia criativa.

ANÚNCIO

“Estendi minha estadia em Salvador para participar da parada náutica e gostei muito. É minha primeira vez no Brasil e estou amando a Bahia”, relatou a turista espanhola Rosa Lopez, que visitou, também, Praia do Forte e Guarajuba, na Costa dos Coqueiros.

Cultura, esporte e religião

No último fim de semana, na capital, a Setur-BA apoiou o 5º Festival Cultural da Paz, no Pelourinho; a Badboycup de Jiujitsu, no Ginásio de Cajazeiras; e a chegada do Rally dos Mares, na Marina da Penha, a maior competição de moto aquática do país.

No interior, a secretaria incentivou a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Maragogipinho (Aratuípe); o Encontro de Cavaleiros (Camaçari); a Festa de Nossa Senhora de Lourdes (Ubaitaba); e o lançamento da edição 2025 da encenação da Paixão de Cristo (Esplanada).

Continue Lendo

Mais Lidas