Cultura
Festival Ancestralidade e Resistência anuncia programação em Salvador
Evento transformará a Biblioteca Pública da Bahia na “Cidade da Capoeira”, em novembro
De 13 a 16 de novembro, Salvador recebe a terceira edição do Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência, que ocupará o Complexo da Biblioteca Pública da Bahia, nos Barris. Realizado pelo coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB), o evento terá entrada gratuita e reunirá mestres, pesquisadores, artistas e comunidades de diferentes regiões do país.
Com o tema “O futuro é ancestral”, o festival destaca a Capoeira como expressão cultural, prática educativa e herança afro-brasileira. A edição deste ano ocorre em meio à consolidação da Lei Moa do Katendê, que inclui a Capoeira no currículo das escolas públicas da Bahia.
“A Capoeira é um saber ancestral que nos ensina a lidar com o presente e construir o futuro a partir de um legado deixado pelos nossos antepassados”, afirma Jurandir Santana (Jacaré DiAlabama), coordenador do CMB e idealizador do festival. “Com o tema ‘O futuro é ancestral’, queremos conectar as antenas com as raízes, aprofundando conhecimentos do passado, comemorando conquistas do presente e enfrentando os desafios futuros”, completa.
Programação
A programação inclui o Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras de Capoeira (14 e 16 de novembro), com debates sobre memória, ancestralidade e epistemologias da Capoeira. Terá ainda o Encontro do Protagonismo Feminino na Capoeira reunirá mulheres que atuam em diferentes territórios, com foco em equidade e visibilidade na prática.
O Desfile-manifesto “O futuro é ancestral” levará à passarela expressões da estética afro-brasileira e da identidade capoeirista. Também estão previstas a Homenagem aos Mestres Griôs com mais de 80 anos, o Concurso de Cantigas Autorais, o Torneio Ubuntu Infantojuvenil e a Berimbalada em Defesa da Capoeira nas Escolas Municipais, comandada por Mestre Tonho Matéria.
Durante os quatro dias, haverá ainda oficinas, vivências, feira cultural, rodas de conversa, mostra de filmes, exposição fotográfica e apresentações musicais. O encerramento será com a Roda do Século, conduzida pelos mestres griôs.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponível na bio do Instagram @capoeiraemmovimentobahia e, em breve, no site oficial do coletivo.
Agricultura
Governo da Bahia fortalece agricultura familiar em Riachão e Coité
Equipamentos e obras ampliam produção, garantem acesso à água e melhoram infraestrutura rural nos dois municípios
As comunidades rurais de Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité receberam, neste sábado (8), um importante reforço para o fortalecimento da agricultura familiar. Durante visita da comitiva do Governo da Bahia, foram entregues equipamentos e implementos agrícolas que vão impulsionar a produção, melhorar as condições de trabalho e promover mais dignidade para agricultores e agricultoras familiares.
A ação foi coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com recursos provenientes de emendas parlamentares estaduais e federais. Segundo o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, os investimentos têm como objetivo fortalecer a produção rural e melhorar a qualidade de vida das famílias do campo.
Em Riachão do Jacuípe, os agricultores foram contemplados com quatro máquinas forrageiras, 375 caixas d’água de 5 mil litros, um tanque-pipa de 4 mil litros e 30 barracas padronizadas para feira livre. Também foi autorizada a construção de uma ponte na comunidade de Salgado e a implantação de barragens nos rios Sacraiú, Riacho do Boqueirão e Riacho do Morro.
Já em Conceição do Coité, no Território do Sisal, foram entregues dois tratores com implementos agrícolas, cinco máquinas forrageiras, quatro tanques-pipa, dois gradões, dois veículos utilitários e mil caixas d’água. Além disso, foi autorizada a limpeza da aguada coletiva na localidade de Bandiaçu, ampliando o acesso à água para a população rural.
Lideranças locais destacaram a importância das entregas para enfrentar períodos de seca e garantir a produção de alimentos como milho, feijão e mandioca. As ações reforçam a integração entre Governo Federal e Governo Estadual na execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do campo.
Cultura
Saberes tradicionais ganham destaque no Festival Nosso Futuro Brasil-França
Evento, em Salvador, promove diálogos sobre cultura, clima e juventude para enfrentar crises ambientais
Até este domingo (9), Salvador se transforma em palco de convergência cultural entre Brasil, França e África durante o Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África. A programação, iniciada na última quarta-feira (5), reúne jovens de diferentes países para debater temas como justiça climática, saberes ancestrais e cooperação internacional.
Nesta sexta-feira (7), o Fórum Nosso Futuro, realizado na Doca 1, no bairro do Comércio, promoveu mesas sobre convivência com as mudanças climáticas e construção de cidades sustentáveis. Entre os participantes esteve Saide Gustavo dos Santos, estudante da rede estadual e clarinetista do Neojiba, que também participou de uma visita guiada ao Mercado Modelo. Convidado para a mesa “Utopias Urbanas e Cidades em Formação”, o jovem destacou a importância do diálogo multicultural para enfrentar desafios globais.
Representando a juventude da COP30, Mikaelle Farias, engenheira de Energias Renováveis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), participou da mesa “Cultura e Clima: os saberes do território como tecnologia para o futuro”. A especialista ressaltou que discutir cultura e clima é essencial para compreender práticas ancestrais e a resistência dos povos da diáspora diante das emergências ambientais.
Para Nivaldo Millet, coordenador de Políticas para a Juventude do Estado, o festival fortalece o pensamento crítico dos jovens e amplia oportunidades de emancipação. Segundo ele, a iniciativa é estratégica diante do avanço das crises climáticas e reforça a prioridade da juventude nas políticas públicas.
Além dos debates, o evento inclui exposições, apresentações musicais, oficinas educativas, mostras de cinema e experiências gastronômicas em diversos espaços culturais da capital baiana, como a Casa do Benin, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) e o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC).
Realizado pelo Governo Federal em parceria com o governo francês e o Institut Français, o festival conta com apoio da Aliança Francesa de Salvador e do Governo da Bahia.
Agricultura
Agricultura Familiar da Bahia leva 15 toneladas de produtos para a COP30
Cooperativas baianas marcam presença no maior palco global sobre clima, com alimentos sustentáveis e inovadores
A Agricultura Familiar da Bahia segue rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), que acontece entre 10 e 21 de novembro, em Belém do Pará. Um caminhão carregado com cerca de 15 toneladas de produtos de 27 cooperativas deixou Salvador nesta segunda-feira (3), levando sabores e práticas sustentáveis para o maior evento mundial sobre o futuro do planeta.
Os produtos baianos estarão em dois estandes e dois quiosques, ganhando visibilidade diante de mais de 40 mil visitantes, incluindo líderes globais, cientistas e representantes da sociedade civil. Entre os destaques estão o flocão e macarrão de milho não transgênico da Copirecê, frutas desidratadas da Coopaita, chocolates da Natucoa e Bahia Cacau, suco de uva da Cooperparaíso, chips de banana da Coomafes, além de cachaças de Abaíra, mel, castanhas e produtos de licuri.
Além da exposição, itens como flocão, feijão e suco de uva farão parte da alimentação dos participantes da COP30, reforçando o papel da agricultura familiar na promoção de uma dieta saudável e sustentável.
A iniciativa conta com apoio do Governo da Bahia, por meio da CAR, e articulação da Unicafes Bahia, Unisol Brasil e Conab. Para Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, a presença na COP30 é um marco:
“Vamos levar o sabor e a força do rural baiano para o mundo. Viva a Bahia, viva a agricultura familiar!”, afirmou.
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (10)
-
Serviçoshá 20 horasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (12)
-
Meio Ambientehá 2 diasBahia deve ter chuvas intensas nos próximos dias, alerta Inema
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (11)
