Cultura
Festival Ancestralidade e Resistência anuncia programação em Salvador
Evento transformará a Biblioteca Pública da Bahia na “Cidade da Capoeira”, em novembro
De 13 a 16 de novembro, Salvador recebe a terceira edição do Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência, que ocupará o Complexo da Biblioteca Pública da Bahia, nos Barris. Realizado pelo coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB), o evento terá entrada gratuita e reunirá mestres, pesquisadores, artistas e comunidades de diferentes regiões do país.
Com o tema “O futuro é ancestral”, o festival destaca a Capoeira como expressão cultural, prática educativa e herança afro-brasileira. A edição deste ano ocorre em meio à consolidação da Lei Moa do Katendê, que inclui a Capoeira no currículo das escolas públicas da Bahia.
“A Capoeira é um saber ancestral que nos ensina a lidar com o presente e construir o futuro a partir de um legado deixado pelos nossos antepassados”, afirma Jurandir Santana (Jacaré DiAlabama), coordenador do CMB e idealizador do festival. “Com o tema ‘O futuro é ancestral’, queremos conectar as antenas com as raízes, aprofundando conhecimentos do passado, comemorando conquistas do presente e enfrentando os desafios futuros”, completa.
Programação
A programação inclui o Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras de Capoeira (14 e 16 de novembro), com debates sobre memória, ancestralidade e epistemologias da Capoeira. Terá ainda o Encontro do Protagonismo Feminino na Capoeira reunirá mulheres que atuam em diferentes territórios, com foco em equidade e visibilidade na prática.
O Desfile-manifesto “O futuro é ancestral” levará à passarela expressões da estética afro-brasileira e da identidade capoeirista. Também estão previstas a Homenagem aos Mestres Griôs com mais de 80 anos, o Concurso de Cantigas Autorais, o Torneio Ubuntu Infantojuvenil e a Berimbalada em Defesa da Capoeira nas Escolas Municipais, comandada por Mestre Tonho Matéria.
Durante os quatro dias, haverá ainda oficinas, vivências, feira cultural, rodas de conversa, mostra de filmes, exposição fotográfica e apresentações musicais. O encerramento será com a Roda do Século, conduzida pelos mestres griôs.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponível na bio do Instagram @capoeiraemmovimentobahia e, em breve, no site oficial do coletivo.
Cultura
Tríduo de Santo Antônio une fé e cultura no Pelourinho
Evento gratuito reúne manifestações religiosas, artísticas e comunitárias entre os dias 10 e 12 de junho, no Centro Histórico de Salvador
Entre os dias 10 e 12 de junho, o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), no Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, recebe o projeto “Tríduo de Santo Antônio: Fé, Cultura e Tradição no Pelourinho”. A iniciativa reúne manifestações religiosas, artísticas e culturais em homenagem a Santo Antônio, um dos santos mais populares da tradição nordestina.
Com programação gratuita, o evento é voltado para moradores, trabalhadores da região e visitantes, promovendo momentos de devoção, apresentações culturais e convivência comunitária. As atividades religiosas acontecem sempre às 18h, durante os três dias, e incluem rezas conduzidas conforme a liturgia, com participação ativa do público.
A ambientação junina é reforçada pela recepção ao som de sanfona, criando um clima festivo e acolhedor. O encerramento contará com a apresentação do tradicional Samba Duro da Ladeira, expressão cultural de destaque na memória popular baiana.
Com o tema “Viva Santo Antônio, protetor do povo da Bahia”, o projeto propõe a valorização da fé, da tradição e da identidade cultural, reafirmando o Centro Histórico como um espaço vivo de memória e produção cultural.
Vinculado à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), o CCPI é responsável pela organização da iniciativa, que busca ampliar o acesso às atividades culturais, incentivar a participação de artistas locais e fortalecer os vínculos entre comunidade e território.
O projeto reforça a importância das manifestações juninas como patrimônio cultural vivo da Bahia, promovendo encontros entre espiritualidade, arte e tradição no coração do Pelourinho.
Agricultura
Empório e unidade de beneficiamento impulsionam agricultura familiar em Senhor do Bonfim
Novos equipamentos fortalecem a produção, ampliam a comercialização e beneficiam agricultores do Norte do Itapicuru
O Território Norte do Itapicuru passou a contar com dois importantes equipamentos para o fortalecimento da agricultura familiar: o Empório da Agricultura Familiar e a Unidade de Beneficiamento de Derivados do Leite, inaugurados pelo Governo da Bahia em Senhor do Bonfim.
Viabilizados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), os empreendimentos têm como objetivo ampliar a produção e fortalecer a comercialização dos produtos regionais.
A Unidade de Beneficiamento de Derivados do Leite foi completamente reformada para atender às normas sanitárias e equipada para a produção de queijos, iogurtes e manteigas. A iniciativa foi realizada em parceria com a Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim (Coomasb). Segundo o presidente da entidade, Márcio Correia, a unidade já processa cerca de 3 mil litros de leite por dia, com potencial de ampliação e geração de renda para mais famílias.
Já o Empório da Agricultura Familiar, instalado no Centro do município, reúne loja, restaurante, cafeteria e espaços para comercialização de produtos e artesanato, além de área externa voltada para feiras e eventos. O equipamento será gerido pela Central das Associações da Agricultura Familiar da região, que reúne 48 entidades comunitárias.
A iniciativa integra a estratégia do Governo do Estado de incentivar a produção e a venda de alimentos da agricultura familiar, incluindo derivados do leite, mandioca, frutas, milho e produtos in natura.
Durante a agenda, também foram entregues máquinas e equipamentos para apoiar a produção rural, como tratores, carros-pipa, motocicletas e tablets, adquiridos por meio de parcerias e convênios com o consórcio territorial.
Cultura
Rio de Contas reforça tradição de mais de 300 anos com a Noite das Lanternas
Evento religioso reúne fiéis na Chapada Diamantina e marca entrega de obras e investimentos pelo Governo da Bahia
A tradicional Noite das Lanternas, uma das mais antigas e imponentes expressões do turismo religioso católico da Bahia, voltou a iluminar as ruas históricas de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Realizada na véspera do feriado de Corpus Christi, como parte dos festejos ao padroeiro do município, o Santíssimo Sacramento, a celebração mantém viva uma tradição de mais de 300 anos.
Nesta quarta-feira (3), o evento contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, que cumpriu agenda institucional no município.
“Essa é uma celebração muito forte, de agradecimento ao Santíssimo Sacramento pela nossa saúde, nossa família, pedindo que possamos ter paz. Hoje também foi dia de fazer entregas e assinar mais ordens de serviço para o município”, destacou o governador.
O chefe do Executivo baiano realizou entregas para a saúde local, incluindo dois veículos administrativos, novos equipamentos para o Hospital Municipal de Rio de Contas e três kits UBS destinados a qualificar o atendimento básico na região. Na ocasião, Jerônimo Rodrigues também inaugurou obras de pavimentação asfáltica na rodovia BA-148, por meio do programa Bahia em Movimento.
A intervenção contemplou os trechos entre a rodovia e o acesso à sede municipal e ao distrito de Marcolino Moura, totalizando três quilômetros de extensão, com investimento superior a R$ 2,6 milhões.
Na área de educação e inclusão digital, foi entregue a reforma civil e elétrica do anexo do Colégio Estadual Carlos Souto, no distrito de Arapiranga, proporcionando mais segurança e conforto para estudantes e profissionais da educação. Também foram implantados novos pontos do programa Conecta Bahia, ampliando o acesso gratuito à internet na Praça da Matriz Maestro Esaú Pinto, na sede do município; na Praça da Comunidade Quilombola de Baraúnas; e na Praça Santo Antônio, no distrito de Mato Grosso.
O saneamento básico também recebeu reforço com a inauguração da ampliação e reforma do Sistema Integrado de Abastecimento de Água das localidades de Mato Grosso e Bitencourt. A obra beneficiou diretamente 211 moradores, com investimento total superior a R$ 3 milhões.
“Faremos também a ampliação de todo o sistema de abastecimento de água no Centro Histórico; já substituímos toda a rede pela tubulação de PVC. Isso significa mais segurança hídrica, mais qualidade no serviço e mais dignidade para a população de Rio de Contas”, afirmou a secretária estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Marise Chastinet.
O setor turístico foi contemplado com a implantação de sinalização nos principais atrativos do município, incluindo o Centro Histórico tombado, a Cachoeira do Fraga e a Ponte do Coronel, contribuindo para a orientação dos visitantes e a valorização do patrimônio local.
Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, as entregas reforçam o compromisso com o fortalecimento da atividade turística no município.
“Aqui, na véspera de Corpus Christi, existe uma tradição que remonta ao período colonial, trazida pelos portugueses e preservada ao longo dos séculos pela fé católica. O momento é de celebrar também a qualificação desse destino turístico e a segurança que a sinalização proporciona para quem visita Rio de Contas”, destacou.
Mais avanços
Jerônimo Rodrigues assinou convênio com o município para a pavimentação de diversas ruas do bairro Sossego II, com aplicação de recursos da ordem de R$ 542 mil. Também foi assinada a ordem de serviço para a restauração e pavimentação em Tratamento Superficial Duplo (TSD) do trecho entre o entroncamento da BA-148 e a localidade de Casa de Telha, no distrito de Arapiranga, obra orçada em mais de R$ 12,5 milhões.
“Essa é uma rodovia que vai não somente facilitar o escoamento da produção, mas também ampliar o acesso turístico a essa região tão importante da Serra das Almas, fortalecendo a renda das famílias que vivem no entorno desses núcleos agrícolas”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes.
Tradição secular
Encerrando a agenda no município, o governador participou da tradicional Noite das Lanternas, procissão que integra a solenidade de Corpus Christi e faz parte das celebrações ao padroeiro de Rio de Contas, o Santíssimo Sacramento. O evento reúne moradores e visitantes de diferentes regiões em uma das mais antigas manifestações religiosas da Bahia.
Realizada há mais de três séculos, a procissão percorre as ruas do Centro Histórico iluminada apenas pelas lanternas carregadas pelos fiéis, reafirmando a força da fé, da cultura e do patrimônio histórico que fazem do município uma referência do turismo religioso no estado.
-
Culturahá 3 diasRio de Contas reforça tradição de mais de 300 anos com a Noite das Lanternas
-
Políticahá 3 diasGoverno da Bahia anuncia R$ 135,8 milhões em obras de infraestrutura e serviços públicos
-
Políticahá 2 diasMairi recebe pacote de investimentos do Governo da Bahia em diversas áreas
-
Comunicaçãohá 2 diasO Globo destaca avanços da Bahia em áreas estratégicas na gestão Jerônimo Rodrigues

