Turismo
Feira de Santana recebe Seminário de Gestão em Turismo da Bahia
Com apoio do Governo do Estado, evento discute o papel dos municípios no desenvolvimento da atividade turística
Reafirmando o compromisso com o fortalecimento do turismo como instrumento de inclusão, inovação e desenvolvimento regional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou, nesta quarta (07), o II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, em Feira de Santana. A atividade ocorre até às 18h, no novo Centro de Convenções da cidade. Ao abrir oficialmente o evento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância das políticas públicas voltadas ao setor, que tem grande contribuição na economia baiana. De acordo com ele, o impacto é de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.
“A Bahia está dividida em 13 regiões turísticas, com uma força muito grande e nós sabemos o lugar da gente, no que diz respeito a divulgação, a infraestrutura biologística, estrada, água, segurança pública, tudo isso diz respeito aos investimentos de infraestrutura, capacitação de mão-de-obra, fomento. O que nos interessa é ter um ponto focal na gestão pública, assim a gente pode fazer uma articulação entre a força do Estado e a força do município”, disse o governador.
O Convention Bureau de Feira de Santana homenageou Jerônimo Rodrigues com o troféu de Embaixador do Turismo Feirense 2025, por divulgar a cidade e apoiar ações na ‘Princesa do Sertão’.
Durante todo o dia, os mais de 500 participantes, entre prefeitos, secretários municipais, especialistas, empresários, lideranças e representantes das 13 zonas turísticas baianas, devem debater a articulação institucional, troca de experiências e a modernização da gestão turística municipal, com foco em inovação, qualificação técnica e valorização do patrimônio cultural. Para a realização do seminário, o Governo do Estado investiu R$ 250 mil.
Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a atuação integrada entre Estado e municípios tem sido decisiva para a consolidação da Bahia no cenário nacional.
“Hoje aqui, nós reunimos os 417 municípios para fazermos uma sensibilização dos gestores quanto à importância que têm as competências municipais no desenvolvimento da atividade. Essa atuação conjunta, ela estimula o fluxo turístico do nosso estado. Faz um alinhamento de ações que o Governo da Bahia desenvolve junto com as ações dos municípios, e isso otimiza os serviços, estimula os empresários a também contribuírem no desenvolvimento”, considerou o secretário.
Com o tema “O Papel do Município no Desenvolvimento da Atividade Turística”, o seminário marca um importante momento para o fortalecimento do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, cultural e social na Bahia, tanto na capital quanto no interior.
“ A Bahia é um estado que sabe acolher, um estado que sabe viver, um estado que sabe fazer festa, mas um estado que trabalha e que vence pelo trabalho do povo. Quero agradecer por estar fazendo esse encontro de turismo na cidade de Feira de Santana. Esse encontro ajuda a cidade, traz apoio econômico a essa cidade”, agradeceu o prefeito Zé Ronaldo.
Já o prefeito de Itacaré, Edson Nego de Saronga, ressaltou que o seminário é uma grande oportunidade de os municípios discutirem o crescimento do turismo e fortalecerem a parceria com o estado, para o setor avançar em toda a Bahia. “Itacaré vem, cada dia que passa, se despontando com referência ao turismo. E essa união, Estado e município, fortalece o nosso turismo. Nós queremos continuar essa parceria, para que o turismo se fortaleça mais e e a gente possa gerar mais emprego e renda”, disse o gestor municipal.
Integrando a programação, houve a entrega, simbólica, de 10 certificados a municípios reconhecidos como destinos turísticos pelo Ministério do Turismo, consolidando sua presença no Mapa do Turismo Brasileiro. Receberam o documento as cidades de Alagoinhas; Banzaê; Cachoeira; Curaçá; Feira de Santana; Itacaré; Itaparica; Jequié; Prado e Rio de Contas. Ao total, serão certificados 127 municípios.
Além dos debates, o público teve acesso a stands institucionais, com suporte técnico oferecido por órgãos como Setur-BA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal, Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A programação cultural incluiu apresentações do repentista Bule Bule e do grupo Guerreiros de São Jorge, da cidade de Santa Brígida.
Turismo
Bahia amplia promoção internacional do turismo e celebra novo voo direto entre Argentina e Porto Seguro
Participação em eventos na Argentina e na Itália fortaleceu a divulgação dos destinos baianos, da gastronomia regional e do turismo comunitário para o mercado internacional
A Bahia encerrou sua participação na 30ª Feira Internacional de Turismo (FIT América Latina), realizada em Buenos Aires, na Argentina, com resultados positivos para a promoção dos destinos turísticos do estado. Durante os quatro dias de programação, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) apresentou os novos produtos e experiências das 13 zonas turísticas baianas, além de realizar ativações gastronômicas com acarajé, cafés da Chapada Diamantina e cachaças da Rota dos Engenhos.
Durante o evento, a Setur-BA celebrou, ao lado de representantes do trade turístico, a ampliação da conectividade aérea entre a Bahia e a Argentina, com a confirmação de uma nova rota direta da companhia JetSmart entre Buenos Aires e Porto Seguro, na Costa do Descobrimento.
A operação terá cinco voos semanais, às segundas, terças, sextas, sábados e domingos, com início previsto para 5 de janeiro de 2027. A expectativa da companhia aérea é transportar cerca de sete mil passageiros por mês.
Segundo o gerente comercial da JetSmart, Federico Petazzi, a nova rota busca ampliar a oferta de voos entre a Argentina e a Bahia, oferecendo tarifas competitivas e horários atrativos para os passageiros.
A nova ligação aérea reforça a conectividade internacional do estado com a Argentina, principal mercado emissor de turistas estrangeiros para a Bahia. Atualmente, o destino já conta com operações para Salvador e Porto Seguro realizadas pelas companhias Gol, Aerolíneas Argentinas, Sky Airline e agora também pela JetSmart. De janeiro a agosto deste ano, 62,1 mil argentinos desembarcaram nos aeroportos baianos, de acordo com dados do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.
Bahia promove turismo gastronômico e comunitário na Itália
A Setur-BA também participou da 16ª edição do Terra Madre Salone del Gusto, em Turim, na Itália, considerado o maior evento mundial do movimento Slow Food, que promove uma alimentação sustentável, valorizando a produção local, o meio ambiente e os pequenos produtores.
O encontro reuniu cerca de 1,5 mil delegados de 125 países e 600 expositores. Durante o evento, a Bahia apresentou sua infraestrutura turística e os atrativos voltados ao turismo gastronômico e de base comunitária.
A ação contou com a parceria da Rede Batuc, entidade reconhecida por fomentar o turismo comunitário no estado. Foram divulgados roteiros voltados para a ecogastronomia, com destaque para produtos e experiências ligados ao azeite de dendê de pilão, ostras de mangue, mocotó sertanejo, cuscuz de milho crioulo e chocolates produzidos a partir do cacau cabruca, além de quatro sítios agroecológicos.
De acordo com representantes da entidade, a diversidade cultural, gastronômica e ambiental da Bahia despertou interesse de visitantes de aproximadamente 40 países, ampliando as oportunidades de promoção internacional dos destinos baianos.
Turismo
Bahia autoriza obras de acessibilidade em destinos turísticos das 13 zonas turísticas do estado
Intervenções serão realizadas em Salvador e outros 12 municípios, ampliando a inclusão de pessoas com deficiência em equipamentos e espaços turísticos
O Governo da Bahia autorizou, nesta quinta-feira (1º), a realização de obras de acessibilidade em destinos localizados nas 13 zonas turísticas do estado. A iniciativa será executada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A empresa vencedora do processo licitatório foi a Inova Terraplanagem e Construções Ltda.
Além de Salvador, que receberá intervenções na Ponta do Humaitá, as obras contemplarão os municípios de Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Ilhéus, Juazeiro, Mutuípe, Paulo Afonso, Porto Seguro, Prado, Rio de Contas, Tucano, Valença e Vitória da Conquista.
A ação integra a estratégia estadual de fortalecimento do turismo acessível, promovendo melhores condições de acesso e permanência para pessoas com deficiência nos principais destinos turísticos baianos.
Paralelamente às obras, a Setur-BA vem desenvolvendo iniciativas voltadas à qualificação do setor, incluindo a capacitação de profissionais da atividade turística para o atendimento de pessoas com deficiência (PCDs) e ações de sensibilização junto ao empresariado.
No campo dos direitos humanos, a Bahia aderiu ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ampliou as políticas de inclusão social. Durante o Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a inclusão das pessoas com deficiência no Brasil, o estado implantou núcleos de comunicação em Libras nos municípios de Salvador e Feira de Santana.
Turismo
Press trip promove experiências turísticas em Salvador para ampliar visibilidade nacional do destino
Com apoio da Setur-BA, jornalistas de veículos especializados conheceram atrativos culturais, gastronômicos, religiosos e de natureza da capital baiana em ação estratégica de promoção do turismo
Durante cinco dias em Salvador, jornalistas dos veículos Mercado & Eventos, Guia Viajar Melhor, Tesouros do Brasil e Alice Visita participaram de uma press trip organizada pela Visit Salvador Destination, em parceria com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) e entidades do setor turístico. A iniciativa integra as estratégias de promoção do destino, oferecendo experiências imersivas que destacam a diversidade dos atrativos da capital baiana.
Segundo a presidente da Visit Salvador Destination, Soraya Torres, a ação busca ampliar a presença de Salvador nos principais canais de comunicação especializados em turismo.
“Ao proporcionar esse contato direto com o destino, buscamos estimular novas pautas, ampliar a presença de Salvador na mídia nacional e, consequentemente, contribuir para a atração de mais visitantes para a cidade”, afirmou.
A programação incluiu um roteiro pela Orla Atlântica, com visitas a Pituaçu, Rio Vermelho e Farol da Barra, além de experiências gastronômicas voltadas à culinária baiana. Na Baía de Todos-os-Santos, os participantes realizaram um passeio de canoa havaiana com saída da Praia da Preguiça, na Avenida Contorno.
Na Cidade Baixa, os jornalistas conheceram o Mercado Modelo e a Feira de São Joaquim, equipamentos considerados símbolos da cultura popular e do comércio tradicional da capital. A diversidade de produtos e a autenticidade das experiências chamaram a atenção dos visitantes.
“A Feira de São Joaquim é um lugar onde você se conecta com a essência de Salvador, em uma experiência fundamental para entender a alma da cidade, de dentro para fora. Todo brasileiro deveria conhecer a Bahia para compreender um pouco mais da nossa cultura e das nossas origens”, destacou Felipe Abílio, do portal Mercado & Eventos.
A agenda também contemplou visitas a equipamentos culturais e espaços voltados para eventos corporativos, reforçando o potencial da cidade para o turismo de negócios. Os profissionais ainda estiveram no terreiro Ilê Axé Koboxê, localizado no bairro de Fazenda Grande, onde acompanharam uma cerimônia do candomblé e tiveram contato com aspectos da religiosidade de matriz africana, um dos patrimônios culturais da Bahia.
Encerrando a programação, os jornalistas participaram, no último domingo (27), de um safari marítimo voltado ao turismo de observação de baleias-jubarte, segmento que tem ganhado destaque no litoral baiano durante a temporada de migração da espécie.
“Fui apresentado a outros lados de Salvador que eu ainda não conhecia. Não faltam atrações para os turistas ampliarem sua estadia na cidade”, ressaltou João Victor Araújo, do canal Tesouros do Brasil.
Para Gustavo Albano, da plataforma Guia Viajar Melhor, a integração do setor turístico foi um dos pontos mais marcantes da experiência.
“É incrível ver como todo o trade turístico está bem preparado e alinhado. Salvador conseguiu fortalecer toda a cadeia produtiva local em um destino que já possui grande reconhecimento nacional, não apenas para o turismo de lazer, mas também para o segmento de eventos e negócios”, avaliou.
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (30)
-
Serviçoshá 3 diasSimm oferece 394 vagas de emprego em Salvador nesta quarta-feira (30)
-
Agriculturahá 2 diasNova agroindústria é inaugurada em Mata de São João e prevê geração de até 150 empregos
-
Eleições 2026há 3 diasSozinho na tela: ACM Neto entre facas, segredos e um marqueteiro no Ceará
