Turismo
Feira de Santana recebe Seminário de Gestão em Turismo da Bahia
Com apoio do Governo do Estado, evento discute o papel dos municípios no desenvolvimento da atividade turística
Reafirmando o compromisso com o fortalecimento do turismo como instrumento de inclusão, inovação e desenvolvimento regional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou, nesta quarta (07), o II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, em Feira de Santana. A atividade ocorre até às 18h, no novo Centro de Convenções da cidade. Ao abrir oficialmente o evento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância das políticas públicas voltadas ao setor, que tem grande contribuição na economia baiana. De acordo com ele, o impacto é de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.
“A Bahia está dividida em 13 regiões turísticas, com uma força muito grande e nós sabemos o lugar da gente, no que diz respeito a divulgação, a infraestrutura biologística, estrada, água, segurança pública, tudo isso diz respeito aos investimentos de infraestrutura, capacitação de mão-de-obra, fomento. O que nos interessa é ter um ponto focal na gestão pública, assim a gente pode fazer uma articulação entre a força do Estado e a força do município”, disse o governador.
O Convention Bureau de Feira de Santana homenageou Jerônimo Rodrigues com o troféu de Embaixador do Turismo Feirense 2025, por divulgar a cidade e apoiar ações na ‘Princesa do Sertão’.
Durante todo o dia, os mais de 500 participantes, entre prefeitos, secretários municipais, especialistas, empresários, lideranças e representantes das 13 zonas turísticas baianas, devem debater a articulação institucional, troca de experiências e a modernização da gestão turística municipal, com foco em inovação, qualificação técnica e valorização do patrimônio cultural. Para a realização do seminário, o Governo do Estado investiu R$ 250 mil.
Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a atuação integrada entre Estado e municípios tem sido decisiva para a consolidação da Bahia no cenário nacional.
“Hoje aqui, nós reunimos os 417 municípios para fazermos uma sensibilização dos gestores quanto à importância que têm as competências municipais no desenvolvimento da atividade. Essa atuação conjunta, ela estimula o fluxo turístico do nosso estado. Faz um alinhamento de ações que o Governo da Bahia desenvolve junto com as ações dos municípios, e isso otimiza os serviços, estimula os empresários a também contribuírem no desenvolvimento”, considerou o secretário.
Com o tema “O Papel do Município no Desenvolvimento da Atividade Turística”, o seminário marca um importante momento para o fortalecimento do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, cultural e social na Bahia, tanto na capital quanto no interior.
“ A Bahia é um estado que sabe acolher, um estado que sabe viver, um estado que sabe fazer festa, mas um estado que trabalha e que vence pelo trabalho do povo. Quero agradecer por estar fazendo esse encontro de turismo na cidade de Feira de Santana. Esse encontro ajuda a cidade, traz apoio econômico a essa cidade”, agradeceu o prefeito Zé Ronaldo.
Já o prefeito de Itacaré, Edson Nego de Saronga, ressaltou que o seminário é uma grande oportunidade de os municípios discutirem o crescimento do turismo e fortalecerem a parceria com o estado, para o setor avançar em toda a Bahia. “Itacaré vem, cada dia que passa, se despontando com referência ao turismo. E essa união, Estado e município, fortalece o nosso turismo. Nós queremos continuar essa parceria, para que o turismo se fortaleça mais e e a gente possa gerar mais emprego e renda”, disse o gestor municipal.
Integrando a programação, houve a entrega, simbólica, de 10 certificados a municípios reconhecidos como destinos turísticos pelo Ministério do Turismo, consolidando sua presença no Mapa do Turismo Brasileiro. Receberam o documento as cidades de Alagoinhas; Banzaê; Cachoeira; Curaçá; Feira de Santana; Itacaré; Itaparica; Jequié; Prado e Rio de Contas. Ao total, serão certificados 127 municípios.
Além dos debates, o público teve acesso a stands institucionais, com suporte técnico oferecido por órgãos como Setur-BA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal, Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A programação cultural incluiu apresentações do repentista Bule Bule e do grupo Guerreiros de São Jorge, da cidade de Santa Brígida.
Turismo
TAP amplia voos entre Lisboa e Salvador para alta demanda do verão
Companhia aérea terá frequências extras em fevereiro e março, reforçando conexão da Bahia com a Europa
Em função da alta procura de europeus pelo destino Bahia no período do Carnaval e final do verão, a companhia aérea TAP, que já oferece voos diários entre Lisboa (Portugal) e Salvador, programou linhas extras na rota para os dias 3, 7, 10, 24 e 28 de fevereiro, disponibilizando mais opções para quem deseja vivenciar as festas baianas.
Além disso, em março, até o dia 28, a TAP terá um voo adicional na mesma rota, ampliando suas operações no Aeroporto de Salvador (Rede Vinci) para oito frequências semanais.
A expansão é resultado da parceria da TAP com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), visando fortalecer a ligação aérea da capital baiana com Lisboa e suas conexões para outros mercados europeus atendidos pela companhia.
“Foi com muita alegria que recebemos a notícia da ampliação das operações da TAP na Bahia, no período de maior demanda de viajantes internacionais para o nosso estado. Mantemos uma parceria histórica com a companhia, que contribuiu para que tivéssemos um recorde na entrada de turistas estrangeiros pelos aeroportos baianos, em 2025. O trabalho conjunto segue firme, para que tenhamos novas marcas históricas neste ano”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Turismo
Bahia bate recorde de turistas estrangeiros em 2025 e lidera crescimento no Nordeste
Ampliação de voos internacionais e promoção dos destinos baianos impulsionaram alta de 47,3% no fluxo internacional
A Bahia encerrou 2025 com um marco histórico no turismo internacional. O estado recebeu 211.539 visitantes estrangeiros, um crescimento de 47,3% em relação a 2024, segundo dados da Embratur e da Polícia Federal. O desempenho foi superior ao registrado pelo Brasil (37,1%) e pelo Nordeste (38,8%), consolidando a Bahia como porta de entrada para 43,7% dos turistas internacionais que desembarcaram na região.
O resultado é fruto da estratégia do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), que ampliou conexões aéreas internacionais em parceria com companhias aéreas e aeroportos, além de promover os destinos baianos em eventos globais. “Estamos vivendo um grande momento na atração de visitantes estrangeiros e a tendência é que continue crescendo em 2026, com a recém-inaugurada rota aérea entre a cidade do Panamá e Salvador pela Copa Airlines, e com nosso trabalho incansável de captação de novos voos”, afirmou o secretário Maurício Bacelar.
Entre os turistas que mais visitaram a Bahia em 2025, os argentinos lideraram, representando quase metade do fluxo internacional. Portugueses, uruguaios, franceses, italianos, alemães, espanhóis e chilenos também tiveram participação expressiva, reforçando a diversidade do público estrangeiro que escolhe o estado como destino.
Cenário otimista
O avanço ocorre em um cenário de retomada global do turismo e posiciona a Bahia como protagonista na atração de visitantes internacionais. Com novas rotas aéreas previstas e ações contínuas de promoção, a expectativa é de que 2026 registre números ainda mais robustos, fortalecendo a economia do estado e ampliando oportunidades para o setor turístico.
Turismo
Aeroportos baianos registram alta histórica na movimentação de turistas
Salvador lidera com 439 mil passageiros; interior também cresce e reforça conectividade aérea do estado
Os aeroportos baianos registram intensa movimentação desde o início da alta temporada. O Salvador Bahia Airport lidera o fluxo: entre 20 de dezembro e 4 de janeiro, passaram pelo terminal 439 mil passageiros, brasileiros e estrangeiros — um aumento de 18,5% em relação ao mesmo período do verão passado. Foram quase 3 mil pousos e decolagens, 500 a mais que no último ano, com crescimento de 19%. Somente no dia 2 de janeiro, circularam 37.436 pessoas, maior número desde 2018.
No interior, os números também impressionam:
- Porto Seguro: 112,5 mil passageiros (20 a 31/12), alta de 6,16%
- Vitória da Conquista: cerca de 25 mil passageiros (20/12 a 4/1), crescimento de 89%
- Ilhéus: 40.197 passageiros no mesmo período
A malha aérea baiana para o verão 2025/2026 oferece 1,6 milhão de assentos, 220 mil a mais que na temporada anterior, com 3,7 mil voos extras. O aumento é resultado de investimentos do Governo do Estado, via Setur-BA, em parceria com companhias aéreas e aeroportos.
“Trabalhamos na captação de novos voos, ampliação de rotas e promoção do destino Bahia nas principais feiras do mundo”, destacou Maurício Bacelar, secretário de Turismo.
Além das conexões nacionais, a Bahia mantém voos internacionais para Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Lisboa, Madri e Paris, e agora conta com a rota Salvador-Cidade do Panamá, operada pela Copa Airlines, com conexão para 80 cidades das Américas.
A alta também impulsionou a aviação regional: a Abaeté Linhas Aéreas opera mais de 500 voos na estação, ligando Salvador a Morro de São Paulo e Boipeba.
“Fechamos 2025 com recorde de 10 mil passageiros transportados”, comemorou Tiago Tosto, diretor da companhia.
-
Serviçoshá 2 diasSimm oferece 502 vagas para esta segunda-feira (19)
-
Economiahá 2 diasAvicultura baiana cresce 16,3% em 2025 e projeta expansão com retomada das exportações
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (19)
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (20)
