SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Turismo

Feira de Santana recebe Seminário de Gestão em Turismo da Bahia

Com apoio do Governo do Estado, evento discute o papel dos municípios no desenvolvimento da atividade turística 

Publicado

em

meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou, nesta quarta (07), o II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, em Feira de Santana.
Foto Wuiga Rubini/GOVBA

Reafirmando o compromisso com o fortalecimento do turismo como instrumento de inclusão, inovação e desenvolvimento regional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou, nesta quarta (07), o II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, em Feira de Santana. A atividade ocorre até às 18h, no novo Centro de Convenções da cidade. Ao abrir oficialmente o evento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância das políticas públicas voltadas ao setor, que tem grande contribuição na economia baiana. De acordo com ele, o impacto é de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia. 

“A Bahia está dividida em 13 regiões turísticas, com uma força muito grande e nós sabemos o lugar da gente, no que diz respeito a divulgação, a infraestrutura biologística, estrada, água, segurança pública, tudo isso diz respeito aos investimentos de infraestrutura, capacitação de mão-de-obra, fomento. O que nos interessa é ter um ponto focal na gestão pública, assim a gente pode fazer uma articulação entre a força do Estado e a força do município”, disse o governador. 

O Convention Bureau de Feira de Santana homenageou Jerônimo Rodrigues com o troféu de Embaixador do Turismo Feirense 2025, por divulgar a cidade e apoiar ações na ‘Princesa do Sertão’. 

Durante todo o dia, os mais de 500 participantes, entre prefeitos, secretários municipais, especialistas, empresários, lideranças e representantes das 13 zonas turísticas baianas, devem debater a articulação institucional, troca de experiências e a modernização da gestão turística municipal, com foco em inovação, qualificação técnica e valorização do patrimônio cultural. Para a realização do seminário, o Governo do Estado investiu R$ 250 mil. 

Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a atuação integrada entre Estado e municípios tem sido decisiva para a consolidação da Bahia no cenário nacional. 

ANÚNCIO

“Hoje aqui, nós reunimos os 417 municípios para fazermos uma sensibilização dos gestores quanto à importância que têm as competências municipais no desenvolvimento da atividade. Essa atuação conjunta, ela estimula o fluxo turístico do nosso estado. Faz um alinhamento de ações que o Governo da Bahia desenvolve junto com as ações dos municípios, e isso otimiza os serviços, estimula os empresários a também contribuírem no desenvolvimento”, considerou o secretário. 

Com o tema “O Papel do Município no Desenvolvimento da Atividade Turística”, o seminário marca um importante momento para o fortalecimento do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, cultural e social na Bahia, tanto na capital quanto no interior. 

“ A Bahia é um estado que sabe acolher, um estado que sabe viver, um estado que sabe fazer festa, mas um estado que trabalha e que vence pelo trabalho do povo. Quero agradecer por estar fazendo esse encontro de turismo na cidade de Feira de Santana. Esse encontro ajuda a cidade, traz apoio econômico a essa cidade”, agradeceu o prefeito Zé Ronaldo. 

Já o prefeito de Itacaré, Edson Nego de Saronga, ressaltou que o seminário é uma grande oportunidade de os municípios discutirem o crescimento do turismo e fortalecerem a parceria com o estado, para o setor avançar em toda a Bahia. “Itacaré vem, cada dia que passa, se despontando com referência ao turismo. E essa união, Estado e município, fortalece o nosso turismo. Nós queremos continuar essa parceria, para que o turismo se fortaleça mais e e a gente possa gerar mais emprego e renda”, disse o gestor municipal. 

Integrando a programação, houve a entrega, simbólica, de 10 certificados a municípios reconhecidos como destinos turísticos pelo Ministério do Turismo, consolidando sua presença no Mapa do Turismo Brasileiro. Receberam o documento as cidades de Alagoinhas; Banzaê; Cachoeira; Curaçá; Feira de Santana; Itacaré; Itaparica; Jequié; Prado e Rio de Contas. Ao total, serão certificados 127 municípios. 

ANÚNCIO

Além dos debates, o público teve acesso a stands institucionais, com suporte técnico oferecido por órgãos como Setur-BA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal, Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A programação cultural incluiu apresentações do repentista Bule Bule e do grupo Guerreiros de São Jorge, da cidade de Santa Brígida. 

Turismo

Setur-BA intensifica promoção da Bahia em mercados nacionais e internacionais

Ações incluem famtours, visitas técnicas, feiras de turismo, roadshows na Europa e viagens de imprensa para ampliar a comercialização dos destinos baianos

Publicado

em

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) segue ampliando as ações de promoção da Bahia nos principais mercados emissores
Foto: Tiago Queiroz/Ascom SeturBA

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) segue ampliando as ações de promoção da Bahia nos principais mercados emissores de turistas do Brasil e do exterior. A estratégia envolve a realização de eventos com profissionais da indústria de viagens e jornalistas especializados, fortalecendo a divulgação dos atrativos das 13 zonas turísticas baianas e impulsionando a comercialização dos destinos.

Na Chapada Diamantina, a secretaria promoveu um famtour (viagem de familiarização) com seis agentes de viagens do Rio de Janeiro e de São Paulo. O grupo visitou os municípios de Lençóis, Iraquara, Palmeiras, Mucugê e Ibicoara para conhecer a infraestrutura e os atrativos voltados ao turismo de luxo.

Durante a programação, os participantes vivenciaram experiências como trilhas ecológicas e percorreram as rotas das frutas vermelhas, dos cafés e dos vinhos, conhecendo produtos que agregam valor à oferta turística da região.

“Somadas ao contato com a natureza, experiências gastronômicas mostram que a Chapada Diamantina pode atrair pessoas de diferentes idades e perfis. É um destino com grande potencial de comercialização, especialmente para quem busca vivências mais sofisticadas”, avaliou a agente de viagens paulista Kika Lefèvre.

“Pretendo divulgar a Chapada entre os meus clientes, mostrando a diversidade de opções e a estrutura disponível no turismo de luxo, com transporte, bons restaurantes e guias qualificados”, completou a agente carioca Lígia Levenhagen.

ANÚNCIO
Promoção em estados brasileiros

No Mato Grosso do Sul, a Setur-BA realizou visitas técnicas a agências de viagens de Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju e Dourados. A iniciativa teve como objetivo estreitar o relacionamento com o trade turístico local e ampliar a comercialização dos destinos baianos.

A secretaria também participou da 15ª edição da Brazil Travel Market (BTM), realizada no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. Considerada uma das principais feiras de negócios turísticos das regiões Norte e Nordeste, a BTM reuniu mais de 14 mil profissionais do setor durante três dias de programação. No evento, a Bahia apresentou a diversidade de experiências oferecidas em suas zonas turísticas.

Bahia ganha visibilidade na Europa

No mercado internacional, a Setur-BA participa do VBRATA Roadshow Visit Brasil, evento itinerante que percorre importantes cidades europeias. A ação passou por Lisboa, Madri, Frankfurt, Roma, Milão, Paris e Londres, e ainda seguirá para Birmingham, Manchester e Dublin.

Ao todo, mais de 500 operadores e agentes de viagens receberão informações atualizadas sobre os produtos turísticos, experiências e novidades oferecidas pela Bahia para o mercado internacional.

Mercado argentino segue como prioridade

A Bahia também marcou presença na Convenção Nacional 2026 do Grupo GEA, realizada na cidade de Rosário, na Argentina, com a participação de aproximadamente 800 empresas de turismo.

ANÚNCIO

Por ser o principal mercado emissor de turistas estrangeiros para o estado, a promoção da Bahia entre os argentinos é considerada estratégica para ampliar o fluxo de visitantes internacionais e fortalecer a conectividade aérea entre os destinos.

Viagens de imprensa

A agenda promocional da Setur-BA inclui ainda press trips com jornalistas estrangeiros especializados em turismo. Os profissionais visitarão Salvador, na Baía de Todos-os-Santos; Praia do Forte, na Costa dos Coqueiros; Porto Seguro, na Costa do Descobrimento; e os municípios de Lençóis e Mucugê, na Chapada Diamantina.

O objetivo é produzir reportagens e conteúdos que ampliem a visibilidade internacional dos destinos baianos e fortaleçam a imagem da Bahia como um dos principais polos turísticos do Brasil.

Continue Lendo

Turismo

Salvador Boat Show chega à terceira edição e reforça potencial náutico da Bahia

Evento será realizado de 5 a 8 de novembro, na Bahia Marina, com novas marcas, embarcações, experiências sobre as águas e oportunidades de negócios para o setor

Publicado

em

O Salvador Boat Show retorna à Bahia Marina, entre os dias 5 e 8 de novembro, para a sua terceira edição, consolidando-se
Foto: Victor Santos/Revista Náutica

O Salvador Boat Show retorna à Bahia Marina, entre os dias 5 e 8 de novembro, para a sua terceira edição, consolidando-se como o maior evento náutico da Bahia. A programação contará com novos expositores, diferentes opções de embarcações, produtos, serviços e experiências voltadas ao público interessado no universo náutico. 

A continuidade do evento reforça a presença de Salvador no calendário nacional do setor e contribui para o fortalecimento da cultura náutica, a geração de negócios e o desenvolvimento do potencial da Baía de Todos-os-Santos para o turismo e as atividades sobre as águas. 

Na edição realizada no ano passado, o Salvador Boat Show recebeu mais de 5 mil visitantes, reuniu cerca de 40 embarcações e 30 marcas do segmento, além de registrar a venda de mais de 40 barcos. O salão apresentou desde modelos de entrada até lanchas de grande porte, além de equipamentos, serviços especializados, test drives e experiências náuticas. Os resultados contribuíram para consolidar o evento como uma importante vitrine do setor na região e abriram espaço para a chegada de novas empresas na edição de 2026. 

“Chegar à terceira edição demonstra que o Salvador Boat Show conquistou espaço no calendário náutico da Bahia e acompanha o amadurecimento deste mercado na região. Temos uma Baía de Todos-os-Santos com enorme vocação para a navegação, e o evento contribui para transformar esse potencial em negócios, turismo, serviços e aproximação das pessoas com o mar. A presença de novos expositores e experiências como a vela amplia esse ecossistema e ajuda a desenvolver uma cultura náutica cada vez mais forte no estado”, afirma Thalita Vicentini, diretora da Boat Show Eventos. 

A terceira edição também integra um movimento mais amplo de valorização das atividades náuticas na Bahia. Em abril deste ano, durante o Rio Boat Show, o Governo do Estado apresentou o Calendário de Eventos Náuticos da Bahia 2026/2027, que reúne competições, regatas e outras iniciativas ligadas ao setor e tem o Salvador Boat Show entre seus principais destaques. 

ANÚNCIO
Serviço 
Salvador Boat Show 2026 
  • 📍 Local: Bahia Marina — Avenida Lafayete Coutinho, 1010, Comércio, Salvador (BA) 
  • 📅 Data: 5 a 8 de novembro 
  • 🕑 Horário: Das 14h às 21h. No último dia, encerramento às 20h. 
  • 🎟️ Ingressos e informações: salvadorboatshow.com.br 
  • 📰 Cobertura completa: www.nautica.com.br 
Continue Lendo

Turismo

Salvador ganha nova sinalização turística com mais de 200 placas instaladas em áreas estratégicas

Intervenção da Setur-BA começa pelo Subúrbio Ferroviário e busca facilitar o acesso de moradores e visitantes aos principais atrativos da capital

Publicado

em

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) iniciou a implantação da nova sinalização turística de Salvador, com a instalação
Foto: Ascom/Setur-BA

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) iniciou a implantação da nova sinalização turística de Salvador, com a instalação de mais de 200 placas em diferentes regiões da capital. O trabalho começou pelo Subúrbio Ferroviário, contemplando locais de relevância histórica, cultural e turística.

Entre os primeiros pontos beneficiados estão o local onde foi perfurado o primeiro poço brasileiro de petróleo, no bairro do Lobato, em 1939, e o Mercado de Paripe, equipamento inaugurado em 1994 que reúne feira livre, comércio, restaurantes e atividades culturais.

A iniciativa recebeu investimento de R$ 1,1 milhão e será expandida para diversas áreas da cidade, incluindo Cidade Baixa, Graça, Barra, Campo Grande, Centro Histórico, Pituaçu, Itapuã, Stella Maris, Ipitanga e outros bairros com potencial turístico.

Segundo a engenheira civil da Setur-BA, Jussara Caires, a nova sinalização contribui para melhorar a experiência de moradores e visitantes.

“A sinalização padronizada qualifica o destino, com a orientação adequada para o acesso aos pontos atrativos. Tanto moradores como turistas poderão chegar aos locais desejados com mais agilidade e segurança”, explicou.

ANÚNCIO

As placas seguem os padrões do Guia Brasileiro de Sinalização Turística e apresentam informações em português, inglês e espanhol, facilitando a orientação de turistas nacionais e estrangeiros.

A identificação visual utiliza cores específicas de acordo com a categoria do local:

  • Marrom: atrativos naturais, históricos, religiosos e culturais;
  • Azul: equipamentos e serviços, como hospitais, delegacias, porto, aeroporto e restaurantes;
  • Verde: localidades e vias de acesso.

Para o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia (Singtur-BA), Ronaldo Dias, a nova sinalização fortalece o trabalho de recepção aos visitantes.

“A iniciativa é excelente, porque contribui para uma melhor orientação dos turistas, complementando o acolhimento e a hospitalidade que são marcas do povo baiano”, afirmou.

O diretor de Marketing e Comunicação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), Thiago Sena, destacou que a medida beneficia especialmente visitantes que circulam pela cidade de carro.

“Salvador recebe muitos turistas regionais que chegam de automóvel ou alugam veículos. Uma sinalização clara e eficiente facilita os deslocamentos e melhora a experiência do visitante”, ressaltou.

ANÚNCIO

De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a ação integra uma estratégia mais ampla de estruturação dos destinos turísticos baianos.

“Em Salvador, damos continuidade ao processo de sinalização da zona turística Baía de Todos-os-Santos, somando-se às intervenções já realizadas em outras regiões do estado. O objetivo é qualificar os destinos turísticos e fortalecer a atividade em toda a Bahia”, destacou.

Continue Lendo

Mais Lidas