Turismo
Feira de Santana recebe Seminário de Gestão em Turismo da Bahia
Com apoio do Governo do Estado, evento discute o papel dos municípios no desenvolvimento da atividade turística

Reafirmando o compromisso com o fortalecimento do turismo como instrumento de inclusão, inovação e desenvolvimento regional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou, nesta quarta (07), o II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, em Feira de Santana. A atividade ocorre até às 18h, no novo Centro de Convenções da cidade. Ao abrir oficialmente o evento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância das políticas públicas voltadas ao setor, que tem grande contribuição na economia baiana. De acordo com ele, o impacto é de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.
“A Bahia está dividida em 13 regiões turísticas, com uma força muito grande e nós sabemos o lugar da gente, no que diz respeito a divulgação, a infraestrutura biologística, estrada, água, segurança pública, tudo isso diz respeito aos investimentos de infraestrutura, capacitação de mão-de-obra, fomento. O que nos interessa é ter um ponto focal na gestão pública, assim a gente pode fazer uma articulação entre a força do Estado e a força do município”, disse o governador.
O Convention Bureau de Feira de Santana homenageou Jerônimo Rodrigues com o troféu de Embaixador do Turismo Feirense 2025, por divulgar a cidade e apoiar ações na ‘Princesa do Sertão’.
Durante todo o dia, os mais de 500 participantes, entre prefeitos, secretários municipais, especialistas, empresários, lideranças e representantes das 13 zonas turísticas baianas, devem debater a articulação institucional, troca de experiências e a modernização da gestão turística municipal, com foco em inovação, qualificação técnica e valorização do patrimônio cultural. Para a realização do seminário, o Governo do Estado investiu R$ 250 mil.
Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a atuação integrada entre Estado e municípios tem sido decisiva para a consolidação da Bahia no cenário nacional.
“Hoje aqui, nós reunimos os 417 municípios para fazermos uma sensibilização dos gestores quanto à importância que têm as competências municipais no desenvolvimento da atividade. Essa atuação conjunta, ela estimula o fluxo turístico do nosso estado. Faz um alinhamento de ações que o Governo da Bahia desenvolve junto com as ações dos municípios, e isso otimiza os serviços, estimula os empresários a também contribuírem no desenvolvimento”, considerou o secretário.
Com o tema “O Papel do Município no Desenvolvimento da Atividade Turística”, o seminário marca um importante momento para o fortalecimento do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, cultural e social na Bahia, tanto na capital quanto no interior.
“ A Bahia é um estado que sabe acolher, um estado que sabe viver, um estado que sabe fazer festa, mas um estado que trabalha e que vence pelo trabalho do povo. Quero agradecer por estar fazendo esse encontro de turismo na cidade de Feira de Santana. Esse encontro ajuda a cidade, traz apoio econômico a essa cidade”, agradeceu o prefeito Zé Ronaldo.
Já o prefeito de Itacaré, Edson Nego de Saronga, ressaltou que o seminário é uma grande oportunidade de os municípios discutirem o crescimento do turismo e fortalecerem a parceria com o estado, para o setor avançar em toda a Bahia. “Itacaré vem, cada dia que passa, se despontando com referência ao turismo. E essa união, Estado e município, fortalece o nosso turismo. Nós queremos continuar essa parceria, para que o turismo se fortaleça mais e e a gente possa gerar mais emprego e renda”, disse o gestor municipal.
Integrando a programação, houve a entrega, simbólica, de 10 certificados a municípios reconhecidos como destinos turísticos pelo Ministério do Turismo, consolidando sua presença no Mapa do Turismo Brasileiro. Receberam o documento as cidades de Alagoinhas; Banzaê; Cachoeira; Curaçá; Feira de Santana; Itacaré; Itaparica; Jequié; Prado e Rio de Contas. Ao total, serão certificados 127 municípios.
Além dos debates, o público teve acesso a stands institucionais, com suporte técnico oferecido por órgãos como Setur-BA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal, Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A programação cultural incluiu apresentações do repentista Bule Bule e do grupo Guerreiros de São Jorge, da cidade de Santa Brígida.
Turismo
Novo voo da Gol liga Salvador à zona turística Vale do São Francisco
A nova rota vai beneficiar o agronegócio e facilitar o acesso de visitantes à região

A partir de 29 de setembro, a Gol Linhas Aéreas passará a oferecer o voo entre Salvador e Petrolina, em Pernambuco, que faz divisa com Juazeiro, no norte da Bahia. Serão três frequências semanais (segundas, quintas e sábados), usando a aeronave Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros. A nova rota vai beneficiar o agronegócio e facilitar o acesso de visitantes à zona turística Vale do São Francisco, composta pelos municípios baianos de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá. A abertura da linha integra as ações do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), para ampliar a malha aérea regional do estado, em parceria com empresas de aviação.
“Essa iniciativa da Gol é mais um avanço na malha aérea regional da Bahia, no esforço conjunto do Governo do Estado e a companhia, que tem sido uma grande parceira do turismo baiano. Ela abre a ligação entre Salvador e a zona turística Vale do São Francisco, qualificando os destinos da região, onde existe uma diversidade de atrativos naturais, históricos e culturais, além do enoturismo”, ressalta o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Em Salvador, a Gol lidera a oferta de voos para diversos destinos nacionais e internacionais, e Petrolina passa a ser a 20ª cidade atendida de forma direta, partindo do aeroporto da capital baiana. “Buscamos continuamente oportunidades para expandir a nossa malha. A nova rota atende a uma demanda de conectar dois importantes polos econômicos nordestinos (Petrolina e Juazeiro) a Salvador”, afirma o diretor executivo de Planejamento da Gol, Rafael Araújo.
Turismo
Premiações em beleza natural e hotelaria fortalecem turismo baiano
A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, foi escolhida a melhor praia de enclave do mundo, em 2025

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) comemora mais uma premiação para o destino Bahia: a melhor praia de enclave (pequena área urbana) do mundo, em 2025. O título foi conquistado pela praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, em avaliação feita pelo Centro Internacional de Formação e Certificação de Praias (CIF Playas). O levantamento envolveu 200 destinos litorâneos do planeta.
A escolha, feita por especialistas internacionais em oceanografia, geografia costeira e engenharia ambiental, levou em conta critérios como beleza natural, infraestrutura turística, segurança e gestão sustentável. A praia baiana, de águas cristalinas, com Mata Atlântica em seu entorno preservada, possui a certificação internacional Bandeira Azul, por sustentabilidade. A Ilha dos Frades é administrada pela Fundação Baía Viva.
O turismo baiano também é destaque nacional com Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, que ficou na primeira posição no ranking de desempenho hoteleiro, no primeiro trimestre deste ano, registrando coeficiente de performance de 32,7%. A avaliação foi feita pela plataforma Omnibees, entre os 10 destinos brasileiros com os melhores resultados. Salvador ficou em nono lugar, com 16,6%. A pesquisa analisou quatro critérios: crescimento nas reservas, número de diárias ocupadas, diária média e volume bruto de vendas.
“ A premiação é resultado do turismo que o município vem desenvolvendo, como a capacitação de sete mil agentes de viagens, em 2023, e a expectativa de capacitar até 15 mil, em 2025. Não temos somente sol e praia, temos segmentos como ecoturismo, a rota das aldeias indígenas, náutica e observação de aves, entre outros. Todas essas experiências, aliadas a um trade turístico muito participativo e às parcerias com a Setur-BA, contribuem para atrair o turista de ticket médio maior”, explica o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones.
Para o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, “as premiações para a Bahia qualificam ainda mais o destino e reforçam a sua posição de líder nacional na movimentação de visitantes e no crescimento da receita no setor, uma vitória dos baianos, com o esforço do Governo do Estado para garantir o incremento das atividades turísticas”.
Turismo
Bahia lidera crescimento da receita no turismo nacional
O desempenho baiano ficou à frente do Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), sendo que a média no país foi ainda menor (6,6%)

A Bahia, que já era líder nacional em movimentação turística, agora, aparece na liderança do crescimento do faturamento no setor, entre os estados. Segundo dados do Ministério do Turismo (MTur) e da Fecomércio São Paulo, a Bahia registrou em março de 2025, um aumento de 20,4% na receita com atividades turísticas, o maior do país. O desempenho baiano ficou à frente do Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), sendo que a média no país foi ainda menor (6,6%).
De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), o resultado expressivo na receita tem sintonia com o aumento na movimentação de visitantes no estado, analisando o primeiro quadrimestre de 2025. De janeiro a abril deste ano, houve um crescimento de 9,4% no fluxo turístico baiano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Levando em conta apenas o mês de março de 2025, o estado registrou um aumento no setor de 14,4%, mais que o dobro da média brasileira, que ficou em 5,8%. Já no recorte de fevereiro e março deste ano, o desempenho baiano alcançou o maior crescimento entre os estados, com índice de 11,5%, enquanto no país houve retração (-0,2%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Setur-BA.
Para o titular da pasta estadual de turismo, Maurício Bacelar, o crescimento contínuo da Bahia no setor é resultado de uma conjunção de fatores, com estimativa de seguir em expansão. “Quando a gente junta o esforço da Setur-BA, que envolve promoção, qualificação, infraestrutura e ampliação da malha aérea, com o trabalho do governo federal, dos municípios e do trade turístico, fechamos a equação que tem dado esses resultados expressivos para a Bahia, sob o comando do Governo do Estado. Comemoramos, mas não podemos reduzir o ritmo das ações. Com informações preliminares que temos sobre o São João, a expectativa é que iremos continuar em rota de crescimento”, pontuou o secretário.
-
Culturahá 3 dias
Ação especial marca o lançamento da novela ‘Êta Mundo Melhor!’
-
Meio Ambientehá 2 dias
Onda de frio deve atingir pelo menos sete estados, alerta Inmet
-
Ciênciahá 3 dias
Estudantes do CPM Lobato representarão o Brasil na RoboCup 2025
-
Políticahá 3 dias
Sertão Vivo é lançado em Itiúba com ações para combate à pobreza