Turismo
Feira de Santana recebe Seminário de Gestão em Turismo da Bahia
Com apoio do Governo do Estado, evento discute o papel dos municípios no desenvolvimento da atividade turística
Reafirmando o compromisso com o fortalecimento do turismo como instrumento de inclusão, inovação e desenvolvimento regional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou, nesta quarta (07), o II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, em Feira de Santana. A atividade ocorre até às 18h, no novo Centro de Convenções da cidade. Ao abrir oficialmente o evento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância das políticas públicas voltadas ao setor, que tem grande contribuição na economia baiana. De acordo com ele, o impacto é de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.
“A Bahia está dividida em 13 regiões turísticas, com uma força muito grande e nós sabemos o lugar da gente, no que diz respeito a divulgação, a infraestrutura biologística, estrada, água, segurança pública, tudo isso diz respeito aos investimentos de infraestrutura, capacitação de mão-de-obra, fomento. O que nos interessa é ter um ponto focal na gestão pública, assim a gente pode fazer uma articulação entre a força do Estado e a força do município”, disse o governador.
O Convention Bureau de Feira de Santana homenageou Jerônimo Rodrigues com o troféu de Embaixador do Turismo Feirense 2025, por divulgar a cidade e apoiar ações na ‘Princesa do Sertão’.
Durante todo o dia, os mais de 500 participantes, entre prefeitos, secretários municipais, especialistas, empresários, lideranças e representantes das 13 zonas turísticas baianas, devem debater a articulação institucional, troca de experiências e a modernização da gestão turística municipal, com foco em inovação, qualificação técnica e valorização do patrimônio cultural. Para a realização do seminário, o Governo do Estado investiu R$ 250 mil.
Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a atuação integrada entre Estado e municípios tem sido decisiva para a consolidação da Bahia no cenário nacional.
“Hoje aqui, nós reunimos os 417 municípios para fazermos uma sensibilização dos gestores quanto à importância que têm as competências municipais no desenvolvimento da atividade. Essa atuação conjunta, ela estimula o fluxo turístico do nosso estado. Faz um alinhamento de ações que o Governo da Bahia desenvolve junto com as ações dos municípios, e isso otimiza os serviços, estimula os empresários a também contribuírem no desenvolvimento”, considerou o secretário.
Com o tema “O Papel do Município no Desenvolvimento da Atividade Turística”, o seminário marca um importante momento para o fortalecimento do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, cultural e social na Bahia, tanto na capital quanto no interior.
“ A Bahia é um estado que sabe acolher, um estado que sabe viver, um estado que sabe fazer festa, mas um estado que trabalha e que vence pelo trabalho do povo. Quero agradecer por estar fazendo esse encontro de turismo na cidade de Feira de Santana. Esse encontro ajuda a cidade, traz apoio econômico a essa cidade”, agradeceu o prefeito Zé Ronaldo.
Já o prefeito de Itacaré, Edson Nego de Saronga, ressaltou que o seminário é uma grande oportunidade de os municípios discutirem o crescimento do turismo e fortalecerem a parceria com o estado, para o setor avançar em toda a Bahia. “Itacaré vem, cada dia que passa, se despontando com referência ao turismo. E essa união, Estado e município, fortalece o nosso turismo. Nós queremos continuar essa parceria, para que o turismo se fortaleça mais e e a gente possa gerar mais emprego e renda”, disse o gestor municipal.
Integrando a programação, houve a entrega, simbólica, de 10 certificados a municípios reconhecidos como destinos turísticos pelo Ministério do Turismo, consolidando sua presença no Mapa do Turismo Brasileiro. Receberam o documento as cidades de Alagoinhas; Banzaê; Cachoeira; Curaçá; Feira de Santana; Itacaré; Itaparica; Jequié; Prado e Rio de Contas. Ao total, serão certificados 127 municípios.
Além dos debates, o público teve acesso a stands institucionais, com suporte técnico oferecido por órgãos como Setur-BA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal, Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A programação cultural incluiu apresentações do repentista Bule Bule e do grupo Guerreiros de São Jorge, da cidade de Santa Brígida.
Turismo
Jandaíra oferece novos roteiros no litoral norte da Bahia
O roteiro em Mangue Seco inclui passeios de buggy e de quadriciclo, visitas de lancha às ilhas do Sogro, da Sogra e de Tieta, além de caminhadas pela vila
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) iniciou em Mangue Seco, distrito do município de Jandaíra, na Costa dos Coqueiros, o programa de interiorização de novos roteiros turísticos, com experiências de familiarização (famtour) para operadores e agentes de viagens de Salvador. No último fim de semana, 20 profissionais visitaram a antiga vila de pescadores do litoral norte baiano.
O grupo saiu da capital de ônibus e viajou por três horas pela Linha Verde até o povoado de Pontal. De lá, fez a travessia de lancha pelo Rio Real, que durou 20 minutos, até chegar a Mangue Seco, destino conhecido por ter sido cenário da novela “Tieta” (TV Globo – 1989/1990), baseada na obra do escritor Jorge Amado, que foi reprisada em 2025. O local passou por transformações e atualmente oferece infraestrutura para receber visitantes.
“Queremos mostrar que, além dos destinos já consolidados na Bahia, existem outros, com estrutura e potencial para atrair mais turistas, como é o caso de Mangue Seco. Firmamos a parceria com a prefeitura para trazer os operadores e agentes, que irão contribuir para o incremento das atividades turísticas na região”, explicou a assessora especial da Setur-BA, Lúcia Bichara.
“A reprise da novela ajudou a reviver o destino, e a prefeitura reforçou a divulgação, o que gerou aumento na vinda de turistas. O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental, nos ajudando na promoção e reapresentação do nosso município às agências de Salvador”, ressaltou a secretária de Turismo de Jandaíra, Jealva Ávila.
O roteiro em Mangue Seco incluiu passeios de buggy e de quadriciclo pelas dunas instagramáveis, visitas de lancha às ilhas do Sogro, da Sogra e de Tieta, além de caminhadas pela vila, com paradas em lojas de artesanato e restaurantes, para apreciar produtos regionais e degustar culinária baiana. Dois atrativos tiveram destaque: o Mirante do Farol, com vista panorâmica para o rio e o mar; e a Igreja Bela Vista de Santa Cruz, em estilo barroco.
A agente da Lumiére Viagens, Ludmila Machado, foi surpreendida pelo potencial do lugar. “Às vezes, viajamos tão longe para uma experiência de buggy nas dunas, sem saber que temos o mesmo tão perto. Fiquei impactada e vou montar novos pacotes para meus clientes vivenciarem esse passeio seguro e bastante em conta”, relatou.
“É um destino que está próximo a Salvador e com acesso por uma boa estrada. Já temos operações para trazer grupos de turistas, em dezembro e janeiro, e outras experiências para a baixa temporada. A Setur-BA teve uma grande sensibilidade ao promover essa ação”, completou o CEO da Brisasol Turismo, Rogério Ribeiro, novo presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA).
Antes da viagem de familiarização para os profissionais do turismo, a Setur-BA esteve em Jandaíra, para uma visita técnica e oferta de cursos de capacitação, que produziram o diagnóstico favorável ao município, em serviços e atrativos, incentivando a ampliação da comercialização do destino.
Turismo
Bahia Beer Festival antecipa verão em Alagoinhas
O evento aquece a economia do município, em uma programação gratuita de atrações gastronômicas e musicais
Cervejeiros de todo o Brasil e também do exterior estão reunidos no 3º Bahia Beer Festival – Alagoinhas, que aquece a economia do município da zona turística Caminhos do Sertão, em uma programação gratuita de atrações gastronômicas e musicais. Ele foi aberto oficialmente, na noite de sexta-feira (7), na praça Mário Laerte, com a participação de autoridades, empresários e artistas. O festival é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), e da Prefeitura de Alagoinhas, com a consultoria da empresa Sol Eventos.
“Esse tem sido o papel do Governo do Estado, de incentivar a promoção de eventos que movimentam as atividades turísticas, gerando emprego e renda, como acontece aqui no Bahia Beer. A festa ganhou força e projeta Alagoinhas no mundo”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que participou da abertura do festival.
“É gratificante ver a nossa cidade na rota do turismo internacional, explorando a sua vocação como polo produtor de cerveja. Sem o apoio do governo estadual, não poderíamos fazer um evento desse porte”, completou o prefeito Gustavo Carmo.
Na programação, o Congresso e Concurso Internacional de Cervejas (Conib – BBA), com 1,5 mil amostras de 43 países e jurados de todas as regiões do planeta; e o Concurso Cerveja no Prato, com avaliação de chefs renomados e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA). O festival também oferece exposição de marcas artesanais premiadas, espaço kids, feira de gastronomia e shows de estilos musicais variados, além de corrida e pranchão elétrico. As atividades estão distribuídas pelas imediações do Estádio Antônio Carneiro e pelos hotéis Absolar e Soft Inn.
Já passaram pelo palco da praça Mário Laerte, Calibre Rock, Chimarruts, Filhos de Jorge, Léo Rodrigues e Escandurras, entre outras atrações, que seguem até este domingo (9). Durante o evento, a Setur-BA realiza a pesquisa de demanda turística, para obter informações sobre o perfil do visitante e sua avaliação dos serviços.
“Pegamos as boas experiências de 2023 e 2024 e criamos um novo formato para o Bahia Beer, neste ano, em um esforço conjunto dos governos municipal e estadual, com a contribuição de parceiros da iniciativa privada. Começamos bem, para fecharmos os três dias comemorando bons resultados para Alagoinhas”, pontuou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, João Henrique Paolilo.
Turismo
Bahia e França ampliam parceria para turismo sustentável com expansão do PROT’AIR
Projeto chega ao Baixo Sul e reforça ações de conservação ambiental, valorização cultural e desenvolvimento comunitário
A cooperação internacional entre a Bahia e a França avançou nesta terça-feira (4) com a expansão do Projeto PROT’AIR – Turismo Sustentável e Áreas Protegidas França-Bahia para o município de Nilo Peçanha, no Baixo Sul do estado. A adesão foi oficializada durante visita técnica da comitiva francesa à região, marcada pela assinatura da carta de compromisso.
A iniciativa integra uma série de encontros estratégicos que fortalecem a parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Federação dos Parques Naturais Regionais da França. O objetivo é promover a valorização das áreas protegidas, o desenvolvimento territorial sustentável e o turismo de base comunitária.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, a ampliação do PROT’AIR reafirma o compromisso da Bahia com práticas sustentáveis e inclusão social. “A escolha do Baixo Sul traz características de agrofloresta, agricultura sustentável, turismo comunitário e preservação ambiental”, destacou.
Durante a visita, a comitiva conheceu experiências na comunidade quilombola Jatimane, onde o turismo comunitário impulsiona renda e preserva tradições. Pedrina Rosário, liderança local, ressaltou que a iniciativa mantém moradores no território com qualidade de vida e dignidade.
O projeto, inspirado no selo francês Valeurs Parc, busca criar um modelo baiano de certificação para produtos e serviços sustentáveis associados às unidades de conservação. A primeira etapa foi implantada na APA Caminhos Ecológicos da Boa Esperança e agora avança com diagnóstico turístico e ações de gestão.
A agenda também incluiu reuniões com agricultores familiares em Taperoá e apresentações culturais que celebraram a identidade local.
A cooperação ganha ainda mais destaque nesta quarta-feira (5), com a presença do presidente francês Emmanuel Macron em Salvador para o Fórum Nosso Futuro, dentro do Festival Nosso Futuro, que reunirá lideranças nacionais e internacionais para debater soluções inovadoras em sustentabilidade e clima.
-
Culturahá 3 diasConcerto celebra centenário de Mãe Stella de Oxóssi e reafirma legado antirracista na Bahia
-
Políticahá 2 diasEUA reduzem tarifas sobre produtos brasileiros após negociação com Lula
-
Políticahá 2 diasGovernador autoriza obras e inaugura equipamentos em Cairu
-
Culturahá 1 diaXC Studio firma parceria com Caldi e lança unidade em São Paulo
