Cidade
Famílias realizam vistoria nas futuras moradias nos Alagados
As visitas estão sendo realizadas por grupos de 12 famílias em cada turno do dia, pela manhã e pela tarde

Para 174 famílias que moravam em palafitas, nos Alagados, tem início, a partir desta quinta-feira (23), mais uma etapa para a concretização do sonho da casa própria. Os futuros moradores iniciaram a vistoria dos imóveis, junto com a equipe técnica de Engenharia e do Social da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
Neste momento é feita a checagem das ligações elétricas e hidráulicas, piso, esquadrias, revestimentos, entre outros itens, antes da entrega das unidades habitacionais. Como forma de evitar aglomeração, devido à pandemia da Covid-19, a vistoria está sendo realizada por grupos de 12 famílias em cada turno do dia, pela manhã e pela tarde.
Em agosto, foi definido, por meio de um sorteio ao vivo pelo Canal do Youtube da Conder, em qual apartamento cada morador passará a residir, entre as unidades habitacionais, distribuídas em 29 prédios, construídos, em Massaranduba. Os idosos tiveram prioridade aos apartamentos localizados no térreo do conjunto habitacional. Com a definição das unidades, cada família terá um endereço, necessário para a solicitação da ligação de água e energia elétrica individuais.
Sonho
Estão sendo investidos cerca de R$ 11 milhões para dar mais qualidade de vida e moradia digna às famílias que habitavam nas palafitas de Alagados – que já foi considerada a maior favela da América do Sul. Para a técnica de enfermagem Maria Mônica Mendes dos Santos, que por mais de uma década morou num barraco de madeira na região da maré, foi difícil esconder a emoção ao entrar no apartamento, no primeiro andar do Bloco 18 do empreendimento.
“É a concretização de um sonho. Depois de passar por tantas dificuldades, carregando água no balde, atravessando a ponte da maré várias vezes, até conseguir quem nos fornecesse a água. Estou muito feliz de estar aqui hoje. Só quem conviveu sem nenhuma condição numa palafita, sabe a importância de uma moradia digna”, declarou.
“Os novos moradores estão sendo beneficiados também com melhorias em infraestrutura, como drenagem e redes de água e esgoto, que integram as ações de urbanização integrada”, explica o gestor da Diretoria de Habitação e Urbanização Integrada da (Dihab) da Conder, responsável pela elaboração do projeto e execução da obra, o engenheiro Maurício Mathias.
As unidades de 43m² possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A área externa terá caminhos de acesso com piso intertravado, bancos de concreto, abrigo para resíduos sólidos, estacionamento e área de lazer. Ao chegar ao empreendimento, a atendente de call center, Adriana França, observava também toda a área externa do bloco. “Já fui eleita síndica do Bloco 18”, revelou antes de vistoriar o apartamento no segundo andar, em que vai passar a morar.
Segundo Adriana França, os moradores do Bloco 18 criaram um grupo no aplicativo de mensagem instantânea para organizar a rotina do empreendimento. “Vamos nos organizar, estabelecer regras para manter o condomínio como estamos recebendo. Está tudo muito lindo”, comemora, ressaltando o trabalho que foi desenvolvido em paralelo à obra pela equipe do Social: “Todos nós estamos vivendo a realização de um sonho, mas também recebemos orientação, através dos cursos oferecidos pela Conder, como o de administração de condomínio”. É uma iniciativa que nos prepara para a nova realidade daqui para frente”, explica.
Apoio
As obras de urbanização integrada da Conder, voltadas para comunidades carentes, estão atreladas aos projetos sociais, por meio do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sócio Ambiental (PIDSA). Inicialmente, é feito um diagnóstico social para depois ser desenvolvido um trabalho com a comunidade. Foram realizadas diversas ações, tais como oficinas e cursos voltados para a geração de emprego e renda, educação ambiental, autoestima, e oferta de serviços diretos para promoção da saúde com apoio de instituições parceiras, entre outros.
Em Massaranduba, foi montado um Escritório de Campo, onde a comunidade beneficiada tinha atendimento regular. Além disso, foi criada também uma comissão de bairro, formada por moradores e líderes comunitários. “Esse é um dos destaques do PIDSA. As famílias cadastradas realizam visitas periódicas às obras que estão sendo executadas e também aproveitavam os encontros e as atividades desenvolvidas pelas equipes do Social e de Engenharia da Conder para tirar dúvidas sobre o novo empreendimento e a rotina que os aguarda após a entrega da nova moradia”, explica Graziane Amorim, coordenadora da equipe do Social da Dihab/Conder.
Entre o conjunto de ações realizadas pela equipe do Social está também o acompanhamento das famílias na etapa pós ocupação. Uma forma de dar sustentabilidade ao empreendimento para que as famílias estabeleçam relações harmônicas entre elas, com o meio ambiente e com o próprio patrimônio para que o direito à habitação seja realizado na sua forma mais plena.
Cidade
Tarifas do metrô e transporte metropolitano terão reajuste zero
O governador anunciou que o Governo do Estado vai assumir o custo. O projeto de lei será enviado para a Alba
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“Não haverá aumento na tarifa para quem vai usar o metrô e o ônibus da região metropolitana”, anunciou o governador Jerônimo Rodrigues, nesta quinta-feira (20). Durante uma reunião, que contou com a presença de secretários estaduais envolvidos com o tema, vereadores de Salvador, deputados estaduais e do vice-governador, Geraldo Júnior, ficou estabelecido que o Governo do Estado vai assumir o custo. O projeto de lei será enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
“Se o Estado não bancasse esse custo do metrô e do ônibus metropolitano, o trabalhador que usa um transporte coletivo em Salvador ficaria pagando R$ 11, então, por aí você tem a dimensão da importância do papel do Estado”, explicou o governador.
Com essa decisão, as tarifas vão permanecer nos mesmos valores, R$ 4,10 no metrô, e nos ônibus, as que são praticadas atualmente, a depender da localidade atendida. O impacto aos cofres públicos está estimado em R$ 70 milhões ao ano, sendo R$ 39 milhões com o sistema metroviário, e R$ 30,4 milhões com a frota da região metropolitana.
Um estudo realizado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) indicou que com o custeio do Estado, a tarifa está estabelecida em R$ 4,10. Já sem o aporte, o valor seria de R$ 9,21.
O Governo da Bahia aplicou R$ 8,1 bilhões no sistema metroviário, sendo R$ 4,4 bilhões na construção e R$ 3,7 bilhões na operação. O modal é responsável pelo transporte mensal de 9,4 milhões de pessoas. Somente em 2024 foram realizadas 118 milhões de viagens, sendo necessário um aporte de R$686 milhões para cobrir a operação.
Cidade
Linha B5 do BRT iniciará operação integral a partir deste sábado (8)
A linha está operando de forma assistida desde o dia 21/12/2024, quando iniciou em horário reduzido, das 10h às 15h
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A linha B5 do BRT, que liga as estações Rodoviária à Lapa, iniciará a operação em horário integral a partir deste sábado (8), das 5h às 23h10. A linha B5 está operando de forma assistida desde o dia 21 de dezembro de 2024, quando iniciou em horário reduzido, das 10h às 15h, com ampliação no último sábado (1º), das 9h às 23h.
De acordo com o diretor de Planejamento de Transportes, Diogo Pires, a operação assistida funcionou como um período de testes da nova linha, uma das mais aguardadas do sistema. “Durante este período pudemos fazer os ajustes operacionais necessários para que a linha pudesse operar em sua plenitude. Como a operação tem ocorrido de forma satisfatória desde a última ampliação de horário, temos segurança que ela irá atender os usuários adequadamente”, explicou.
Atualmente o sistema BRT opera com cinco linhas e 14 estações – Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara, Pituba, Cidade Jardim, Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. Em média, 65 mil pessoas utilizam o sistema BRT diariamente.
Cidade
Patinetes elétricos são alternativa eficiente de mobilidade em Salvador
Desde o início da operação, em 3 de janeiro já são quase 70 mil viagens e quase 30 mil usuários
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Em apenas 30 dias de operação, os patinetes elétricos da Jet já se consolidam como uma alternativa eficiente para a mobilidade urbana em Salvador. Desde o lançamento no dia 3 de janeiro deste ano até o dia 3 de fevereiro, foram realizadas 66,9 mil viagens, com a adesão de 29.800 usuários, percorrendo um total de 247 mil quilômetros e acumulando mais de 1,94 milhão de minutos de deslocamento. Se compararmos os números, a distância total percorrida pelos usuários equivale a mais de seis voltas na Terra.
O sucesso do modal levou à ampliação da área de operação nesta semana, incluindo novas regiões estratégicas da cidade. Agora, os patinetes também podem ser utilizados no Caminho das Árvores (até a região do Salvador Shopping), na Pituba (até a Praça Ana Lúcia Magalhães) e no Centro, até o Campo Grande. Além disso, a frota de patinetes dobrou saindo dos atuais 300 para 628 equipamentos.
Tecnologia e segurança
Os patinetes são equipados com GPS para rastreamento, placa de identificação, sistema de freios, campainha e faróis de LED integrados, garantindo maior segurança aos usuários. Além disso, a velocidade máxima permitida é de 20 km/h, oferecendo um equilíbrio entre agilidade e proteção no trânsito.
O serviço é mantido pela empresa Jet e habilitado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Os equipamentos passam por um período de testes que dura 90 dias. Ao final dos testes, os dados coletados durante essa fase serão utilizados para subsidiar a Semob na realização de um credenciamento futuro, onde outras empresas que forneçam o mesmo serviço poderão operar na cidade. Além disso, será realizada uma regulamentação municipal para a operação dos equipamentos nas ruas da cidade.
“A JET está entusiasmada com a parceria junto da Prefeitura em estimular a micromobilidade urbana. Com mais de 300 km de malha cicloviária, a cidade já conhecida por sua generosidade tão bem nos acolheu e é um verdadeiro polo de intercâmbio cultural”, destaca a gerente de relações governamentais da JET, Natalya Barbosa.
Funcionamento e custos
O serviço pode ser acessado através do aplicativo da JET (https://jetshr.com/br/), com pagamentos via cartão de crédito ou Pix. O custo inicial de desbloqueio é de R$1,99, seguido por uma tarifa de R$0,59 por minuto de uso. Usuários que optarem pela assinatura não pagam a taxa de desbloqueio, e o custo por minuto pode variar de R$0,25 a R$0,99, dependendo do horário e dia da semana. Todas as viagens incluem seguro contra acidentes.
Os patinetes têm autonomia de até quatro horas e reduzem automaticamente a velocidade para 5 km/h se o usuário sair da área de cobertura. Caso o veículo seja deixado fora da área de estacionamento indicada no aplicativo, uma equipe da JET será acionada para devolvê-lo ao local apropriado.
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