Educação
Estudantes intensificam produção de Ovo de Páscoa na Escola-Fábrica de Chocolate
A produção de ovos e barras de chocolate na Escola-Fábrica de Chocolate do Baixo-Sul, sediada no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Gandu, ganhou fôlego com a proximidade da Semana Santa. À frente estão os estudantes do curso de Nutrição e Dietética do Cetep, que, em sala de aula, adquirem conhecimentos nutricionais e aprendem as técnicas a serem aplicadas nas aulas práticas. Na fábrica-escola, as professoras explicam como é o processo de fabricação do chocolate a partir do cacau, proporcionando aos alunos novos conhecimentos para fins domésticos ou empreendedores.
A estudante Raquel Fernandes, 18 anos, do 3º ano de Nutrição e Dietética no Cetep, conta que a experiência acadêmica tem sido fundamental na perspectiva de um futuro profissional bem-sucedido. “As aulas práticas desempenham um papel essencial no nosso aprendizado, pois nos permitem vivenciar a aplicação dos conceitos estudados em sala de aula. Um exemplo marcante foi a produção dos chocolates, no final do ano passado, que tivemos a oportunidade de levar para Salvador”. Além disso, ela diz que eventos como a Páscoa são momentos propícios para aperfeiçoar técnicas; trabalhar em equipe; e entender melhor os desafios reais da profissão. “Essas experiências não apenas reforçam nosso aprendizado, mas também nos preparam para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades essenciais”, aposta.
Flávia Oliveira, 17 anos, também da turma do 3º ano do curso de Nutrição e Dietética, revela que as aulas na fábrica-escola são “o dia da felicidade” e de aprendizagem. “Nossas atividades do curso nos ajudam a abrir portas e oportunidades que nem sabíamos que eram possíveis, como a Fenagro (Feira Nacional da Agropecuária) e outros eventos do gênero, que tiveram um impacto muito positivo em minha vida. Na Fenagro, explicamos ao público o processo que acontece na fábrica-escola do Cetep e percebemos que as pessoas ficaram interessadas e impressionadas ao saber que são os alunos que fazem a fabricação do chocolate, desde a seleção do cacau até a embalagem”. Ela conta, ainda, que a experiência fez com que percebesse a importância das aulas práticas, inclusive para melhorar a comunicação e a socialização. “As aulas são maravilhosas e nos ajudam a crescer profissional, intelectual e socialmente. É um prazer fazer parte de uma jornada tão linda”, diz, empolgada.
Na fábrica-escola, detalha a professora Ana Tailane Silva, os estudantes aprendem primeiro como é o processo de fazer o chocolate, o que envolve, por exemplo, o tempo que fica na máquina, que é chamada de melanger, e a temperagem (técnica de resfriar o chocolate derretido para que ele fique parcialmente cristalizado e moldável). “A partir daí a gente começa a produção das barras ou, no caso agora, dos Ovos de Páscoa. Após finalizar a produção, a gente faz todo o processo de embalagem e armazenamento. O melhor momento é o da degustação, já que eles provam o que produzem”. Na sequência, os alunos fazem relatórios sobre as aulas práticas.
Essa vivência e aprendizado de como trabalhar com alimentos de uma forma segura e higiênica, completa a nutricionista, envolve também o incentivo ao empreendedorismo. “Como Gandu é uma cidade pequena do interior, a nossa escola-fábrica é um estímulo ao empreendedorismo”, pontua Ana Tailane.
Educação
Agricultura familiar fortalece a alimentação escolar e gera renda
A ação beneficia milhares de famílias produtoras na Bahia, aumentando a renda e garantindo alimentos saudáveis nas escolas
Garantir comida de qualidade na alimentação dos estudantes e, ao mesmo tempo, fortalecer quem produz no campo. Essa é uma das estratégias do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com foco no crescimento das compras institucionais da agricultura familiar para a alimentação escolar. A ação movimenta milhares de famílias produtoras no estado, amplia renda, fortalece cooperativas e associações, e assegura que alimentos saudáveis cheguem às escolas baianas.
Para estruturar essa atuação, a CAR tem ampliado suas ações. São 400 agroindústrias familiares recebendo apoio direto, com profissionais contratados para gestão, produção e acesso a mercados para os mais de 6 mil produtos que já sendo comercializados e 19 convênios com consórcios públicos viabilizando agentes de mobilização dedicados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A CAR também investiu na construção de um catálogo unificado de produtos em parceria com a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e a Secretaria Estadual de Educação, além da articulação da 2ª chamada pública centralizada, que movimenta mais de R$52 milhões na compra direta de produtos da agricultura familiar.
Segundo Dailson Andrade, coordenador de Acesso a Mercados da CAR, o impacto é amplo. “Quando a escola compra da agricultura familiar, ela move a economia local, garante renda para quem vive da terra e, ao mesmo tempo, leva comida saudável para os estudantes. Não é só comércio: é cidadania, segurança alimentar e inclusão produtiva.”
A cooperativa Arco Sertão, de Serrinha, é um exemplo concreto desse avanço, pois já fornece café, leite, polpas, beiju, iogurte, mel, farinha, ovos caipiras e outros alimentos. Hoje, 90% da sua receita vem do PNAE, o que representa R$ 6,1 milhões comercializados apenas em 2025.
Para Hilda Mercês, presidente da Arco Sertão, a política pública é decisiva. “O PNAE transformou a nossa cooperativa. Antes, tínhamos dificuldade de escoar a produção. Agora, conseguimos planejar, ampliar e gerar renda para centenas de famílias. A escola se torna parceira do campo e isso muda tudo.”
No Baixo Sul, a Associação do Desenvolvimento do Baixo Sul (Adebasul), de Gandu, já fornece em média 20 mil kg de polpa de frutas por mês, além de 5 mil kg de aipim e uma grande diversidade de hortifrutis. Para a nutricionista Maísa dos Santos Reis, o trabalho vai muito além da logística. “Quando o alimento chega à escola vindo da comunidade local, ele tem outra história, outro sabor. As crianças se alimentam melhor e já reconhecem que aquilo vem da agricultura familiar. É educação alimentar na prática, com identidade e pertencimento”.
Mais ações
As ações também incluem formações com nutricionistas, encontros entre as redes municipais e estadual de educação, e está finalizando junto à Unicafes o Guia de Orientação de Compras do PNAE, que ajudará novos municípios a ampliarem as compras.
Educação
Estado firma convênios para fortalecer a rede municipal de ensino
Investimento de R$ 4 milhões contempla infraestrutura, tecnologia e transporte escolar em quatro cidades baianas
O governador Jerônimo Rodrigues formalizou, nesta segunda-feira (20), convênios com quatro municípios baianos para fortalecer a rede municipal de ensino. A cerimônia ocorreu no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador, com a presença da secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, além de prefeitos e outras autoridades. O investimento total ultrapassa R$ 4 milhões.
“Essa parceria é fundamental para garantir que os nossos alunos da sede e do campo tenham acesso a recursos de qualidade, como infraestrutura e tecnologia”, afirmou o governador.
Entre os municípios beneficiados, Santanópolis (Portal do Sertão) receberá uma escola de tempo integral com seis salas de aula. Seabra (Chapada Diamantina) e Curaçá (Sertão do São Francisco) foram contempladas com mobiliário e equipamentos escolares para unidades da sede e da zona rural — além de um ônibus escolar para Curaçá. Já Pindobaçu (Piemonte Norte do Itapicuru) será equipada com 200 tablets para uso educacional.
A secretária Rowenna Brito destacou a importância da colaboração entre Estado e municípios. “Acreditamos que a educação é a chave para o desenvolvimento das nossas cidades. Estamos unindo esforços para garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes baianos”, disse.
O prefeito de Santanópolis, Vitor do Povo (MDB), também celebrou os avanços. “São muitos benefícios para o nosso município. A educação tem sido prioridade, e esse convênio representa mais um compromisso do governador Jerônimo com a nossa população”, afirmou, lembrando que a cidade receberá em breve uma escola de tempo integral avaliada em quase R$ 20 milhões.
Educação
PM realiza o 4º aulão do Universidade Para Todos na BCS Nordeste
O professor convidado foi o Capitão Danilo Xavier, comandante da BCS Santa Cruz, que ministrou aula de matemática e suas tecnologias
A atividade, que envolveu os jovens participantes do projeto de todas as três bases atuantes no Complexo do Nordeste recebeu o nome de “Sextou!” A iniciativa é fruto da articulação do 30ºBPM, da Diretoria de Polícia Comunitária do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), da Secretaria de Educação (SEC), e da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (ProExt UFBA).
Na ocasião, o professor convidado foi Capitão Danilo Xavier, comandante da BCS Santa Cruz, que ministrou aula de matemática e suas tecnologias.
Durante o intervalo, os alunos puderam desfrutar de um lanche que tornou a ocasião ainda mais proveitosa, para assim retornar a sala e continuar as atividades de forma mais prazerosa.
Com a presença do Universidade Para Todos (UPT), os jovens da região podem contar com um reforço de peso para se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), programado para o mês de novembro.
“O 30ºBPM segue mobilizando esforços e realizando articulações importantes em prol da educação, que já vem fazendo a diferença para esses jovens que acreditam na PMBA e seus parceiros. “A instituição acredita que segurança e a educação andam lado a lado. O aprendizado ajuda a afastar os jovens do crime e a construir um futuro com mais paz e esperança. Juntos, vamos vencer!” ressaltou o tenente coronel Paraíso, comandante da unidade.
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