SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Estado assina termo de entrega das chaves do Palacete Saldanha

O equipamento será cedido à Caixa Econômica Federal (CEF) para sediar a nova unidade da Caixa Cultural Salvador

Publicado

em

Administrativo da Bahia, em Salvador. O encontro marcou a entrega das chaves do Palacete Saldanha ao Estado da Bahia, que será
Foto: Joá Souza/GOVBA

Nesta quinta-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), o desembargador Jeferson Muricy, em seu gabinete oficial no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O encontro marcou a entrega das chaves do Palacete Saldanha ao Estado da Bahia, que será cedido à Caixa Econômica Federal (CEF) para sediar a nova unidade da Caixa Cultural Salvador. O valor investido pelo Governo do Estado foi de quase R$ 5 milhões, que será revertido para o pagamento de ações trabalhistas, no âmbito do TRT-5. Na mesma ocasião, Jerônimo também foi homenageado pelo Tribunal com a Comenda Coqueijo Costa, no grau Grã-Cruz.

“Vamos ter um parque cultural muito forte. Esse complexo chega em boa hora e eu queria agradecer aos desembargadores por esse envolvimento. Em breve, os usuários, os representantes culturais vão utilizar esse centro. É uma alegria muito grande ter esse equipamento em funcionamento”, destacou Jerônimo.

“Um motivo de grande alegria. Primeiro, porque estamos ajudando a resolver uma questão que se arrasta há muito tempo. Vamos pagar muitos trabalhadores e trabalhadoras, vamos ver aquele equipamento reabilitado, reformado, mantido, prestando serviço de cultura no Centro Histórico, que guarda tantas tradições, tantos valores”, afirmou o desembargador Jeferson Muricy.

Palacete Saldanha

Localizado no Centro Histórico e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), O Palacete Saldanha, também conhecido como Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, foi construído no início do século XVIII, já foi residência e centro de ensino, até ser fechado em 2007 por irregularidades administrativas. Mesmo com todas as transformações, o prédio segue como um dos símbolos arquitetônicos e culturais mais relevantes do Centro Histórico de Salvador. A expectativa agora é de que, com a instalação da Caixa Cultural, o espaço volte a ser um polo de arte e conhecimento.

O casarão vai passar por restauração e reforma custeadas pela CEF.  “A Caixa vê com bons olhos o recebimento dessas chaves, para fazermos um dos maiores centros culturais, se não o maior centro cultural do Brasil”, pontuou o superintendente de Rede da CEF na Bahia, Sâmio Carvalho.

ANÚNCIO

O Ministério da Cultura (MinC) também garantiu atuação na requalificação do entorno, reforçando a importância da revitalização do espaço. O superintendente do Iphan, Hermano Queiroz, lembrou que a missão do órgão é proteger a história. “O Governo do Estado presenteia Salvador com a aquisição desse equipamento. Essa, que será a maior Caixa Cultural, vai, de fato, transformar a dinâmica daquele território”, disse Hermano Queiroz.

Segundo o diretor geral da Secretaria de Cultura (Secult-BA), Tiago Reis, este é um equipamento cultural bastante importante para a cidade e o estado. “Nós temos total interesse que seja entregue para a sociedade o mais rápido possível, com a qualidade que a Caixa Cultural tem de programação artística, de educação, e isso tudo valorizando o patrimônio artístico e cultural que o Palácio Saldanha, depois Liceu de Artes e Ofícios, e agora a maior Caixa Cultural tem, que é bastante relevante para todo o Estado”, indicou Tiago.

Comenda Coqueijo Costa

Concedida pelo TRT-5 desde 2003, a distinção reconhece personalidades que se destacam no campo do direito, da cultura ou por relevantes serviços à Justiça do Trabalho. “Eu fico muito orgulhoso por receber essa honraria das mãos de vocês e agradeço, já me sentindo comendador Coqueijo”, comemorou o governador.

A honraria já foi entregue a personalidades como os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, Maria Thereza Moura e Alexandre de Moraes; o secretário da Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, e a delegada da Polícia Civil, Heloísa Brito.

ANÚNCIO
Continue Lendo
ANÚNCIO
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carnaval 2026

Carnaval do Nordeste de Amaralina abre com Olodum e reforço do Governo do Estado

Circuito Mestre Bimba inicia festejos com ações de cultura, segurança, serviços e geração de renda

Publicado

em

O Carnaval do Nordeste de Amaralina começou nesta quarta-feira (11), com apoio do Governo do Estado e apresentação do Olodum.
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

O Carnaval do Nordeste de Amaralina começou nesta quarta-feira (11), com apoio do Governo do Estado e apresentação do Olodum. A festa, realizada no circuito Mestre Bimba, segue até a Quarta-feira de Cinzas (18) e integra a programação oficial do Carnaval da Bahia 2026. O vice-governador e coordenador-geral do Carnaval da Bahia 2026, Geraldo Júnior, acompanhou a abertura oficial dos festejos e destacou o incentivo estadual à realização da folia no bairro.

“O Carnaval do Nordeste de Amaralina representa a força da cultura popular e da organização comunitária. O Governo da Bahia atua para fortalecer essa manifestação, levando serviços, segurança e oportunidades de geração de renda, garantindo que a festa aconteça com estrutura e beneficie diretamente a população local”, afirmou Geraldo.

Realizado desde 2004, o carnaval no circuito Mestre Bimba reúne três minitrios, 102 agremiações e cerca de 12 atrações apoiadas pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), órgão vinculado à Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). O investimento reforça a estratégia estadual de valorização dos circuitos descentralizados e do fortalecimento das manifestações culturais nas comunidades.

“O Nordeste de Amaralina é o grito oficial de abertura do Carnaval, uma celebração nos bairros que muito nos ensina. É diversidade cultural com segurança e saúde, garantindo que a festa aconteça e esteja cada vez mais perto do povo. É um verdadeiro estado de alegria”, destacou o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.

Ações de apoio a ambulantes e catadores ajudam a movimentar a economia local. Para atender esses trabalhadores, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) realiza ações de segurança alimentar e redução de riscos e danos para populações em situação de vulnerabilidade, por meio do projeto Corra pro Abraço.

ANÚNCIO

Para os foliões, a programação no bairro garante acesso às atrações sem a necessidade de deslocamento para outros circuitos da capital. “A festa é maravilhosa, proporcionada pela comunidade. Com boas bandas, pertinho de casa, aqui todo mundo se conhece, se ama. Carnaval está aí, vamos desfrutar com alegria”, comemorou o comerciante Raphael Harrison.

“Quero só alegria para todos os ambulantes, com boas vendas, não só pra mim. A gente trabalha igual como se fosse na Barra e na Avenida. Eu quero que o povo venha, venha se divertir bastante aqui no Carnaval do Nordeste, que é o melhor da Bahia”, disse o vendedor Joelson da Silva.

Turismo

Para atender moradores e visitantes, a Setur-BA disponibilizou no bairro a mesma estrutura oferecida nos circuitos oficiais. Pela primeira vez, o Nordeste de Amaralina recebe um Posto Avançado de Atendimento ao Turista, com a atuação de 20 agentes de informações e um guia de turismo.

Segurança

Um efetivo de 46 policiais militares vai garantir o clima de tranquilidade no circuito Mestre Bimba. O esquema inclui atuação integrada das forças de segurança, postos de atendimento e plataformas elevadas de observação, além do uso de câmeras de videomonitoramento com sistema de reconhecimento facial e portais de abordagem.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Carnaval 2026

Operação Abadá reforça segurança na retirada das fantasias

Com 641 policiais mobilizados, ação preventiva atua nos principais pontos de entrega de fantasias do Carnaval 2026

Publicado

em

segurança também entra na pauta dos foliões. Um efetivo de 641 policiais militares está mobilizado na Operação Abadá,
Foto: Thuane Maria/GOVBA

Em meio à alegria e à agitação do Carnaval, a segurança também entra na pauta dos foliões. Um efetivo de 641 policiais militares está mobilizado na Operação Abadá, iniciada na terça-feira (10) pela Polícia Militar da Bahia, com o objetivo de reforçar a segurança nos principais pontos de retirada de camisas e fantasias para o Carnaval em Salvador. A ação tem como foco a prevenção de furtos e roubos, além de garantir mais tranquilidade aos foliões no período que antecede a folia. O trabalho envolve policiamento a pé, viaturas, motocicletas e cavalaria, atuando também na organização do fluxo de pessoas nos locais de maior movimento. 

De acordo com a Polícia Militar, a atuação preventiva é fundamental neste período de grande circulação de pessoas. A corporação orienta os foliões a ficarem atentos aos objetos pessoais, evitarem aglomerações e seguirem as recomendações de segurança durante a retirada dos abadás. “Nosso objetivo é coibir práticas criminosas e proporcionar um ambiente tranquilo para quem vai retirar seu abadá. Nós temos disponibilizado viaturas quatro rodas, viaturas duas rodas, temos também postos fixos, base móvel e policiamento ostensivo a pé, que faz abordagem a pessoas nas passarelas e pontos de ônibus. Além dos postos fixos onde as policiais ficam, na verdade, nos entornos, eles também vão dentro do shopping quando solicitado ou quando tem algum elemento suspeito”, destacou a major Poliana Fernandes, comandante da 35ª CIPM. 

A Operação Abadá envolve policiais do Comando de Policiamento Regional Atlântico (CPR-A), Comando de Policiamento Regional Central (CPR-C) e das unidades 35ª, 82ª, 1ª e 49ª CIPMs. O policiamento foi intensificado nas imediações dos postos de entrega de abadás, pontos de ônibus, passarelas e nos principais corredores de tráfego. Os pontos de entrega atendidos pela operação incluem o Shopping da Bahia, Shopping Paralela, Salvador Shopping, Parque dos Ventos e Salvador Norte. 

“Venho a Salvador passar o Carnaval há 20 anos. Pego aqui meu abadá e acho muito importante a gente ter a Polícia Militar fazendo a segurança na retirada dos kits e também acompanhando a gente nos blocos. Eu amo Salvador. E a segurança é muito importante pra nós, principalmente pra quem é turista, vem de fora”, completou a carioca e funcionária pública Simone Lino. A ação segue até a próxima terça-feira, dia 17. 

Continue Lendo

Carnaval 2026

Programa Ouro Negro 2026 leva 95 entidades de matriz africana aos circuitos de Salvador

Com investimento recorde de R$ 17 milhões, iniciativa reforça protagonismo das tradições negras na maior festa popular do país

Publicado

em

Com investimento recorde de R$ 17 milhões, o Programa Ouro Negro 2026 apoia a participação de 95 entidades de matriz africana
Foto: Marcella Figueiredo

Com investimento recorde de R$ 17 milhões, o Programa Ouro Negro 2026 apoia a participação de 95 entidades de matriz africana nos principais circuitos do Carnaval de Salvador, fortalecendo blocos afros, afoxés, sambas, grupos de capoeira e manifestações que fazem da festa baiana uma referência mundial. A iniciativa integra as ações do Carnaval da Bahia: Um Estado de Alegria, reforçando o lugar das tradições negras na maior festa popular do país. 

As atrações vão desfilar nos seis dias de folia pelos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves), Batatinha (Centro Histórico), Riachão (Garcia), Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina), das Águas (Itapuã) e Mãe Hilda Jitolu (Liberdade). Entre as entidades contempladas estão nomes históricos da cultura negra baiana, como Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê, Cortejo Afro, Muzenza, Bankoma, Filhos de Gandhy, Araiyê, Afoxé Dança Bahia, Namoral, Os Negões, Relíquias Africanas e Tamoios. 

Criado em 2008, o Programa Ouro Negro consolida o compromisso do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), em fortalecer as manifestações da cultura afro-brasileira. Há décadas, essas iniciativas mostram a potência da diáspora africana no Brasil, mantendo viva a ancestralidade e realizando trabalho sociocultural em suas comunidades de origem. 

O edital concede apoio financeiro às entidades para a realização de desfiles e participação nas lavagens do Bonfim, Purificação (Santo Amaro), Itapuã, Carnaval do Interior e Micareta de Feira. O programa foi reconhecido e ampliado pela Lei nº 13.182/2014, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO OURO NEGRO NO CARNAVAL 2026
QUARTA-FEIRA – 11/02 

Circuito Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) 

ANÚNCIO
  • 19h – Bamboxé 
QUINTA-FEIRA – 12/02 

Circuito Osmar (Campo Grande / Praça Castro Alves) 

  • 19h – Arca do Axé
  • 19h – Alzira do Conforto
  • 19h30 – Afoxé Dança Bahia
  • 20h – Corrente do Samba
  • 20h – Alerta Geral
  • 20h – Mangangá
  • 20h – São Jorge Filho da Gomeia
  • 21h – Namoral
  • 21h – O Social
  • 21h – Fogueirão
  • 0h – Samba e Folia 

Circuito Batatinha (Centro Histórico) 

  • 18h – Baianas de Acarajé Mingau Receptivo
  • 18h – Tomalira
  • 19h – Escola de Samba Filhos da Feira de São Joaquim
  • 19h – Malcolm X
  • 20h – B Q de gosto
  • 20h – Nova Flor
  • 20h30 – Expressão Negra 
SEXTA-FEIRA – 13/02 

Circuito Osmar (Campo Grande / Praça Castro Alves) 

  • 16h – Boka Louka
  • 18h – Laroyê Arriba
  • 19h – Jogo do Ifá
  • 20h – Arccas
  • 20h – Samba Popular
  • 20h – Reduto do Samba
  • 20h – Os Negões
  • 20h – Cortejo Afro
  • 21h – Olodum
  • 21h – Filhos de Marujo
  • 21h – Bloco Alvorada 

Circuito Batatinha  (Centro Histórico) 

  • 15h – Relíquias Africanas
  • 17h – Olodum
  • 17h – CCRB
  • 19h – Tô Aê
  • 19h – Filhos de Oxalá
  • 19h – Impacto Sonoro
  • 20h – Blocão da Liberdade
  • 20h – Filhos de Onira
  • 20h – Samba da Bahia
  • 20h30 – Tamoios
  • 22h – Afro Liberdade 

Circuito das Águas (Itapuã) 

  • 19h – Libélula 
SÁBADO – 14/02 

Circuito Osmar (Campo Grande / Praça Castro Alves) 

  • 11h – Todo Menino é um Rei
  • 14h – Filhos de Korin Efan  (contra-fluxo)
  • 17h – Ices
  • 17h – Canelight
  • 19h30 – Afinidade
  • 19h – Abuse e Use (contra-fluxo)
  • 19h – Araiyê Juventude e Alegria
  • 20h – Vem Sambar
  • 20h – Muzenza
  • 20h – Tô Aê
  • 20h – Bankoma
  • 21h – Kayala da Bahia (contra-fluxo)
  • 22h – Malê Debalê
  • 23h – Que Felicidade
  •  2h – Ilê Ayê 

Circuito Dodô (Barra / Ondina) 

  • 22h – Tarrindo de Q 

Circuito Mãe Hilda Jitolu (Liberdade) 

  • 16h – Ska Reggae 

Circuito Batatinha (Centro Histórico) 

  • 14h – Tambores e Cores
  • 16h – Grupo Musical Brot
  • 16h – Filhas de Gandhy
  • 16h – Alerta Mente Negra
  • 17h – Sambistas de Cajazeiras
  • 18h – Laroyê Arriba
  • 20h – Clube do Samba da Bahia 

Circuito das Águas (Itapuã) 

  • 12h – Porto das Baleias de Itapuã 

Circuito Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) 

  • 18h – Capoeira Nukana 
DOMINGO – 15/02 

Circuito Osmar (Campo Grande / Praça Castro Alves) 

  • 10h – Mamulengo da Bahia
  • 11h – Bloco Afro Infantil Ibéji
  • 15h – Grupo Recriar
  • 15h – Commanche do Pelô
  • 15h – Afoxé Filhos do Congo
  • 17h – Apaxes do Tororó
  • 18h – Furacão 2001 (Contra-fluxo)
  • 18h – Afro Pop Sem Censura
  • 20h – Os Negões
  • 22h – Afoxé Kambalagwanze 

Circuito Dodô (Barra / Ondina) 

  • 15h – Olodum
  • 18h – Vem Sambar
  • 20h – Cortejo Afro 

Circuito Batatinha  (Centro Histórico) 

  •  3h – Filhos de Gandhy
  • 15h – Namoral
  • 15h30 – Filhos de Jhá
  • 16h – Quero ver o Momo
  • 16h – Sambrasil
  • 16h – SO Samba de Roda
  • 16h – Instituto Professora Hamita
  • 17h – Afoxé Olorum Baba Mi
  • 17h – Carnapelô
  • 18h – Bloco do Gueto
  • 18h – Bankoma
  • 18h30 – Afoxé Luaê
  • 19h – Bloco Afro Idará
  • 19h – Leva Eu
  • 19h30 – Afoxé Dança Bahia
  • 20h – Soweto
  • 20h – Ska Reggae 

Circuito Mãe Hilda Jitolu (Liberdade) 

  • 17h – Malcolm X
  • 20h – Ibasore Iya 

Circuito Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) 

  •  9h – Centro Palmares 

Circuito das Águas (Itapuã) 

  • 15h – Mangangá
  • 17h – Malê Debalê 
SEGUNDA – 16/02 

Circuito Osmar (Campo Grande / Praça Castro Alves) 

  • 15h – Commanche do Pelô
  • 16h – Filhas de Gandhy
  • 16h – Celebração na Palma da Mão
  • 16h – Boka Louka
  • 18h – Ijexá da Bahia
  • 18h – Afro Pop Sem Censura
  • 20h – Aspiral do Reggae
  • 20h – Ilê Aiyê 

Circuito Dodô (Barra / Ondina) 

  •  3h – Filhos de Gandhy
  • 20h – Muzenza
  • 20h – Cortejo Afro

Circuito Batatinha (Centro Histórico) 

  • 08h – Filhos de Omolu
  • 14h – Baba Afoman
  • 15h – Kibeleza
  • 16h – Insaba Maza
  • 16h – Arca do Axé
  • 16h – Mangangá Capoeira
  • 17h – Abuse e use
  • 18h – Laroyê Arriba
  • 19h – Alzira do Conforto
  • 19h – Araiye Juventude e Alegria
  • 19h – Jogo do Ifá
  • 20h – Kayala da Bahia 

Circuito das Águas (Itapuã) 

  • 16h – Relíquias Africanas
  • 16h – Ska Reggae
  • 17h – Korin Nagô
  • 17h – Sambistas de Cajazeiras
  • 17h – Malê Debalê
  • 20h – Bankoma 

Circuito Riachão (Garcia) 

  • 14h – Samba Popular
  • 15h – Reduto do Samba
  • 13h – Vem Sambar 
TERÇA – 17/02 

Circuito Osmar (Campo Grande / Praça Castro Alves) 

  • 11h – Instituto Professora Hamita
  • 11h – Vamos nessa kids
  • 12h – Olodum
  • 17h – Tarrindo de Q
  • 19h – Four Days
  • 18h – Filhos de Congo
  • 18h – Afro Pop 100 Censura
  • 20h – Ilê Ayê
  • 20h – Muzenza
  • 21h – Ska Reggae 

Circuito Dodô (Barra / Ondina) 

  • 17h – Malê Debalê 

Circuito Batatinha (Centro Histórico) 

  • 3h – Filhos de Gandhy
  • 14h – Todo Menino é um Rei
  • 15h – Swing do Pelô
  • 15h – Samba e Folia
  • 16h – Cortejo Afro
  • 17h – Canelight
  • 20h – Afoxé Kambalagwanze
  • 20h – Os Negões 

Circuito Mãe Hilda Jitolu (Liberdade) 

  • 16h – B Q de Gosto
  • 16h – Trem de Luxo
  • 16h – Escola de Samba Filhos da Feira de São Joaquim
  • 16h – Carnapelô
  • 16h – Tomalira
  • 16h – Relíquias Africanas
  • 17h – Tamoios
  • 17h –  Sambistas de Cajazeiras
  • 17h – Capoeira Nukana
  • 18h – Soweto 

Circuito das Águas (Itapuã) 

  • 17h – Vem sambar 
Continue Lendo

Mais Lidas