Cidade
Deputado critica gestão ambiental em Salvador após polêmica sobre “árvores” artificiais
Marcelino Galo aponta falta de políticas efetivas e acusa prefeitura de transformar cidade em “mausoléu cinza”.
O deputado estadual Marcelino Galo (PT) chamou a atenção para o vídeo que viralizou ontem nas redes sociais mostrando o que seriam “árvores” plantadas pela Prefeitura de Salvador no canteiro central de uma das principais ruas do Rio Vermelho. Nas imagens, uma cidadã revela que, em vez de mudas, foram fincados pedaços de pau já ressecados, presos em tubos de PVC e cercados por cimento e asfalto. “É o retrato da política ambiental da prefeitura: artificial, improvisada e sem vida”, afirmou o parlamentar.
Enquanto a cidadã sofria ao caminhar na árida avenida soteropolitana, ontem também o ex-prefeito ACM Neto publicou um vídeo fazendo corrida na Barra, gabando-se de estar ao lado de, segundo ele, “o melhor prefeito do Brasil”, o seu sucessor Bruno Reis — apelidado por ambientalistas de “Bruno Motosserra”.
Para Galo, a coincidência ilustra bem a desconexão dos dois com a realidade. “Enquanto os blogueirinhos do asfalto fingem que está tudo bem, Salvador vai perdendo o verde, o vento e a sombra. A cidade está se transformando em um mausoléu cinza de concreto”, criticou.
O deputado ressaltou que a capital baiana sofre com a redução de áreas verdes e com a ausência de políticas ambientais efetivas. “Bruno Motosserra e seu mentor tratam o meio ambiente como figurante de propaganda. O resultado é sentido na pele: mais calor, mais poluição e menos qualidade de vida”, concluiu.
Cidade
Festa da Boa Viagem altera trânsito na Cidade Baixa
Procissões terrestre e marítima movimentam Salvador; confira mudanças e horários das interdições
Uma das maiores celebrações soteropolitanas, a Festa da Boa Viagem vai movimentar a região da Cidade Baixa com sua tradicional procissão. Para garantir a segurança viária dos fiéis e a fluidez do tráfego, serão realizadas modificações no trânsito.
Principais alterações:
De 0h desta quarta (31) até 23h30 de quinta (1º):
- Barreiras fixas nos cruzamentos da Rua da Boa Viagem com a Rua Professor Dionísio Pedro de Alcântara e com a Rua Rio Itapicuru.
- Barreira semifixa no Largo da Boa Viagem com a Avenida Luiz Tarquínio.
- Rua Rio São Francisco funcionará em sentido duplo entre a Rua da Boa Viagem e a Rua Rio Paraguaçu.
Quarta-feira (31):
- 6h: Proibição temporária na Rua da Boa Viagem para deslocamento da Galeota até o mar.
- 12h: Bloqueio total para circulação e estacionamento na Rua da Boa Viagem, Rua Monte Serrat e Largo da Boa Viagem até a Ponta do Humaitá.
- 14h: Interdição progressiva para procissão terrestre das imagens do Santuário de São José, com saída pela Rua da Imperatriz e chegada ao Largo da Boa Viagem. Barreiras móveis em pontos estratégicos.
- 16h: Procissão marítima inicia com bloqueios na Rua da Boa Viagem e desvio na Avenida da França. Bloqueio progressivo para transporte da imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Codeba.
- 17h: Interdição para retorno das imagens à Basílica da Conceição da Praia. Barreiras móveis na Avenida Lafayete Coutinho e ladeiras da Preguiça e Conceição.
Quinta-feira (1º):
- 8h: Interdição para procissão do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, saindo da Basílica da Conceição da Praia até o Píer da Capitania dos Portos.
- 11h: Bloqueio para procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem até a Ponta do Humaitá.
- 12h: Interdição para retorno das imagens à Igreja da Boa Viagem, passando por Monte Serrat e ruas adjacentes. Barreiras móveis em diversos pontos.
A operação contará com barreiras fixas, semifixas e móveis, além de desvios estratégicos para garantir a segurança dos participantes e minimizar impactos no tráfego.
Cidade
VLT terá vagão exclusivo para transporte de pescados
Modal incorpora espaço adaptado para até 240 kg por viagem, oferecendo segurança e conforto para pescaodres e marisqueiras
O VLT contará com um vagão específico para o transporte de pescados, com capacidade para até 240 quilos por viagem. O equipamento foi desenvolvido para atender marisqueiras e pescadores de áreas pesqueiras, como São João do Cabrito, garantindo mais segurança e condições adequadas durante o deslocamento. O modelo permite o transporte sem interferir no fluxo de passageiros, mantendo o armazenamento isolado e preservando o conforto dentro do trem.
“O investimento vai além dos trens. Não estamos entregando apenas vagões adaptados, mas mais qualidade de vida para a população que depende dos pescados para sustentar suas famílias. Estamos falando de mobilidade, desenvolvimento”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a primeira viagem-teste do VLT, nesta sexta-feira (19), em Salvador.
Para Rosana Araújo, marisqueira da Colinas 67 em Paripe, o novo vagão representa uma mudança concreta no dia a dia de quem vive da pesca e do marisco. “Vai facilitar muito o nosso trabalho, porque lidamos com cargas grandes e pesadas. Com esse espaço próprio, vamos poder transportar nossos pescados e materiais com mais conforto e tranquilidade, sem causar constrangimento aos outros passageiros.” Segundo a marisqueira, essa iniciativa do Governo do Estado representa respeito e melhoria nas condições de trabalho.
Cidade
De “metrô calça curta” a referência nacional: gestão petista transforma mobilidade em Salvador
Com metrô consolidado e VLT em implantação, Bahia avança em integração e inclusão no transporte público
Se dependesse da oposição, que insiste em criticar os empréstimos governamentais que viabilizam investimentos como o VLT, Salvador continuaria sendo motivo de piada nacional com o “metrô calça curta”, legado das gestões anteriores.
Foi preciso um novo modelo de gestão, voltado para o cuidado com as pessoas e para uma nova Bahia, para que Salvador ganhasse um projeto de transporte urbano moderno e eficiente.
Wagner, Rui e Jerônimo: esse trio revolucionou a mobilidade na capital com a implantação de mais de 40 quilômetros de metrô. E a história está só começando. Agora, o governador Jerônimo Rodrigues agrega mais um modal — o VLT — para elevar ainda mais a qualidade de vida dos baianos.
Fruto da parceria Bahia-Brasil, o VLT terá 40 quilômetros de trilhos, 42 estações e integração ao metrô, representando muito mais do que uma obra de infraestrutura.
“Simboliza um compromisso com uma cidade mais integrada, humana e socialmente justa, onde o transporte público é tratado como direito e instrumento de inclusão”, afirma o governador Jerônimo Rodrigues.
-
Políticahá 2 dias“Bahia repele o bolsonarismo”, diz Marcelino Galo ao criticar união entre ACM Neto e João Roma
-
Serviçoshá 2 diasSimm oferece 360 vagas para esta segunda-feira (29)
-
Políticahá 2 diasBahia vive ciclo robusto de investimentos e se prepara para novas entregas, afirma Afonso Florence
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (30)

