SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Segurança

Corpo de Bombeiros tem novo comando a partir desta segunda (31)

O coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes assume a corporação no lugar do coronel BM Adson Marchesini

Publicado

em

O novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM), coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes, tomou
Foto: Joá Souza/GOVBA

O novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM), coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes, tomou posse, na tarde desta segunda-feira (31), em solenidade de passagem de comando, no Instituto Militar de Ensino Superior de Bombeiros (Imesb), em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. Participaram da cerimônia o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner e demais autoridades.

Aloísio Fernandes, que assume o cargo anteriormente ocupado pelo coronel BM Adson Marchesini, é soteropolitano e ingressou no Curso de Formação de Oficiais da PMBA, no ano de 1991. Em 1997 realizou o Curso de Especialização para Oficiais Bombeiros, na Faculdade de Tecnologia de São Paulo. É também bacharel em Ciências Jurídicas e especializado em Segurança Pública.

Coordenou a tropa do CBMBA que atuou nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, em 2024. Foi conselheiro técnico policial da missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (Minustah), coordenador de Planejamento Operacional de Unidades Bombeiro Militar e membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Fiocruz-BA.

“Recebo uma corporação vigorosa, bem administrada, então, vamos dar continuidade ao trabalho já realizado, qualificando alguns processos e promovendo melhorias, sempre no intuito de prestar o melhor serviço à sociedade”, afirmou o coronel BM Aloísio Fernandes.

Na ocasião, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, parabenizou o ex-comandante-geral coronel BM Adson Marchesini, por sua contribuição à frente da corporação e desejou sucesso ao novo sucessor. “Por quatro anos no comando dos Bombeiros, Marchesini elevou ainda mais a instituição, tornando-a referência, em especial no combate a desastres e a incêndios florestais. O coronel Aloísio, oficial com grande experiência em todas as áreas, especialmente em
pronto-socorro e salvamento, seguirá o mesmo desempenho à frente da instituição”, ressaltou Werner.

ANÚNCIO

Durante a cerimônia foram entregues uma embarcação e um reboque para o 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Amaralina, em Salvador, para atender ocorrências aquáticas.

Segurança

Caravana Bahia Sem Fogo passa por São Desidério, no oeste baiano

A atividade destaca o papel dos bombeiros e brigadistas no combate aos incêndios florestais

Publicado

em

A Caravana Bahia Sem Fogo esteve, nesta quarta-feira (02/04), no município de São Desidério, dando continuidade às ações de prevenção
Foto: Matheus Lemos/Ascom Sema

A Caravana Bahia Sem Fogo esteve, nesta quarta-feira (02/04), no município de São Desidério, dando continuidade às ações de prevenção e combate aos incêndios florestais na região Oeste da Bahia. Durante as atividades, a iniciativa reforçou a importância da atuação dos brigadistas voluntários, bombeiros civis e militares no enfrentamento das queimadas.

Os bombeiros e brigadistas estão na linha de frente do combate ao fogo, desde os primeiros focos até os incêndios de grande proporção. A tenente Maiara, comandante da 1ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar em Barreiras, destacou o trabalho contínuo da corporação para minimizar os impactos das queimadas.

“Nós trabalhamos o ano inteiro, já se preparando para os incêndios florestais, que se intensificam no segundo semestre na região Oeste. O primeiro passo é a prevenção, por meio de palestras e capacitações como as que estamos promovendo aqui na Caravana. Além disso, temos formações específicas para bombeiros militares e especialistas em combate a incêndios florestais. Hoje, nosso maior desafio é o efetivo. Mesmo com a mobilização de bombeiros de toda a Bahia, ainda não conseguimos atender todas as ocorrências. Por isso, contamos com o apoio dos brigadistas, auxiliando na formação deles para que atuem de forma qualificada”, explicou.

Davi Araújo, chefe de esquadrão da brigada Pronto Emprego de Barreiras, que faz parte do Prevfogo, programa ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ressaltou a experiência dos brigadistas na região e os desafios enfrentados durante os combates ao fogo.

“Atuamos tanto na Bahia quanto em outras regiões do país onde somos solicitados. Aqui no Oeste, além do combate direto ao fogo, fazemos rondas preventivas e recuperamos áreas degradadas. Por sermos da região, conhecemos a topografia e conseguimos nos deslocar com rapidez. Temos pontos estratégicos de monitoramento, como o mirante na Serra da Bandeira, que nos permite identificar focos de incêndio e agir rapidamente para minimizar os impactos”, afirmou.

ANÚNCIO
Educação e sensibilização

Além das reuniões com gestores municipais e da roda de conversa com alunos da Escola Municipal Marcelo Cirílo, a Caravana promoveu uma palestra no Colégio Maria Edith Rhoden, no distrito de Roda Velha. A atividade buscou conscientizar os estudantes sobre os impactos das queimadas e a importância da prevenção.

A coordenadora pedagógica Denize Fantin destacou a relevância da iniciativa para complementar o trabalho realizado em sala de aula.

“Esse momento é fundamental para reforçar o que já discutimos com os alunos. A interação com bombeiros, brigadistas e técnicos da Caravana torna o aprendizado mais concreto. Nossa região é cercada por fazendas, e o uso do fogo para limpeza de áreas ainda é uma realidade, apesar de ser ilegal. As crianças sabem disso, mas ações como essa de hoje ajudam a consolidar esse conhecimento e incentivam a mudança de comportamento”, avaliou.

Próximas ações

Nesta quinta-feira (3), a Caravana segue para o município de Angical, onde dará continuidade às atividades educativas e preventivas.

A Caravana Bahia Sem Fogo integra o Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e desenvolvido em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), o Prevfogo/Ibama e as Secretarias de Educação, Segurança Pública e Saúde.

ANÚNCIO

Denúncias de queimadas ilegais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400 ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br. Em caso de incêndios, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Continue Lendo

Segurança

Posto de combustível em Correntina tem tanque interditado

A operação Combustível Legal detectou que o estabelecimento vendia diesel com menos de 2% de biodiesel

Publicado

em

A força-tarefa da operação Combustível Legal, antes chamada de Posto legal, identificou um posto localizado em Correntina, no Oeste baiano,
Foto: Pixabay

A força-tarefa da operação Combustível Legal, antes chamada de Posto legal, identificou um posto localizado em Correntina, no Oeste baiano, vendendo óleo diesel BS500 com menos de 2% de teor de biodiesel – a quantidade correta seria de 14%. De acordo com a equipe da operação, um tanque foi interditado e o proprietário responderá pelas irregularidades. A ação vistoriou 61 postos de combustíveis entre os dias 25 e 28 de março, nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana e Correntina.

A chefe do Núcleo de Fiscalização do Abastecimento de Salvador da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Milena Sales, ressaltou que a detecção da não conformidade e a ação rápida em campo foram possíveis graças ao espectrofotômetro FTIR, nova tecnologia empregada pela ANP que permite identificar em campo o percentual de biodiesel adicionado ao óleo diesel, além da presença de metanol na gasolina e no etanol. “Esperamos que tenhamos êxito nesse novo processo para tornar a fiscalização ainda mais eficaz”.

Na divisão de tarefas entre os participantes da Combustível Legal, a ANP analisa aspectos relacionados à qualidade do produto comercializado, entre diversos outros itens, e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) é responsável principalmente por avaliar se a quantidade do combustível entregue ao consumidor está de acordo com o registrado na bomba, além de checar o bom funcionamento de bombas e bicos de combustíveis. Já o Procon-Ba (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) afere questões relativas ao direito do consumidor.

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) é responsável por conferir a regularidade fiscal e cadastral da empresa, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) faz o teste de qualidade dos combustíveis e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) se encarrega das questões de ordem jurídica. O suporte da operação é garantido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-Ba), por meio das polícias Civil e Militar, esta última representada pela Companhia Independente de Polícia Fazendária.

Resultados da operação

O especialista em Metrologia e Qualidade do Ibametro, Emanuel Portela, reforça que o índice irregularidade nos postos de gasolina vem diminuindo graças à fiscalização que vem sendo realizada pela Combustível Legal.

ANÚNCIO

Em 2024, a operação fiscalizou 457 postos de combustíveis em todas as regiões da Bahia, e o trabalho terá mais impulso este ano, observa o coordenador de Fiscalização de Petróleo e Combustíveis da Sefaz-Ba, Olavo Oliva. “Desde 2019, a operação vem dando sinais ao segmento de que as instituições estão unidas e trabalhando em prol do combate à criminalidade e à sonegação. Nosso objetivo é proteger a sociedade”.

Já o diretor de Fiscalização do Procon Bahia, Iratan Vilas Boas, explica que o objetivo da operação é aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis fornecidos ao consumidor baiano, entre outros tópicos. “O estabelecimento no qual a operação constata algum tipo de irregularidade responde de acordo com a infração cometida. Cada órgão tem uma punição específica. Interdição de equipamentos, do estabelecimento como um todo e multas fazem parte do rol das penalidades possíveis de serem aplicadas”.

Disque Denúncia

Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior).

Continue Lendo

Segurança

Sede da 37ª CIPM é inaugurada e 64 viaturas são entregues para Salvador 

Essa entrega faz parte da modernização e renovação da frota, visando uma melhor prestação do serviço ao cidadão baiano

Publicado

em

Um incremento de 64 viaturas para ampliar o policiamento de Salvador, que nesta semana completa 476 anos, e a reforma completa da 37ª CIPM
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Um incremento de 64 viaturas para ampliar o policiamento de Salvador, que nesta semana completa 476 anos, e a reforma completa da 37ª CIPM foram entregues à Polícia Militar da Bahia pelo governador Jerônimo Rodrigues na manhã desta quinta-feira (27), no bairro do IAPI. 

O ato contou com as presenças do vice-governador Geraldo Júnior, do secretário da segurança pública, Marcelo Werner, de deputados estaduais e federais, do comandante-geral da PM, coronel Magalhães, coronéis e comandantes da corporação.  

A nova sede da 37ª CIPM fica localizada na Avenida Odilon Machado, nº 120, no IAPI, e contou com um investimento total de aproximadamente R$ 957 mil entre reforma e mobiliário. 

Comandada pelo major Romell Farias, que tem como subcomandante o capitão Fabrício Souza, a 37ª CIPM é responsável pelo policiamento nos bairros de Baixa de Quintas, Caixa D’Água, Cidade Nova, Curuzu, IAPI, Lapinha, Liberdade, Pau Miúdo, Pero Vaz e Santa Mônica. 

As 64 viaturas que se somam à frota atual da PMBA na capital envolvem 17 caminhonetes locadas, 41 motocicletas, quatro bases móveis e dois quadriciclos. Essa entrega faz parte da modernização e renovação da frota, visando uma melhor prestação do serviço ao cidadão baiano, totalizando um investimento de R$ 3,1 milhões.  

ANÚNCIO

“Essas entregas oferecem mais estrutura de forma garantir mais dignidade ao policial militar no desempenho das suas funções. A nossa intenção é aproximar cada vez mais a Polícia Militar da comunidade local para uma atuação como polícia mediadora e comunitária”, destacou o coronel Magalhães na solenidade. 

“Nós confiamos diariamente na Polícia Militar, nós acreditamos na segurança pública. É uma instituição querida e respeitada, por isso tem tantas pessoas querendo ingressar. Entregamos uma sede digna para o policial militar porque ao final do meu mandato quero contribuir para que as pessoas e as famílias se sintam honradas”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues. 

Continue Lendo

Mais Lidas