Cultura
Confira programação do bicentenário do 2 de Julho
Um dos pontos altos da celebração será a entrega do novo Largo da Lapinha e do Memorial 2 de Julho e do monumento, na Praça Cairu, de Maria Felipa

A Prefeitura de Salvador anunciou nesta segunda-feira (22) a programação especial em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia , que terá como tema “Salve nossa terra, Salve o Caboclo” e traz diversas novidades. Um dos pontos altos da celebração será a entrega do novo Largo da Lapinha e do Memorial 2 de Julho e do monumento, na Praça Cairu, de Maria Felipa, considerada heroína das lutas contra o domínio português.
A programação dos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia terá como tema “Salve nossa terra, Salve o Caboclo”. A lista de atividades conta com atrações entre os dias 29 de junho e 14 de julho, com apresentações culturais, ações em escolas e a volta do concurso de fachadas ao longo do percurso do desfile cívico.
A programação será iniciada no dia 29 de junho com a estreia do espetáculo “A Resistência Cabocla”, com o Bando de Teatro Olodum, com a participação de Érico Brás e da Banda Olodum, direção coreográfica de Zebrinha e direção musical de Jarbas Bittencourt, no Palco do Campo Grande. O espetáculo terá uma série de apresentações ao longo da programação, inclusive em escolas, e foi montado especialmente para celebrar o bicentenário desse evento que representa a força do povo baiano no processo de finalização das batalhas pela independência do país.
Já no dia 30, acontece a saída do Fogo Simbólico de Cachoeira em direção a Pirajá, na capital baiana. Este ano, além do já tradicional percurso, acontece a reparação histórica, com a inclusão de mais um roteiro, que conta com a participação dos municípios do Recôncavo Norte na rota do Fogo Simbólico – Mata de São João, Dias D’Ávila, Camaçari e Lauro de Freitas.
No dia 1º de julho uma grande novidade será a entrega do novo Largo da Lapinha e do Memorial 2 de Julho, uma conquista do povo baiano, fundamental no desfecho do processo de independência. O espaço ficará aberto o ano todo, com os Caboclos em exposição, assim como trechos da história registrados e disponíveis para os visitantes acessarem, no Pavilhão da Lapinha.
Cerimônia – A cerimônia cívica da chegada do Fogo Simbólico em Pirajá contará com o show especial em comemoração aos 200 anos de independência, do Cortejo Afro. No mesmo dia, será celebrado o tradicional Te Deum, com a participação do coral da Basílica do Bonfim, regido pelo maestro Francisco Carlos Rufino, na Catedral da Sé. No dia 2, acontece o desfile cívico, com a participação especial do Museu Vivo da Cidade, caboclos de Itaparica, encourados de Pedrão, fanfarras municipais, estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, além de grupos populares.
Será realizado ainda o concurso de fachadas ao longo do percurso do desfile e o concurso de fanfarras e balizas, na avenida Sete de Setembro. No dia 3, será entregue o monumento em homenagem a Maria Felipa, feito pela artista Nádia Taquary, na praça Visconde de Cairu, Comércio. No dia 5 acontece a volta dos carros dos caboclos para o Pavilhão da Lapinha, com a participação da orquestra do maestro Reginaldo de Xangô.
O titular da FGM explica a necessidade de preservação da memória, com as ações da Prefeitura para o bicentenário do 2 de Julho. “Teremos uma celebração maravilhosa, com apresentação do Bando de Teatro Olodum, em um espetáculo inédito. Haverá show do BaianaSystem e de vários grupos culturais. Vamos inaugurar o Memorial da Independência, que será aberto para visitação o ano inteiro, para estudantes, turistas e pesquisadores conhecerem melhor a festa. Enfim, será uma grande comemoração dedicada à festa e à memória. Este ano o desfile ganha mais contorno, mais cultura e tradição. A população estará novamente representada e será uma grande festa”, explica Fernando Guerreiro.
Apresentações – Ainda no dia 2 será realizado, na Praça Municipal, o show especial Sambaqui, em homenagem aos 200 anos de Independência, com a banda BaianaSystem, que terá entre os convidados Lazzo Matumbi, Raquel Reis, Vandau, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica, Liz Reis, Cláudia Manzo e Elivan Conceição. Acontece ainda a cerimônia cívica da chegada dos carros dos caboclos e acendimento da pira do Fogo Simbólico, no Campo Grande. À noite, acontece o tradicional Encontro de Filarmônicas com o maestro Fred Dantas.
E as novidades não param, por aí, no dia 3, será a vez do cantor Gerônimo se apresentar no palco do Campo Grande, onde também será realizado o Baile da Independência com a orquestra do maestro Fred Dantas. No dia seguinte, o mesmo palco vai receber o show Amado Caymmi, com Alice Caymmi, Márcia Short, Will Carvalho e Elane Fernandes.
Jornada do Patrimônio – O Espaço da Barroquinha será palco, de 5 a 7 de julho, da IV Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador. Além disso, o espetáculo A Resistência Cabocla será apresentado no Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360 para alunos da rede municipal. Cerca de 3 mil estudantes devem acompanhar a produção artística.
Cine Clube – A Prefeitura ainda vai realizar o Cine Clube 200 Anos da Independência para estudantes da rede municipal de ensino. Serão exibidos, em dez escolas do município, curtas metragens sobre o 2 de Julho realizados pela FGM, com mediação do historiador Ricardo Carvalho.
Confira a programação completa do 2 de Julho 2023:
29/06 (QUINTA-FEIRA)
19H – PALCO CAMPO GRANDE – ESTREIA DO ESPETÁCULO A RESISTÊNCIA CABOCLA COM BANDO DE TEATRO DO OLODUM E CONVIDADOS – EDIÇÃO ESPECIAL 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA.
30/06 (SEXTA-FEIRA) INCLUSÃO DOS MUNICÍPIOS DO RECÔNCAVO NORTE NA ROTA DO FOGO SIMBÓLICO – (MATA DE SÃO JOÃO, DIAS D’ÁVILA, CAMAÇARI E LAURO DE FREITAS)
7H – SAÍDA DO FOGO SIMBÓLICO DO RECÔNCAVO LESTE DE CACHOEIRA E DO RECÔNCAVO NORTE DE MATA DE SÃO JOÃO EM DIREÇÃO A PIRAJÁ.
19H – PALCO CAMPO GRANDE – APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO A RESISTÊNCIA CABOCLA – EDIÇÃO ESPECIAL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA
01/07 (SÁBADO)
08H – ENTREGA DO MEMORIAL 2 DE JULHO E DO NOVO LARGO DA LAPINHA
09H – CELEBRAÇÃO DO TE DEUM COM PARTICIPAÇÃO DO CORAL DA BASÍLICA DO BONFIM REGIDO PELO MAESTRO FRANCISCO CARLOS RUFINO – IGREJA DA CATEDRAL DA SÉ.
16H – CERIMÔNIA CÍVICA DE CHEGADA DO FOGO SIMBÓLICO – LARGO DE PIRAJÁ
17H – PALCO LARGO DE PIRAJÁ – SHOW DO CORTEJO AFRO
19H – PALCO DO CAMPO GRANDE – APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO A RESISTÊNCIA CABOCLA – EDIÇÃO ESPECIAL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA.
02/07 (DOMINGO)
07H – CERIMÔNIAS CÍVICAS
09H – DESFILE 2 DE JULHO – PARTICIPAÇÃO DO MUSEU VIVO DA CIDADE, CABOCLOS DE ITAPARICA, ENCOURADOS DE PEDRÃO, FANFARRAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, GRUPOS POPULARES. . CONCURSO DE FACHADAS DECORADAS DO PERCURSO DO DESFILE CÍVICO CONCURSO DE FANFARRAS E BALIZAS – AVENIDA SETE DE SETEMBRO
16H30 – CERIMÔNIA CÍVICA DE CHEGADA DOS CARROS DOS CABOCLOS E ACENDIMENTO DA PIRA DO FOGO SIMBÓLICO POR UMA ATLETA BAIANO.
17H30 ÀS 21H30 – PALCO DO CAMPO GRANDE – ENCONTRO DE FILARMÔNICAS COM MAESTRO FRED DANTAS – (PARTICIPAÇÃO DAS FILARMÔNICAS DA GUARDA MUNICIPAL, SENHOR DO BONFIM, CANARANA, SANTO AMARO, ALAGOAS, OFICINA DE FREVOS E DOBRADOS).
19H – PALCO PRAÇA MUNICIPAL – SHOW ESPECIAL SAMBAQUI – BAIANA SYSTEM CONVIDA: LAZZO MATUMBI, RAQUEL REIS, VANDAU, CABOCLOS DE ITAPARICA, AFROSINFÔNICA, LIZ REIS, CLÁUDIA MANZO E ELIVAN CONCEIÇÃO
03/07 (SEGUNDA-FEIRA)
9H – ENTREGA DO MONUMENTO EM HOMENAGEM A MARIA FELIPA FEITO PELA ARTISTA NÁDIA TAQUARY, NA PRAÇA VISCONDE DE CAIRU
17H – PALCO CAMPO GRANDE – SHOW DO CANTOR GERÔNIMO 19H – PALCO CAMPO GRANDE – BAILE DA INDEPENDÊNCIA COM ORQUESTRA DO MAESTRO FRED DANTAS
04/07 (TERÇA-FEIRA)
19H – PALCO CAMPO GRANDE – SHOW AMADO CAYMMI – COM ALICE CAYMMI, MÁRCIA SHORT, WILL CARVALHO E ELANE FERNANDES.
05/07 (QUARTA-FEIRA)
18H – VOLTA DOS CARROS DOS CABOCLOS DO CAMPO GRANDE PARA O PAVILHÃO DA LAPINHA COM A PARTICIPAÇÃO DA ORQUESTRA DO MAESTRO REGINALDO DE XANGÔ.
20H – PALCO LARGO DA LAPINHA – SHOW COM BANDA OFÁ E SAMBA DE CABOCLO – PARTICIPAÇÃO DE OGÃS DE TERREIROS DE CANDOMBLÉ DA CIDADE.
05 A 07/07 ESPAÇO CULTURAL DA BARROQUINHA – IV JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE SALVADOR – 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA.
07/07 (SEXTA-FEIRA)
19H – APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO A RESISTÊNCIA CABOCLA – FABRICA DE MUSICAIS EDIÇÃO ESPECIAL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA NO ESPAÇO BOCA DE BRASA SUBÚRBIO 360 PARA COMUNIDADE LOCAL.
10 A 14/07 – PROJETO ESPECIAL BICENTENÁRIO NAS ESCOLAS
10H E 14H – APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO A RESISTÊNCIA CABOCLA – FABRICA DE MUSICAIS EDIÇÃO ESPECIAL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, NO ESPAÇO BOCA DE BRASA 360, ATINGINDO UM PÚBLICO DE APROXIMADO DE 3.000 ALUNOS.
10H E 14H – REALIZAÇÃO DO CINE CLUBE 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA COM EXIBIÇÃO DE CURTAS METRAGENS SOBRE O 2 DE JULHO REALIZADOS PELA FGM, COM MEDIAÇÃO DO HISTORIADOR RICARDO CARVALHO, EM DEZ ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO:
ESCOLA MUNICIPAL PROF ª ALEXANDRINA SANTOS PITTA
ESCOLA MUNICIPAL FAZENDA COUTOS
ESCOLA MUNICIPAL MANOEL BARRADAS
ESCOLA MUNICIPAL TEODORO SAMPAIO
ESCOLA MUNICIPAL DA PALESTINA
ESCOLA MUNICIPAL BARBOSA ROMEO
ESCOLA MUNICIPAL HELENA MAGALHÃES
ESCOLA MUNICIPAL SENADOR ANTÔNIO CARLOS PEIXOTO DE MAGALHÃES
COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR
ESCOLAB SUBÚRBIO 360
Agricultura
Comunidade de Juazeiro comercializa mais de 100 mil ovos por mês
Esse avanço foi impulsionado pela implantação da Unidade Classificadora de Ovos

A comunidade tradicional de fundo de pasto Cacimba do Silva, localizada no município de Juazeiro, tem se destacado na produção e comercialização de ovos caipiras, alcançando a marca de mais de 100 mil ovos vendidos por mês. Esse avanço foi impulsionado pela implantação da Unidade Classificadora de Ovos, fruto de um investimento do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A unidade, entregue pelo Governo do Estado neste mês de julho, beneficia diretamente 113 famílias agricultoras da região. O empreendimento tem fortalecido a avicultura local, agregando valor à produção e promovendo geração de renda.
“Hoje, nós não vendemos apenas ovos, vendemos uma marca: a Caipira do Silva. Só conseguimos alcançar esse patamar graças ao apoio recebido. Estamos com o entreposto funcionando e as vendas crescendo a cada dia”, destacou Márcio Irivan Passos, presidente da Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (Coopercar).
Diariamente, cerca de 3.600 ovos passam pela unidade classificadora, o equivalente a 300 dúzias por dia. A comercialização é realizada tanto na comunidade quanto em localidades vizinhas, além da sede dos municípios de Juazeiro e Curaçá. A cooperativa conta com o Selo de Inspeção Municipal (SIM), o que tem ampliado o alcance e a confiança no produto.
“Esse entreposto melhorou muito nossa rotina e ainda vai melhorar mais. Estamos conquistando novos mercados e fortalecendo a cooperativa com organização e qualidade”, completou Márcio.
Além da infraestrutura, a CAR também investe no fortalecimento da base produtiva e no assessoramento técnico continuado, garantindo suporte às famílias em manejo, alimentação e sanidade das aves.
“O acompanhamento técnico tem sido essencial para melhorar a produtividade e a qualidade dos ovos. O entreposto agrega valor ao produto e contribui diretamente para o aumento da renda das famílias”, explicou José Carlos Neri, técnico em desenvolvimento social da CAR.
A experiência da comunidade de Cacimba do Silva é um exemplo de como investimentos estruturantes, aliados à assistência técnica, promovem o desenvolvimento rural sustentável e valorizam a agricultura familiar baiana.
Agricultura
Agricultura familiar baiana recebe mais de 14 mil máquinas e equipamentos
Ação representa avanço na mecanização rural e inaugura nova fase com uso de telemetria em tratores

Com uma das maiores entregas já realizadas em um único evento, o Governo do Estado da Bahia, em parceria com o Governo Federal, distribuiu mais de 14 mil máquinas e equipamentos agrícolas a agricultores e agricultoras familiares de todas as regiões do estado, durante o lançamento do Plano Safra Bahia 2025/2026, nesta quarta-feira (23), em Salvador. Ação representa avanço na mecanização rural e inaugura nova fase com uso de telemetria em tratores.
A ação é coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com recursos do Governo do Estado e de emendas parlamentares, estaduais e federais.
Um dos destaques da iniciativa é a introdução de tratores equipados com telemetria, tecnologia que permite o monitoramento remoto do desempenho e da operação dos equipamentos, com envio de alertas de manutenção e diagnósticos à distância por até cinco anos. A tecnologia permitirá gestão mais eficiente dos recursos, evitando desperdícios e ampliando a vida útil dos equipamentos. A Bahia é o primeiro estado do Nordeste a adotar esse nível de controle e inovação na mecanização rural.
“Não se trata apenas de entregar máquinas. Estamos viabilizando o acesso à mecanização para quem antes não tinha oportunidade. E agora, com a telemetria, temos uma ferramenta estratégica que nos permite acompanhar a operação, o consumo de combustível, a manutenção e a localização dos equipamentos. É um salto em tecnologia e eficiência que fortalece a agricultura familiar da Bahia”, afirma Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.
Foram entregues 127 tratores com implementos agrícolas (com telemetria), 13 tanques-pipa, 35 máquinas forrageiras, 8 retroescavadeiras, 4 motoniveladoras, 22 veículos utilitários, 8.774 caixas d’água de 1.000 litros, 4.681 caixas d’água de 500 litros e 1.040 barracas de feira.
Benefícios concretos para quem vive no campo
O investimento tem impacto direto na vida de milhares de famílias agricultoras. Em Retirolândia, Aline Cunha, da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Jiboia, celebrou a conquista. “Nossa comunidade sofre com a estiagem, mas tem força na agricultura familiar. Esse equipamento chega como esperança para plantar feijão, milho e tantas outras culturas”.
Tássia Natali Nascimento, da Associação Agrícola de Lagoa 33 e Adjacências, em Ourolândia, reforçou: É um benefício imenso para o nosso povo do Sertão. Esse equipamento vai ajudar muito a nossa comunidade.”
Na comunidade de Pedra Bonita, em São Domingos, Lucineide Teixeira destacou que a chegada de uma forrageira e uma roçadeira vai além da infraestrutura. “Nossos agricultores produzem leite, inclusive de cabra. Esses equipamentos vêm para somar com o trator que já temos. Vai facilitar a vida no campo e melhorar a renda das famílias.”
Novo edital de ATER e protagonismo da agricultura familiar
O Plano Safra Bahia 2025/2026 inclui ainda um novo edital de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) voltado para agroindústrias familiares. Serão mais de R$ 100 milhões em investimentos, beneficiando 16 mil famílias envolvidas em 320 agroindústrias já estruturadas pela CAR.
A ação integra o maior Plano Safra da história do Brasil, lançado recentemente pelo Governo Federal, que destina R$ 89 bilhões à agricultura familiar. A Bahia será contemplada com R$ 4 bilhões, com linhas de crédito diferenciadas para mulheres, jovens e povos tradicionais.
Com quase 600 mil estabelecimentos da agricultura familiar e mais de 2 milhões de pessoas diretamente envolvidas, a Bahia lidera o cenário nacional e reforça sua vocação rural com foco em inovação, sustentabilidade e inclusão produtiva.
“Com a parceria Bahia-Brasil, teremos R$ 4 bilhões para fortalecer a produção de alimentos saudáveis, ampliar o crédito e garantir condições especiais para mulheres, jovens e assentados. É uma agenda de valorização do rural e da vida”, finaliza Jeandro Ribeiro.
Agricultura
SDR impulsiona agricultura familiar com entregas no Sertão do São Francisco
O Governo do Estado conduziu ações estruturantes para fortalecer a produção, ampliar a renda no campo e impulsionar o desenvolvimento regional

Com um pacote robusto de entregas e novos investimentos, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) reforça o compromisso com quem vive da agricultura familiar no Sertão do São Francisco. Em evento realizado em Juazeiro, na última sexta-feira (18), o Governo do Estado conduziu ações estruturantes para fortalecer a produção, ampliar a renda no campo e impulsionar o desenvolvimento regional.
A agenda, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário da SDR, Osni Cardoso, teve a entrega de nove tratores com implementos agrícolas destinados a oito municípios da região: Juazeiro, Canudos, Curaçá, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Senhor do Bonfim e Sobradinho. Além disso, foram entregues 200 novas barracas para feiras livres, essenciais para dinamizar a comercialização de alimentos saudáveis e fortalecer os circuitos locais de abastecimento.
Para Macieira de Oliveira Silva, feirante, receber novas barracas representa um avanço importante para quem vive da agricultura familiar. “Essas barracas são de grande importância. Antes, a gente precisava dividir uma mesa com outros colegas para expor nossos produtos. Agora, cada um tem o seu espaço, com mais dignidade, para mostrar o que produz na sua comunidade. É um privilégio ser contemplada com esse apoio, que contribui muito no nosso dia a dia”, afirmou.
Entre os destaques, concretizou-se a entrega do novo entreposto de ovos da comunidade de Cacimba do Silva, em Juazeiro, que beneficiará diretamente 113 famílias agricultoras. Também foi inaugurada a nova Agroindústria de Frutas da comunidade de Itamotinga, reformada através do Projeto Pró-Semiárido, impactando positivamente 40 produtores e produtoras locais.
A ocasião também foi marcada pela autorização da construção do novo Mercado do Peixe, na sede de Juazeiro, que atenderá cerca de 200 feirantes, e do Mercado Municipal no distrito de Maniçoba, que vai beneficiar outras 100 famílias agricultoras.
“A cada entrega, reafirmamos nosso compromisso com a agricultura familiar como eixo estruturante do desenvolvimento no campo. Essas ações não apenas movimentam a economia rural, mas levam mais dignidade a quem garante alimento na mesa dos baianos e baianas diariamente”, afirmou o secretário Osni Cardoso.
As ações foram realizadas por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à SDR, e fazem parte de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da produção, da comercialização e da infraestrutura rural na Bahia.