Esporte
Com Arena vazia, Brasil só empata com Uruguai
Após este resultado, a Seleção caiu para a quinta posição com 18 pontos, sete a menos que a líder Argentina
![O Brasil encerrou o ano de 2024 com um empate de 1 a 1 com o Uruguai, na noite desta terça-feira (19) na Arena Fonte Nova, em Salvador,](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/11/AnyConv.com__WhatsApp-Image-2024-11-19-at-22.24.11.webp)
O Brasil encerrou o ano de 2024 com um empate de 1 a 1 com o Uruguai, na noite desta terça-feira (19) na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
Após este resultado, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior caiu para a quinta posição da classificação com 18 pontos, sete a menos do que a líder Argentina. Agora a seleção brasileira só volta a entrar em ação em março de 2025, quando terá compromissos contra a Colômbia e a Argentina.
O palco do jogo estava com muitos espaços vazios, diante dos preços dos ingressos que variaram de R$100 a meia até R$800. A seleção mostrou muita disposição para começar bem a partida, mantendo mais a posse de bola e buscando articulações pelo meio da defesa adversária. Porém, a partir do meio do primeiro tempo o Uruguai passou a criar dificuldades para a saída de bola do Brasil e começou a encontrar espaços para chegar com perigo ao gol defendido por Ederson, como a finalização de Valverde aos 38 minutos.
Logo nos primeiros minutos da etapa final os uruguaios conseguiram aproveitar as chances criadas para abrirem o placar. Aos 9 minutos Maxi Araújo encontrou Valverde, que se livrou de Bruno Guimarães antes de bater colocado para vencer Ederson.
Mas o Brasil não demorou a igualar o placar. Aos 16 minutos Gerson aproveitou bola que sobrou no alto para pegar de primeira de fora da área para marcar um belo gol. A partir daí a equipe de Dorival Júnior até tentou, mas não conseguiu fechar o ano de 2024 com uma vitória.
Carta-Compromisso
Antes do início da partida, o governador Jerônimo Rodrigues, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, e a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Neusa Cadore, formalizaram a assinatura da Carta-Compromisso pelo Feminicídio Zero, além do Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do protocolo Não é Não em arenas esportivas.
A parceria tem como objetivo garantir a segurança de meninas e mulheres em estádios, arenas e outros espaços, sejam como torcedoras, integrantes de equipes técnicas ou atletas. Entre as ações conjuntas previstas estão o incentivo à inserção e permanência das mulheres no esporte, desde as categorias de base, contribuindo para preparar o Brasil para a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será sediada pelo país em 2027.
Feminicídio Zero
A mobilização nacional permanente do Ministério das Mulheres, intitulada Feminicídio Zero, reúne diversos setores da sociedade no compromisso de erradicar a violência contra as mulheres, com ênfase nos feminicídios. Um dos principais parceiros dessa iniciativa são os clubes de futebol, considerando que, segundo uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, há um aumento de 23,7% nos registros de ameaça contra mulheres nos dias em que times locais disputam partidas. O levantamento foi realizado nas capitais Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Protocolo Não é Não
Já a união do Ministério das Mulheres com a CBF busca implementar o protocolo Não é Não, instituído pela Lei nº 14.597/2023, com o objetivo de prevenir o constrangimento e a violência contra mulheres, bem como garantir proteção às vítimas.
Esporte
Caravana do Lazer movimenta Boca do Rio com o Verão Costa a Costa
Terceira edição do evento chega em Salvador com programação diversificada para todos os públicos
![Não só de esporte e entretenimento é a experiência no Verão Costa a Costa em Salvador. O evento desta semana no Parque dos Ventos,](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Verao-Costa-a-Costa-em-Itacare-Mauricio-Viana-Ascom-Sudesb-3.webp)
Não só de esporte e entretenimento é a experiência no Verão Costa a Costa em Salvador. O evento desta semana no Parque dos Ventos, na orla da Boca do Rio, em Salvador também será de lazer para a criançada da região. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vai promover a Caravana do Lazer a partir desta quinta-feira, 13, pela tarde, por volta das 14h, na arena montado no espaço.
Estarão disponíveis diversas opções para as crianças e os jovens aproveitarem o dia com pula-pula; xadrez gigante; dominó; piscina de bolinha; amarelinha; pista de sabão; oficina de pintura; dentre outras atividades. O público na quinta-feira, 14, também poderá participar das clínicas esportivas de mais de dez modalidades: baleado, basquete 3×3, beach soccer, beach tennis, capoeira, corrida, escalada, futevôlei, hapkido, judô, kickboxing, taekwondo e vôlei de praia.
Esporte
De forma gratuita, o Verão Costa a Costa segue até domingo, 16, com uma programação esportiva de clínicas e competições mais atividades de entretenimento e lazer. As clínicas de beach soccer, vôlei depraia, beach tênis, futevôlei e futmesa serão nesta quinta, 15, e sexta-feira, 16, das 8h às 17h. A participação é aberta ao público e de acordo com a disponibilidade e a presença nos dias das atividades.
Os interessados poderão ainda aprender lutas e artes marciais: taekwondo, quinta, 13, pela manhã; judô, na quinta, 13, à tarde; hapkido na manhã de sexta,14; kickboxing pela tarde da sexta, 14; e capoeira nos dois turnos do sábado, 15. A programação ainda conta com aulões de aeróbica na quinta, 13, às 17h; sexta, 14, às 17h; e sábado, 15, às 8h. O frescobol é a novidade no sábado, 15, com clínicas pela manhã, a partir das 9h, e apresentações à tarde, a partir das 13h.
A 1ª etapa do Campeonato Baiano de Basquete 3×3 também fará parte do evento e será realizado na Arena Costa a Costa, no Parque dos Ventos. A programação dos naipes masculino e feminino conta com as categorias sub-12 e sub-14, na quinta-feira, 13; sub-16 e sub-18, na sexta-feira, 14; sub-23 no sábado, 15; e adulto, no domingo, 16.
Já o final de semana é marcado pelas competições das cinco modalidades das clínicas mais baleado em ambos os dias e o treinão de corrida de 5km e 10km, com largada no domingo, 16, às 6h30. Exceto a corrida, as inscrições são mediantes às respectivas federações esportivas. O pós-treinão será comandado pelo show de Guga Meyra por volta das 9h.
Entretenimento – A programação musical não para por aí. Às tardes, a partir das 15h, do sábado, 15, e do domingo, 16, estarão agitadas, respectivamente e nesta ordem, com os shows de Filhos de Gandhy, Afrosambah, Afrocidade e Sued Nunes; e de Samba Ohana, Pra Casar e Thiago Aquino.
Todos os dias do evento, também acontecem a Feira da Economia Solidária da Setre, que promove a exposição e venda de produtos de empreendimentos solidários, e uma programação com tirolesa, arvorismo, escalada e parque infantil que prometem agitar o espaço. Confira a programação completa no perfil do Instagram @costacostaoficial.
Verão Costa a Costa
Com a maior costa litorânea do Brasil (mais de 1.100 km) de praias paradisíacas, repletas de história, cultura e natureza exuberante, a Bahia tem o cenário perfeito para o Verão Costa a Costa. O projeto tem como objetivo ocupar as costas das Baleias, do Descobrimento, do Cacau, do Dendê, da Baía de Todos os Santos e dos Coqueiros com práticas de esporte, lazer, geração de renda, turismo e muita movimentação em pleno verão, época do ano de destaque para essas regiões de experiências inesquecíveis para moradores e turistas de todos os cantos do país e do mundo.
Promovido pela Sudesb e pela Setre, em parceria com a União das Federações de Esporte Amador da Bahia (Unisport), e com apoio das federações esportivas e da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), o evento, que está na sua terceira edição, já passou pelas cidades de Alcobaça, na Costa do Descobrimento; de 09 a 12 de janeiro; de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, de 16 a 19 de janeiro; de Itacaré, na Costa do Cacau, de 30 de janeiro a 02 de fevereiro. Após Salvador, as atividades seguirão por Maraú, na Costa do Dendê, de 20 a 23 de fevereiro; e por Camaçari, na Costa dos Coqueiros, em março.
Clássicos da Sétima Arte
Ponte Salvador-Itaparica tem execução aprovada por unanimidade pelo TCE-BA
A corte aprovou a homologação da proposta de consenso, que estabelece a repactuação do contrato
![sistema da Ponte Salvador-Itaparica. Todos os conselheiros acompanharam a posição do voto do relator do processo, o presidente da](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Imagem-do-WhatsApp-de-2025-02-11-as-17.36.19_ea08f086.webp)
Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovaram, por unanimidade, nesta terça-feira (11), a homologação da proposta de consenso, que estabelece a repactuação do contrato para execução das obras de construção e operação do sistema da Ponte Salvador-Itaparica. Todos os conselheiros acompanharam a posição do voto do relator do processo, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Marcus Presidio.
“Acatamos o consenso para que possa ser realizado e assinado o aditivo contratual entre a Concessionária e o Estado, da Ponte Salvador-Itaparica. O consenso foi no sentido de análise das cláusulas econômicas e financeiras. É viável a construção da ponte, que o Estado da Bahia, juntamente com a concessionária, coloque em prática a assinatura do aditivo e que dê início às obras no prazo estipulado”, declarou Presidio.
A proposta foi elaborada pela Comissão Consensual de Controvérsias e Prevenção de Conflitos, composta por auditores da Corte de Contas, integrantes do Ministério Público de Contas, da Procuradoria-Geral do Estado, da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), da Secretaria da Casa Civil, da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica.
Para o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, “essa experiência da mediação pelo Tribunal ajudou a viabilizar essa modernização, porque tinha havido a pandemia. A paralisação de todas as atividades tinha levado ao colapso do contrato. A população baiana pode comemorar. Eu já avisei ao governador, porque ele coordenou toda a negociação pessoalmente. 75% de andamento da sondagem, com expectativa de conclusão agora em março. Mas, a nossa expectativa é que agora a obra ganhe a velocidade”.
O presidente do TCE falou sobre o que motivou as mudanças em contrato. “Houve uma pandemia logo após a assinatura do contrato em vias do leilão da ponte. Por isso, há uma defasagem muito grande em termos financeiros e o Estado vinha, de lá em 2020 para cá, em discussões para que chegassem ao consenso, para que esses valores fossem elevados e compensados. Então, depois de profundas análises e discussões entre as partes, entre a concessionária, entre o Estado, o Tribunal de Contas chega à conclusão que financeiramente ainda é vantajosa para o Estado da Bahia manter esse contrato para que a ponte possa ser construída”.
Os participantes da sessão classificaram o momento como um feito histórico. Compareceram a procuradora-geral do Estado Barbara Camardelli Loi, os secretários estaduais da Fazenda, Manoel Vitório, da Infraestrutura, Sérgio Brito, e da Casa Civil, Afonso Florence, além dos principais dirigentes da Concessionária do Sistema da Ponte Salvador-Itaparica, entre os quais o diretor-presidente, Cláudio Brito Villas Boas e o presidente do Conselho de Administração, Lin Li. Também participaram da sessão todos os integrantes da Comissão Consensual.
Dia histórico
Depois que o conselheiro presidente concluiu a leitura do seu voto, a procuradora-geral do Estado, Barbara Camardelli ocupou a tribuna para um breve pronunciamento, quando observou que o chamado projeto da ponte é, na verdade, um equipamento de infraestrutura que permitirá o desenvolvimento socioeconômico da Bahia, salientando o papel de estimulador do desenvolvimento econômico e social que o projeto tem. “Realizar este equipamento significa transformar a Bahia e colocar a Bahia interligada e nós teremos aqui a possibilidade de pensarmos o nosso Estado como um grande espaço territorial de circulação norte, sul, leste e oeste, e que garantirá novos investimentos, com certeza, e o desenvolvimento que isso leva e causa à população”.
Para Antonio Honorato, deve ser elogiado o esforço pelo diálogo, concretizado pela instalação da Comissão de Consensualismo; a mesma linha foi seguida pelo conselheiro João Bonfim, que disse ser compreensível a necessidades das alterações no contrato, em razão das mudanças econômicas no cenário mundial e parabenizou todos os envolvidos no processo que resultou na concretização de uma proposta consensual para superar os impasses.
No seu voto, o conselheiro Marcus Presidio fez uma exposição acerca das circunstâncias que levaram à criação da Comissão para atuar de forma decisiva pela consensualidade e destacou que o esforço dedicado a esta conciliação, com manifestações favoráveis dos auditores e do Ministério Público de Contas, “encoraja os gestores a saírem da inação dos últimos anos e a prosseguirem com os investimentos planejados, os quais, ao final e ao cabo, legarão uma ponte, espinha dorsal de um ambicioso sistema, que pertencerá ao Estado da Bahia, ao povo baiano, e não a este ou àquele concessionário”.
Levando em conta as mudanças no cenário internacional, a proposta de conciliação formulada pela Comissão contemplou seis pontos principais: a alteração da Taxa Interna de Retorno (TIR) do projeto para 10,72% ao ano; a elevação do aporte público total para R$ 5,07 bilhões, na data base de agosto de 2024; a alteração do valor da contraprestação anual para R$ 371 milhões, nos primeiros 10 anos de operação plena, e R$ 170 milhões, no período subsequente de operação plena (do ano 11 ao 29), valores na data base de agosto de 2024; a atualização do valor do contrato para ajustar-se às alterações promovidas; a extensão do cronograma de execução das obras de cinco para seis anos; e a redução do prazo de operação efetiva de 30 para 29 anos.
Clássicos da Sétima Arte
Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas acontece em Brasília
O evento reúne gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028 e contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues
![O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta terça-feira (11), da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas,](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Imagem-do-WhatsApp-de-2025-02-11-as-16.08.37_d82596b8.webp)
O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta terça-feira (11), da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. Promovido pelo Governo Federal, o evento reúne gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028, com uma programação voltada à capacitação e ao fortalecimento da governança municipal.
Antes da cerimônia de abertura, Jerônimo destacou a importância da parceria entre União, estados e municípios para o desenvolvimento das cidades e a implementação de políticas públicas. “A Bahia está aqui, reunida desde ontem, com a união dos prefeitos, a UPB [União dos Municípios da Bahia] se articulando, para avaliarmos o que podemos aproveitar de melhor nos programas do Governo Federal para o nosso estado”, afirmou o governador.
Apoio a todos
Em discurso no encontro, o presidente Lula reforçou que divergências políticas ou ideológicas não interferirão na relação entre o Governo Federal e os municípios. O presidente garantiu que nenhum gestor será prejudicado por não ter votado nele ou por não apoiar sua administração.
“Não haverá, em hipótese alguma, um banco, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BRB, o Basa ou o BNDES, deixar de atender aos interesses de um governador ou de uma cidade por questões ideológicas”, declarou ele.
Participação baiana
A presença expressiva de prefeitos baianos no evento reforçou o compromisso do Estado com o fortalecimento da gestão municipal. O encontro oferece mais de 170 atividades simultâneas, abordando temas como segurança pública, enfrentamento das mudanças climáticas, transição energética, saúde, educação e desenvolvimento regional. Além disso, os gestores municipais recebem orientações técnicas sobre financiamento, acesso a recursos federais e modelos inovadores de administração pública.
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas segue até quinta-feira (13), promovendo debates e capacitações para garantir que os novos gestores municipais iniciem seus mandatos com planejamento estratégico e alinhamento às políticas públicas federais.