SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Esporte

Com Arena vazia, Brasil só empata com Uruguai

Após este resultado, a Seleção caiu para a quinta posição com 18 pontos, sete a menos que a líder Argentina

Publicado

em

O Brasil encerrou o ano de 2024 com um empate de 1 a 1 com o Uruguai, na noite desta terça-feira (19) na Arena Fonte Nova, em Salvador,
Fotos: Matheus Landim /GOVBA

O Brasil encerrou o ano de 2024 com um empate de 1 a 1 com o Uruguai, na noite desta terça-feira (19) na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Após este resultado, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior caiu para a quinta posição da classificação com 18 pontos, sete a menos do que a líder Argentina. Agora a seleção brasileira só volta a entrar em ação em março de 2025, quando terá compromissos contra a Colômbia e a Argentina.

O palco do jogo estava com muitos espaços vazios, diante dos preços dos ingressos que variaram de R$100 a meia até R$800. A seleção mostrou muita disposição para começar bem a partida, mantendo mais a posse de bola e buscando articulações pelo meio da defesa adversária. Porém, a partir do meio do primeiro tempo o Uruguai passou a criar dificuldades para a saída de bola do Brasil e começou a encontrar espaços para chegar com perigo ao gol defendido por Ederson, como a finalização de Valverde aos 38 minutos.

Logo nos primeiros minutos da etapa final os uruguaios conseguiram aproveitar as chances criadas para abrirem o placar. Aos 9 minutos Maxi Araújo encontrou Valverde, que se livrou de Bruno Guimarães antes de bater colocado para vencer Ederson.

Mas o Brasil não demorou a igualar o placar. Aos 16 minutos Gerson aproveitou bola que sobrou no alto para pegar de primeira de fora da área para marcar um belo gol. A partir daí a equipe de Dorival Júnior até tentou, mas não conseguiu fechar o ano de 2024 com uma vitória.

ANÚNCIO
Carta-Compromisso

Antes do início da partida, o governador Jerônimo Rodrigues, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, e a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Neusa Cadore, formalizaram a assinatura da Carta-Compromisso pelo Feminicídio Zero, além do Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do protocolo Não é Não em arenas esportivas.

A parceria tem como objetivo garantir a segurança de meninas e mulheres em estádios, arenas e outros espaços, sejam como torcedoras, integrantes de equipes técnicas ou atletas. Entre as ações conjuntas previstas estão o incentivo à inserção e permanência das mulheres no esporte, desde as categorias de base, contribuindo para preparar o Brasil para a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será sediada pelo país em 2027.

Feminicídio Zero

A mobilização nacional permanente do Ministério das Mulheres, intitulada Feminicídio Zero, reúne diversos setores da sociedade no compromisso de erradicar a violência contra as mulheres, com ênfase nos feminicídios. Um dos principais parceiros dessa iniciativa são os clubes de futebol, considerando que, segundo uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, há um aumento de 23,7% nos registros de ameaça contra mulheres nos dias em que times locais disputam partidas. O levantamento foi realizado nas capitais Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Protocolo Não é Não

Já a união do Ministério das Mulheres com a CBF busca implementar o protocolo Não é Não, instituído pela Lei nº 14.597/2023, com o objetivo de prevenir o constrangimento e a violência contra mulheres, bem como garantir proteção às vítimas.

ANÚNCIO

Esporte

Hugo Calderano vence a Copa do Mundo de Tênis de Mesa

É o primeiro atleta não asiático ou europeu a conquistar o título. O mesatenista tem o suporte do programa Bolsa Atleta do governo federal

Publicado

em

O mesatenista brasileiro Hugo Calderano venceu a Copa do Mundo de tênis de mesa, neste domingo (20), em Macau, na China.
Foto: Reprodução

O mesatenista brasileiro Hugo Calderano venceu a Copa do Mundo de tênis de mesa, neste domingo (20), em Macau, na China. É o primeiro atleta não asiático ou europeu a conquistar o título. “É uma sensação incrível ganhar esse título”, disse Calderano em entrevista à Federação Internacional de Tênis de Mesa após o jogo.

“Eu comecei não muito confortável, perdi o primeiro set, mas consegui fazer alguns ajustes táticos e também estava muito pronto mentalmente quando a chance apareceu. Estou muito orgulhoso também de conseguir representar tão bem o Brasil e trazer um título desse tamanho para o nosso país”, comemorou.

Na final, o carioca de 28 anos derrotou o chinês Lin Shidong, número 1 do ranking mundial, por 4 sets a 1. No caminho, superou o chinês número 2 do mundo, Wang Chuqin e o japonês número 3, Tomokazu Harimoto.

Também no pós-jogo, Calderano lembrou o período duro que atravessou após os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, quando chegou às semifinais e ficou perto da medalha, mas perdeu para o sueco Truls  Möregårdh na semifinal e perdeu o bronze para o francês Felix Lebrun. Ainda assim, na ocasião, ele obteve a melhor campanha de um atleta das Américas na história da modalidade na competição.

“Eu nunca poderia imaginar conseguir um título dessa magnitude [hoje], principalmente começando nessa competição, não vinha performando na minha melhor forma, mas fiz um jogo incrível na final contra o número 1 do mundo, que tem ganhado a maioria dos títulos recentemente, está jogando no nível altíssimo e eu consegui dominar o jogo em quase todas as partes”, contou Calderano.

ANÚNCIO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva homenageou o brasileiro, que há quase 15 anos tem o suporte do programa Bolsa Atleta do governo federal.

“Desempenho incrível do atleta top 5 do mundo”, escreveu Lula, em publicação nas redes sociais. “Num torneio com 48 dos melhores competidores internacionais, o brasileiro levou pela primeira vez um jogador das Américas à decisão e ao título”, destacou.

A última vez que um atleta não chinês conquistou o título da Copa do Mundo foi em 2017, com o alemão Dimitrij Ovtcharov. Antes de 2025, a melhor campanha de Hugo Calderano na competição foi em 2019, quando alcançou as quartas de final.

Com o resultado, brasileiro sobe da quinta para a quarta posição no ranking mundial. Ele, que é tricampeão individual dos Jogos Pan-Americanos e semifinalista olímpico, acumula 25 títulos no circuito internacional do tênis de mesa.

O Bolsa Atleta é um programa do Ministério do Esporte, criado em 2005, que patrocina individualmente atletas e paratletas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. Ele garante condições mínimas para que se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e a competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.

ANÚNCIO
Fonte: Agência Brasil
Continue Lendo

Esporte

Manobras Radicais agita estacionamento do Estádio de Pituaçu 

Com a 1ª Etapa, Copa Baiana inicia atividades em 2025 com muita emoção, disputa e adrenalina 

Publicado

em

o estacionamento do Estádio de Pituaçu, na capital baiana, vai sediar a 1ª etapa da Copa Baiana de Manobras Radicais 2025 neste
Foto: João Ubaldo/Ascom Sudesb

Com o lema “Não aos rachas de rua”, o estacionamento do Estádio de Pituaçu, na capital baiana, vai sediar a 1ª etapa da Copa Baiana de Manobras Radicais 2025 neste domingo, 11. As disputas das categorias força livre, 4 cilindros, 6/8 cilindros e turbo iniciam às 11h e seguem até as 17h, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). 

O Estádio de Pituaçu, reconhecido por receber diversas modalidades do esporte, desta vez, se transformará numa grande arena de adrenalina sobre rodas, segundo Adriano Sérgio, o organizador da prova, através da Panhada Sport e que conta com a supervisão técnica da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB). A entrada é mediante a doação de 1kg de alimento que será destinado a instituições de caridade da cidade. 

“Em campo, pilotos experientes de Manobras Radicais/Drift e suas máquinas – veículos adaptados para a modalidade – se apresentarão diante de um grande público, composto de adultos e crianças, todos amantes de carros, automobilismo e emoção. Neste evento os pilotos colocarão suas habilidades em teste, numa pista com total segurança e com obstáculos e provas, como uma grande Gincana. Seguindo um regulamento bastante justo e com um júri renomado em competições automobilísticas”, pontua. 

Ele acrescenta que o evento contará com Praça de Alimentação e uma Vila Automotiva montada no local com exposição de veículos dos clubes e grupos de carros antigos, supercarros, carros japoneses, rebaixados, de competição, entre outros. “Preparem-se para uma grande confraternização, um evento familiar agregando todos os apaixonados por carros, manobras e drift em um só lugar”, finaliza. 

 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Esporte

Delegação baiana viaja para o Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos 

Medalhista paralímpico, Renê Pereira é considerado favorito em sua categoria tem apoio da Sudesb 

Publicado

em

Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Barcos Curtos. Além de Renê e sua acompanhante, mais duas atletas viajam
Foto: Reprodução Arquivo Pessoal

Com a presença do medalhista de bronze nas Paralimpíadas de Tóquio 2020 e octacampeão brasileiro, Renê Pereira, a expectativa é que a Bahia conquiste grandes resultados no Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Barcos Curtos. Além de Renê e sua acompanhante, mais duas atletas viajam com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).  

Conforme Adroaldo Mendonça, o presidente da Federação dos Clubes de Remo da Bahia (FCRB), são esperados bons resultados da delegação baiana na competição que começou ontem (07) e segue até o dia 13, na cidade de São Paulo. Na programação do campeonato, a terça-feira, 08, será destinada ao Congresso Técnico. Já na quarta, dia 09, iniciam as eliminatórias para as categorias júnior, sub-23 e sênior. As semifinais da competição acontecem na sexta-feira, 11, e as finais no sábado e domingo, dias 12 e 13.  

“Temos a expectativa de medalha principalmente com Renê. Natalie é um destaque da Bahia, com grande chance de chegar entre os três primeiros e trazer medalha. Ainda tem Marilene, que vai competir sênior, já foi várias vezes campeão norte-nordeste, brasileiro, está voltando a competir e a expectativa é boa. Todos três têm chances de medalhar nesse campeonato”, afirma. 

Tanto para Renê, quanto para Natalie e Marilene Silva – ambas atletas do Clube de Natação e Regatas São Salvador (CNRSS) -, a competição é considerada importante para que eles subam no ranking e possam pleitear mais benefícios de programas estatais de apoio ao esporte. Nesse cenário, Adroaldo reforça a importância da Sudesb. “Os clubes hoje não têm condições, nem os atletas, de custear essas passagens. A gente, possivelmente, não iria se não fosse esse apoio da Sudesb com relação às passagens, que é imprescindível.” 

Renê também celebra o apoio da superintendência e vem animado para a competição nacional, após conseguir bom resultado em outras competições. “Expectativa é a melhor possível, já que agora em março voltei de um sul-americano com mais um título. Espero manter o título de campeão brasileiro e alcançar mais uma nova conquista. Esse apoio dado a Sudesb é de suma importância e espero honrar da melhor forma possível com mais um título brasileiro”, pontua o remador. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas