Esporte
Ciclista baiana vai competir na Europa com apoio do Governo do Estado
A expectativa da atleta é que, com a participação nessas provas, ela possa evoluir ainda mais dentro de seu esporte

Quem vê o roteiro de viagem da ciclista Anna Vitória à Europa pode até pensar que se trata de um belo passeio de bicicleta, mas na real não é esse o propósito da atleta: a jovem embarca dia 10 de agosto para o velho continente com o propósito de participar de quatro competições internacionais, incluindo o mundial de MTB (mountain bike ou ciclismo de montanha). Campeã brasileira de sua modalidade, Anna Vitória, que vai completar 18 anos em 2025, viaja com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A expectativa da ciclista é que, com a participação nessas provas, ela possa evoluir ainda mais dentro de seu esporte. “Estou com expectativas muito boas e feliz em participar dessas competições na Europa, porque sei que vão agregar muito à minha carreira. O nível lá fora é muito diferente do nosso país. Quanto mais corridas eu fizer, mais vou evoluir e encontrar meu espaço”, comenta.
Em seu histórico, Anna conta com seis títulos estaduais de MTB, dois de ciclismo de estrada, campeã Norte-Nordeste de XCO (circuito fechado de mountain bike com obstáculos), além de bicampeã da Copa Internacional de MTB e bicampeã brasileira de XCO.
Apoiada pelo programa FazAtleta, também do Governo do Estado, Anna destaca que “o apoio da Sudesb vem fazendo e vai fazer ainda mais diferença na minha carreira. Sou grata por todo esse suporte e por viverem esse sonho comigo. Graças a esse incentivo consigo viajar para alcançar meus sonhos e objetivos”, afirma Anna.
A ideia é que a nova série de competições traga outros grandes resultados para a atleta. O primeiro evento do seu calendário europeu será a Swiss Bike Cup Basel, que vai acontecer no dia 17 deste mês, na Suíça; em seguida, a disputa é no MTB French Cup Les Menuires, na França, no dia 24.
O destaque das quatro provas fica para UCI MTB World Championships Valais, que vai acontecer entre os dias 12 e 14 de setembro, também na Suíça. Pra fechar a série Anna participa do Shimano SuperCup Massi Girona, que vai ocorrer em 20 de setembro, na Espanha. O seu retorno ao Brasil está marcado para o dia 24 de setembro.
Esporte
Clínica do Paradesporto leva capacitação e inclusão a Itabuna
Atividades iniciam às 19h desta sexta (15), no Colégio Estadual Adeum Sauer. Amanhã, entre 8h e 14h, no mesmo local, acontece programação teórica e prática

A Clínica do Paradesporto, com oferta de capacitação teórica e prática feita por profissionais de educação física, chega a Itabuna nesta sexta-feira, 15, com cerimônia de abertura às 19h no Colégio Estadual de Tempo Integral Adeum Sauer. No sábado, 16, a partir das 8h, as atividades são retomadas com palestras e atividades práticas nas modalidades de bocha, goalball, vôlei sentado, futebol de cegos e atletismo paralímpico.
A ação é uma iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. É voltada para profissionais e estudantes de Educação Física, além de agentes esportivos e público em geral interessado na pauta do paradesporto. Na programação, também consta a presença de atletas baianos paralímpicos que levam sua experiência esportiva para o público presente.
“A realização da clínica do paradesporto é sempre um momento importante para nós, da Sudesb, que trabalhamos pela inclusão e valorização do paradesporto em nosso estado. É uma oportunidade de levar conhecimento, mas também de muito aprendizado e troca de experiência. Interiorizar essa capacitação é parte da política da nossa autarquia, que se empenha em promover a inclusão cada vez em maior número de pessoas com deficiência em diferentes modalidades esportivas”, observa Adelmare Júnior, coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb e que integra o grupo da clínica.
A execução do projeto, numa parceria firmada com a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) e investimento de 260 mil reais, teve início em maio último e terá calendário até dezembro. Depois de Itabuna, a próxima etapa da Clínica do Paradesporto será na cidade de Irecê de 12 e 13 de setembro.
Esporte
TVE exibe Brasil e Grécia pelo Mundial de Polo Aquático Feminino
A disputa pelas quartas de final acontece a partir das 19h, na piscina olímpica da Arena Aquática de Salvador

O Brasil enfrenta a Grécia pelo Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino nesta quinta-feira (14). A TVE transmite ao vivo, a partir das 19h, as quartas de final do Mundial, que acontece na piscina olímpica da Arena Aquática de Salvador, e integra a competição que, pela primeira vez, é sediada no Brasil.
A Seleção Brasileira feminina sub-20 de Polo Aquático venceu de virada a Nova Zelândia por 10 a 9, nesta quarta-feira (13), e assegurou uma vaga nas quartas de final. O resultado garantiu ao país a melhor colocação da história na competição e a equipe nacional se junta agora às oito melhores seleções do mundo.
A cobertura terá narração de Valter Lima e a jornalista Juliana Lisboa entra ao vivo trazendo informações de bastidores e movimentações da piscina.
A TVE Bahia está disponível gratuitamente pela nova antena parabólica digital (Banda KU), através do canal 222, e leva às casas de 60 milhões de brasileiros conteúdos que informam, educam e entretêm.
Serviço
TVE exibe Brasil e Grécia pelo Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino
- Quando: Quinta-feira (14), às 19h
- Onde: TVE e Canal 222 das novas parabólicas digitais
Esporte
Brasil se classifica para playoffs do Mundial de polo aquático
A Seleção Brasileira venceu o México neste terceiro dia do Campeonato Mundial Sub-20 Feminino, na Arena Aquática

A Seleção Brasileira venceu a partida contra o México neste terceiro dia de Mundial Sub-20 Feminino de polo aquático, disputado na piscina olímpica da Arena Aquática, na Pituba, em Salvador. A seleção venceu com facilidade e amplo domínio pelo placar de 28 a 3, se classificando para os playoffs da competição.
O Brasil finalizou o primeiro quarto com 6×0; o segundo com 16×1 e o terceiro com 22×2. Responsável por quatro gols contra o México, Karen Silva, de 19 anos, disse esperar ter os melhores resultados nas próximas partidas do mundial. “Está sendo uma experiência muito boa, ainda mais por ser em casa, com a presença da torcida. Nossa equipe é muito boa, a estrutura da arena também é muito boa e os jogos estão bons. Esperamos os melhores resultados possíveis. Temos aqui uma divisão de piscina para jogo e divisão de piscina para aquecimento, reposição de água, tudo está perfeito”, avaliou.
Com o resultado, a Seleção Brasileira ficou com a segunda colocação do grupo C, que, além do México, tem ainda Argentina e Croácia.
Na partida de estreia, o Brasil perdeu por 9 a 18 da Croácia, mas logo se recuperou no jogo desta segunda-feira (11), vencendo a Argentina por 16 a 9. A Seleção Brasileira mantém uma equipe promissora com algumas atletas que já têm passagem pela equipe adulta, como Maiah Nascimento, artilheira da partida anterior, Ana Carolina Neves e Karen da Silva.
Torcida
A entrada na Arena Aquática é gratuita, e o público pode acompanhar os jogos da arquibancada, com capacidade para até 500 pessoas. Na torcida pelo Brasil, o aposentado Armando Gomes, 65, disse ter gostado muito de parar para acompanhar a partida. “A gente não está acostumado a ver polo aquático por aqui, muito menos em um campeonato mundial, então penso que essa é uma oportunidade para conhecer o esporte e ver de perto atletas desse nível”.
Esposa de Armando, Rosana Gomes, 64, elogiou a vinda do evento para a capital baiana: “Penso ser bom para Salvador receber eventos diferentes que fogem do futebol e de outras modalidades mais tradicionais. Isso mostra que a cidade pode ser palco para qualquer modalidade”.
Campeonato
Desde o último domingo (10), Salvador está sendo palco para a 16ª edição do Mundial Sub-20 Feminino de Polo Aquático. A competição ocorre até o próximo sábado (16) na piscina olímpica da Arena Aquática.
No local, estão reunidos os maiores destaques jovens do polo aquático no mundo. São 16 seleções, a exemplo de China, Estados Unidos, Austrália, Espanha, Hungria, Nova Zelândia e África do Sul. Esta é a primeira vez em que um evento mundial do polo aquático é realizado no Brasil, o que consolida a capital baiana como palco de grandes competições internacionais.
A categoria Sub-20 representa a próxima geração das Olimpíadas, com jogadoras que estarão disputando títulos no cenário adulto muito em breve. No caso do Brasil, mais de 60% das jogadoras da equipe adulta, que vai disputar vaga para Los Angeles, estão participando da competição.
-
Políticahá 2 dias
Governo do Estado entrega recuperação da BA-573 em Guanambi
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (14)
-
Infraestruturahá 2 dias
Ponte São João passa por revitalização para passagem do VLT
-
Esportehá 2 dias
TVE exibe Brasil e Grécia pelo Mundial de Polo Aquático Feminino