Turismo
Setur-BA promove a Bahia na Patagônia Chilena, nos EUA e Europa
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participa do Adventure Travel World Summit (ATWS), a principal feira global de atividades turísticas ligadas à natureza e aos esportes de aventura, que acontece até quinta-feira (16), no Polidesportivo Puerto Natales, na Patagônia Chilena, em quatro dias de atividades. Ela reúne cerca de 800 profissionais do segmento e investidores. Na programação, painéis, reuniões de negócios e experiências imersivas, que acontecem em espaços da região ao ar livre.
A Setur-BA divulga suas ações na área de sustentabilidade e as 13 zonas turísticas baianas, com ênfase nos destinos que oferecem passeios em contato direto com a natureza, que podem ser tranquilos ou liberar muita adrenalina. “Agentes de viagens sul-americanos que passaram pelo nosso atendimento já tinham ouvido falar de Canavieiras, onde acontece a tão cobiçada pesca esportiva do marlim-azul; e de Itacaré, muito procurada para a prática do surf, da tirolesa e do arvorismo. Mostramos também outros atrativos baianos do segmento, como o avistamento de baleias e observação de aves”, relatou a gerente de Mercado da Setur-BA, Tatiana Harfush.
“Tive a oportunidade de conhecer o extremo sul da Bahia, fazendo a viagem de bicicleta pelas praias de Prado, Cumuruxatiba, Caraíva, Corumbau, Arraial D’ajuda e Trancoso, e adorei. Aquela região é um paraíso”, elogiou o agente de viagens chileno Pablo Ignacio.
Estados Unidos e Europa – De 7 a 9 de outubro, a Setur-BA esteve na Imex America, uma das maiores feiras mundiais do segmento MICE (turismo de eventos, negócios e incentivos), que aconteceu no Mandalay Day Convention Center, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Ela teve a participação de 5,7 mil buyers (compradores) e 3,5 mil fornecedores de serviços turísticos. No estande do Brasil, a secretaria promoveu as atrações da Bahia, destacando o potencial do estado para receber grandes encontros corporativos. A iniciativa foi em sintonia com a retomada do voo da Copa Airlines, entre a Cidade do Panamá (América Central) e Salvador, a partir de janeiro de 2026. A importância da rota é que a companhia aérea possui um Hub (distribuição de voos) na capital panamenha, que oferece conexões com mais de 88 destinos das Américas.
O destino Bahia está sendo promovido pela Setur-BA também no VBrata Roadshow, evento itinerante promovido pela Visit Brazil Travel Association, durante o mês de outubro, em cidades da Europa, com rodadas de negócios e capacitação de 700 operadores e agentes de viagens. O giro começou em Turim e Milão (Itália), seguindo para Lisboa (Portugal), Barcelona (Espanha) e Paris (França). As próximas paradas serão em Frankfurt (Alemanha), Londres e Manchester (Inglaterra), Glasgow (Escócia) e Dublin (Irlanda).
Turismo
Setur-BA intensifica promoção da Bahia em mercados nacionais e internacionais
Ações incluem famtours, visitas técnicas, feiras de turismo, roadshows na Europa e viagens de imprensa para ampliar a comercialização dos destinos baianos
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) segue ampliando as ações de promoção da Bahia nos principais mercados emissores de turistas do Brasil e do exterior. A estratégia envolve a realização de eventos com profissionais da indústria de viagens e jornalistas especializados, fortalecendo a divulgação dos atrativos das 13 zonas turísticas baianas e impulsionando a comercialização dos destinos.
Na Chapada Diamantina, a secretaria promoveu um famtour (viagem de familiarização) com seis agentes de viagens do Rio de Janeiro e de São Paulo. O grupo visitou os municípios de Lençóis, Iraquara, Palmeiras, Mucugê e Ibicoara para conhecer a infraestrutura e os atrativos voltados ao turismo de luxo.
Durante a programação, os participantes vivenciaram experiências como trilhas ecológicas e percorreram as rotas das frutas vermelhas, dos cafés e dos vinhos, conhecendo produtos que agregam valor à oferta turística da região.
“Somadas ao contato com a natureza, experiências gastronômicas mostram que a Chapada Diamantina pode atrair pessoas de diferentes idades e perfis. É um destino com grande potencial de comercialização, especialmente para quem busca vivências mais sofisticadas”, avaliou a agente de viagens paulista Kika Lefèvre.
“Pretendo divulgar a Chapada entre os meus clientes, mostrando a diversidade de opções e a estrutura disponível no turismo de luxo, com transporte, bons restaurantes e guias qualificados”, completou a agente carioca Lígia Levenhagen.
Promoção em estados brasileiros
No Mato Grosso do Sul, a Setur-BA realizou visitas técnicas a agências de viagens de Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju e Dourados. A iniciativa teve como objetivo estreitar o relacionamento com o trade turístico local e ampliar a comercialização dos destinos baianos.
A secretaria também participou da 15ª edição da Brazil Travel Market (BTM), realizada no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. Considerada uma das principais feiras de negócios turísticos das regiões Norte e Nordeste, a BTM reuniu mais de 14 mil profissionais do setor durante três dias de programação. No evento, a Bahia apresentou a diversidade de experiências oferecidas em suas zonas turísticas.
Bahia ganha visibilidade na Europa
No mercado internacional, a Setur-BA participa do VBRATA Roadshow Visit Brasil, evento itinerante que percorre importantes cidades europeias. A ação passou por Lisboa, Madri, Frankfurt, Roma, Milão, Paris e Londres, e ainda seguirá para Birmingham, Manchester e Dublin.
Ao todo, mais de 500 operadores e agentes de viagens receberão informações atualizadas sobre os produtos turísticos, experiências e novidades oferecidas pela Bahia para o mercado internacional.
Mercado argentino segue como prioridade
A Bahia também marcou presença na Convenção Nacional 2026 do Grupo GEA, realizada na cidade de Rosário, na Argentina, com a participação de aproximadamente 800 empresas de turismo.
Por ser o principal mercado emissor de turistas estrangeiros para o estado, a promoção da Bahia entre os argentinos é considerada estratégica para ampliar o fluxo de visitantes internacionais e fortalecer a conectividade aérea entre os destinos.
Viagens de imprensa
A agenda promocional da Setur-BA inclui ainda press trips com jornalistas estrangeiros especializados em turismo. Os profissionais visitarão Salvador, na Baía de Todos-os-Santos; Praia do Forte, na Costa dos Coqueiros; Porto Seguro, na Costa do Descobrimento; e os municípios de Lençóis e Mucugê, na Chapada Diamantina.
O objetivo é produzir reportagens e conteúdos que ampliem a visibilidade internacional dos destinos baianos e fortaleçam a imagem da Bahia como um dos principais polos turísticos do Brasil.
Turismo
Salvador Boat Show chega à terceira edição e reforça potencial náutico da Bahia
Evento será realizado de 5 a 8 de novembro, na Bahia Marina, com novas marcas, embarcações, experiências sobre as águas e oportunidades de negócios para o setor
O Salvador Boat Show retorna à Bahia Marina, entre os dias 5 e 8 de novembro, para a sua terceira edição, consolidando-se como o maior evento náutico da Bahia. A programação contará com novos expositores, diferentes opções de embarcações, produtos, serviços e experiências voltadas ao público interessado no universo náutico.
A continuidade do evento reforça a presença de Salvador no calendário nacional do setor e contribui para o fortalecimento da cultura náutica, a geração de negócios e o desenvolvimento do potencial da Baía de Todos-os-Santos para o turismo e as atividades sobre as águas.
Na edição realizada no ano passado, o Salvador Boat Show recebeu mais de 5 mil visitantes, reuniu cerca de 40 embarcações e 30 marcas do segmento, além de registrar a venda de mais de 40 barcos. O salão apresentou desde modelos de entrada até lanchas de grande porte, além de equipamentos, serviços especializados, test drives e experiências náuticas. Os resultados contribuíram para consolidar o evento como uma importante vitrine do setor na região e abriram espaço para a chegada de novas empresas na edição de 2026.
“Chegar à terceira edição demonstra que o Salvador Boat Show conquistou espaço no calendário náutico da Bahia e acompanha o amadurecimento deste mercado na região. Temos uma Baía de Todos-os-Santos com enorme vocação para a navegação, e o evento contribui para transformar esse potencial em negócios, turismo, serviços e aproximação das pessoas com o mar. A presença de novos expositores e experiências como a vela amplia esse ecossistema e ajuda a desenvolver uma cultura náutica cada vez mais forte no estado”, afirma Thalita Vicentini, diretora da Boat Show Eventos.
A terceira edição também integra um movimento mais amplo de valorização das atividades náuticas na Bahia. Em abril deste ano, durante o Rio Boat Show, o Governo do Estado apresentou o Calendário de Eventos Náuticos da Bahia 2026/2027, que reúne competições, regatas e outras iniciativas ligadas ao setor e tem o Salvador Boat Show entre seus principais destaques.
Serviço
Salvador Boat Show 2026
- 📍 Local: Bahia Marina — Avenida Lafayete Coutinho, 1010, Comércio, Salvador (BA)
- 📅 Data: 5 a 8 de novembro
- 🕑 Horário: Das 14h às 21h. No último dia, encerramento às 20h.
- 🎟️ Ingressos e informações: salvadorboatshow.com.br
- 📰 Cobertura completa: www.nautica.com.br
Turismo
Salvador ganha nova sinalização turística com mais de 200 placas instaladas em áreas estratégicas
Intervenção da Setur-BA começa pelo Subúrbio Ferroviário e busca facilitar o acesso de moradores e visitantes aos principais atrativos da capital
A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) iniciou a implantação da nova sinalização turística de Salvador, com a instalação de mais de 200 placas em diferentes regiões da capital. O trabalho começou pelo Subúrbio Ferroviário, contemplando locais de relevância histórica, cultural e turística.
Entre os primeiros pontos beneficiados estão o local onde foi perfurado o primeiro poço brasileiro de petróleo, no bairro do Lobato, em 1939, e o Mercado de Paripe, equipamento inaugurado em 1994 que reúne feira livre, comércio, restaurantes e atividades culturais.
A iniciativa recebeu investimento de R$ 1,1 milhão e será expandida para diversas áreas da cidade, incluindo Cidade Baixa, Graça, Barra, Campo Grande, Centro Histórico, Pituaçu, Itapuã, Stella Maris, Ipitanga e outros bairros com potencial turístico.
Segundo a engenheira civil da Setur-BA, Jussara Caires, a nova sinalização contribui para melhorar a experiência de moradores e visitantes.
“A sinalização padronizada qualifica o destino, com a orientação adequada para o acesso aos pontos atrativos. Tanto moradores como turistas poderão chegar aos locais desejados com mais agilidade e segurança”, explicou.
As placas seguem os padrões do Guia Brasileiro de Sinalização Turística e apresentam informações em português, inglês e espanhol, facilitando a orientação de turistas nacionais e estrangeiros.
A identificação visual utiliza cores específicas de acordo com a categoria do local:
- Marrom: atrativos naturais, históricos, religiosos e culturais;
- Azul: equipamentos e serviços, como hospitais, delegacias, porto, aeroporto e restaurantes;
- Verde: localidades e vias de acesso.
Para o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia (Singtur-BA), Ronaldo Dias, a nova sinalização fortalece o trabalho de recepção aos visitantes.
“A iniciativa é excelente, porque contribui para uma melhor orientação dos turistas, complementando o acolhimento e a hospitalidade que são marcas do povo baiano”, afirmou.
O diretor de Marketing e Comunicação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), Thiago Sena, destacou que a medida beneficia especialmente visitantes que circulam pela cidade de carro.
“Salvador recebe muitos turistas regionais que chegam de automóvel ou alugam veículos. Uma sinalização clara e eficiente facilita os deslocamentos e melhora a experiência do visitante”, ressaltou.
De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a ação integra uma estratégia mais ampla de estruturação dos destinos turísticos baianos.
“Em Salvador, damos continuidade ao processo de sinalização da zona turística Baía de Todos-os-Santos, somando-se às intervenções já realizadas em outras regiões do estado. O objetivo é qualificar os destinos turísticos e fortalecer a atividade em toda a Bahia”, destacou.
-
Saúdehá 2 diasSalvador conta com mais um hospital habilitado para a doação de órgãos
-
Economiahá 2 diasDesemprego cai para 5,2% e Brasil registra recorde de ocupação no terceiro trimestre
-
Políticahá 3 diasJerônimo agradece votação histórica em Teodoro Sampaio durante retomada da agenda no interior
-
Economiahá 8 horasLucas Reis defende venda de participação minoritária da Bahiagás e rejeita tese de privatização
