Cultura
Central de catadores garante renda e gestão sustentável de resíduos
O EcoFolia Solidária também está presente na maior folia fora de época do Brasil: a Micareta de Feira
Repetindo o sucesso de proteção e cuidado aos catadores e catadoras de materiais recicláveis no Carnaval da Bahia 2025, o Governo do Estado levou o EcoFolia Solidária também para a maior folia fora de época do Brasil: a Micareta de Feira de Santana. Nesta quarta-feira (30), que antecede a abertura oficial da festa, o governador Jerônimo Rodrigues entregou aos trabalhadores, no Centro Cultural Amélio Amorim, 130 kits com fardamento e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de apoio à comercialização solidária.
“Enquanto os foliões brincam nas ruas e aproveitam a festa, os catadores e catadoras estão suando, carregando o peso, catando e selecionando os materiais recicláveis descartados. São pessoas que estão preocupadas com a renda da sua família, e vem aqui nessas centrais entregar esse material e fazer um serviço muito coerente com o meio ambiente. Nada mais justo do que oferecermos também para eles, um ambiente acolhedor, em que eles possam se alimentar, tomar um banho”, afirmou o governador.
Nos quatro dias de folia, o projeto articulado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) vai atender também cooperados e autônomos, visando a inclusão social e a gestão sustentável dos resíduos, minimizando o impacto ambiental, além da geração de renda e melhoria das condições de trabalho. A expectativa é de que sejam coletadas 20 toneladas de materiais recicláveis.
“Fornecemos equipamentos de proteção individual, como bota, protetor auricular, fardamento, luvas e outros itens, como sacos que eles vão utilizar para fazer a coleta, mochilas para eles guardarem os materiais. Aqui também montamos uma central de triagem dos materiais e esses materiais coletados, os catadores e as catadores que trouxerem, recebem o dinheiro na hora e, ainda por cima, temos caminhões, prensas, balanças para que esse material possa chegar na indústria para fazer efetivamente a reciclagem”, explicou o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos.
A catadora Rosemeire Ferreira de Souza, 55, trabalha há 11 anos em uma associação de reciclagem e aprovou a iniciativa durante a micareta. “O kit está ótimo. Agora melhorou bastante o nosso trabalho e espero que seja melhor ainda daqui pra frente. É daqui que a gente tira o nosso ganho, sustentamos a nossa família, então só temos a agradecer a Deus e ao governo por isso. Ainda vamos ganhar calça, camisa e o meião para trabalharmos nesses quatro dias da festa”, disse.
O projeto
O EcoFolia Solidária tem o envolvimento de outras secretarias: Secretaria do Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Desenvolvimento Rural (SDR), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Políticas para as Mulheres (SPM), assim como das Voluntárias Sociais, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Cultura
MAM recebe 8º Rede Capoeira com atrações gratuitas e presença da ministra Margareth Menezes
Evento celebra a cultura popular afro-brasileira com rodas de capoeira, shows, debates, feira criativa e homenagem a mestres e mestras da tradição baiana
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador, sedia desta quinta-feira (6) até sábado (8) a 8ª edição do Rede Capoeira – Heróis Populares, evento que promove uma ampla celebração da cultura popular afro-brasileira. Com entrada gratuita, a programação reúne rodas de capoeira, aulas abertas, vivências culturais, apresentações musicais, feira de economia criativa e encontros com importantes mestres e mestras da capoeira e da cultura popular.
A abertura acontece nesta quinta-feira, às 17h, com a presença confirmada da ministra da Cultura, Margareth Menezes. A programação inaugural será marcada pelo lançamento da websérie “Heróis e Heroínas Populares – A Cultura de um Povo”, produção que homenageia 15 mestres e mestras da cultura popular da Bahia.
A noite também contará com apresentação do cantor e compositor Aloísio Menezes, reconhecido como uma das referências do samba brasileiro.
Realizado pelo Projeto Mandinga, com patrocínio do Ministério da Cultura e do Banco do Nordeste, o evento convida moradores e turistas a conhecerem manifestações culturais que preservam a memória, a ancestralidade e os saberes afro-brasileiros.
Programação de sexta-feira
Na sexta-feira (7), o público poderá participar de painéis sobre memória, identidade e cultura popular, além de acompanhar a exibição da websérie e atividades de capoeira conduzidas por Mestre João Grande, um dos maiores nomes da Capoeira Angola.
A programação inclui ainda:
- Roda de Capoeira “É Regioná”;
- Samba das Tijubinas, com Mestre Nenel e Mestra Nalvinha;
- Vivência de samba de roda com Rita da Barquinha;
- Feira de Economia Criativa com artesãos e empreendedores da cultura popular.
O dia também será marcado por debates sobre o papel da cultura na construção da identidade brasileira. Entre os destaques estão o painel “Cultura Popular como Ferramenta de Enfrentamento ao Racismo Estrutural e Afirmação Identitária”, com a ativista Luana Genot, e a mesa “Mestre Luiz Gama – Nosso Herói Ainda Vive”, conduzida pelo advogado e historiador Bruno Rodrigues de Lima, pesquisador da trajetória do jurista baiano e abolicionista Luiz Gama.
Homenagem à Capoeira Angola
No sábado (8), a programação presta homenagem à tradição da Capoeira Angola com o painel “Maior é Deus, Grande é João – Uma Vida pela Capoeira”, realizado das 11h15 às 12h30.
A atividade reunirá Mestre João Grande e seus cinco filhos para uma conversa sobre legado, ancestralidade e a contribuição da capoeira para a cultura brasileira.
Também estão previstas:
- Roda de capoeira com os Heróis Populares;
- Aula de Capoeira Infantil;
- Vivência de maculelê com Valmir do Maculelê;
- Tradicional roda de encerramento.
Valorização da memória e da ancestralidade
Ao reunir mestres, artistas, pesquisadores e comunidades, o 8º Rede Capoeira transforma o MAM em um espaço de encontro entre tradição, arte e memória. A iniciativa reforça a importância da capoeira e de outras manifestações populares como patrimônios culturais fundamentais para a identidade brasileira e para a preservação dos saberes transmitidos entre gerações.
O evento conta com apoio da Fundação Gregório de Matos, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, do Museu de Arte Moderna da Bahia, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A produção é da Pau Viola.
Serviço
8º Rede Capoeira – Heróis Populares
- Quando: 6 a 8 de agosto de 2026
- Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) – Avenida Lafayette Coutinho, Comércio, Salvador
- Entrada: Gratuita
- Programação completa: Consultar programação
Cultura
Petrobahia e Marinha iniciam requalificação do Farol da Barra com obras previstas até 2027
Investimento realizado por meio de incentivo à cultura vai modernizar e preservar o Forte Santo Antônio da Barra, um dos principais patrimônios históricos e turísticos do Brasil
A Petrobahia e a Marinha do Brasil formalizaram, no mês de julho, a ordem de serviço para a requalificação do Forte Santo Antônio da Barra, em Salvador, onde estão localizados o Farol da Barra e o Museu Náutico da Bahia. A cerimônia de assinatura foi realizada no próprio monumento e reuniu autoridades, além de dirigentes e colaboradores das duas instituições.
O investimento será realizado por meio de mecanismo de incentivo à cultura e contribuirá diretamente para a conservação de um dos mais importantes patrimônios históricos do país, visitado anualmente por milhares de turistas brasileiros e estrangeiros.
As obras já foram iniciadas e têm previsão de conclusão no primeiro semestre de 2027. A intervenção buscará ampliar as condições de preservação, segurança e visitação do complexo histórico, fortalecendo seu papel cultural, turístico e educacional.
Inaugurado em 1698, o Farol da Barra é reconhecido como o primeiro farol das Américas e integra um dos principais cartões-postais do Brasil. Do local, é possível contemplar a Baía de Todos-os-Santos, a Ilha de Itaparica e a orla atlântica de Salvador.
Preservação da história
Durante a solenidade, a diretora-presidente da Petrobahia, Iara Schimmelpfeng, destacou a importância do projeto para a preservação do patrimônio histórico nacional.
“O Farol da Barra é um patrimônio histórico que pertence não apenas aos baianos, mas a todo o Brasil. Poder contribuir para sua preservação, ao lado da Marinha do Brasil, é motivo de muito orgulho. Mais do que conservar esse espaço, estamos ajudando a manter viva a sua história e garantindo que moradores e turistas continuem tendo acesso a esse importante símbolo da nossa cultura.”
Representando a Marinha do Brasil, o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Gustavo Calero Garriga Pires, ressaltou a relevância da parceria para a preservação da memória marítima brasileira.
“A imagem do Brasil está intimamente ligada ao mar. Nossa história, nossa cultura, as atividades náuticas e o próprio lazer dos brasileiros passam por essa relação. Esse equipamento ajuda a contar a história da nossa ligação com o oceano. É uma grande satisfação concluir essa parceria, que reforça o compromisso da Marinha do Brasil e da iniciativa privada com a valorização do nosso patrimônio histórico e cultural.”
Compromisso com a cultura
O diretor administrativo-financeiro da Petrobahia, Dalle Matos, afirmou que o apoio ao projeto está alinhado à trajetória da empresa de incentivo a iniciativas culturais e sociais.
“Entendemos que desenvolvimento também significa preservar a nossa história e investir em projetos que fortalecem a cidadania. Ao longo dos nossos 30 anos, construímos uma trajetória de apoio a iniciativas ligadas ao esporte, à cultura, à música e ao patrimônio histórico. Temos muito orgulho de participar da requalificação de um dos maiores cartões-postais do Brasil.”
Para o acionista da empresa, Luiz Gonzaga, o investimento representa uma forma de deixar um legado para a capital baiana.
“O Farol da Barra faz parte da identidade e da história do Brasil. Contribuir para sua preservação é uma forma de retribuir à sociedade e deixar um legado permanente para Salvador.”
Também participaram da cerimônia os acionistas Thiago Andrade e Ruy Andrade. A Petrobahia completa 30 anos de atuação em 2026.
Relação com a economia do mar
A iniciativa também dialoga com a atuação da companhia na chamada economia do mar. Nos últimos anos, a Petrobahia ampliou sua presença no mercado de óleo diesel marítimo, combustível utilizado no abastecimento de embarcações de diferentes portes, registrando crescimento das operações nesse segmento e expansão para novos mercados.
Esse movimento acompanha a relevância estratégica da Amazônia Azul, área marítima sob jurisdição brasileira com cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados. A região concentra grande parte do comércio exterior nacional, além de importantes rotas de navegação, recursos naturais e atividades ligadas ao desenvolvimento da economia marítima.
Com a requalificação do Farol da Barra, a parceria entre a Petrobahia e a Marinha do Brasil busca garantir a preservação de um dos símbolos mais importantes da história e da identidade cultural brasileira para as próximas gerações.
Cultura
Camerata Opus Lúmen se apresenta na edição de agosto da Terça Musical no MGB
Concerto gratuito acontece no dia 4 de agosto e integra parceria entre o Museu Geológico da Bahia e a Orquestra Sinfônica da Bahia
A Camerata Opus Lúmen será a atração da edição de agosto da Terça Musical, realizada nesta terça-feira (4), às 15h, na sala de cinema do Museu Geológico da Bahia (MGB), no Corredor da Vitória, em Salvador. O concerto tem entrada gratuita e é resultado de uma parceria entre o museu, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).
Criada em 2001, a Camerata Opus Lúmen é um dos grupos de música de câmara ligados à Osba e reúne instrumentistas especializados em sopros e percussão, levando ao público repertórios variados e apresentações que aproximam a música de concerto de diferentes públicos.
A formação atual do grupo é composta por Lucas Ferreira (clarinete), Gabriel Paes Marcaccini (oboé), Ilza Cruz (fagote), Paula Guimarães (trompa), Tereza Perfeito (flauta) e Humberto Monteiro (percussão).
A iniciativa integra a programação cultural promovida pelo Museu Geológico da Bahia, que regularmente recebe apresentações artísticas abertas ao público, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e à música instrumental.
Serviço
Terça Musical com a Camerata Opus Lúmen
- Data: 4 de agosto de 2026
- Horário: 15h
- Local: Sala de cinema do Museu Geológico da Bahia
- Endereço: Avenida Sete de Setembro, nº 2.195, Corredor da Vitória, Salvador (BA)
- Entrada: Gratuita
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (4)
-
Economiahá 2 diasPresidente do IRB, Inaldo Araújo toma posse na Academia Brasileira de Ciências Contábeis
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (5)
-
Infraestruturahá 2 diasSeinfra alerta motoristas sobre riscos em obra na BA-120 entre Conceição do Coité e Riachão do Jacuípe
