SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cultura

Casa do Benin celebra 64 anos de independência do país africano

A data contou com uma mesa de abertura, conferências, desfile de moda africana e entrega de certificados.

Publicado

em

A Casa do Benin celebrou, nesta quinta-feira (1º), os 64 anos de independência do Benin com a presença de beninenses para a
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A Casa do Benin celebrou, nesta quinta-feira (1º), os 64 anos de independência do Benin com a presença de beninenses para a participação de diversas atividades ao longo do dia. A data contou com uma mesa de abertura, com a realização de conferências, de um desfile de moda africana, com o depoimento de empreendedores e a entrega de certificados.

O evento foi aberto por uma mesa com a presença de Chicco Assis, diretor de Patrimônio e Espaços Públicos da FGM; Igor Tiago Gonçalves, gestor da Casa do Benin, e do presidente da Diáspora Beninense, Codjo Olivier Sossa. Logo em seguida, houve uma conferência sobre Vodun e Candomblé com Abiola Yayi, que tem uma história com a Casa do Benin, já que os pais dele foram os primeiros beninenses a atuar como gestores do equipamento, logo quando ele foi inaugurado.

“Neste 1º de agosto são completados 64 anos da independência do Benin e pela primeira vez estamos comemorando, juntamente com a Diáspora Beninense no Brasil, aqui na Casa do Benin, espaço que completou 36 anos em maio. Então, há beninense de todos os lugares do país presentes hoje para comemorar a data”, disse Igor Tiago.

Segundo ele, embora seja a primeira vez em que o evento é realizado por meio dessa parceria, o equipamento vem incorporando o 1º de agosto no calendário de programações, entendendo a importância de se comemorar a Independência do Benin. “Ano passado, abrimos a exposição Lapso Temporal em celebração aos 35 anos da casa, justamente no dia 1º de agosto, celebrando também a emancipação do país africano. Esse ano a diáspora chega junto com a gente para poder potencializar o dia. A ideia é que a gente fortaleça esta data e que nos próximos anos a gente consiga celebrar com cada vez mais potência como a ocasião merece”, complementou.

Para Olivier Sossa, foi um dia especial. “Para nós, é muito importante comemorar esta data aqui, em um lugar muito especial para nós. Depois de 64 anos de independência do Benin, tivemos progresso, paramos um tempo, então temos que parar um pouco para olhar para trás, ver as conquistas e as dificuldades para poder reorientar as ações de políticas públicas para o futuro da nossa nação. Então aqui também é um espaço para a troca de ideias, para entendermos o que podemos fazer daqui para frente para poder avançar e entrar no patamar dos países em desenvolvimento”, opinou.

ANÚNCIO
Anúncios

Ele contou que criou um grupo que já possui a participação de 600 beninenses no Brasil, por onde foi possível divulgar o evento, além de ressaltar que a realização do encontro aqui em Salvador serviu também para que muitos que ainda não conheciam o espaço passassem a conhecer.

“Temos uma relação muito forte em termos de cultura e de ancestralidade. Lembro que a história do Brasil começou com a escravidão dos beninenses e de pessoas oriundas de todo o continente africano, que vieram para cá. A primeira parada foi aqui na costa da Bahia, depois foram distribuídos para outras regiões, países e continentes. Então aqui foi o ponto de partida de tudo. Celebrar aqui, é muito importante”, complementou.

Desfile – À tarde, o evento contou com a realização de um desfile de moda com a participação de modelos beninenses, esbanjando muita estampa e também alguns tons de branco, além da composição com acessórios.

“Cheguei no Brasil em 2012 em um programa de intercâmbio pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tenho uma escola de idiomas e comecei com as aulas de iorubá. Ao longo do tempo, percebi a necessidade de conectar os negros diaspóricos com a África, mas especificamente o Benin. O meu espaço em São Paulo, na verdade, não é uma loja, mas um espaço cultural aonde as pessoas vão para comprar roupas em 30 minutos e acabam ficando três horas conversando e se conectando com a ancestralidade. Roupa africana não é só beleza. É uma questão de identidade, representatividade, poder e resistência. Apoiem os imigrantes e empreendedores negros”, diz o estilista Abbé Tossa.

A programação foi encerrada com o depoimento de empreendedores, conferência, entrega de certificados de reconhecimento para representantes que contribuíram para a construção da Diáspora Beninense e uma cerimônia com a presença do presidente da FGM, Fernando Guerreiro. Espaço de intercâmbio entre as culturas africanas e brasileiras, a Casa do Benin fica na Rua Padre Agostinho Gomes, 17, no Pelourinho.

ANÚNCIO
Anúncios

Agricultura

Comunidade de Juazeiro comercializa mais de 100 mil ovos por mês

Esse avanço foi impulsionado pela implantação da Unidade Classificadora de Ovos

Publicado

em

A comunidade tradicional de fundo de pasto Cacimba do Silva, localizada no município de Juazeiro, tem se destacado na produção
Foto: Egnaldo Xavier

A comunidade tradicional de fundo de pasto Cacimba do Silva, localizada no município de Juazeiro, tem se destacado na produção e comercialização de ovos caipiras, alcançando a marca de mais de 100 mil ovos vendidos por mês. Esse avanço foi impulsionado pela implantação da Unidade Classificadora de Ovos, fruto de um investimento do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A unidade, entregue pelo Governo do Estado neste mês de julho, beneficia diretamente 113 famílias agricultoras da região. O empreendimento tem fortalecido a avicultura local, agregando valor à produção e promovendo geração de renda.

“Hoje, nós não vendemos apenas ovos, vendemos uma marca: a Caipira do Silva. Só conseguimos alcançar esse patamar graças ao apoio recebido. Estamos com o entreposto funcionando e as vendas crescendo a cada dia”, destacou Márcio Irivan Passos, presidente da Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (Coopercar).

Diariamente, cerca de 3.600 ovos passam pela unidade classificadora, o equivalente a 300 dúzias por dia. A comercialização é realizada tanto na comunidade quanto em localidades vizinhas, além da sede dos municípios de Juazeiro e Curaçá. A cooperativa conta com o Selo de Inspeção Municipal (SIM), o que tem ampliado o alcance e a confiança no produto.

“Esse entreposto melhorou muito nossa rotina e ainda vai melhorar mais. Estamos conquistando novos mercados e fortalecendo a cooperativa com organização e qualidade”, completou Márcio.

ANÚNCIO
Anúncios

Além da infraestrutura, a CAR também investe no fortalecimento da base produtiva e no assessoramento técnico continuado, garantindo suporte às famílias em manejo, alimentação e sanidade das aves.

“O acompanhamento técnico tem sido essencial para melhorar a produtividade e a qualidade dos ovos. O entreposto agrega valor ao produto e contribui diretamente para o aumento da renda das famílias”, explicou José Carlos Neri, técnico em desenvolvimento social da CAR.

A experiência da comunidade de Cacimba do Silva é um exemplo de como investimentos estruturantes, aliados à assistência técnica, promovem o desenvolvimento rural sustentável e valorizam a agricultura familiar baiana.

Continue Lendo

Agricultura

Agricultura familiar baiana recebe mais de 14 mil máquinas e equipamentos

Ação representa avanço na mecanização rural e inaugura nova fase com uso de telemetria em tratores

Publicado

em

Governo Federal, distribuiu mais de 14 mil máquinas e equipamentos agrícolas a agricultores e agricultoras familiares de todas
Foto: Ascom/CAR

Com uma das maiores entregas já realizadas em um único evento, o Governo do Estado da Bahia, em parceria com o Governo Federal, distribuiu mais de 14 mil máquinas e equipamentos agrícolas a agricultores e agricultoras familiares de todas as regiões do estado, durante o lançamento do Plano Safra Bahia 2025/2026, nesta quarta-feira (23), em Salvador. Ação representa avanço na mecanização rural e inaugura nova fase com uso de telemetria em tratores.

A ação é coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com recursos do Governo do Estado e de emendas parlamentares, estaduais e federais. 

Um dos destaques da iniciativa é a introdução de tratores equipados com telemetria, tecnologia que permite o monitoramento remoto do desempenho e da operação dos equipamentos, com envio de alertas de manutenção e diagnósticos à distância por até cinco anos. A tecnologia permitirá gestão mais eficiente dos recursos, evitando desperdícios e ampliando a vida útil dos equipamentos. A Bahia é o primeiro estado do Nordeste a adotar esse nível de controle e inovação na mecanização rural. 

“Não se trata apenas de entregar máquinas. Estamos viabilizando o acesso à mecanização para quem antes não tinha oportunidade. E agora, com a telemetria, temos uma ferramenta estratégica que nos permite acompanhar a operação, o consumo de combustível, a manutenção e a localização dos equipamentos. É um salto em tecnologia e eficiência que fortalece a agricultura familiar da Bahia”, afirma Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR. 

Foram entregues 127 tratores com implementos agrícolas (com telemetria), 13 tanques-pipa, 35 máquinas forrageiras, 8 retroescavadeiras, 4 motoniveladoras, 22 veículos utilitários, 8.774 caixas d’água de 1.000 litros, 4.681 caixas d’água de 500 litros e 1.040 barracas de feira. 

ANÚNCIO
Anúncios
Benefícios concretos para quem vive no campo 

O investimento tem impacto direto na vida de milhares de famílias agricultoras. Em Retirolândia, Aline Cunha, da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Jiboia, celebrou a conquista. “Nossa comunidade sofre com a estiagem, mas tem força na agricultura familiar. Esse equipamento chega como esperança para plantar feijão, milho e tantas outras culturas”. 

Tássia Natali Nascimento, da Associação Agrícola de Lagoa 33 e Adjacências, em Ourolândia, reforçou: É um benefício imenso para o nosso povo do Sertão. Esse equipamento vai ajudar muito a nossa comunidade.” 

Na comunidade de Pedra Bonita, em São Domingos, Lucineide Teixeira destacou que a chegada de uma forrageira e uma roçadeira vai além da infraestrutura. “Nossos agricultores produzem leite, inclusive de cabra. Esses equipamentos vêm para somar com o trator que já temos. Vai facilitar a vida no campo e melhorar a renda das famílias.” 

Novo edital de ATER e protagonismo da agricultura familiar 

O Plano Safra Bahia 2025/2026 inclui ainda um novo edital de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) voltado para agroindústrias familiares. Serão mais de R$ 100 milhões em investimentos, beneficiando 16 mil famílias envolvidas em 320 agroindústrias já estruturadas pela CAR. 

A ação integra o maior Plano Safra da história do Brasil, lançado recentemente pelo Governo Federal, que destina R$ 89 bilhões à agricultura familiar. A Bahia será contemplada com R$ 4 bilhões, com linhas de crédito diferenciadas para mulheres, jovens e povos tradicionais. 

ANÚNCIO
Anúncios

Com quase 600 mil estabelecimentos da agricultura familiar e mais de 2 milhões de pessoas diretamente envolvidas, a Bahia lidera o cenário nacional e reforça sua vocação rural com foco em inovação, sustentabilidade e inclusão produtiva. 

“Com a parceria Bahia-Brasil, teremos R$ 4 bilhões para fortalecer a produção de alimentos saudáveis, ampliar o crédito e garantir condições especiais para mulheres, jovens e assentados. É uma agenda de valorização do rural e da vida”, finaliza Jeandro Ribeiro. 

Continue Lendo

Agricultura

SDR impulsiona agricultura familiar com entregas no Sertão do São Francisco 

O Governo do Estado conduziu ações estruturantes para fortalecer a produção, ampliar a renda no campo e impulsionar o desenvolvimento regional

Publicado

em

Com um pacote robusto de entregas e novos investimentos, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) reforça o compromisso
Foto: Ítalo Oliveira/SDR/GOVBA

Com um pacote robusto de entregas e novos investimentos, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) reforça o compromisso com quem vive da agricultura familiar no Sertão do São Francisco. Em evento realizado em Juazeiro, na última sexta-feira (18), o Governo do Estado conduziu ações estruturantes para fortalecer a produção, ampliar a renda no campo e impulsionar o desenvolvimento regional. 

A agenda, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário da SDR, Osni Cardoso, teve a entrega de nove tratores com implementos agrícolas destinados a oito municípios da região: Juazeiro, Canudos, Curaçá, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Senhor do Bonfim e Sobradinho. Além disso, foram entregues 200 novas barracas para feiras livres, essenciais para dinamizar a comercialização de alimentos saudáveis e fortalecer os circuitos locais de abastecimento. 

Para Macieira de Oliveira Silva, feirante, receber novas barracas representa um avanço importante para quem vive da agricultura familiar. “Essas barracas são de grande importância. Antes, a gente precisava dividir uma mesa com outros colegas para expor nossos produtos. Agora, cada um tem o seu espaço, com mais dignidade, para mostrar o que produz na sua comunidade. É um privilégio ser contemplada com esse apoio, que contribui muito no nosso dia a dia”, afirmou. 

Entre os destaques, concretizou-se a entrega do novo entreposto de ovos da comunidade de Cacimba do Silva, em Juazeiro, que beneficiará diretamente 113 famílias agricultoras. Também foi inaugurada a nova Agroindústria de Frutas da comunidade de Itamotinga, reformada através do Projeto Pró-Semiárido, impactando positivamente 40 produtores e produtoras locais. 

A ocasião também foi marcada pela autorização da construção do novo Mercado do Peixe, na sede de Juazeiro, que atenderá cerca de 200 feirantes, e do Mercado Municipal no distrito de Maniçoba, que vai beneficiar outras 100 famílias agricultoras. 

ANÚNCIO
Anúncios

“A cada entrega, reafirmamos nosso compromisso com a agricultura familiar como eixo estruturante do desenvolvimento no campo. Essas ações não apenas movimentam a economia rural, mas levam mais dignidade a quem garante alimento na mesa dos baianos e baianas diariamente”, afirmou o secretário Osni Cardoso. 

As ações foram realizadas por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à SDR, e fazem parte de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da produção, da comercialização e da infraestrutura rural na Bahia. 

Continue Lendo

Mais Lidas