SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Bahia recebe prêmio nacional por atuação em Cuidados Paliativos

A premiação reconhece o trabalho pioneiro e transformador realizado pela unidade, referência nacional no atendimento público

Publicado

em

Na noite desta quinta-feira (22), o Hospital Mont Serrat de Cuidados Paliativos e a médica paliativista Karoline Apolônia foram homenageados
Foto: Leonardo Rattes/GOVBA

Na noite desta quinta-feira (22), o Hospital Mont Serrat de Cuidados Paliativos e a médica paliativista Karoline Apolônia foram homenageados com o Prêmio Florence Nightingale, durante o Encontro Nacional de Serviços de Atenção Domiciliar (Encosad), em São Paulo. A premiação, entregue durante a Hospitalar, maior evento do setor saúde na América Latina, reconhece o trabalho pioneiro e transformador realizado pela unidade, referência nacional no atendimento público exclusivo a pacientes em cuidados paliativos. 

O Hospital Mont Serrat, localizado na Bahia, é o primeiro hospital público do Brasil inteiramente dedicado ao cuidado até o fim da vida. A experiência inédita, concebida pelo Governo da Bahia, consolidou-se como modelo de excelência e humanização na assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Este é um reconhecimento que nos enche de orgulho e simboliza a ousadia e a sensibilidade do Governo da Bahia, sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, que acreditou que a dignidade até o último suspiro é um direito de todos”, afirma a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.  

A titular da pasta estadual da Saúde ainda destaca que o “Mont Serrat é mais que um hospital. É um compromisso com uma saúde mais humana, que acolhe, cuida e respeita o ciclo da vida”. 

A médica Karoline Apolônia, uma das principais referências em Cuidados Paliativos do país e responsável técnica pela unidade, celebrou a conquista como símbolo da coragem e do comprometimento coletivo. “Este prêmio é muito mais que um troféu, ele representa cada paciente acolhido, cada familiar amparado e cada profissional que decidiu cuidar onde muitos não ousavam. Esse prêmio reafirma que vale a pena sonhar grande, trabalhar com amor e lutar por um SUS que acolhe até o último suspiro”, declarou. 

ANÚNCIO

O Prêmio Florence Nightingale, concedido anualmente no âmbito do Encosad, homenageia profissionais e instituições de saúde que se destacam em áreas estratégicas, como os Cuidados Paliativos, valorizando experiências inovadoras que ampliam o acesso, a qualidade e a dignidade na assistência prestada à população brasileira. 

Saúde

Lola leva alegria e humanização a crianças internadas no HGRS

Interação com pets ajuda a reduzir ansiedade e estresse, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor

Publicado

em

Acompanhada de sua tutora, Valentina Escobar, a cadelinha Lola transformou a rotina do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) em um
Fotos: Ascom/HGRS

Acompanhada de sua tutora, Valentina Escobar, a cadelinha Lola transformou a rotina do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) em um momento de leveza e afeto. Com seu jeito dócil e brincalhão, ela conquistou não apenas os pequenos pacientes, mas também familiares e profissionais de saúde. Entre sorrisos, abraços e muitas fotos, a presença da mascote trouxe descontração e carinho para quem enfrenta o desafio do internamento. 

O psicólogo Rafael Reis, responsável por articular a visita, explica que a prática é conhecida como terapia assistida por animais e tem como objetivo ampliar o cuidado e a humanização em saúde. 

“A interação com os pets reduz a ansiedade, pode diminuir os níveis de estresse e amenizar os efeitos aversivos do internamento, proporcionando melhoria no bem-estar físico e emocional”, destacou. 

Para Valentina, tutora da Lola, cada visita é especial: 

“A Lola tem um dom natural de conectar-se com as pessoas e espalhar amor. Cada visita é uma troca de energia muito bonita.” 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Saúde

Hospital Estadual 2 de Julho passa a contar com equipe especializada em Cirurgia Vascular 

O serviço chega para fortalecer a assistência e ampliar as possibilidades de recuperação de pacientes com doenças vasculares

Publicado

em

O Hospital Estadual 2 de Julho, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fabamed, deu início a um novo
Foto: Feijão Almeida / GOVBA

O Hospital Estadual 2 de Julho, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fabamed, deu início a um novo capítulo na trajetória do cuidado. A unidade passou a oferecer o novo Serviço de Vascular, voltado ao atendimento de pacientes que necessitam de acompanhamento e tratamento especializado nesta área. 

Com 22 leitos dedicados à especialidade, o serviço chega para fortalecer a assistência e ampliar as possibilidades de recuperação de pacientes com doenças vasculares. A coordenação do setor ficará sob responsabilidade do médico Tainã Andrade, especialista em Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular. 

De acordo com a diretora do Hospital Estadual 2 de Julho, a implantação do novo serviço reflete o compromisso da instituição em oferecer uma assistência que combina excelência técnica e acolhimento humanizado. “Nosso foco é associar o conhecimento científico à escuta e ao cuidado atento. O paciente vascular e sua família vivenciam situações delicadas, e é essencial reconhecer também o aspecto emocional que envolve cada caso”, afirmou. 

O início do serviço foi marcado por uma reunião estratégica, com a presença do presidente da Fabamed, José Saturnino Rodrigues, que destacou o empenho das equipes na ampliação da capacidade assistencial da unidade e na consolidação de um modelo de gestão voltado à qualidade e à resolutividade do atendimento. 

Assistência 

Com 259 leitos, o Hospital Estadual 2 de Julho dispõe de 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e 60 leitos de UTI adulto. A unidade atende pacientes com perfil de clínica médica adulto e pediátrica, todos beneficiários do SUS, encaminhados exclusivamente pela Central Estadual de Regulação (CER). 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Saúde

Policlínicas de Escada e Narandiba somam mais de 1,4 milhão de atendimentos

As unidades oferecem consultas médicas e multiprofissionais, além de procedimentos diagnósticos de média e alta complexidade

Publicado

em

As Policlínicas de Escada e Narandiba, unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com gestão da Fundação
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

As Policlínicas de Escada e Narandiba, unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com gestão da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), já realizaram 1.452.618 atendimentos desde a inauguração, em junho de 2022.

Em três anos de funcionamento, a Policlínica de Escada contabiliza 723.949 atendimentos, sendo 593.420 exames e procedimentos diagnósticos e 130.529 consultas médicas e procedimentos clínicos. Somente entre janeiro e setembro deste ano, foram realizados 291.316 atendimentos.

Já a Policlínica de Narandiba soma 728.669 atendimentos desde 2022, com 614.793 exames diagnósticos e 113.876 consultas. Até o terceiro trimestre deste ano, foram registradas 27.229 consultas médicas e 153.449 procedimentos com finalidade diagnóstica.

Para a diretora da Policlínica de Narandiba, Priscilla Santos, o quantitativo de atendimentos é reflexo do compromisso com o cuidado integral. “É honroso pensar que toda a dedicação da equipe tem contribuído para salvar vidas, fechar diagnósticos e garantir saúde de qualidade à população”, destacou.

As Policlínicas oferecem consultas médicas e multiprofissionais, além de procedimentos diagnósticos de média e alta complexidade, atuando desde a triagem até o preparo pré-operatório, quando necessário. Os agendamentos podem ser realizados pelo ba.gov.br ou pelos telefones (71) 4020-5353 (WhatsApp) e 0800 071 5353.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas