SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Saúde

Glaucoma atinge dois milhões de brasileiros

A doença representa a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo

Publicado

em

Nesta segunda-feira (26), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença que representa a principal causa de cegueira
Foto: Ascom/Sesab

Nesta segunda-feira (26), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença que representa a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. Estima-se que o glaucoma já afeta cerca de dois milhões de brasileiros e 78 milhões de pessoas no mundo. 

Na semana que antecedeu a data, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) entrou na campanha do Maio Verde e realizou o rastreio do glaucoma. A iniciativa disponibilizou vagas para avaliação oftalmológica destinadas a pacientes que fazem tratamento na unidade e seus acompanhantes. Foram oferecidas cerca de 200 vagas extras entre os dias 19 e 23 de maio. 

Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (ABG) criou a campanha Maio Verde, período em que profissionais da saúde intensificam ações de conscientização e estabelecimentos de saúde ampliam o acesso a serviços de rastreio e diagnóstico. 

Segundo a oftalmologista Aline Uzel, embora o glaucoma não tenha cura, a doença pode ser controlada com tratamento adequado, desde que identificada precocemente. “O diagnóstico precoce e o acompanhamento regular com o oftalmologista são essenciais para evitar a progressão da perda de visão”, destacou a médica, que coordena o ambulatório de oftalmologia do HGRS. 

A especialista ainda alertou para os fatores de risco mais comuns da doença: idade acima de 40 anos, histórico familiar, pressão intraocular elevada, descendência africana ou asiática e o uso prolongado de corticoides, seja em forma de colírios, injetáveis ou comprimidos. 

ANÚNCIO
Anúncios

Saúde

Vacinação contra gripe acontece no Piedade neste sábado (14) 

Para se vacinar, é obrigatório apresentar um documento de identificação com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação

Publicado

em

em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (14), das 9h às 18h, uma campanha de vacinação
Foto: Divulgação

O Shopping Piedade, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (14), das 9h às 18h, uma campanha de vacinação gratuita contra a Influenza (gripe) para todos os públicos. 

A ação acontece na unidade localizada na entrada da Junqueira Ayres, no piso L3 do Shopping Piedade. 

A vacinação é destinada a toda a população a partir dos 12 anos de idade, com o objetivo de reforçar a proteção contra o vírus da gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. 

Para se vacinar, é obrigatório apresentar um documento de identificação com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação (se disponível). 

Mais informações em www.saude.salvador.ba.gov.br 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Saúde

Hospital Roberto Santos realiza coleta de sangue no Dia do Doador

O atendimento será realizado neste sábado (14), das 8 às 17 horas, no Cabula

Publicado

em

Neste sábado (14), o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em parceria com a Hemoba, promove campanha de coleta de sangue para
Foto: Rafael Martins/GOVBA

Neste sábado (14), o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em parceria com a Hemoba, promove campanha de coleta de sangue para repor o estoque que está baixo e se preparar para não faltar sangue durante o feriado.  

O atendimento será realizado das 8 às 17 horas e os interessados em doar poderão se dirigir ao Hospital Roberto Santos, rua Direta do Saboeiro, Cabula. A unidade de coleta da Hemoba fica localizada no subsolo do hospital.  

A coordenadora do Banco de Sangue,  Tatiara Veloso, pontua que a ação acontece em comemoração ao Dia do Doador de Sangue e visa regularizar o estoque da unidade que está muito inferior ao quantitativo necessário para atender as demandas do hospital. 

Ela ainda lembra que com a proximidade de um feriadão, ações dessa natureza são imprescindíveis para repor o estoque e não comprometer o atendimento dos pacientes neste período.  

Atualmente, quatro tipos sanguíneos possuem apenas uma bolsa no estoque: O negativo, B negativo, O positivo e AB negativo.  

ANÚNCIO
Anúncios
Quem pode doar? 
  • Pessoas em boas condições de saúde, com peso acima de 50 kg. 
  • Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal). 
  • Pessoas com mais de 60 anos podem doar, desde que já tenham realizado doações anteriormente. 
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.  
Continue Lendo

Saúde

Hospital Geral de Guanambi amplia capacidade de atendimento

A unidade foi reforçada nesta quinta-feira (12) com 30 novos leitos de enfermaria e um banco de leite

Publicado

em

municípios do sudoeste baiano, prestando atendimento de média e alta complexidade, o Hospital Geral de Guanambi foi
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Referência para a população de 37 municípios do sudoeste baiano, prestando atendimento de média e alta complexidade, o Hospital Geral de Guanambi foi reforçado nesta quinta-feira (12) com 30 novos leitos de enfermaria e um banco de leite. A entrega, um investimento de R$ 2,8 milhões, foi feita pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, acompanhada da presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputada Ivana Bastos. 

Os novos leitos qualificarão a assistência na unidade, ampliando a capacidade de atendimento e dando mais conforto aos pacientes. Com a entrega, a unidade passa a contar com 190 leitos, melhorando o fluxo na emergência, que registra cerca de 1.800 atendimentos por mês. 

Além dos leitos, o hospital conta agora com um Banco de Leite. O serviço garantirá que haja coleta de leite humano e todo o processamento necessário para disponibilizar aos bebês que estão internados na unidade e cujas mães estão impossibilitadas de amamentar. 

A secretária Roberta Santana destacou que o investimento vem em um momento de alta demanda na unidade. “Vamos continuar garantindo o atendimento a todos os pacientes que necessitam da assistência na unidade e agora de uma forma ainda mais qualificada”, afirmou. 

Para a presidente da Alba, Ivana Bastos, a entrega é muito importante para toda a região. “Uma entrega que, com certeza, fará com que haja uma melhor assistência para a população”, disse.  

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas