Saúde
Bahia recebe mais 80 ambulâncias do Samu para cobertura em 73 cidades
A entrega dos veículos foi realizada nesta sexta (31), em frente à Igreja do Bonfim, na presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade
A rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia recebeu um incremento de 80 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que vão compor a assistência em 73 cidades baianas. A entrega dos veículos foi realizada nesta sexta-feira (31), em frente à Igreja do Bonfim, em Salvador, na presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Saúde, Roberta Santana.
“A Bahia, que é um estado extenso, precisa que a frota do Samu esteja em dia e tenha abrangência para atender a atenção básica e a alta complexidade. Só a Bahia recebe 80 ambulâncias. É um dia muito feliz”, celebrou o governador Jerônimo Rodrigues.
O ato simbólico do Ministério da Saúde marca a concessão de 170 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de nove estados do nordeste brasileiro. Para a renovação da frota na Bahia, o investimento federal foi de R$ 23,1 milhões.
Coordenando o Samu em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, Marianna Constela entende a renovação da frota como uma modernização no serviço pré-hospitalar prestado à população e no tempo-resposta aos atendimentos de emergência. “Vai qualificar muito o atendimento à população. Muda completamente na agilidade do serviço, no tempo-resposta para atender a população. E, também, é mais conforto para o paciente, para os profissionais que trabalham na nossa rede. Com certeza, o benefício é gigantesco”, elencou ela.
“Nossa ideia não é só atender a população, com um Samu renovado, é salvar vidas. Isso que a gente tem que lembrar sempre: o Samu salva vidas e, hoje, é uma política de Estado, também. Até o ano que vem, teremos 100% de cobertura”, garantiu a ministra Nísia.
Segundo Roberta Santana, a Bahia já recebeu 193 novas ambulâncias do Samu desde 2023 e a expectativa da administração estadual é de ter mais 80 veículos novos em operação até o final do primeiro trimestre de 2025. “São renovações de frotas que fortalecem a nossa rede de urgência e emergência. E nessa simbologia, que é o Samu para a saúde pública do nosso estado”, avaliou a titular da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
Além da entrega das ambulâncias, as autoridades acompanharam o chefe do Executivo baiano na inauguração do Hospital Estadual Mont Serrat, primeiro da rede pública especializado em cuidados paliativos no Brasil.
Municípios baianos que receberam ambulância do Samu nesta sexta
- Aiquara
- Alagoinhas
- Alcobaça
- Aporá
- Barra
- Barreiras
- Belmonte
- Belo Campo
- Bom Jesus da Lapa
- Botuporã
- Brejões
- Buritirama
- Camacã
- Camaçari
- Candeias
- Chorrochó
- Coaraci
- Cocos
- Cotegipe
- Cristópolis
- Cruz das Almas
- Esplanada
- Eunápolis
- Formosa do Rio Preto
- Feira de Santana
- Glória
- Ibotirama
- Inhambupe
- Ipupiara
- Itanagra
- Itapebi
- Jiquiriçá
- Juazeiro
- Lagoa Real
- Livramento de Nossa Senhora
- ltabela
- ltagimirim
- Luís Eduardo Magalhães
- luiú
- Macarani
- Macaúbas
- Maracás
- Mutuípe
- Nazaré
- Olindina
- Paratinga
- Paulo Afonso
- Pedro Alexandre
- Ponto Novo
- Porto Seguro
- Riachão das Neves
- Rio Real
- Salvador
- Santa Brígida
- Santa Cruz Cabrália
- Santa Maria da Vitoria
- São Felipe
- São Félix
- São Félix do Coribe
- Sátiro Dias
- Senhor do Bonfim
- Sento Sé
- Serra Dourada
- Sítio do Mato
- Tabocas do Brejo Velho
- Taperoá
- Teixeira de Freitas
- Teofilândia
- Teolândia
- Ubaíra
- Ubatã
- Urandi
- Vitória da Conquista
Saúde
Barreiras passa a contar com serviço de radioterapia e amplia atendimento oncológico no Oeste baiano
Governo do Estado investe R$ 9,8 milhões na nova unidade e anuncia ampliação do Hospital do Oeste, com aporte de R$ 62 milhões
O tratamento contra o câncer ganhou um importante reforço no Oeste baiano nesta sexta-feira (26). Em Barreiras, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou o novo serviço de radioterapia do Hospital do Oeste, implantado com investimento de R$ 9,8 milhões. A unidade amplia a oferta de atendimento oncológico de alta complexidade e permitirá que pacientes da região realizem o tratamento mais perto de casa, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outros centros.
Durante a agenda, o governador também assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Hospital do Oeste, com investimento de R$ 62 milhões, autorizou a publicação do edital para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), entregou duas vans ao Consórcio da Policlínica Regional de Barreiras e participou da entrega de 15 veículos destinados a 12 municípios do Oeste baiano, por meio do Ministério da Saúde.
“Estamos fortalecendo a regionalização da saúde e levando serviços cada vez mais especializados para o interior da Bahia. A radioterapia representa mais dignidade para quem enfrenta o tratamento contra o câncer, evitando longas viagens e permitindo que o paciente permaneça próximo da família durante esse processo”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou que o Hospital do Oeste completa 20 anos de funcionamento em constante processo de expansão e ressaltou que a nova entrega consolida a unidade como referência em alta complexidade. “Este é o quarto serviço de radioterapia implantado pelo Governo do Estado no interior da Bahia e o primeiro em toda a região Oeste, fortalecendo a descentralização do tratamento oncológico”, afirmou.
A ampliação anunciada pelo Governo do Estado elevará a capacidade do Hospital do Oeste de 300 para 360 leitos. O projeto prevê a implantação de 20 novos leitos de UTI, 30 leitos de enfermaria, um centro cirúrgico com 11 salas, um Centro de Ensino e Pesquisa, serviço de ressonância magnética, novas áreas de emergência e a requalificação da estrutura da unidade. Atualmente, o hospital realiza mais de meio milhão de atendimentos ambulatoriais e mais de 14 mil internações por ano, atendendo pacientes de toda a região Oeste.
Entre pacientes e familiares, a entrega foi recebida com expectativa. A aposentada Maria José Santos, moradora de Barreiras, acredita que o novo serviço fará diferença para quem enfrenta a doença. “Conhecemos pessoas que precisavam viajar para fazer esse tratamento. Ter esse atendimento aqui traz mais conforto para as famílias e ajuda muito quem já passa por um momento tão difícil”, disse.
Saúde
Governo da Bahia entrega 42 leitos requalificados e amplia serviços de saúde em Itabuna
Investimentos incluem melhorias na Santa Casa, novo ambulatório no Hospital de Base e requalificação do Núcleo Regional de Saúde Sul
Pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Calixto Midlej Filho, unidade da Santa Casa de Itabuna, passam a contar, a partir desta quinta-feira (25), com 42 leitos requalificados no Pavilhão Francisco Ferreira. A entrega do espaço ocorreu com a participação da secretária da Saúde do Estado (Sesab), Roberta Santana. Ainda em Itabuna, foram inaugurados o novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e a requalificação do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Sul.
Com recursos de R$ 615 mil do Governo do Estado, todos os leitos foram equipados com centrais de ar-condicionado. A Santa Casa também investiu na substituição das redes elétrica e hidráulica dos leitos, do corredor e do posto de medicação do Pavilhão Francisco Ferreira. A unidade recebeu, ainda, novo piso em manta e teve o telhado substituído.
A secretária Roberta Santana destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a assistência à saúde. “Aqui, a população de 22 municípios da região encontra uma assistência de qualidade pelo SUS. A Secretaria da Saúde do Estado mantém um investimento de R$ 48 milhões para garantir o acesso dos moradores aos serviços das três unidades mantidas pela Santa Casa de Itabuna”, afirmou.
O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, ressaltou a importância da obra. “É um ambiente pensado para proporcionar mais conforto aos pacientes e acompanhantes, além de assegurar condições dignas de trabalho para os profissionais. Essa obra é resultado da parceria entre a nossa instituição, o município de Itabuna e o Governo da Bahia. A requalificação e reabertura desses leitos representam uma conquista para a população da região”, disse.
Hospital de Base
Para o ambulatório do Hospital de Base, o Governo do Estado destinou R$ 281 mil em equipamentos e mobiliário. O espaço conta com dez consultórios voltados ao atendimento em especialidades como ortopedia, cirurgia geral, cardiologia, angiologia e urologia. Trata-se de mais um investimento na unidade, que, em março de 2025, recebeu da Sesab mais de R$ 56,3 milhões para ampliação e aquisição de equipamentos. O hospital é referência macrorregional para 22 municípios.
Ainda em Itabuna, Roberta Santana entregou as novas instalações da base do NRS Sul. Para a requalificação do espaço, foram investidos cerca de R$ 2,6 milhões na readequação da estrutura física, beneficiando tanto os profissionais que atuam na unidade quanto a população que busca serviços no local, como atendimento farmacêutico. A ação integra um plano da Sesab para requalificar as sedes dos nove Núcleos Regionais de Saúde, além das bases regionais.
Saúde
Bahia terá novo centro estadual para reabilitação de pessoas com deficiência
Unidade no bairro do Stiep receberá mais de R$ 136 milhões em investimentos e ampliará capacidade de atendimento em 40%
A Bahia ganhará um novo Centro de Referência Estadual para o Cuidado Integral em Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CRECIR) Luíza Câmara. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues na manhã desta quarta-feira (17), marcando mais um passo na ampliação da rede estadual de atenção às pessoas com deficiência.
“Essa é uma pauta muito especial para nós. É preciso cuidar da população que necessita desse cuidado especial. O intuito é regionalizar esse tipo de atendimento e ampliá-lo por toda a Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Com investimento estimado em R$ 80 milhões para obras e equipamentos, além de R$ 56 milhões referentes ao terreno — totalizando mais de R$ 136 milhões —, a unidade será implantada no bairro do Stiep e terá capacidade para realizar cerca de 15 mil atendimentos por mês.
O novo equipamento oferecerá serviços de reabilitação física, auditiva e intelectual, além de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também ampliará a oferta de atendimentos especializados, incluindo reabilitação visual, uso de equipamentos de alta tecnologia e uma oficina ortopédica para confecção e dispensação de órteses e próteses.
“É um centro de cuidado e acolhimento, não só para os pacientes, mas para toda a rede de apoio. Aqui, os quatro tipos de deficiência serão tratados, e vamos ampliar a capacidade de atendimento em 40%”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Ainda conforme a gestora, o CRECIR integra o plano estadual de expansão da rede de atenção à pessoa com deficiência, que reúne investimentos de R$ 387 milhões. A iniciativa prevê a ampliação da rede de reabilitação em todo o estado, com a implantação de novos centros e a requalificação de unidades já existentes.
Além dos atendimentos especializados, a unidade contará com estrutura moderna, recursos de alta tecnologia e espaços destinados a atividades que promovam o cuidado integral e humanizado dos usuários.
Mãe de Yan, de 16 anos, e de Théo, de 9, a dona de casa Daniela Oliveira Santos se emociona ao falar da trajetória do filho mais velho, acompanhado pelo CEPRED desde os dois anos de idade. Para ela, os resultados alcançados aumentam a expectativa em torno do novo centro.
“Eu ouvi muito que ele não ia falar, mas não desisti. Hoje, com a ajuda do CEPRED e da musicoterapia, consigo ouvir a voz do meu filho. Ver meu filho cantando é uma gratidão enorme”, relatou.
Novos centros no interior
Durante a agenda, o governador também autorizou a publicação do edital para a construção de quatro novos Centros Especializados de Reabilitação, que serão implantados nos municípios de Cruz das Almas, Bom Jesus da Lapa, Brumado e Seabra. Além disso, foi assinada a ordem de serviço para a construção de um novo Centro Especializado em Reabilitação em Camaçari.
-
Cidadehá 2 diasCríticas a Bruno Reis crescem em Salvador após queixas sobre abandono na orla
-
Políticahá 2 diasBobô rebate oposição e defende gestão de Jerônimo em Senhor do Bonfim
-
São João 2026há 2 diasCarmo se consolida como palco do São João em Salvador e valoriza o forró tradicional
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (25)


