SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Bahia recebe mais 80 ambulâncias do Samu para cobertura em 73 cidades

A entrega dos veículos foi realizada nesta sexta (31), em frente à Igreja do Bonfim, na presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade

Publicado

em

Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia recebeu um incremento de 80 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
Foto: Manu Dias/GOVBA

A rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia recebeu um incremento de 80 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que vão compor a assistência em 73 cidades baianas. A entrega dos veículos foi realizada nesta sexta-feira (31), em frente à Igreja do Bonfim, em Salvador, na presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Saúde, Roberta Santana.

“A Bahia, que é um estado extenso, precisa que a frota do Samu esteja em dia e tenha abrangência para atender a atenção básica e a alta complexidade. Só a Bahia recebe 80 ambulâncias. É um dia muito feliz”, celebrou o governador Jerônimo Rodrigues.

O ato simbólico do Ministério da Saúde marca a concessão de 170 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de nove estados do nordeste brasileiro. Para a renovação da frota na Bahia, o investimento federal foi de R$ 23,1 milhões.

Coordenando o Samu em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, Marianna Constela entende a renovação da frota como uma modernização no serviço pré-hospitalar prestado à população e no tempo-resposta aos atendimentos de emergência. “Vai qualificar muito o atendimento à população. Muda completamente na agilidade do serviço, no tempo-resposta para atender a população. E, também, é mais conforto para o paciente, para os profissionais que trabalham na nossa rede. Com certeza, o benefício é gigantesco”, elencou ela.

“Nossa ideia não é só atender a população, com um Samu renovado, é salvar vidas. Isso que a gente tem que lembrar sempre: o Samu salva vidas e, hoje, é uma política de Estado, também. Até o ano que vem, teremos 100% de cobertura”, garantiu a ministra Nísia.

ANÚNCIO

Segundo Roberta Santana, a Bahia já recebeu 193 novas ambulâncias do Samu desde 2023 e a expectativa da administração estadual é de ter mais 80 veículos novos em operação até o final do primeiro trimestre de 2025. “São renovações de frotas que fortalecem a nossa rede de urgência e emergência. E nessa simbologia, que é o Samu para a saúde pública do nosso estado”, avaliou a titular da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

Além da entrega das ambulâncias, as autoridades acompanharam o chefe do Executivo baiano na inauguração do Hospital Estadual Mont Serrat, primeiro da rede pública especializado em cuidados paliativos no Brasil.

Municípios baianos que receberam ambulância do Samu nesta sexta
  • Aiquara
  • Alagoinhas
  • Alcobaça
  • Aporá
  • Barra
  • Barreiras
  • Belmonte
  • Belo Campo
  • Bom Jesus da Lapa
  • Botuporã
  • Brejões
  • Buritirama
  • Camacã
  • Camaçari
  • Candeias
  • Chorrochó
  • Coaraci
  • Cocos
  • Cotegipe
  • Cristópolis
  • Cruz das Almas
  • Esplanada
  • Eunápolis
  • Formosa do Rio Preto
  • Feira de Santana
  • Glória
  • Ibotirama
  • Inhambupe
  • Ipupiara
  • Itanagra
  • Itapebi
  • Jiquiriçá
  • Juazeiro
  • Lagoa Real
  • Livramento de Nossa Senhora
  • ltabela
  • ltagimirim
  • Luís Eduardo Magalhães
  • luiú
  • Macarani
  • Macaúbas
  • Maracás
  • Mutuípe
  • Nazaré
  • Olindina
  • Paratinga
  • Paulo Afonso
  • Pedro Alexandre
  • Ponto Novo
  • Porto Seguro
  • Riachão das Neves
  • Rio Real
  • Salvador
  • Santa Brígida
  • Santa Cruz Cabrália
  • Santa Maria da Vitoria
  • São Felipe
  • São Félix
  • São Félix do Coribe
  • Sátiro Dias
  • Senhor do Bonfim
  • Sento Sé
  • Serra Dourada
  • Sítio do Mato
  • Tabocas do Brejo Velho
  • Taperoá
  • Teixeira de Freitas
  • Teofilândia
  • Teolândia
  • Ubaíra
  • Ubatã
  • Urandi
  • Vitória da Conquista

Saúde

Anvisa anuncia recolhimento voluntário de lote da água Crystal sem gás

Produto foi retirado do mercado após identificação de Pseudomonas aeruginosa em análise laboratorial

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quarta-feira (03) a Resolução nº 2.247/2026, determinando o
Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quarta-feira (03) a Resolução nº 2.247/2026, determinando o recolhimento voluntário de um lote de Água Mineral Natural sem Gás da marca Crystal, após a identificação de contaminação bacteriana. 

O lote LZ1 VAL200127 3 P 200126, fabricado pela Mineração Bom Jesus Ltda., em Luziânia (GO), teve a retirada iniciada pela própria empresa após laudo laboratorial confirmar a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa. 

Ao todo, o lote reúne 374,4 mil garrafas de 500 ml, distribuídas principalmente no Distrito Federal (230.443 unidades), além de cidades de Goiás (66.768), Tocantins (1.439) e interior de São Paulo (75.750). Até o momento, segundo a fabricante, não há registros de reclamações de consumidores relacionadas ao produto. 

Contaminação e investigação 

De acordo com a Anvisa, a contaminação foi detectada após análise realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF), a partir de amostra coletada em ação de rotina da vigilância sanitária local. 

A contraprova, que resultou no Laudo de Análise Fiscal Definitivo, confirmou a presença da bactéria, levando à interdição do local e à comunicação oficial do caso à Agência. 

ANÚNCIO

Em nota, a Mineração Bom Jesus informou que realizou novas análises em mais de 300 amostras, tanto no processo produtivo quanto nos produtos, sem identificar outros indícios de contaminação. 

A empresa também declarou que abriu uma investigação interna para apurar as causas do problema e afirmou estar colaborando com as autoridades sanitárias. 

Orientação ao consumidor 

A Anvisa orienta que consumidores verifiquem se possuem unidades do lote afetado — identificado como LZ1 VAL 200127, fabricado em 20 de janeiro de 2026 e com validade até 20 de janeiro de 2027. 

Caso tenham o produto, a recomendação é não consumir e aguardar as orientações de devolução e reembolso a serem divulgadas pela fabricante. 

Segundo informações repassadas à Agência, cerca de 99,2% das unidades já foram retiradas das prateleiras e não estão mais disponíveis para venda. 

ANÚNCIO
Distribuição restrita 

Em comunicado, a empresa destacou que o lote teve distribuição limitada ao Distrito Federal e a municípios específicos de Goiás, Tocantins e São Paulo. Também reforçou que o problema está restrito ao lote identificado, sem relação com outros produtos da marca Crystal. 

Consumidores que tiverem o produto podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo telefone 0800 061 5000 ou pelo e-mail contato@brasal.com.br para orientações sobre substituição ou reembolso. 

A Anvisa informou que o caso segue em investigação, com acompanhamento conjunto de órgãos de vigilância sanitária. Até o momento, as evidências indicam que a ocorrência é pontual e restrita ao lote mencionado. 

Continue Lendo

Saúde

Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu celebra três anos com mais de 60 mil atendimentos

Unidade estadual em Itaberaba amplia assistência, registra crescimento expressivo e se consolida como referência regional no SUS 

Publicado

em

O Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu, unidade do Governo da Bahia instalada em Itaberaba, celebra nesta terça-feira (02)
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

O Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu, unidade do Governo da Bahia instalada em Itaberaba, celebra nesta terça-feira (02) três anos de funcionamento com importantes avanços na assistência à saúde pública da região. Desde o início das atividades, a unidade já realizou 60.352 atendimentos, 16.118 internações, 7.902 cirurgias e 102.142 exames, consolidando-se como referência regional no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Como unidade de referência para a Região de Saúde de Itaberaba, o hospital atende aos municípios de Andaraí, Boa Vista do Tupim, Bonito, Iaçu, Ibiquera, Itaberaba, Itaeté, Lajedinho, Macajuba, Marcionílio Souza, Nova Redenção, Ruy Barbosa, Utinga e Wagner, alcançando uma população estimada em mais de 251 mil habitantes. Além dos municípios pactuados, a unidade também recebe pacientes de diversas regiões da Bahia encaminhados pela Central Estadual de Regulação, especialmente para transferências hospitalares e realização de procedimentos cirúrgicos. 

Ao longo desses três anos, o hospital passou por um processo contínuo de crescimento, fortalecimento e consolidação institucional. A unidade ampliou sua capacidade assistencial, aperfeiçoou fluxos internos, fortaleceu equipes multiprofissionais e expandiu a oferta de serviços especializados, garantindo mais agilidade, qualidade e humanização no atendimento à população. 

Entre junho e dezembro de 2023, foram realizados 4.066 atendimentos. Em 2024, a partir da gestão administrativa e operacional da Santa Casa Ruy Barbosa, esse número subiu para 15.018, representando um crescimento de aproximadamente 269%. Já em 2025, a unidade registrou 30.786 atendimentos, um aumento de cerca de 105% em relação ao ano anterior. Somente entre janeiro e abril de 2026, o hospital já contabilizou 10.482 atendimentos, mantendo um ritmo elevado de assistência. 

Além dos números expressivos, o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu tem desempenhado papel estratégico no fortalecimento da regionalização da saúde, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para grandes centros e garantindo atendimento mais próximo, resolutivo e humanizado. A unidade também contribui para desafogar hospitais de maior porte e fortalecer a rede de urgência e emergência na região, especialmente com suporte a casos de média complexidade e atendimentos regulados. 

ANÚNCIO

O hospital também se destaca pelo impacto social e econômico na região. Atualmente, a unidade conta com 292 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos, profissionais administrativos, equipes de apoio e prestadores de serviços. A presença do hospital impulsiona a geração de empregos, movimenta o comércio local, fortalece a cadeia de fornecedores e contribui para a fixação de profissionais de saúde no interior da Bahia. 

Continue Lendo

Saúde

Jerônimo Rodrigues inaugura estruturas de saúde e anuncia investimentos em Jequié

Novo ambulatório, centro de ensino e entrega de equipamentos reforçam atendimento no sudoeste baiano

Publicado

em

O fortalecimento da saúde pública regional marcou a agenda do governador Jerônimo Rodrigues em Jequié neste sábado (23),

O fortalecimento da saúde pública regional marcou a agenda do governador Jerônimo Rodrigues em Jequié neste sábado (23), com a inauguração do novo ambulatório e do Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV). A programação também incluiu a entrega de ambulâncias, veículos administrativos e equipamentos destinados ao atendimento de municípios do sudoeste baiano.

As novas estruturas ampliam a capacidade de atendimento especializado do hospital e reforçam a formação de profissionais da saúde na região. O Centro de Ensino e Pesquisa foi implantado para apoiar atividades acadêmicas, produção científica e qualificação técnica, integrando ensino e assistência no ambiente hospitalar.

“Estamos ampliando a estrutura do Prado Valadares e criando condições para melhorar ainda mais o atendimento prestado à população. O Centro de Ensino e Pesquisa fortalece a formação dos profissionais e contribui diretamente para a qualidade do serviço oferecido na região”, afirmou o governador.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que as entregas ampliam a capacidade operacional da rede estadual no sudoeste baiano. “Além dos novos espaços inaugurados, estamos entregando ambulâncias, veículos e equipamentos que contribuem para fortalecer o atendimento especializado e a assistência nos municípios”, afirmou.

Entre os equipamentos entregues pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estão uma ambulância e um veículo administrativo para o Hospital Geral Prado Valadares, um veículo para a APAE de Jequié, além de quatro ambulâncias destinadas aos municípios de Irajuba, Jitaúna, Itagi e Nova Canaã. Também foram entregues veículos administrativos para Dário Meira e Ibirataia.

ANÚNCIO
Pesquisa e inovação

Ainda durante a agenda, o governador participou, ao lado dos ministros da Pesca e Aquicultura, Edipo Araújo Cruz, e da Agricultura e Pecuária, André Carlos Alves de Paula Filho, do lançamento da pedra fundamental da estação da Embrapa do Sudoeste Baiano, na Estação de Piscicultura de Jequié.

A iniciativa visa fortalecer pesquisas voltadas ao desenvolvimento da agricultura e da produção rural na região e marca a implantação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Embrapa no território.

Continue Lendo

Mais Lidas