SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Carnaval 2026

Bahia realiza mais de 24 mil testes para ISTs durante o Carnaval

Ação integrada entre Governo do Estado e Sufotur distribuiu mais de 715 mil preservativos e ampliou o acesso ao diagnóstico precoce na capital e no interior

Publicado

em

Salvador e cidades do interior da Bahia somaram mais de 24 mil exames realizados durante o Carnaval. Além dos testes,
Foto: Jamile Amine/Saúde GovBA

Salvador e cidades do interior da Bahia somaram mais de 24 mil exames realizados durante o Carnaval. Além dos testes, também foram distribuídos mais de 715 mil preservativos por meio da ação #CamisinhaTáNaMão, realizada em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). 

Nos quatro dias de folia na capital, os estandes localizados na Barra e em Ondina realizaram 16.705 testes, com 22 resultados positivos para HIV, 285 para sífilis, 3 para hepatite B e 14 para hepatite C. Entre os casos reagentes para sífilis, 68 pessoas optaram por iniciar tratamento imediato, enquanto aquelas com diagnóstico positivo para HIV foram encaminhadas para consulta com infectologista. 

Em Brumado, durante três dias de festa, foram feitos 3.876 testes, que identificaram 51 casos de sífilis; 9 pessoas iniciaram o tratamento no local. Já em Porto Seguro, no mesmo período, foram realizados 3.056 testes, sendo 4 positivos para HIV, 1 para hepatite C e 34 para sífilis, com 11 pessoas iniciando o tratamento de imediato. 

“O SUS mostra mais uma vez sua força ao estar presente nos grandes eventos populares, garantindo que baianos e turistas tenham acesso a serviços essenciais de saúde, com qualidade, segurança e acolhimento. Identificar precocemente as Infecções Sexualmente Transmissíveis é fundamental para interromper a cadeia de transmissão e assegurar o cuidado oportuno para quem precisa”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. 

A ação, que neste ano já passou por Itabuna e Juazeiro, integra um conjunto de estratégias do Governo do Estado para ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao cuidado em saúde durante grandes eventos populares, garantindo atendimento gratuito, sigiloso e seguro à população local e aos visitantes. 

ANÚNCIO
Postos de testagem para ISTs na capital e no interior: 

Salvador (Circuito Barra/Ondina): 
• Barra: Av. Centenário, s/n (Canteiro central, em frente à Droga Raia). Disponível de 12 a 17 de fevereiro.
• Ondina: Av. Milton Santos, nº 483 (Em frente ao portão de acesso da UFBA). Disponível de 12 a 17 de fevereiro. 

Porto Seguro: 
• Av. Portugal, 150, Centro (Passarela da Cultura). Disponível de 13 a 17 de fevereiro. 

Brumado: 
• Praça Armindo de Azevedo, nº 430, Centro. Disponível de 13 a 17 de fevereiro. 

Carnaval 2026

Corpo de Bombeiros reforça prevenção a afogamentos com tecnologia e simulações

Batalhão Marítimo intensifica ações e realiza demonstração de resgate para alertar sobre os riscos da mistura entre álcool e banho de mar 

Publicado

em

Corpo de Bombeiros mantém postos de guarda-vidas ao longo de toda a costa. O atendimento é prioritariamente preventivo,
Foto: Ícaro Soares

O Carnaval da Bahia é sinônimo de alegria, mas também exige atenção redobrada quando o assunto é a mistura de bebida alcoólica e banho de mar. Com o circuito Dodô localizado próximo a uma extensa faixa de praia, o Batalhão Marítimo do Corpo de Bombeiros mantém postos de guarda-vidas ao longo de toda a costa. O atendimento é prioritariamente preventivo, orientado a evitar que crianças se percam e que ocorram afogamentos. A corporação, no entanto, também atua em situações emergenciais de salvamento. 

Na manhã desta segunda-feira (16), o grupamento realizou, na praia do Porto da Barra, uma simulação de resgate em situação de afogamento associado à embriaguez. “O álcool precipita inúmeras outras condições. Estimula um comportamento de risco, reduz a capacidade de julgamento do banhista, que perde equilíbrio e tem sua condição física alterada, tornando-se vulnerável ao afogamento”, explicou a tenente-coronel Patrícia Torreão, comandante do Batalhão Marítimo (BMar). 

A oficial destaca ainda o uso de tecnologia avançada como aliada fundamental nas ações de prevenção. Segundo ela, a corporação opera com drones equipados com câmeras de infravermelho, que auxiliam na identificação de pessoas em risco dentro da água, inclusive à noite. O recurso otimiza o trabalho das equipes, permitindo direcionamento mais rápido, preciso e eficiente dos guarda-vidas em meio aos foliões que frequentam as praias do circuito. 

Os banhistas confirmam a sensação de segurança proporcionada pela estrutura reforçada. O contador Sílvio Oliveira, de Mucuri (BA), que curte o Carnaval de Salvador pela primeira vez, aprovou o serviço prestado. “Só de saber que o Corpo de Bombeiros está presente, traz segurança para todos os banhistas e para quem está no entorno também”, afirmou o turista. 

Continue Lendo

Carnaval 2026

Ministro da Saúde visita centro de testagem de ISTs e destaca atuação da Bahia

Alexandre Padilha elogia estrutura da Sesab e ressalta importância da prevenção e do tratamento imediato durante a folia

Publicado

em

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conheceu neste sábado (14) uma das estratégias do Governo do Estado para prevenção
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conheceu neste sábado (14) uma das estratégias do Governo do Estado para prevenção e detecção precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Carnaval. “Este é o maior centro de testagem que eu já vi em um carnaval”, afirmou. Acompanhado da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ele visitou o posto de testagem de ISTs instalado em Ondina, em Salvador. Este é um dos seis postos montados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) neste ano. 

Quase 20 mil testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C já foram realizados. Nos postos, além dos exames, há distribuição de preservativos e ações educativas. Nos casos reagentes para sífilis, a equipe pode iniciar imediatamente o tratamento, com aplicação de penicilina benzatina (Benzetacil). 

Todo o fluxo de atendimento foi apresentado ao ministro. “Gostei de ver que, para os casos reagentes de sífilis, já é ofertado o início do tratamento no próprio local. Há também a oferta de PrEP e PEP. Ninguém pode relaxar quando o assunto é prevenção”, destacou Padilha. 

A secretária Roberta Santana explicou que o objetivo é garantir acesso fácil, rápido e seguro à testagem e às orientações de saúde para baianos e turistas. “A parceria com o Ministério da Saúde é essencial para que ofertemos ações como essa. São serviços essenciais levados à população em um período e em locais de grande circulação”, afirmou. 

Além dos dois postos em Salvador, localizados em Ondina e na Barra, outros dois funcionam em Brumado e Porto Seguro. Durante a folia de Itabuna e Juazeiro também foram realizados atendimentos para detecção de ISTs. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Carnaval 2026

Apaxes do Tororó celebram ancestralidade no Circuito Osmar

Bloco leva música, dança e símbolos ancestrais ao Campo Grande, reafirmando a diversidade cultural apoiada pelo Ouro Negro

Publicado

em

O Bloco Apaxes do Tororó integrou a programação do Carnaval da Bahia 2026 no Circuito Osmar, levando ao Campo Grande manifestações
Foto: Tom Rodrigues/GOVBA

O Bloco Apaxes do Tororó integrou a programação do Carnaval da Bahia 2026 no Circuito Osmar, levando ao Campo Grande manifestações culturais ligadas às matrizes africanas e afro-indígenas. O desfile reforçou a diversidade que marca a folia de Salvador e evidenciou a contribuição das entidades culturais para a preservação da identidade da festa.

Ao som de atabaques e com figurinos inspirados na ancestralidade, o cortejo apresentou elementos simbólicos da formação cultural da Bahia, reunindo música, dança e expressões tradicionais. Para a foliã Marileide Costa, participar do desfile é uma forma de reconectar-se às raízes.
“É uma retomada. Acho que a gente precisa se apropriar daquilo que é nosso. A cultura está aí, a gente produz muita cultura e, muitas vezes, acaba se afastando disso”, afirmou.

Com coreografias e musicalidade próprias, o bloco transformou o circuito em um espaço de afirmação cultural. Para a foliã Verônica Mucúna, o retorno do Apaxes às ruas tem forte simbolismo.

“Essa retomada do bloco, de origem afro-indígena e com tanta história para contar, é muito significativa. É uma honra fazer parte desse movimento histórico e de resistência”, declarou.

Neste ano, o desfile ganhou ainda mais força com a participação do cantor e percussionista Carlinhos Brown. O bloco também conta com apoio do Programa Ouro Negro, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), que em 2026 alcança investimento recorde de R$ 17 milhões destinados ao fortalecimento de entidades culturais de matrizes africanas na capital e no interior.

ANÚNCIO

Para o presidente do bloco, Adelmo Costa, o programa é essencial para a permanência das organizações culturais.

“O Ouro Negro é muito bom. Eu acredito que, se não existisse, muitas entidades já tinham acabado”, afirmou.

Continue Lendo

Mais Lidas