Turismo
Bahia e França ampliam parceria para turismo sustentável com expansão do PROT’AIR
Projeto chega ao Baixo Sul e reforça ações de conservação ambiental, valorização cultural e desenvolvimento comunitário
A cooperação internacional entre a Bahia e a França avançou nesta terça-feira (4) com a expansão do Projeto PROT’AIR – Turismo Sustentável e Áreas Protegidas França-Bahia para o município de Nilo Peçanha, no Baixo Sul do estado. A adesão foi oficializada durante visita técnica da comitiva francesa à região, marcada pela assinatura da carta de compromisso.
A iniciativa integra uma série de encontros estratégicos que fortalecem a parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Federação dos Parques Naturais Regionais da França. O objetivo é promover a valorização das áreas protegidas, o desenvolvimento territorial sustentável e o turismo de base comunitária.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, a ampliação do PROT’AIR reafirma o compromisso da Bahia com práticas sustentáveis e inclusão social. “A escolha do Baixo Sul traz características de agrofloresta, agricultura sustentável, turismo comunitário e preservação ambiental”, destacou.
Durante a visita, a comitiva conheceu experiências na comunidade quilombola Jatimane, onde o turismo comunitário impulsiona renda e preserva tradições. Pedrina Rosário, liderança local, ressaltou que a iniciativa mantém moradores no território com qualidade de vida e dignidade.
O projeto, inspirado no selo francês Valeurs Parc, busca criar um modelo baiano de certificação para produtos e serviços sustentáveis associados às unidades de conservação. A primeira etapa foi implantada na APA Caminhos Ecológicos da Boa Esperança e agora avança com diagnóstico turístico e ações de gestão.
A agenda também incluiu reuniões com agricultores familiares em Taperoá e apresentações culturais que celebraram a identidade local.
A cooperação ganha ainda mais destaque nesta quarta-feira (5), com a presença do presidente francês Emmanuel Macron em Salvador para o Fórum Nosso Futuro, dentro do Festival Nosso Futuro, que reunirá lideranças nacionais e internacionais para debater soluções inovadoras em sustentabilidade e clima.
Turismo
TAP amplia voos entre Lisboa e Salvador para alta demanda do verão
Companhia aérea terá frequências extras em fevereiro e março, reforçando conexão da Bahia com a Europa
Em função da alta procura de europeus pelo destino Bahia no período do Carnaval e final do verão, a companhia aérea TAP, que já oferece voos diários entre Lisboa (Portugal) e Salvador, programou linhas extras na rota para os dias 3, 7, 10, 24 e 28 de fevereiro, disponibilizando mais opções para quem deseja vivenciar as festas baianas.
Além disso, em março, até o dia 28, a TAP terá um voo adicional na mesma rota, ampliando suas operações no Aeroporto de Salvador (Rede Vinci) para oito frequências semanais.
A expansão é resultado da parceria da TAP com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), visando fortalecer a ligação aérea da capital baiana com Lisboa e suas conexões para outros mercados europeus atendidos pela companhia.
“Foi com muita alegria que recebemos a notícia da ampliação das operações da TAP na Bahia, no período de maior demanda de viajantes internacionais para o nosso estado. Mantemos uma parceria histórica com a companhia, que contribuiu para que tivéssemos um recorde na entrada de turistas estrangeiros pelos aeroportos baianos, em 2025. O trabalho conjunto segue firme, para que tenhamos novas marcas históricas neste ano”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Turismo
Bahia bate recorde de turistas estrangeiros em 2025 e lidera crescimento no Nordeste
Ampliação de voos internacionais e promoção dos destinos baianos impulsionaram alta de 47,3% no fluxo internacional
A Bahia encerrou 2025 com um marco histórico no turismo internacional. O estado recebeu 211.539 visitantes estrangeiros, um crescimento de 47,3% em relação a 2024, segundo dados da Embratur e da Polícia Federal. O desempenho foi superior ao registrado pelo Brasil (37,1%) e pelo Nordeste (38,8%), consolidando a Bahia como porta de entrada para 43,7% dos turistas internacionais que desembarcaram na região.
O resultado é fruto da estratégia do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), que ampliou conexões aéreas internacionais em parceria com companhias aéreas e aeroportos, além de promover os destinos baianos em eventos globais. “Estamos vivendo um grande momento na atração de visitantes estrangeiros e a tendência é que continue crescendo em 2026, com a recém-inaugurada rota aérea entre a cidade do Panamá e Salvador pela Copa Airlines, e com nosso trabalho incansável de captação de novos voos”, afirmou o secretário Maurício Bacelar.
Entre os turistas que mais visitaram a Bahia em 2025, os argentinos lideraram, representando quase metade do fluxo internacional. Portugueses, uruguaios, franceses, italianos, alemães, espanhóis e chilenos também tiveram participação expressiva, reforçando a diversidade do público estrangeiro que escolhe o estado como destino.
Cenário otimista
O avanço ocorre em um cenário de retomada global do turismo e posiciona a Bahia como protagonista na atração de visitantes internacionais. Com novas rotas aéreas previstas e ações contínuas de promoção, a expectativa é de que 2026 registre números ainda mais robustos, fortalecendo a economia do estado e ampliando oportunidades para o setor turístico.
Turismo
Aeroportos baianos registram alta histórica na movimentação de turistas
Salvador lidera com 439 mil passageiros; interior também cresce e reforça conectividade aérea do estado
Os aeroportos baianos registram intensa movimentação desde o início da alta temporada. O Salvador Bahia Airport lidera o fluxo: entre 20 de dezembro e 4 de janeiro, passaram pelo terminal 439 mil passageiros, brasileiros e estrangeiros — um aumento de 18,5% em relação ao mesmo período do verão passado. Foram quase 3 mil pousos e decolagens, 500 a mais que no último ano, com crescimento de 19%. Somente no dia 2 de janeiro, circularam 37.436 pessoas, maior número desde 2018.
No interior, os números também impressionam:
- Porto Seguro: 112,5 mil passageiros (20 a 31/12), alta de 6,16%
- Vitória da Conquista: cerca de 25 mil passageiros (20/12 a 4/1), crescimento de 89%
- Ilhéus: 40.197 passageiros no mesmo período
A malha aérea baiana para o verão 2025/2026 oferece 1,6 milhão de assentos, 220 mil a mais que na temporada anterior, com 3,7 mil voos extras. O aumento é resultado de investimentos do Governo do Estado, via Setur-BA, em parceria com companhias aéreas e aeroportos.
“Trabalhamos na captação de novos voos, ampliação de rotas e promoção do destino Bahia nas principais feiras do mundo”, destacou Maurício Bacelar, secretário de Turismo.
Além das conexões nacionais, a Bahia mantém voos internacionais para Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Lisboa, Madri e Paris, e agora conta com a rota Salvador-Cidade do Panamá, operada pela Copa Airlines, com conexão para 80 cidades das Américas.
A alta também impulsionou a aviação regional: a Abaeté Linhas Aéreas opera mais de 500 voos na estação, ligando Salvador a Morro de São Paulo e Boipeba.
“Fechamos 2025 com recorde de 10 mil passageiros transportados”, comemorou Tiago Tosto, diretor da companhia.
-
Segurançahá 1 diaPolícia Técnica da Bahia estreia Unidades Móveis de Perícia na Lavagem do Bonfim
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (13)
-
Turismohá 2 diasTAP amplia voos entre Lisboa e Salvador para alta demanda do verão
-
Esportehá 3 diasBahia fortalece corrida de aventura com doação de caiaques infláveis
