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Turismo

Bahia lança projeto piloto de turismo inteligente em Morro do Chapéu

Plataforma digital conecta empreendedores locais ao mercado global e impulsiona desenvolvimento sustentável

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objetivo posicionar o estado como referência em turismo inteligente. Morro do Chapéu foi escolhido para sediar a iniciativa piloto,
Foto: Matheus Landim/GOVBA

O Governo da Bahia, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur-BA), lançou oficialmente nesta sexta-feira (31) o projeto Visite a Bahia, que tem como objetivo posicionar o estado como referência em turismo inteligente. Morro do Chapéu foi escolhido para sediar a iniciativa piloto, que integra micro e pequenos empreendedores ao mercado global por meio da plataforma digital Visite a Bahia – Morro do Chapéu.

Desenvolvido em parceria com a traveltech Just Travel e a prefeitura local, o projeto oferece um ecossistema digital que reúne hospedagem, alimentação, guias turísticos e experiências regionais, operando em multimoedas e multi-idiomas. A solução elimina barreiras tecnológicas e amplia a visibilidade dos negócios locais.

Durante a cerimônia de lançamento, empreendedores certificados após treinamento realizado na última semana foram habilitados para operar a plataforma. O diretor de Certificação e Regulação da Setur-BA, Divaldo Borges, destacou que a iniciativa promove integração territorial e valorização das identidades baianas. “O Visite a Bahia – Morro do Chapéu é mais do que uma plataforma digital, é um convite para descobrir tudo o que torna esse destino único”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, ressaltou que o projeto é um instrumento para impulsionar o interior do estado. “O turismo vai dialogar com comércio, serviços e varejo, gerando emprego e renda”, disse. A prefeita Juliana Araújo celebrou a escolha do município como pioneiro entre os 417 da Bahia, reforçando o potencial da região.

Além das autoridades estaduais e municipais, representantes da Just Travel e empreendedores locais participaram do evento, que marca um passo importante para consolidar Morro do Chapéu como destino turístico estratégico.

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Turismo

Bahia Beer Festival antecipa verão em Alagoinhas

O evento aquece a economia do município, em uma programação gratuita de atrações gastronômicas e musicais

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Cervejeiros de todo o Brasil e também do exterior estão reunidos no 3º Bahia Beer Festival - Alagoinhas, que aquece a economia
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur-BA

Cervejeiros de todo o Brasil e também do exterior estão reunidos no 3º Bahia Beer Festival – Alagoinhas, que aquece a economia do município da zona turística Caminhos do Sertão, em uma programação gratuita de atrações gastronômicas e musicais. Ele foi aberto oficialmente, na noite de sexta-feira (7), na praça Mário Laerte, com a participação de autoridades, empresários e artistas. O festival é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), e da Prefeitura de Alagoinhas, com a consultoria da empresa Sol Eventos.

“Esse tem sido o papel do Governo do Estado, de incentivar a promoção de eventos que movimentam as atividades turísticas, gerando emprego e renda, como acontece aqui no Bahia Beer. A festa ganhou força e projeta Alagoinhas no mundo”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que participou da abertura do festival.

“É gratificante ver a nossa cidade na rota do turismo internacional, explorando a sua vocação como polo produtor de cerveja. Sem o apoio do governo estadual, não poderíamos fazer um evento desse porte”, completou o prefeito Gustavo Carmo.

Na programação, o Congresso e Concurso Internacional de Cervejas (Conib – BBA), com 1,5 mil amostras de 43 países e jurados de todas as regiões do planeta; e o Concurso Cerveja no Prato, com avaliação de chefs renomados e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA). O festival também oferece exposição de marcas artesanais premiadas, espaço kids, feira de gastronomia e shows de estilos musicais variados, além de corrida e pranchão elétrico. As atividades estão distribuídas pelas imediações do Estádio Antônio Carneiro e pelos hotéis Absolar e Soft Inn.

Já passaram pelo palco da praça Mário Laerte, Calibre Rock, Chimarruts, Filhos de Jorge, Léo Rodrigues e Escandurras, entre outras atrações, que seguem até este domingo (9). Durante o evento, a Setur-BA realiza a pesquisa de demanda turística, para obter informações sobre o perfil do visitante e sua avaliação dos serviços.

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“Pegamos as boas experiências de 2023 e 2024 e criamos um novo formato para o Bahia Beer, neste ano, em um esforço conjunto dos governos municipal e estadual, com a contribuição de parceiros da iniciativa privada. Começamos bem, para fecharmos os três dias comemorando bons resultados para Alagoinhas”, pontuou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, João Henrique Paolilo.

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Turismo

Bahia e França ampliam parceria para turismo sustentável com expansão do PROT’AIR

Projeto chega ao Baixo Sul e reforça ações de conservação ambiental, valorização cultural e desenvolvimento comunitário

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A cooperação internacional entre a Bahia e a França avançou nesta terça-feira (4) com a expansão do Projeto PROT’AIR –
Foto: Tiago Junior - Ascom Sema/Inema

A cooperação internacional entre a Bahia e a França avançou nesta terça-feira (4) com a expansão do Projeto PROT’AIR – Turismo Sustentável e Áreas Protegidas França-Bahia para o município de Nilo Peçanha, no Baixo Sul do estado. A adesão foi oficializada durante visita técnica da comitiva francesa à região, marcada pela assinatura da carta de compromisso. 

A iniciativa integra uma série de encontros estratégicos que fortalecem a parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Federação dos Parques Naturais Regionais da França. O objetivo é promover a valorização das áreas protegidas, o desenvolvimento territorial sustentável e o turismo de base comunitária. 

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, a ampliação do PROT’AIR reafirma o compromisso da Bahia com práticas sustentáveis e inclusão social. “A escolha do Baixo Sul traz características de agrofloresta, agricultura sustentável, turismo comunitário e preservação ambiental”, destacou. 

Durante a visita, a comitiva conheceu experiências na comunidade quilombola Jatimane, onde o turismo comunitário impulsiona renda e preserva tradições. Pedrina Rosário, liderança local, ressaltou que a iniciativa mantém moradores no território com qualidade de vida e dignidade. 

O projeto, inspirado no selo francês Valeurs Parc, busca criar um modelo baiano de certificação para produtos e serviços sustentáveis associados às unidades de conservação. A primeira etapa foi implantada na APA Caminhos Ecológicos da Boa Esperança e agora avança com diagnóstico turístico e ações de gestão. 

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A agenda também incluiu reuniões com agricultores familiares em Taperoá e apresentações culturais que celebraram a identidade local. 

A cooperação ganha ainda mais destaque nesta quarta-feira (5), com a presença do presidente francês Emmanuel Macron em Salvador para o Fórum Nosso Futuro, dentro do Festival Nosso Futuro, que reunirá lideranças nacionais e internacionais para debater soluções inovadoras em sustentabilidade e clima. 

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Turismo

Bahia se consolida como polo de turismo de negócios

Com a realização inédita da Exposibram em Salvador, estado atrai atenção global e fortalece sua vocação para o turismo corporativo

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A Bahia é palco, pela primeira vez, da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), um dos principais eventos do setor
Foto: Matheus Landim/GOVBA

A Bahia é palco, pela primeira vez, da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), um dos principais eventos do setor no mundo, que acontece no Centro de Convenções Salvador até quinta-feira (30). Com quatro dias de programação, o encontro reúne 400 expositores das Américas do Sul e do Norte, Europa e Ásia, com apoio do Governo do Estado, e expectativa de atrair 30 mil participantes. 

Durante o evento, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) promove ações de receptivo cultural e divulgação dos atrativos das 13 zonas turísticas do estado, com destaque para a capital e seu entorno. A iniciativa reforça a diversificação da oferta de produtos e experiências turísticas. 

“A vinda inédita desse grande evento para a Bahia é resultado do trabalho de captação de encontros corporativos, que o Governo do Estado tem feito para impulsionar o turismo de negócios nos destinos em que eles acontecem, com Salvador em destaque pela sua agenda mais intensa”, afirmou Giulliana Brito, titular da Setur-BA em exercício, durante a abertura da Exposibram. 

Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), também celebrou a escolha da capital baiana: “A Bahia é o terceiro maior produtor de minerais do país e possui uma vasta potencialidade ainda a ser explorada. É uma felicidade termos escolhido Salvador para sediar nosso evento, também pela sua rica história e cultura.” 

A programação cultural da Exposibram inclui apresentações de ícones da música baiana como Bell Marques, Luiz Caldas, Olodum, Timbalada, Leo Stakazero e Targino Gondim, além de um festival gastronômico com culinária típica. 

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Eventos diversificados movimentam Salvador e o interior 

Além da Exposibram, Salvador recebe nesta semana o 20º Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais (CBPM) e o 13º Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje), ambos com apoio da Setur-BA. 

No último fim de semana, a secretaria também patrocinou eventos em diferentes zonas turísticas: a 13ª Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), o Festival Náutico Outubro Rosa na Marina da Penha, o Fórum Mundial de Afroturismo em Camaçari, o 32º Encontro Brasileiro dos Comerciantes de Material de Construção na Praia do Forte, e o Pedal dos Jogos da Integração em Valente. 

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