SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cultura

Agricultura Familiar leva sabor e identidade à Micareta de Feira

O evento contará com um espaço exclusivo e aberto ao público, que levará as delícias do campo diretamente para a folia

Publicado

em

promete ser inesquecível e um dos grandes destaques deste ano será a presença marcante da agricultura familiar.
Foto: Lucas Lima 

A Micareta de Feira de Santana 2025 promete ser inesquecível e um dos grandes destaques deste ano será a presença marcante da agricultura familiar. Pela primeira vez, o evento contará com um espaço exclusivo e aberto ao público, que levará as delícias do campo diretamente para a folia. 

Batizada de Vila da Agricultura Familiar, estará localizada no estacionamento do Mineirão Atacarejo (Av. Presidente Dutra, n.º 2202), ao lado do Centro de Cultura Amélio Amorim, de 1º a 4 de maio, das 13h à meia-noite. Com entrada gratuita, o espaço oferecerá uma experiência gastronômica única, reunindo cultura, sabor e sustentabilidade em pleno circuito da micareta. 

No cardápio, opções como churrasco de cordeiro da FrigBahia, chopp de caju, da Cooperativa de Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), e de cajá, da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar de Lagoa de Dentro e Região (Cooperlad), beiju recheado da Associação Rural da Região de Quebra Fogo e hambúrgueres artesanais. O público também encontrará um restaurante com refeições como hambúrguer, escondidinho e uma loja com diversos produtos da Cooperativa Rede de Produtoras da Bahia (COOPEREDE). 

Para Osni Cardoso, secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), a iniciativa reforça o reconhecimento e o fortalecimento da produção familiar.
“Essa é uma ação estratégica para ampliar a visibilidade dos produtos e da criatividade dos nossos agricultores familiares. Estamos levando um produto saboroso e com qualidade para os foliões. Certamente, um espaço diferenciado na avenida”, afirmou. 

A ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com as Secretarias de Turismo (SETUR) e Cultura (SECULT) e com o programa Bahia Sem Fome. A Micareta de Feira de Santana é promovida pela Prefeitura Municipal, com apoio do Governo do Estado. 

ANÚNCIO
Anúncios

Cultura

Rio de Contas vive a magia da Noite das Lanternas

O evento faz parte da festa em homenagem ao Santíssimo Sacramento, padroeiro do município da região da Chapada Diamantina

Publicado

em

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina,
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, realizou mais uma edição da Noite das Lanternas, uma das mais antigas expressões do turismo religioso católico da Bahia. O evento, que faz parte da festa em homenagem ao Santíssimo Sacramento, padroeiro do município, teve a participação do governador Jerônimo Rodrigues, que acompanhou a emocionante procissão ao lado de moradores e visitantes.

“Essa é uma celebração muito forte para nós, uma caminhada, levando as luzes que iluminam os caminhos da gente pela paz, para que Rio de Contas possa ter um bom desempenho na geração de emprego, na educação da meninada, na juventude”, disse Jerônimo na saída do cortejo, que partiu da Igreja Matriz, passando pelas ruas do Centro Histórico em direção a Igreja de Nossa Senhora Santana.

Tradição

Com mais de 300 anos de história, a Noite das Lanternas mantém viva uma tradição única: na véspera do feriado de Corpus Christi, todas as luzes da cidade são apagadas e a população segue em procissão pelas ruas, iluminando o caminho apenas com lanternas. Ao fim da caminhada, a fé e a cultura se unem em uma missa seguida de um show musical nas sacadas dos casarões coloniais.

Dona Ezaide Santos nasceu em Rio de Contas e mora em São Paulo. Há 45 anos retorna à terra natal para a celebração. Um momento de muita emoção. “É a coisa mais linda. Acabei de falar pra minha amiga que pra mim não tem outra festa, tem que ser Corpus Christi. É linda! A emoção toma conta, principalmente quando canta o hino de Rio de Contas. A festa comove muito”.

De acordo com o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, a festa religiosa é também uma grande vitrine para o turismo da região. “O governo apoia essa festa porque, além de valorizar essa nossa cultura, herança da colonização portuguesa, nós também incrementamos o fluxo turístico do estado. Esse trabalho que nós desenvolvemos nas 13 zonas turísticas da Bahia, colocou o estado na liderança do turismo nacional”, destacou o secretário.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

São João 2025

Público prestigia shows da primeira noite no Parque de Exposições

Os festejos no local, seguem até segunda (23), com entrada gratuita e apresentação de mais de 50 artistas, nos seis dias de festa

Publicado

em

A abertura do São João de Salvador na noite desta quarta-feira (18), no Parque de Exposições, na avenida Paralela, contou com
Foto: Matheus Landim/GOVBA

A abertura do São João de Salvador na noite desta quarta-feira (18), no Parque de Exposições, na avenida Paralela, contou com grandes atrações musicais com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). Os festejos juninos no local, seguem até segunda-feira (23), com entrada gratuita e apresentação de mais de 50 artistas de diferentes ritmos, nos seis dias de festa.

A banda baiana Seu Maxixe foi uma das primeiras atrações da noite, levando todo o seu romantismo e sofrência para o palco. “Abrimos o melhor e maior São João da Bahia com chave de ouro. Foi um show especial. São João é uma festa democrática, para todos. Quem quiser vir, venha, curtir e se divertir, está todo mundo em paz aqui. Trouxemos a característica do Seu Maxixe que são releituras de músicas que mexem com o coração da galera”, afirmou o vocalista Rafa.

Acompanhada pelo marido, a ajudante de cozinha, Maria Anisia, 37 anos, estava curtindo todas as músicas da banda baiana e aproveitando bastante a festa.  “Está top, perfeito, cerveja gelada, sem chuva. Um som gostoso e especial. Agora vou esperar o cantor Leonardo”, disse.

Ícone da música sertaneja nacional e com canções bem conhecidas pelo grande público, como “Temporal de Amor” e “Não aprendi a dizer adeus”, o cantor Leonardo é a atração mais esperada da noite também para a enfermeira Bárbara Souza, de 53 anos. “Estou ansiosa para cantar todas as músicas antigas dele. Vai ser demais!”, disse.

Nesta quarta-feira (18), se apresentam também as bandas: É o Tchan, Escandurras, Manu Bahtidão, Péricles e Leonardo, Matheus Fernandes, Priscila Sena e Iguinho e Lulinha.

ANÚNCIO
Anúncios
Bahia Sem Fome

Combinando tradição e solidariedade, um ponto de coleta do Programa Bahia Sem Fome também foi montado na entrada do parque, para o público que deseja contribuir com alimentos não perecíveis.

Programação completa
19/06 (QUINTA-FEIRA)
  • JOÃO GOMES
  • SIMONE MENDES
  • XAND AVIÃO
  • THIAGO AQUINO
  • MASTRUZ COM LEITE
  • DANNIEL VIERIA
  • BANDA LÁ FURIA
  • FÁBIO CARNEIRO
  • JUCIÊ
20/06 (SEXTA-FEIRA)
  • BELL MARQUES
  • DEL FELIZ
  • TIERRY
  • MURILO HUFF
  • ISRAEL E RODOLFFO
  • PSIRICO
  • KART LOVE
  • PEDRO LIBE
  • PIRILAMPO
21/06 (SÁBADO)
  • SOLANGE ALMEIDA
  • NATANZINHO LIMA
  • BELO
  • TONY SALLES
  • DAN VALENTE
  • TIO MANÉ
  • NUZIO MEDEIROS
  • TAYNÁ AGAZZI
  • FILOMENA BAGACEIRA
22/06 (DOMINGO)
  • LÉO SANTANA
  • GUSTAVO MIOTO
  • TARCÍSIO DO ACORDEON
  • PAPAZONI
  • TAYRONE
  • PAGODART
  • TIMBALADA
  • MIKAEL SANTOS
  • MARQUINHOS NAVAIS
23/06 (SEGUNDA-FEIRA)
  • DORGIVAL DANTAS
  • ZÉ VAQUEIRO
  • PABLO
  • SILVANO SALLES
  • PARANGOLÉ
  • LARISSA MARQUES
  • BERGUINHOS
  • JÚ MÁRQUES
  • KIKO CHICABANA
Continue Lendo

Agronegócio

Brasil se declara país livre da gripe aviária

De acordo com o Ministério da Agricultura, o país concluiu todas as ações sanitárias exigidas, recuperando novamente o status de livre da doença

Publicado

em

O Brasil voltou a ser um país livre da influenza aviária, após ter cumprido os protocolos internacionais que preveem, entre outras
Foto: Pixabay

O Brasil voltou a ser um país livre da influenza aviária, após ter cumprido os protocolos internacionais que preveem, entre outras medidas, o prazo de 28 dias sem novos registros em granjas comerciais. 

O anúncio oficial de cumprimento do período de vazio sanitário foi dado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em comunicado enviado nesta quarta-feira (18) à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). 

“Com a notificação, o país se autodeclara livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP)”, informou o ministério. 

O único caso confirmado em estabelecimento comercial ocorreu em uma granja no município gaúcho de Montenegro, no dia 16 de maio. A confirmação da doença foi feita no dia 22 de maio, após a conclusão da desinfecção da granja contaminada. Conforme previsto em protocolo, foi iniciado, ali, o período de vazio sanitário. 

De acordo com o ministério, com o encerramento desse prazo sem novas ocorrências, “o Brasil concluiu todas as ações sanitárias exigidas, recuperando novamente o status de livre da doença”. 

ANÚNCIO
Anúncios
Notificações 

“Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, declarou, por meio de nota, o ministro Carlos Fávaro. 

Com o fim do período de vazio sanitário, teve início a etapa de notificação, pelo ministério, dos países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas. A expectativa é de que as relações comerciais sejam restabelecidas o mais rápido possível. 

Doença 

A influenza aviária, comumente conhecida como gripe aviária, afeta principalmente aves, mas também foi detectada em mamíferos, incluindo bovinos. 

A transmissão ocorre pelo contato com aves doentes e também por meio da água e de materiais contaminados. 

A doença raramente afeta humanos, e a orientação é que as pessoas se mantenham informadas e adotem as medidas preventivas recomendadas. 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas