SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Agricultura

Agricultura Familiar ganha espaço na Páscoa com produtos artesanais e sustentáveis

Publicado

em

fortalecimento da agricultura familiar e de todo o sistema produtivo do cacau, impulsionado pelos investimentos do Governo do
Foto: Ascom/CAR

Na Bahia, o que começa na sombra das cabrucas se transforma em chocolate de alta qualidade, gerando renda, inclusão e oportunidades para milhares de agricultores familiares. A força do cacau produzido de forma sustentável tem colocado o estado no mapa dos melhores chocolates do Brasil e, por trás desse avanço, está o fortalecimento da agricultura familiar e de todo o sistema produtivo do cacau, impulsionado pelos investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). 

A produção de chocolates da agricultura familiar foi o tema do episódio do Podcast Agricultura Familiar, da CAR, nesta terça-feira (15), no canal CARBahia, no YouTube. A edição destacou o protagonismo das cooperativas baianas no fortalecimento da cacauicultura e na criação de produtos com alto valor agregado, com sabor, identidade e sustentabilidade. E a Páscoa chega em ritmo acelerado para essas organizações produtivas, com expectativa de aumento nas vendas e novidades que reforçam o compromisso com a inclusão e a inovação no campo. 

Este ano, a Natucoa Chocolates, marca da Coopessba (Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia), lançou os ovos de Páscoa veganos, produzidos com chocolate de origem e ingredientes naturais. A produção inclui três sabores: chocolate ao leite de coco com licuri (270g), chocolate branco com cereja (170g) e chocolate branco com pistache (170g), com 500 unidades de cada. A expectativa é de um crescimento de 30% nas vendas em relação à última Páscoa. Os ovos podem ser adquiridos no site www.natucoa.com.br. 

Outra referência no segmento é a Bahia Cacau, marca da Coopfesba (Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências), sediada em Ibicaraí. Este ano, a cooperativa está produzindo 1.800 ovos com teores de 50% e 70% de cacau, disponíveis em versões de 180g, 200g e 250g. A produção está sendo impulsionada por encomendas feitas por empresas e atacadistas, com expectativa de crescimento nas vendas de 7% a 10%. Os produtos podem ser encontrados nas lojas físicas da cooperativa em Ibicaraí, Itabuna e Vitória da Conquista, e no Empório da Agricultura Familiar, em Salvador, ou adquiridos on-line pelo site www.mercaf.com.br. 

Esses avanços foram possíveis com os investimentos do Governo da Bahia, por meio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que estruturou as agroindústrias da Coopessba e da Coopfesba, com equipamentos modernos e apoio técnico, permitindo o aproveitamento total das amêndoas de cacau produzidas por agricultores familiares. Com isso, essas cooperativas deixaram de vender apenas matéria-prima e passaram a transformar o cacau em chocolates de alto valor agregado. 

ANÚNCIO

“A gente vem conseguindo agregar valor ao nosso produto com muito orgulho. O cacau deixou de ser só uma commodity e passou a ser transformado com afeto e técnica. Nossos chocolates veganos, por exemplo, mostram que dá pra inovar e, ao mesmo tempo, respeitar o meio ambiente, a saúde e a tradição das comunidades”, afirmou Carine Assunção, diretora administrativa da Coopessba, em sua participação no podcast. 

Josivaldo Dias, gerente comercial da Bahia Cacau, também destacou a importância da estruturação da agroindústria: “O apoio da CAR foi decisivo para ampliarmos nossa produção e garantirmos que os produtores recebessem mais pela sua amêndoa de cacau. Hoje, produzimos chocolates com alto teor de cacau e padrão internacional, mostrando que a agricultura familiar pode ser sinônimo de excelência.” 

Com políticas públicas bem direcionadas, a Bahia avança na consolidação de um sistema produtivo do cacau que respeita o bioma, gera oportunidades, valoriza as tradições e produz chocolates que conquistam consumidores cada vez mais atentos à origem e ao modo de produção dos alimentos que consomem. 

Agricultura

Agricultura familiar baiana ganha destaque no Bahia Origem Week 2026

Evento reúne produtos de cooperativas e fortalece cadeias produtivas em Salvador, com apoio do Governo do Estado

Publicado

em

Os produtos da agricultura familiar baiana estão em destaque no Bahia Origem Week | Chocolat Salvador 2026, realizado no Centro de
Foto: Marta Medeiros

Os produtos da agricultura familiar baiana estão em destaque no Bahia Origem Week | Chocolat Salvador 2026, realizado no Centro de Convenções de Salvador até este domingo (17), das 14h às 20h.

No estande do Empório da Agricultura Familiar, os visitantes podem conhecer e adquirir produtos de qualidade, oriundos de agroindústrias familiares de diversas regiões da Bahia. O espaço conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Entre os destaques estão o flocão de milho não transgênico, cafés especiais e gourmet, suco de uva, castanhas, licuri, óleo de licuri, palmito, tapioca e uma grande diversidade de chocolates produzidos por cooperativas da agricultura familiar.

O Bahia Origem Week é uma ação voltada ao fortalecimento das cadeias produtivas do cacau e de outros produtos de origem, promovendo experiências, conhecimento, cultura, gastronomia e oportunidades de negócios. Realizado no Brasil e em outros países, o evento conta, na edição de Salvador, com o apoio do Governo do Estado.

Para o coordenador de Comercialização da CAR, Dailson Andrade, a iniciativa amplia a visibilidade das marcas da agricultura familiar e fortalece a abertura de novos mercados. “Iniciativas como essa ajudam a promover as marcas da agricultura familiar, especialmente as ligadas ao cacau, impulsionando novos negócios. Além dos produtos derivados do cacau, estamos trazendo itens de outras cooperativas do portfólio da Unicafes. Essa ação é fundamental porque amplia o acesso a mercados para as nossas agroindústrias familiares”, ressaltou.

ANÚNCIO

O representante da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), responsável pela marca Bahia Cacau, Osaná Crisóstomo, destacou a importância do evento para a valorização da produção e a prospecção de novos negócios. “Estamos apresentando toda a nossa linha de produtos, incluindo o novo chocolate 100% cacau, além das versões 50% e 70%, também voltadas para chefs de cozinha, além das barras e bombons recheados. O evento abre novas perspectivas de mercado e oportunidades, especialmente com a nova legislação que fortalece quem produz chocolate de verdade no Brasil”, afirmou.

Nova legislação fortalece cadeia do cacau

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 15.404, que estabelece novos parâmetros para a composição e a rotulagem de chocolates e derivados de cacau no Brasil.

A medida representa um avanço na valorização da produção nacional, amplia a transparência para o consumidor e fortalece toda a cadeia produtiva do cacau brasileiro.

Continue Lendo

Agricultura

Feira da Agricultura Familiar em Valente impulsiona economia do semiárido baiano

Evento reúne produtores, cooperativas e movimentos sociais e contou com a visita do governador Jerônimo Rodrigues

Publicado

em

A 13ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Semiárido da Bahia (FEIRAFES), realizada em Valente,

A 13ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Semiárido da Bahia (FEIRAFES), realizada em Valente, vem movimentando a economia da região e fortalecendo a produção local. O evento ocorre na Praça da Jazida e reúne produtores rurais, cooperativas, movimentos sociais e empreendimentos de diversas regiões do estado.

No terceiro dia de programação, neste sábado (16), a feira recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues, que percorreu os estandes e destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do semiárido baiano.

A feira é promovida pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) e conta com o apoio do Governo do Estado. Diversas secretarias estaduais participam da ação, com destaque para a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), que desenvolve atividades do projeto “Cuidar de Quem Cuida”, e para a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), responsável por seminários e capacitações.

Durante a visita, o governador ressaltou o papel do evento na geração de renda e valorização cultural.

“Essa feira é importante para que produtores — seja da agricultura, do artesanato ou da economia solidária — tenham a oportunidade de apresentar seus projetos, comercializar seus produtos e gerar renda, além de fortalecer a cultura presente em cada item produzido”, afirmou.

ANÚNCIO

A produtora Valdetina Lima também destacou a relevância do espaço para os trabalhadores do setor. “A feira é uma oportunidade de mostrar nosso trabalho, vender nossos produtos e trocar experiências. É um espaço que fortalece muito a agricultura familiar”, disse.

A programação da FEIRAFES segue até este domingo (17) e inclui exposição e comercialização de produtos, apresentações culturais e ações voltadas ao fortalecimento da economia solidária no semiárido baiano.

Continue Lendo

Agricultura

Governo da Bahia investe no fortalecimento da produção leiteira no Alto Sertão e Velho Chico

Projeto Mais Leite no Sertão vai beneficiar 760 famílias com melhoramento genético, assistência técnica e ampliação do acesso ao mercado formal

Publicado

em

Guanambi, entre o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e o Consórcio de Desenvolvimento
Foto: Ascom/CAR

Mais produtividade, melhoria genética do rebanho bovino, assistência técnica especializada, fortalecimento da alimentação animal e ampliação do acesso ao mercado formal estão entre os benefícios que começam a chegar para 760 famílias que atuam na bovinocultura de leite nos territórios Sertão Produtivo e Velho Chico. As ações foram viabilizadas com a autorização do convênio firmado nesta quarta-feira (13), durante a Expo Guanambi, entre o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão (CDS Alto Sertão). 

Com investimento de R$ 2,9 milhões, o convênio garantirá a implantação do projeto Mais Leite no Sertão, que será executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o consórcio. 

A iniciativa beneficiará diretamente famílias da agricultura familiar dos municípios de Caculé, Caetité, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Tanhaçu e Urandi. 

O projeto integra as estratégias do programa Parceria Mais Forte – Juntos para Alimentar a Bahia e foi estruturado a partir das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) já desenvolvidas pelo CDS Alto Sertão e pela SDR/CAR junto às famílias produtoras. 

Entre as ações previstas estão o melhoramento genético do rebanho leiteiro, o enfrentamento de desafios sanitários, o fortalecimento da alimentação animal, a entrega de equipamentos e a realização de capacitações e treinamentos voltados ao aumento da produtividade e da qualidade do leite produzido na região. 

ANÚNCIO

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou o impacto estratégico da iniciativa para a economia dos municípios envolvidos. “Esse projeto foi construído coletivamente, discutido intensamente com toda a equipe técnica, e traz uma ação muito importante de melhoramento genético do rebanho bovino para a produção de leite. Hoje, o Governo da Bahia autoriza esse convênio, que vai impulsionar a atividade econômica nos municípios consorciados e fortalecer ainda mais a bacia leiteira da região”, afirmou. 

Além de impulsionar a cadeia produtiva do leite, o projeto busca ampliar a inserção da agricultura familiar nos mercados institucionais e formais, promovendo geração de renda, segurança alimentar e desenvolvimento econômico regional. 

O presidente do CDS Alto Sertão e prefeito de Urandi, Warlei Oliveira de Souza, ressaltou a importância da parceria para consolidar o setor leiteiro no território. “É uma alegria muito grande receber esse respaldo do Governo do Estado, por meio da CAR. Também é uma grande responsabilidade, porque este é o primeiro projeto voltado para a cadeia produtiva do leite executado pelo consórcio. Todos os prefeitos estão comprometidos com essa iniciativa, que vai gerar resultados importantes para o Alto Sertão e para o Sertão Produtivo”, destacou. 

A expectativa é que o projeto fortaleça a bovinocultura leiteira como uma das principais atividades econômicas da agricultura familiar na região, promovendo mais sustentabilidade, aumento da produção e melhores condições de vida para as famílias rurais. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas