SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Agricultura

Agricultura Familiar ganha espaço na Páscoa com produtos artesanais e sustentáveis

Publicado

em

fortalecimento da agricultura familiar e de todo o sistema produtivo do cacau, impulsionado pelos investimentos do Governo do
Foto: Ascom/CAR

Na Bahia, o que começa na sombra das cabrucas se transforma em chocolate de alta qualidade, gerando renda, inclusão e oportunidades para milhares de agricultores familiares. A força do cacau produzido de forma sustentável tem colocado o estado no mapa dos melhores chocolates do Brasil e, por trás desse avanço, está o fortalecimento da agricultura familiar e de todo o sistema produtivo do cacau, impulsionado pelos investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). 

A produção de chocolates da agricultura familiar foi o tema do episódio do Podcast Agricultura Familiar, da CAR, nesta terça-feira (15), no canal CARBahia, no YouTube. A edição destacou o protagonismo das cooperativas baianas no fortalecimento da cacauicultura e na criação de produtos com alto valor agregado, com sabor, identidade e sustentabilidade. E a Páscoa chega em ritmo acelerado para essas organizações produtivas, com expectativa de aumento nas vendas e novidades que reforçam o compromisso com a inclusão e a inovação no campo. 

Este ano, a Natucoa Chocolates, marca da Coopessba (Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia), lançou os ovos de Páscoa veganos, produzidos com chocolate de origem e ingredientes naturais. A produção inclui três sabores: chocolate ao leite de coco com licuri (270g), chocolate branco com cereja (170g) e chocolate branco com pistache (170g), com 500 unidades de cada. A expectativa é de um crescimento de 30% nas vendas em relação à última Páscoa. Os ovos podem ser adquiridos no site www.natucoa.com.br. 

Outra referência no segmento é a Bahia Cacau, marca da Coopfesba (Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências), sediada em Ibicaraí. Este ano, a cooperativa está produzindo 1.800 ovos com teores de 50% e 70% de cacau, disponíveis em versões de 180g, 200g e 250g. A produção está sendo impulsionada por encomendas feitas por empresas e atacadistas, com expectativa de crescimento nas vendas de 7% a 10%. Os produtos podem ser encontrados nas lojas físicas da cooperativa em Ibicaraí, Itabuna e Vitória da Conquista, e no Empório da Agricultura Familiar, em Salvador, ou adquiridos on-line pelo site www.mercaf.com.br. 

Esses avanços foram possíveis com os investimentos do Governo da Bahia, por meio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que estruturou as agroindústrias da Coopessba e da Coopfesba, com equipamentos modernos e apoio técnico, permitindo o aproveitamento total das amêndoas de cacau produzidas por agricultores familiares. Com isso, essas cooperativas deixaram de vender apenas matéria-prima e passaram a transformar o cacau em chocolates de alto valor agregado. 

ANÚNCIO
Anúncios

“A gente vem conseguindo agregar valor ao nosso produto com muito orgulho. O cacau deixou de ser só uma commodity e passou a ser transformado com afeto e técnica. Nossos chocolates veganos, por exemplo, mostram que dá pra inovar e, ao mesmo tempo, respeitar o meio ambiente, a saúde e a tradição das comunidades”, afirmou Carine Assunção, diretora administrativa da Coopessba, em sua participação no podcast. 

Josivaldo Dias, gerente comercial da Bahia Cacau, também destacou a importância da estruturação da agroindústria: “O apoio da CAR foi decisivo para ampliarmos nossa produção e garantirmos que os produtores recebessem mais pela sua amêndoa de cacau. Hoje, produzimos chocolates com alto teor de cacau e padrão internacional, mostrando que a agricultura familiar pode ser sinônimo de excelência.” 

Com políticas públicas bem direcionadas, a Bahia avança na consolidação de um sistema produtivo do cacau que respeita o bioma, gera oportunidades, valoriza as tradições e produz chocolates que conquistam consumidores cada vez mais atentos à origem e ao modo de produção dos alimentos que consomem. 

Agricultura

Cidadania Rural traz dignidade para famílias de quatro municípios baianos

A iniciativa registrou 1.304 atendimentos em Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pedrão e Cícero Dantas

Publicado

em

O Cidadania Rural registrou, entre os dias 27 de agosto e 05 de setembro, 1.304 atendimentos em quatro municípios
Foto: Jadson Levi/SUAF/SDR

O Cidadania Rural registrou, entre os dias 27 de agosto e 05 de setembro, 1.304 atendimentos em quatro municípios baianos, ampliando o acesso a serviços de documentação e inclusão social no meio rural. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), coordenada pela Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF/SDR), aconteceu em Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pedrão e Cícero Dantas. 

Entre os dias 27 e 30 de agosto, a ação foi realizada em Paratinga, na Comunidade Lavadeira, e em Palmas de Monte Alto, na Associação de Pequenos Produtos Rurais de Sisnandes. Foram registrados 902 atendimentos, entre emissão e regularização de CPF, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de orientações sobre o Selo da Agricultura Familiar (SIPAF) e crédito rural. 

Além desses serviços, o mutirão também contou com consultas e fornecimento de cópia de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), e emissão e desbloqueio de Contrato de Concessão de Uso (CCU). Para Vitaline, moradora de Paratinga, o projeto foi “de suma importância para nós, trabalhadoras rurais. Agradecemos por não precisar estar nos deslocando da nossa cidade, para poder estar retirando nossos documentos”. 

Em Paratinga e Palmas de Monte Alto, a ação foi realizada em parceria com a Receita Federal, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto de Identificação Pedro Mello, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e os bancos Nordeste, Brasil e a Caixa Econômica Federal.  

Já entre os dias 01 e 05 de setembro, o Cidadania também passou pelos municípios de Pedrão e Cícero Dantas, com emissão de CIN, CAF e ID Jovem, e apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do programa Bahia Sem Fome. 

ANÚNCIO
Anúncios

A atividade em Pedrão aconteceu na Associação Rural Cultural dos Remanescentes de Quilombo, enquanto, em Cícero Dantas, o projeto vou realizado durante a 5ª Feira Territorial da Agricultura Familiar, no Centro de Comercialização de Produtos Típicos, com programação voltada à agricultura familiar, à agroecologia e ao fortalecimento das redes regionais. Respectivamente, foram registrados 153 e 249 atendimentos, garantindo documentos essenciais para a população rural e quilombola. 

“O Cidadania Rural está se consolidando como instrumento de geração de oportunidades para a população rural da Bahia. Descentralizar o acesso à documentação básica fora do eixo urbano é estratégico, é transversal, é exercitar fortemente a cidadania, é garantia de direitos para quem mais precisa”, destacou o superintendente de Agricultura Familiar, Euzimar Carneiro. 

O programa reforça o compromisso do Governo da Bahia em promover inclusão social e cidadania, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando o acesso a serviços essenciais nos territórios rurais do estado. 

Continue Lendo

Agricultura

Abertas inscrições para a 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar

O evento acontecerá no Parque Costa Azul, em Salvador, entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2025

Publicado

em

participação de organizações produtivas da Bahia na 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária
Foto: André Matos

Estão abertas, até 10 de outubro de 2025, as inscrições para a participação de organizações produtivas da Bahia na 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), que acontecerá no Parque Costa Azul, em Salvador, entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2025.

O edital pode ser acessado em www.sdr.ba.gov.br ou www.car.ba.gov.br. As inscrições são destinadas a Entidades Proponentes que representarão o conjunto de empreendimentos, coletivos ou individuais, pertencentes a agricultores familiares, assentados de programas de reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e economia solidária, dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Já consagrado no calendário baiano, o evento, em sua 16ª edição, vai contar com duas praças gastronômicas, feira agroecológica, Tendas Indígena, Quilombola e de Artesanato, shows, uma área temática com tema “Caminhos da Roça” e muito mais. Ele reúne e sintetiza os resultados da agricultura familiar e economia solidária no Estado, proporcionados principalmente pelos investimentos do Governo, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A feira é organizada pela SDR, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA) e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Continue Lendo

Agricultura

Governo oferece suporte técnico gratuito para produtores rurais na Expofeira 

Governo oferece suporte técnico gratuito para produtores rurais na Expofeira 

Publicado

em

Produtores rurais que visitarem a 46ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana encontram no estande do Governo
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Produtores rurais que visitarem a 46ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana encontram no estande do Governo da Bahia apoio técnico especializado e gratuito. Os serviços incluem orientações sobre qualidade alimentar, defesa agropecuária e projetos de aquicultura, oferecidos pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) no Parque de Exposições João Martins da Silva. 

“É um espaço que celebra a tradição e a inovação do campo. As famílias se divertem, os produtores trocam conhecimento e o público tem acesso a novas tecnologias e práticas do setor. O Governo da Bahia está comprometido em ampliar oportunidades e apoiar o desenvolvimento rural em todo o estado”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues. 

No estande do Centro Estadual de Tecnologia Agropecuária da Bahia (Cetab), os produtores conhecem técnicas que garantem a qualidade e a segurança dos alimentos que moderniza a produção e aumenta a competitividade. Já no espaço da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), são realizados cursos e apresentadas ações de fiscalização e defesa do setor, além de destacar a conquista que tornou a Bahia livre da febre aftosa sem vacinação. 

Para o secretário da Seagri, Pablo Barrozo, o estande reforça o papel da Expofeira no fortalecimento do agronegócio baiano. “É um espaço que reúne ciência, tecnologia e troca de experiências, aproximando produtores, comerciantes e visitantes do que há de melhor no setor agropecuário”, afirmou. 

No espaço da Bahia Pesca, as famílias participam de experiências interativas, com demonstrações de criação de camarões e tilápias. O estande também apresenta o Projeto Fênix, que capacita internos do sistema prisional em piscicultura, unindo ressocialização e geração de renda. “Nosso objetivo é mostrar como o governo apoia de forma integrada todos os elos da cadeia produtiva”, concluiu Barrozo. 

ANÚNCIO
Anúncios

O estande do Governo da Bahia permanece aberto até o dia 14, no horário da Expofeira, oferecendo uma oportunidade única para produtores e famílias conhecerem de perto as ações do governo para o setor do campo. Com 180 mil m² de área, a Expofeira reúne aproximadamente mil animais distribuídos em galpões e baias, leilões, feira de agronegócios, competições e programação cultural. 

 

Continue Lendo

Mais Lidas