Esporte
Seleção Brasileira vence o Ceará e conquista a Copa 2 de Julho
Brasil ganhou de 2×0 a equipe cearense no Estádio de Pituaçu neste domingo (13) e ficou com a taça da décima quinta edição da competição
Após dois anos de eliminações precoces, a Seleção Brasileira Sub-15 conquistou a edição de 2025 da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15. A equipe venceu o Ceará por 2×0 neste domingo (13), no Estádio de Pituaçu, e alcançou o tetracampeonato na 15ª edição da maior competição sub-15 do país.
A partida foi muito equilibrada, com mais chances para a Seleção Brasileira, que abriu o placar no meio do primeiro tempo com o gol de cobertura de José, que também confirmou o placar com o gol no final para garantir o triunfo. O Ceará seguiu seu ritmo de jogo com uma defesa forte, que não havia tomado gol ainda na competição, enquanto a Seleção Brasileira já chegava com 46 tentos marcados em sete jogos.
Único baiano na Seleção, David Fraga, comemorou o título conquistado em casa. “Muito importante numa partida muito disputada contra o Ceará. Muito feliz por ganhar aqui na minha terra, na Bahia. Graças a Deus, me concedeu essa vitória e esse título. A projeção agora é voltar lá pro Flamengo, focar no Carioca e o restante a gente vê pela frente”, conta o jogador do rubro-negro carioca.
A Seleção chegou ao primeiro lugar geral ganhando todas as partidas no torneio, que já havia sido campeã em mais três momentos (2009, 2010 e 2013), quando ainda era no formato sub-17. A partir de 2015, quando passou a ser sub-15, a Seleção disputou as edições de 2023 e 2024, chegando, respectivamente, nas quartas e nas oitavas.
Para este ano, o time se reforçou mais e focou na competição, de acordo com a equipe técnica, focada na preparação para campeonatos continentais em seguida. Esse foco da Seleção Brasileira e a presença de grandes times nacionais destaca a relevância nacional e internacional da Copa 2 de Julho, segundo Augusto Vasconcelos, titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que promove o torneio ao lado da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
“Essa é a maior competição sub-15 do nosso país com a participação de mais de cinco mil atletas de várias regiões da Bahia e também do Brasil. A Bahia é o estado que mais investe em esporte no Brasil, desde infraestrutura esportiva, passando pela iniciação de crianças e adolescentes, a inclusão da pessoa com deficiência e o alto rendimento. Aqui, passaram atletas que certamente vão despontar no cenário nacional e internacional do futebol, assim como já passaram vários. Estamos muito felizes com o resultado.”
O secretário também conta que as expectativas são ainda maiores para a edição do ano que vem, com novidades. “Na próxima edição, a gente vai ampliar o número de participantes das seletivas. Vamos fazer uma também aqui, na capital, e em Feira de Santana. A expectativa é ampliar ainda mais a participação de clubes e consequentemente de atletas.”
Prêmios Individuais
O melhor jogador da competição foi o canhoto Jean Carlos, da Seleção Brasileira, que demonstrou muita capacidade técnica ao longo da competição, atraindo os olhares de todos. O técnico do Brasil Sub-15 também foi eleito o melhor do torneio. Ao receber o prêmio, Guilherme Dalla Déa convidou o ex-lateral esquerdo e atual técnico do Ceará Sub-15, Bruno Cortez, para compartilhar o momento.
“Quero agradecer primeiramente a Deus. Esse título foi ele e minha família também, que sempre esteve comigo. Comemorar, agora. Muito feliz com meu primeiro título pela Seleção. Fui ganhando confiança durante a competição e me tornei peça importante. A expectativa é seguir trabalhando focado, que possa vir mais convocações”, conta Jean Carlos, melhor jogador da competição.
Já o Ceará também conquistou as premiações de revelação com o zagueiro Vitor Gabriel e o melhor goleiro da competição – Carlos Eduardo. O goleiro foi o menos vazado da competição, que foram apenas os dois tomados nesta final e foi um dos destaques não só do torneio como da final ao evitar mais gols da Seleção Brasileira.
Completando os troféus, o Bahia foi premiado como melhor equipe baiana da Copa 2 de Julho, e Vitor Godoy, do Goiás, foi o artilheiro com dez gols marcados. A equipe goiana teve o segundo melhor ataque, com 38 gols marcados, atrás apenas da Seleção Brasileira, que marcou 46 gols ao todo. O Goiás também foi a equipe com a melhor defesa ao lado do Santos e do Vitória, com apenas um gol tomado.
Copa 2 de Julho
A maior competição sub-15 do país seguiu o formato que vem acontecendo nas últimas três edições, com a divisão por fase regional e nacional. Criada em 2007, a Copa 2 de Julho consolidou-se como uma das mais importantes no país, sempre contando com participações de grandes clubes brasileiros, da Seleção Brasileira, bem como de equipes estrangeiras.
O torneio é promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Sudesb, com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Com o intuito de revelar jogadores, em 2015, a Copa 2 de Julho passou a ser disputada na categoria sub-15, que permitiu maior visibilidade. Os resultados foram a vasta revelação de craques e a atenção de olheiros das principais equipes do país, gerando oportunidade de trabalho para os jovens baianos por meio do esporte.
“Mais um sucesso para o Estado. A Dois de Julho é uma grande vitrine para o nosso interior do Estado e, principalmente, para os nossos clubes baianos, profissionais também. Esse é o objetivo do Estado, promover o esporte em todos os cantos. Foram 16 clubes do interior, que venceram outros 240, 256 no total. É algo incrível, algo inimaginável para o futebol brasileiro uma Copa desse tamanho. É importante também da parte social. Você consegue promover e alimentar o sonho de todo aquele brasileiro de jogar futebol, e que pode mudar a sua relação com a vida’, finaliza Diogo Rios, chefe de gabinete da Sudesb.
Confira a lista de premiações individuais
- Atleta revelação: Vitor Gabriel, do Ceará
- Melhor goleiro: Carlos Eduardo, do Ceará
- Artilheiro: Vitor Godoi, com 10 gols, do Goiás
- Melhor jogador: Jean Carlos, Seleção Brasileira
- Melhor técnico: Guilherme Dalla Déa, da Seleção Brasileira
- Técnico vice-campeão: Bruno Cortez, do Ceará
Esporte
Campanha pelo fim da violência contra mulheres ganha destaque no Ba-Vi
Mobilização do Governo da Bahia leva mensagem de enfrentamento ao feminicídio para o maior jogo do Norte-Nordeste, com ações de acolhimento e orientação no Barradão
Neste domingo (25), o Estádio Manoel Barradas, em Salvador, foi palco não apenas do maior clássico do Norte-Nordeste, mas também de uma importante campanha. Dentro de campo, o Bahia venceu o Vitória por 1 a 0, com gol de Dell aos 15 minutos do segundo tempo, mantendo 100% de aproveitamento e a liderança do Campeonato Baiano com 15 pontos, enquanto o Vitória segue com seis pontos na terceira colocação.
A Campanha pelo Fim da Violência contra as Mulheres e pelo Feminicídio Zero marcou presença no Ba-Vi, em uma mobilização do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres (SPM-BA), em parceria com a Federação Bahiana de Futebol (FBF), os clubes, a Polícia Civil e o Irdeb/TVE.
Antes e durante a partida, a mensagem de enfrentamento à violência ganhou visibilidade dentro e fora do estádio. A Unidade Móvel de Atendimento e Acolhimento da SPM esteve posicionada na entrada do Barradão para orientar e informar mulheres sobre seus direitos e a rede de proteção disponível na Bahia.
Futebol como instrumento de mobilização
Para a secretária das Mulheres, Neusa Cadore, usar o futebol como espaço de conscientização é estratégico.
“Precisamos sensibilizar toda a população e prevenir a violência de gênero. No Brasil, a cada seis horas, uma mulher é vítima de feminicídio. Isso não é normal”, alertou.
Torcedoras também reforçaram a importância da campanha. Maria Helena Santos, 27 anos, destacou:
“Violência não é só física. Existe a moral, psicológica e patrimonial. É preciso saber identificar os sinais e buscar ajuda.”
Já Larissa Matos, 23 anos, lembrou que a denúncia é responsabilidade coletiva:
“Se você percebe sinais de violência, denuncie. A violência doméstica começa aos poucos, com palavras e agressões verbais.”
Rede de proteção e novos investimentos
Durante a ação, foram divulgados os canais de atendimento às mulheres na Bahia, que conta com 15 Delegacias Especializadas (Deams) e a Casa da Mulher Brasileira, em Salvador, com atendimento 24 horas. O governo anunciou ainda a construção de três novas unidades da Casa da Mulher Brasileira a partir de 2026, em Itabuna, Feira de Santana e Irecê.
A Unidade Móvel da SPM, presente no Ba-Vi, atuou junto à Delegacia Móvel da Polícia Civil, ampliando o acesso à informação e acolhimento em espaços de grande circulação.
Esporte
Litoral Norte FC conquista título baiano Sub-20 feminino nos pênaltis
Clube do Litoral Norte vence o Vitória por 4 a 2 após empate no tempo normal e encerra temporada histórica com duas conquistas estaduais
O Litoral Norte FC escreveu mais um capítulo marcante na história do futebol feminino baiano. Na tarde deste domingo (18), o clube sagrou-se campeão do Campeonato Baiano Feminino Sub-20, ao vencer o Esporte Clube Vitória nos pênaltis por 4 a 2, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. A conquista coroou uma temporada especial para o time, que já havia levantado o troféu do Baiano Sub-15 no início de dezembro.
Uma final equilibrada e decidida na confiança
Segundo o vice-presidente do Litoral Norte FC, Ricardo Andrade Souza, a vitória representa muito mais do que um título.
“Foi um sentimento de extrema felicidade e realização. É a coroação de um trabalho feito com muita dedicação, carinho e esforço ao longo de dois anos com essas meninas”, afirmou.
A partida refletiu o alto nível da competição. “Foi uma grande partida contra uma grande equipe. O jogo foi muito equilibrado e decidido nos detalhes. Pênalti não é loteria, é confiança — e estávamos muito confiantes”, destacou Ricardo.
O momento decisivo veio nas cobranças finais: a goleira do Litoral Norte FC defendeu duas penalidades e ainda converteu a cobrança que garantiu o título. “Ver nossa goleira defender dois pênaltis e fazer o gol do título confirmou para todos nós que estamos no caminho certo”, completou.
Juventude e superação
Um dos destaques da campanha foi a juventude da equipe campeã: nenhuma atleta tinha 19 ou 20 anos. A média de idade era pelo menos 2,5 anos inferior à das adversárias. “Essas meninas foram gigantes. Jogaram uma final pesada com maturidade impressionante”, ressaltou o dirigente.
Projeto estruturado e protagonismo feminino
O Litoral Norte FC nasceu da Escola Boca Juniors Villas e, em 2025, tornou-se federado junto à Federação Bahiana de Futebol (FBF), passando a disputar todas as competições oficiais. “Hoje conseguimos dar protagonismo ao futebol feminino e uma nova cara ao futebol da Bahia”, afirmou Ricardo.
A preparação física e mental foi determinante: o time atuou por quase 100 minutos sob sol forte, sem substituições, mantendo controle do jogo e maior posse de bola. “Isso mostra disciplina e força mental”, destacou.
Futuro promissor
Com o título, o clube garante vaga em competição nacional e planeja ampliar sua estrutura, incluindo centro de treinamento e alojamento para atletas do interior. “Queremos crescer de forma responsável e ser referência no Nordeste”, concluiu Ricardo.
Esporte
Campanha Feminicídio Zero marca presença no clássico BA x VI
Unidade Móvel da SPM e Delegacia Móvel da Polícia Civil oferecem acolhimento, orientação e atendimento especializado no Barradão
No próximo domingo (25), o clássico BA x VI, pelo Campeonato Baiano 2026, vai além das quatro linhas. A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) estará presente no Estádio Manoel Barradas, a partir das 16h, com a Unidade Móvel da SPM, instalada no estacionamento do estádio, oferecendo serviços de acolhimento, orientação e proteção às mulheres, reforçando a Campanha Feminicídio Zero. A iniciativa utiliza a grande visibilidade do futebol como estratégia para ampliar a conscientização e o enfrentamento à violência contra as mulheres.
A campanha leva mensagens de alerta e mobilização em diferentes formatos de comunicação, chamando atenção para situações cotidianas de medo, insegurança e agressão vividas por mulheres, além de divulgar o Disque 180, canal nacional gratuito, que funciona 24 horas por dia, com anonimato garantido, para orientação, acolhimento e registro de denúncias. No Barradão, a Unidade Móvel da SPM oferecerá atendimento psicossocial e jurídico.
Para a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Neusa Cadore, a presença da campanha no Baianão é fundamental para envolver toda a sociedade no enfrentamento à violência. “Precisamos que toda a sociedade vista essa camisa, a do fim da violência contra as mulheres. O futebol tem um papel estratégico para ampliar a conscientização e incentivar a denúncia, dentro e fora dos estádios. Estamos levando informação, cuidado e garantia de direitos para espaços de grande circulação, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o Feminicídio Zero”, destacou.
A Delegacia Móvel da Polícia Civil da Bahia também estará presente no estádio, oferecendo atendimento especializado às mulheres, com orientação jurídica, registro de ocorrências e encaminhamentos para a rede de proteção, além da distribuição de materiais informativos sobre direitos e canais de denúncia.
Segundo a delegada Juliana Fontes Barbosa, diretora do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), a Campanha Feminicídio Zero tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção à violência. “A violência contra a mulher não pode ser vista como um problema de casal ou algo que se resolve dentro de casa. É um crime grave e que a Polícia Civil investiga e combate com rigor. Estar presente nos estádios é um lembrete constante de que as forças de segurança estão atentas e atuantes, e que a lei existe para proteger as vítimas. A Polícia Civil está preparada para acolher, investigar e garantir a proteção necessária”, afirmou.
A operação de segurança do clássico também contará com o reforço da Polícia Militar da Bahia (PMBA), que atuará com 385 policiais militares nas áreas interna e externa do Barradão, no bairro de Canabrava, em Salvador.
-
Serviçoshá 3 horasBahia entrega primeira CNH do Brasil emitida no estado
-
Cidadehá 3 diasPrimeira viagem-teste do VLT mobiliza moradores e marca nova fase da mobilidade em Salvador
-
Cidadehá 3 diasJerônimo Rodrigues acompanha avanços das obras de drenagem na Cidade Baixa
-
Saúdehá 2 diasSesab amplia testagem rápida durante Carnaval de Juazeiro e identifica casos positivos de ISTs

