Esporte
Seleção Brasileira vence o Ceará e conquista a Copa 2 de Julho
Brasil ganhou de 2×0 a equipe cearense no Estádio de Pituaçu neste domingo (13) e ficou com a taça da décima quinta edição da competição

Após dois anos de eliminações precoces, a Seleção Brasileira Sub-15 conquistou a edição de 2025 da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15. A equipe venceu o Ceará por 2×0 neste domingo (13), no Estádio de Pituaçu, e alcançou o tetracampeonato na 15ª edição da maior competição sub-15 do país.
A partida foi muito equilibrada, com mais chances para a Seleção Brasileira, que abriu o placar no meio do primeiro tempo com o gol de cobertura de José, que também confirmou o placar com o gol no final para garantir o triunfo. O Ceará seguiu seu ritmo de jogo com uma defesa forte, que não havia tomado gol ainda na competição, enquanto a Seleção Brasileira já chegava com 46 tentos marcados em sete jogos.
Único baiano na Seleção, David Fraga, comemorou o título conquistado em casa. “Muito importante numa partida muito disputada contra o Ceará. Muito feliz por ganhar aqui na minha terra, na Bahia. Graças a Deus, me concedeu essa vitória e esse título. A projeção agora é voltar lá pro Flamengo, focar no Carioca e o restante a gente vê pela frente”, conta o jogador do rubro-negro carioca.
A Seleção chegou ao primeiro lugar geral ganhando todas as partidas no torneio, que já havia sido campeã em mais três momentos (2009, 2010 e 2013), quando ainda era no formato sub-17. A partir de 2015, quando passou a ser sub-15, a Seleção disputou as edições de 2023 e 2024, chegando, respectivamente, nas quartas e nas oitavas.
Para este ano, o time se reforçou mais e focou na competição, de acordo com a equipe técnica, focada na preparação para campeonatos continentais em seguida. Esse foco da Seleção Brasileira e a presença de grandes times nacionais destaca a relevância nacional e internacional da Copa 2 de Julho, segundo Augusto Vasconcelos, titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que promove o torneio ao lado da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
“Essa é a maior competição sub-15 do nosso país com a participação de mais de cinco mil atletas de várias regiões da Bahia e também do Brasil. A Bahia é o estado que mais investe em esporte no Brasil, desde infraestrutura esportiva, passando pela iniciação de crianças e adolescentes, a inclusão da pessoa com deficiência e o alto rendimento. Aqui, passaram atletas que certamente vão despontar no cenário nacional e internacional do futebol, assim como já passaram vários. Estamos muito felizes com o resultado.”
O secretário também conta que as expectativas são ainda maiores para a edição do ano que vem, com novidades. “Na próxima edição, a gente vai ampliar o número de participantes das seletivas. Vamos fazer uma também aqui, na capital, e em Feira de Santana. A expectativa é ampliar ainda mais a participação de clubes e consequentemente de atletas.”
Prêmios Individuais
O melhor jogador da competição foi o canhoto Jean Carlos, da Seleção Brasileira, que demonstrou muita capacidade técnica ao longo da competição, atraindo os olhares de todos. O técnico do Brasil Sub-15 também foi eleito o melhor do torneio. Ao receber o prêmio, Guilherme Dalla Déa convidou o ex-lateral esquerdo e atual técnico do Ceará Sub-15, Bruno Cortez, para compartilhar o momento.
“Quero agradecer primeiramente a Deus. Esse título foi ele e minha família também, que sempre esteve comigo. Comemorar, agora. Muito feliz com meu primeiro título pela Seleção. Fui ganhando confiança durante a competição e me tornei peça importante. A expectativa é seguir trabalhando focado, que possa vir mais convocações”, conta Jean Carlos, melhor jogador da competição.
Já o Ceará também conquistou as premiações de revelação com o zagueiro Vitor Gabriel e o melhor goleiro da competição – Carlos Eduardo. O goleiro foi o menos vazado da competição, que foram apenas os dois tomados nesta final e foi um dos destaques não só do torneio como da final ao evitar mais gols da Seleção Brasileira.
Completando os troféus, o Bahia foi premiado como melhor equipe baiana da Copa 2 de Julho, e Vitor Godoy, do Goiás, foi o artilheiro com dez gols marcados. A equipe goiana teve o segundo melhor ataque, com 38 gols marcados, atrás apenas da Seleção Brasileira, que marcou 46 gols ao todo. O Goiás também foi a equipe com a melhor defesa ao lado do Santos e do Vitória, com apenas um gol tomado.
Copa 2 de Julho
A maior competição sub-15 do país seguiu o formato que vem acontecendo nas últimas três edições, com a divisão por fase regional e nacional. Criada em 2007, a Copa 2 de Julho consolidou-se como uma das mais importantes no país, sempre contando com participações de grandes clubes brasileiros, da Seleção Brasileira, bem como de equipes estrangeiras.
O torneio é promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Sudesb, com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Com o intuito de revelar jogadores, em 2015, a Copa 2 de Julho passou a ser disputada na categoria sub-15, que permitiu maior visibilidade. Os resultados foram a vasta revelação de craques e a atenção de olheiros das principais equipes do país, gerando oportunidade de trabalho para os jovens baianos por meio do esporte.
“Mais um sucesso para o Estado. A Dois de Julho é uma grande vitrine para o nosso interior do Estado e, principalmente, para os nossos clubes baianos, profissionais também. Esse é o objetivo do Estado, promover o esporte em todos os cantos. Foram 16 clubes do interior, que venceram outros 240, 256 no total. É algo incrível, algo inimaginável para o futebol brasileiro uma Copa desse tamanho. É importante também da parte social. Você consegue promover e alimentar o sonho de todo aquele brasileiro de jogar futebol, e que pode mudar a sua relação com a vida’, finaliza Diogo Rios, chefe de gabinete da Sudesb.
Confira a lista de premiações individuais
- Atleta revelação: Vitor Gabriel, do Ceará
- Melhor goleiro: Carlos Eduardo, do Ceará
- Artilheiro: Vitor Godoi, com 10 gols, do Goiás
- Melhor jogador: Jean Carlos, Seleção Brasileira
- Melhor técnico: Guilherme Dalla Déa, da Seleção Brasileira
- Técnico vice-campeão: Bruno Cortez, do Ceará
Esporte
Natação em Rede abre inscrições para Lauro de Freitas
Serão 200 para natação e 200 para hidroginástica, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Portão

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, inicia, nesta quarta-feira (27/08), as inscrições presenciais para o núcleo do projeto social Natação em Rede, em Lauro de Freitas. Serão disponibilizadas 400 vagas gratuitas, sendo 200 para aulas de natação e 200 para hidroginástica, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Portão, localizado na Avenida Queira Deus.
O atendimento ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17, na Av. Queira Deus, endereço da unidade escolar. As inscrições seguirão abertas até preenchimento total das vagas, sendo: natação – 128 vagas, para criança e jovens de 7 a 17 anos; 40 para pessoas com deficiência e 32 vagas destinadas a mulheres e homens de 18 a 59 anos. Já na modalidade de hidroginástica, a distribuição das vagas é: 128 vagas para homens e mulheres a partir de 60 anos; 40 para pessoas com deficiência e 32 para pessoas com idade entre 18 e 59 anos.
Documentação
No momento da inscrição, o candidato deve apresentar, originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de matrícula (para menores de 18 anos) e original de atestado de aptidão física (para maiores de 18 anos) emitido por cardiologista ou clínico geral com validade de no máximo 12 meses da data de apresentação. A falta de entrega de qualquer documento impede a efetivação da matrícula.
Esporte
Clínica do Paradesporto leva capacitação e inclusão a Itabuna
Atividades iniciam às 19h desta sexta (15), no Colégio Estadual Adeum Sauer. Amanhã, entre 8h e 14h, no mesmo local, acontece programação teórica e prática

A Clínica do Paradesporto, com oferta de capacitação teórica e prática feita por profissionais de educação física, chega a Itabuna nesta sexta-feira, 15, com cerimônia de abertura às 19h no Colégio Estadual de Tempo Integral Adeum Sauer. No sábado, 16, a partir das 8h, as atividades são retomadas com palestras e atividades práticas nas modalidades de bocha, goalball, vôlei sentado, futebol de cegos e atletismo paralímpico.
A ação é uma iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. É voltada para profissionais e estudantes de Educação Física, além de agentes esportivos e público em geral interessado na pauta do paradesporto. Na programação, também consta a presença de atletas baianos paralímpicos que levam sua experiência esportiva para o público presente.
“A realização da clínica do paradesporto é sempre um momento importante para nós, da Sudesb, que trabalhamos pela inclusão e valorização do paradesporto em nosso estado. É uma oportunidade de levar conhecimento, mas também de muito aprendizado e troca de experiência. Interiorizar essa capacitação é parte da política da nossa autarquia, que se empenha em promover a inclusão cada vez em maior número de pessoas com deficiência em diferentes modalidades esportivas”, observa Adelmare Júnior, coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb e que integra o grupo da clínica.
A execução do projeto, numa parceria firmada com a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) e investimento de 260 mil reais, teve início em maio último e terá calendário até dezembro. Depois de Itabuna, a próxima etapa da Clínica do Paradesporto será na cidade de Irecê de 12 e 13 de setembro.
Esporte
TVE exibe Brasil e Grécia pelo Mundial de Polo Aquático Feminino
A disputa pelas quartas de final acontece a partir das 19h, na piscina olímpica da Arena Aquática de Salvador

O Brasil enfrenta a Grécia pelo Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino nesta quinta-feira (14). A TVE transmite ao vivo, a partir das 19h, as quartas de final do Mundial, que acontece na piscina olímpica da Arena Aquática de Salvador, e integra a competição que, pela primeira vez, é sediada no Brasil.
A Seleção Brasileira feminina sub-20 de Polo Aquático venceu de virada a Nova Zelândia por 10 a 9, nesta quarta-feira (13), e assegurou uma vaga nas quartas de final. O resultado garantiu ao país a melhor colocação da história na competição e a equipe nacional se junta agora às oito melhores seleções do mundo.
A cobertura terá narração de Valter Lima e a jornalista Juliana Lisboa entra ao vivo trazendo informações de bastidores e movimentações da piscina.
A TVE Bahia está disponível gratuitamente pela nova antena parabólica digital (Banda KU), através do canal 222, e leva às casas de 60 milhões de brasileiros conteúdos que informam, educam e entretêm.
Serviço
TVE exibe Brasil e Grécia pelo Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino
- Quando: Quinta-feira (14), às 19h
- Onde: TVE e Canal 222 das novas parabólicas digitais
-
Economiahá 2 dias
SDE inicia pesquisa do impacto do tarifaço em empresas na Bahia
-
Políticahá 1 dia
Bahia abre 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (27)
-
Educaçãohá 3 dias
Bahia Alfabetizada mobiliza 348 municípios pela aprendizagem na idade certa