SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Esporte

Seleção Brasileira vence o Ceará e conquista a Copa 2 de Julho

Brasil ganhou de 2×0 a equipe cearense no Estádio de Pituaçu neste domingo (13) e ficou com a taça da décima quinta edição da competição

Publicado

em

Após dois anos de eliminações precoces, a Seleção Brasileira Sub-15 conquistou a edição de 2025 da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15.
Foto: Luís Paulo Leal/Ascom Sudesb

Após dois anos de eliminações precoces, a Seleção Brasileira Sub-15 conquistou a edição de 2025 da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15. A equipe venceu o Ceará por 2×0 neste domingo (13), no Estádio de Pituaçu, e alcançou o tetracampeonato na 15ª edição da maior competição sub-15 do país.

A partida foi muito equilibrada, com mais chances para a Seleção Brasileira, que abriu o placar no meio do primeiro tempo com o gol de cobertura de José, que também confirmou o placar com o gol no final para garantir o triunfo. O Ceará seguiu seu ritmo de jogo com uma defesa forte, que não havia tomado gol ainda na competição, enquanto a Seleção Brasileira já chegava com 46 tentos marcados em sete jogos.

Único baiano na Seleção, David Fraga, comemorou o título conquistado em casa. “Muito importante numa partida muito disputada contra o Ceará. Muito feliz por ganhar aqui na minha terra, na Bahia. Graças a Deus, me concedeu essa vitória e esse título. A projeção agora é voltar lá pro Flamengo, focar no Carioca e o restante a gente vê pela frente”, conta o jogador do rubro-negro carioca.

A Seleção chegou ao primeiro lugar geral ganhando todas as partidas no torneio, que já havia sido campeã em mais três momentos (2009, 2010 e 2013), quando ainda era no formato sub-17. A partir de 2015, quando passou a ser sub-15, a Seleção disputou as edições de 2023 e 2024, chegando, respectivamente, nas quartas e nas oitavas.

Para este ano, o time se reforçou mais e focou na competição, de acordo com a equipe técnica, focada na preparação para campeonatos continentais em seguida. Esse foco da Seleção Brasileira e a presença de grandes times nacionais destaca a relevância nacional e internacional da Copa 2 de Julho, segundo Augusto Vasconcelos, titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que promove o torneio ao lado da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

ANÚNCIO

“Essa é a maior competição sub-15 do nosso país com a participação de mais de cinco mil atletas de várias regiões da Bahia e também do Brasil. A Bahia é o estado que mais investe em esporte no Brasil, desde infraestrutura esportiva, passando pela iniciação de crianças e adolescentes, a inclusão da pessoa com deficiência e o alto rendimento. Aqui, passaram atletas que certamente vão despontar no cenário nacional e internacional do futebol, assim como já passaram vários. Estamos muito felizes com o resultado.”

O secretário também conta que as expectativas são ainda maiores para a edição do ano que vem, com novidades. “Na próxima edição, a gente vai ampliar o número de participantes das seletivas. Vamos fazer uma também aqui, na capital, e em Feira de Santana. A expectativa é ampliar ainda mais a participação de clubes e consequentemente de atletas.”

Prêmios Individuais

O melhor jogador da competição foi o canhoto Jean Carlos, da Seleção Brasileira, que demonstrou muita capacidade técnica ao longo da competição, atraindo os olhares de todos. O técnico do Brasil Sub-15 também foi eleito o melhor do torneio. Ao receber o prêmio, Guilherme Dalla Déa convidou o ex-lateral esquerdo e atual técnico do Ceará Sub-15, Bruno Cortez, para compartilhar o momento.

“Quero agradecer primeiramente a Deus. Esse título foi ele e minha família também, que sempre esteve comigo. Comemorar, agora. Muito feliz com meu primeiro título pela Seleção. Fui ganhando confiança durante a competição e me tornei peça importante. A expectativa é seguir trabalhando focado, que possa vir mais convocações”, conta Jean Carlos, melhor jogador da competição.

Já o Ceará também conquistou as premiações de revelação com o zagueiro Vitor Gabriel e o melhor goleiro da competição – Carlos Eduardo. O goleiro foi o menos vazado da competição, que foram apenas os dois tomados nesta final e foi um dos destaques não só do torneio como da final ao evitar mais gols da Seleção Brasileira.

ANÚNCIO

Completando os troféus, o Bahia foi premiado como melhor equipe baiana da Copa 2 de Julho, e Vitor Godoy, do Goiás, foi o artilheiro com dez gols marcados. A equipe goiana teve o segundo melhor ataque, com 38 gols marcados, atrás apenas da Seleção Brasileira, que marcou 46 gols ao todo. O Goiás também foi a equipe com a melhor defesa ao lado do Santos e do Vitória, com apenas um gol tomado.

Copa 2 de Julho

A maior competição sub-15 do país seguiu o formato que vem acontecendo nas últimas três edições, com a divisão por fase regional e nacional. Criada em 2007, a Copa 2 de Julho consolidou-se como uma das mais importantes no país, sempre contando com participações de grandes clubes brasileiros, da Seleção Brasileira, bem como de equipes estrangeiras.

O torneio é promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Sudesb, com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Com o intuito de revelar jogadores, em 2015, a Copa 2 de Julho passou a ser disputada na categoria sub-15, que permitiu maior visibilidade. Os resultados foram a vasta revelação de craques e a atenção de olheiros das principais equipes do país, gerando oportunidade de trabalho para os jovens baianos por meio do esporte.

“Mais um sucesso para o Estado. A Dois de Julho é uma grande vitrine para o nosso interior do Estado e, principalmente, para os nossos clubes baianos, profissionais também. Esse é o objetivo do Estado, promover o esporte em todos os cantos. Foram 16 clubes do interior, que venceram outros 240, 256 no total. É algo incrível, algo inimaginável para o futebol brasileiro uma Copa desse tamanho. É importante também da parte social. Você consegue promover e alimentar o sonho de todo aquele brasileiro de jogar futebol, e que pode mudar a sua relação com a vida’, finaliza Diogo Rios, chefe de gabinete da Sudesb.

Confira a lista de premiações individuais
  • Atleta revelação: Vitor Gabriel, do Ceará
  • Melhor goleiro: Carlos Eduardo, do Ceará
  • Artilheiro: Vitor Godoi, com 10 gols, do Goiás
  • Melhor jogador: Jean Carlos, Seleção Brasileira
  • Melhor técnico: Guilherme Dalla Déa, da Seleção Brasileira
  • Técnico vice-campeão: Bruno Cortez, do Ceará

Esporte

Copa Loreta Valadares 2026 começa com goleadas e jogos equilibrados em Salvador 

Primeira rodada da zonal Salvador reúne oito equipes de futebol feminino adulto e marca início de mais uma edição do torneio promovido pelo Governo da Bahia

Publicado

em

Estádio Vila Canária, do Clube Ypiranga, para a primeira rodada da Copa Loreta Valadares 2026, na categoria adulta. 
Foto: Paulo Santos

Neste domingo (3), oito equipes de futebol feminino — representantes dos grupos A e B da zonal Salvador — entraram em campo no Estádio Vila Canária, do Clube Ypiranga, para a primeira rodada da Copa Loreta Valadares 2026, na categoria adulta. 

No jogo de abertura, o Projeto Laura Rodrigues aplicou uma goleada por 6 a 2 sobre o Madre SSA. O placar foi construído ainda no primeiro tempo, encerrado em 3 a 1. Na etapa final, o ritmo seguiu intenso: o time Laura Rodrigues marcou mais três vezes, enquanto o Madre descontou em cobrança de pênalti. 

Sob forte sol, Remo e Cajacity protagonizaram um duelo mais equilibrado, que manteve a emoção até o apito final. O Remo saiu na frente com um belo chute de fora da área, ainda no primeiro tempo, período em que dominou as principais ações. A vantagem, no entanto, durou apenas 45 minutos. O Cajacity voltou melhor para a segunda etapa, empatou logo nos minutos iniciais e virou na sequência. Apesar das tentativas do Remo, o placar de 2 a 1 se manteve até o fim. 

Nos jogos da tarde, o equilíbrio voltou a marcar presença. O Real Itapuã/As Misturadas venceu o Mancha Verde por 5 a 3, com destaque para quatro gols de bola parada. A equipe de Itapuã começou com intensidade e chegou a abrir três gols de vantagem ainda no primeiro tempo, mas encontrou um Mancha Verde que não se entregou. A eficiência do Real prevaleceu, confirmando o favoritismo. 

Encerrando a rodada, a Escola Baiana de Futebol (EBF) enfrentou o Boca Jr. Mesmo com pressão e domínio da partida durante todo o primeiro tempo, o gol do Boca saiu apenas no último lance antes do intervalo. Na volta do vestiário, o cenário se manteve e, apesar da superioridade, o Boca Jr. garantiu a vitória pelo placar mínimo: 1 a 0. 

ANÚNCIO

A 4ª edição da Copa Loreta Valadares é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a Federação das Associações de Bairros de Salvador (Fabs). Antes de a bola rolar neste domingo, autoridades estaduais e lideranças políticas participaram do ato de abertura oficial. 

O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, destacou a importância de ações voltadas ao fortalecimento das políticas de inclusão no esporte feminino.
“Estamos na quarta edição da Copa Loreta Valadares, fortalecendo o futebol feminino, que cresce na Bahia graças ao esforço desse time que se organiza diariamente para enfrentar o preconceito e a masculinidade tóxica. No próximo ano, vamos sediar a Copa do Mundo Feminina da FIFA, e a Bahia será uma das cidades-sede. Estamos trabalhando para valorizar ainda mais essa modalidade, promovendo crescimento, profissionalização e reconhecimento”, afirmou o gestor. 

Coordenadora do Núcleo Mais Mulheres no Esporte e da Copa Loreta, Juliana Camões destacou a relevância da competição para quem atua pela inclusão da mulher no esporte.
“O futebol feminino tem um significado muito especial nessa luta, pois foi uma das modalidades que mais enfrentou resistência e preconceito. Graças ao empenho de tantas mulheres que constroem a Copa Loreta Valadares, muitas barreiras foram rompidas e hoje podemos assistir a belos jogos”, ressaltou. 

Já o diretor de Excelência Esportiva da Sudesb, Uilson de Souza, enfatizou que o principal objetivo do torneio é ampliar a difusão e a valorização do futebol feminino.
“Na construção das quatro edições da Copa Loreta Valadares, contamos com a participação ativa das pioneiras — as primeiras jogadoras do futebol feminino na Bahia, que lutaram pelo direito de atuar na modalidade”, destacou, citando nomes como Dilma Mendes, Aline Lima, Iara Pereira, Laura Rodrigues, Rosane Oliveira e Lívia Ferreira. 

Próximas partidas

No próximo sábado (9), entram em campo as equipes dos grupos C e D, da Região Metropolitana de Salvador (RMS), e do grupo E, do Recôncavo Baiano. Os jogos serão realizados em São Cristóvão e em Governador Mangabeira. No mesmo dia, à tarde, o Estádio Barradão recebe as primeiras partidas das categorias sub-15 e sub-17. 

ANÚNCIO

A competição segue até o dia 14 de junho. Nesta quarta edição, a Copa Loreta Valadares reúne cerca de 300 equipes, distribuídas entre as categorias sub-15 (cinco equipes), sub-17 (seis equipes) e adulta (19 equipes). 

Copa Loreta Valadares

Criada em 2022, a Copa Loreta Valadares homenageia o legado de Loreta Valadares, feminista e ativista política que lutou contra a ditadura militar, tendo sido exilada. Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Loreta faleceu em 2004. 

Continue Lendo

Esporte

Governo do Estado entrega estádio reformado e amplia acesso à internet gratuita em Itapicuru

Ações nas áreas de esporte, lazer e inclusão digital integram as comemorações pelos 298 anos de emancipação política do município

Publicado

em

O Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (28), em Itapicuru, um conjunto de ações voltadas ao esporte, ao lazer e à inclusão digital.
Foto: Kaique Xavier/Ascom Sudesb

O Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (28), em Itapicuru, um conjunto de ações voltadas ao esporte, ao lazer e à inclusão digital. O município recebeu a reforma do estádio municipal e a implantação de dois pontos de Wi-Fi gratuito, por meio do programa Conecta Bahia. As entregas fortalecem os espaços de convivência, ampliam o acesso da população a serviços digitais e integram as comemorações pelos 298 anos de emancipação política da cidade.

Com investimento de R$ 1,5 milhão, o estádio municipal foi completamente reformado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A intervenção beneficia moradores de Itapicuru e de municípios da região, garantindo melhores condições para atletas, torcedores e frequentadores do equipamento esportivo.

A obra incluiu a recuperação do gramado natural, a construção de vestiários, arquibancada com 30 metros de comprimento e cinco degraus, sanitário público, além da recuperação do alambrado e do muro existentes. Também foi implantado um novo sistema de iluminação, com a troca de refletores. O acesso ao estádio recebeu piso intertravado, com foco em acessibilidade e segurança.

Presente à solenidade de entrega, o chefe de Gabinete da Sudesb, Diogo Rios, destacou a importância da obra para o município. “Entregamos hoje um equipamento de primeira qualidade. A reforma realizada pelo Governo do Estado transformou o estádio, garantindo mais conforto para quem entra em campo, com um bom gramado, e para os torcedores, que agora contam com arquibancada para assistir aos jogos. Itapicuru merece este presente, especialmente na data em que celebra quase três séculos de emancipação política”, afirmou.

Inclusão digital

Por meio do Conecta Bahia, Itapicuru passa a contar com internet gratuita na Praça da Bandeira e na Praça José Epifânio de Souza. Executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o programa amplia a conectividade em espaços públicos e fortalece o acesso da população à informação, à educação e aos serviços digitais.

ANÚNCIO

Em fase de implementação, o Conecta Bahia já alcança cerca de 364 municípios baianos, com foco em comunidades quilombolas, aldeias indígenas e zonas rurais. Para o secretário da Secti, Marcius Gomes, a chegada do programa a Itapicuru integra a estratégia do Governo da Bahia de levar conectividade a diferentes territórios.

“Com a chegada do Conecta Bahia a Itapicuru, ampliamos o acesso à internet gratuita em espaços públicos e garantimos mais inclusão digital para a população. A iniciativa fortalece o acesso à informação, à educação e aos serviços públicos digitais, além de criar novas oportunidades de desenvolvimento para o município, especialmente em comunidades mais afastadas dos grandes centros”, destacou.

Continue Lendo

Esporte

Piscina Olímpica da Bahia recebe competições inéditas e marca novo capítulo da natação estadual

Festival Pingo-Mirim a Petiz e Campeonato Baiano Infantil a Sênior de Outono reúnem 361 atletas e inauguram temporada de outono no calendário da FBDA

Publicado

em

A temporada 2026 da natação baiana segue fazendo história e trazendo novidades. A partir desta sexta-feira (24) até domingo (26), a Piscina

A temporada 2026 da natação baiana segue fazendo história e trazendo novidades. A partir desta sexta-feira (24) até domingo (26), a Piscina Olímpica da Bahia, equipamento do Governo do Estado localizado na Avenida Bonocô, em Salvador, será palco de duas grandes competições simultâneas promovidas pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA): o Festival Pingo-Mirim a Petiz de Outono e o Campeonato Baiano Infantil a Sênior de Outono.

A iniciativa é inédita no calendário oficial da entidade e representa um marco para a modalidade no estado. Tradicionalmente, a natação em piscina na Bahia sempre contou com fortes disputas sazonais, como os torneios de verão e os consagrados campeonatos de inverno. Pela primeira vez, entretanto, o outono passa a integrar oficialmente o circuito competitivo.

A novidade chega em um ano especialmente simbólico para a FBDA, que anunciou recentemente a criação da categoria pingo-mirim, voltada para crianças a partir dos seis anos de idade, ampliando a base da modalidade e fortalecendo o trabalho de formação de novos atletas.

O sucesso do evento já se reflete na adesão dos clubes. Ao todo, 361 nadadores participarão das provas ao longo dos três dias de competição na piscina de 50 metros. O Festival Pingo-Mirim a Petiz, que reúne a nova geração da natação baiana, conta com 126 atletas inscritos e será disputado nas manhãs de sexta-feira (24) e sábado (25).

Já o Campeonato Baiano Infantil a Sênior de Outono, que concentra a elite da natação estadual, terá a participação de 235 atletas. As provas acontecem nas tardes de sexta e sábado, com o encerramento da programação previsto para a manhã de domingo (26).

ANÚNCIO

Para o presidente da FBDA, Marco Antônio Lemos, a criação do evento de outono reflete o momento de crescimento e consolidação da natação baiana. “Este é um ano de inovações e de muito crescimento para a nossa natação. Sempre tivemos torneios fortíssimos no verão e no inverno, mas o calendário pedia esse festival de outono para manter os atletas em alto nível competitivo durante todo o semestre”, destacou.

Segundo ele, a realização do evento no mesmo ano da implantação da categoria pingo-mirim reforça o caráter estratégico da iniciativa. “O mais emocionante é realizar esse evento inédito no ano em que lançamos a categoria pingo-mirim. Ver crianças de seis anos enchendo a piscina de energia, ao lado dos nossos atletas mais experientes do sênior, mostra que estamos construindo o presente e o futuro da natação baiana ao mesmo tempo”, afirmou.

O Festival e o Campeonato de Outono são promovidos pela FBDA, com apoio e patrocínio oficial da Intermarítima e do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Embasa, parceiros considerados fundamentais para o fomento contínuo das modalidades aquáticas no estado.

Continue Lendo

Mais Lidas