Esporte
Seleção Brasileira vence o Ceará e conquista a Copa 2 de Julho
Brasil ganhou de 2×0 a equipe cearense no Estádio de Pituaçu neste domingo (13) e ficou com a taça da décima quinta edição da competição
Após dois anos de eliminações precoces, a Seleção Brasileira Sub-15 conquistou a edição de 2025 da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15. A equipe venceu o Ceará por 2×0 neste domingo (13), no Estádio de Pituaçu, e alcançou o tetracampeonato na 15ª edição da maior competição sub-15 do país.
A partida foi muito equilibrada, com mais chances para a Seleção Brasileira, que abriu o placar no meio do primeiro tempo com o gol de cobertura de José, que também confirmou o placar com o gol no final para garantir o triunfo. O Ceará seguiu seu ritmo de jogo com uma defesa forte, que não havia tomado gol ainda na competição, enquanto a Seleção Brasileira já chegava com 46 tentos marcados em sete jogos.
Único baiano na Seleção, David Fraga, comemorou o título conquistado em casa. “Muito importante numa partida muito disputada contra o Ceará. Muito feliz por ganhar aqui na minha terra, na Bahia. Graças a Deus, me concedeu essa vitória e esse título. A projeção agora é voltar lá pro Flamengo, focar no Carioca e o restante a gente vê pela frente”, conta o jogador do rubro-negro carioca.
A Seleção chegou ao primeiro lugar geral ganhando todas as partidas no torneio, que já havia sido campeã em mais três momentos (2009, 2010 e 2013), quando ainda era no formato sub-17. A partir de 2015, quando passou a ser sub-15, a Seleção disputou as edições de 2023 e 2024, chegando, respectivamente, nas quartas e nas oitavas.
Para este ano, o time se reforçou mais e focou na competição, de acordo com a equipe técnica, focada na preparação para campeonatos continentais em seguida. Esse foco da Seleção Brasileira e a presença de grandes times nacionais destaca a relevância nacional e internacional da Copa 2 de Julho, segundo Augusto Vasconcelos, titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que promove o torneio ao lado da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
“Essa é a maior competição sub-15 do nosso país com a participação de mais de cinco mil atletas de várias regiões da Bahia e também do Brasil. A Bahia é o estado que mais investe em esporte no Brasil, desde infraestrutura esportiva, passando pela iniciação de crianças e adolescentes, a inclusão da pessoa com deficiência e o alto rendimento. Aqui, passaram atletas que certamente vão despontar no cenário nacional e internacional do futebol, assim como já passaram vários. Estamos muito felizes com o resultado.”
O secretário também conta que as expectativas são ainda maiores para a edição do ano que vem, com novidades. “Na próxima edição, a gente vai ampliar o número de participantes das seletivas. Vamos fazer uma também aqui, na capital, e em Feira de Santana. A expectativa é ampliar ainda mais a participação de clubes e consequentemente de atletas.”
Prêmios Individuais
O melhor jogador da competição foi o canhoto Jean Carlos, da Seleção Brasileira, que demonstrou muita capacidade técnica ao longo da competição, atraindo os olhares de todos. O técnico do Brasil Sub-15 também foi eleito o melhor do torneio. Ao receber o prêmio, Guilherme Dalla Déa convidou o ex-lateral esquerdo e atual técnico do Ceará Sub-15, Bruno Cortez, para compartilhar o momento.
“Quero agradecer primeiramente a Deus. Esse título foi ele e minha família também, que sempre esteve comigo. Comemorar, agora. Muito feliz com meu primeiro título pela Seleção. Fui ganhando confiança durante a competição e me tornei peça importante. A expectativa é seguir trabalhando focado, que possa vir mais convocações”, conta Jean Carlos, melhor jogador da competição.
Já o Ceará também conquistou as premiações de revelação com o zagueiro Vitor Gabriel e o melhor goleiro da competição – Carlos Eduardo. O goleiro foi o menos vazado da competição, que foram apenas os dois tomados nesta final e foi um dos destaques não só do torneio como da final ao evitar mais gols da Seleção Brasileira.
Completando os troféus, o Bahia foi premiado como melhor equipe baiana da Copa 2 de Julho, e Vitor Godoy, do Goiás, foi o artilheiro com dez gols marcados. A equipe goiana teve o segundo melhor ataque, com 38 gols marcados, atrás apenas da Seleção Brasileira, que marcou 46 gols ao todo. O Goiás também foi a equipe com a melhor defesa ao lado do Santos e do Vitória, com apenas um gol tomado.
Copa 2 de Julho
A maior competição sub-15 do país seguiu o formato que vem acontecendo nas últimas três edições, com a divisão por fase regional e nacional. Criada em 2007, a Copa 2 de Julho consolidou-se como uma das mais importantes no país, sempre contando com participações de grandes clubes brasileiros, da Seleção Brasileira, bem como de equipes estrangeiras.
O torneio é promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Sudesb, com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Com o intuito de revelar jogadores, em 2015, a Copa 2 de Julho passou a ser disputada na categoria sub-15, que permitiu maior visibilidade. Os resultados foram a vasta revelação de craques e a atenção de olheiros das principais equipes do país, gerando oportunidade de trabalho para os jovens baianos por meio do esporte.
“Mais um sucesso para o Estado. A Dois de Julho é uma grande vitrine para o nosso interior do Estado e, principalmente, para os nossos clubes baianos, profissionais também. Esse é o objetivo do Estado, promover o esporte em todos os cantos. Foram 16 clubes do interior, que venceram outros 240, 256 no total. É algo incrível, algo inimaginável para o futebol brasileiro uma Copa desse tamanho. É importante também da parte social. Você consegue promover e alimentar o sonho de todo aquele brasileiro de jogar futebol, e que pode mudar a sua relação com a vida’, finaliza Diogo Rios, chefe de gabinete da Sudesb.
Confira a lista de premiações individuais
- Atleta revelação: Vitor Gabriel, do Ceará
- Melhor goleiro: Carlos Eduardo, do Ceará
- Artilheiro: Vitor Godoi, com 10 gols, do Goiás
- Melhor jogador: Jean Carlos, Seleção Brasileira
- Melhor técnico: Guilherme Dalla Déa, da Seleção Brasileira
- Técnico vice-campeão: Bruno Cortez, do Ceará
Esporte
Bahia apresenta projeto do seu novo centro de treinamento
O Estado concede licença prévia para a construção do CT, que promete ser uma das principais estruturas esportivas da América do Sul
O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta segunda-feira (20), a licença prévia para a construção do City Football Academy Bahia, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em evento na Arena Fonte Nova, na capital, o Esporte Clube Bahia e o City Football Group lançaram oficialmente o empreendimento, um moderno centro de treinamento que promete trazer ao estado uma das principais estruturas esportivas da América do Sul.
Com um investimento previsto de R$ 300 milhões, o projeto marca um passo decisivo na modernização do futebol baiano e na consolidação da parceria entre o clube e o grupo internacional. “Um centro desse em Camaçari trará uma evolução no esporte da Bahia. Eu quero ver o estado da Bahia tendo times fortes como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Aqui não se trata de torcida. Se trata do olhar de um governador que quer ver o investimento acontecer”, garantiu Jerônimo.
Paralelamente ao novo centro, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência dos Desportos (Sudesb) conduz a análise para a reforma do Estádio Municipal de Camaçari Fernando Ferreira Lopes, o antigo Armando Oliveira / Waldeck Ornelas.
- Foto: Reprodução Instagram
- Foto: Reprodução Instagram
Licença
Localizado às margens da Via Metropolitana, entre Camaçari e Lauro de Freitas, na BA-535, o complexo ocupará uma área superior a 1 milhão de metros quadrados. Para a construção, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), concedeu a licença prévia, indicando compatibilidade com o zoneamento da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga.
O projeto ficará situado majoritariamente na Zona de Uso Diversificado (ZUD) — permitindo usos esportivos, residenciais e de lazer desde que observados os parâmetros ambientais — enquanto áreas classificadas como Zona de Proteção Rigorosa (ZPR) serão preservadas e integradas às ações de compensação ambiental. O documento estará publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (21). Outras autorizações, como de implantação e de operação, serão concedidas no decorrer do processo e de acordo com a apresentação das devidas documentações.
Projeto
O empreendimento contempla dois setores complementares: o Centro de Treinamento (CT) esportivo, com 12 campos de futebol, academia, centro médico e fisioterápico, alojamentos, refeitórios, escola de formação e prédio administrativo, e um condomínio residencial, destinado à moradia de atletas, funcionários e moradores permanentes. O CT terá ainda um miniestádio e tem previsão de entrega para 2028.
O CEO do Grupo City, Ferran Soriano, afirmou que o City Football Academy Bahia representa um avanço técnico e institucional, proporcionando instalações de alto nível para todas as categorias e contribuindo para a evolução do desempenho esportivo e da formação de atletas. “Não são prédios e campos, tem muito mais. É a casa do Bahia, é o lugar onde vão se formar os atletas do Bahia, não só do ponto de vista técnico, mas também do ponto de vista pessoal, na educação, no caráter. Todos os talentos baianos terão a oportunidade de se desenvolver aqui, sem precisar sair da Bahia”, afirmou o CEO.
O CEO do Esporte Clube Bahia, Raul Aguirre, destacou o caráter ambicioso do projeto e sua meta de transformar o CT no maior centro de treinamento da América do Sul. “Este vai ser o centro mais moderno da América Latina. O novo centro de treinamento vai incorporar toda a metodologia, tecnologia, inteligência que o grupo já tem a um padrão muito alto e vai ter uma integração total. Ele está a 15 minutos do aeroporto, 40 minutos da Arena Fonte Nova, 45 minutos do centro de Salvador”, destacou Raul.
Esporte
Festival Náutico Outubro Rosa vai colorir as águas da BTS
No próximo dia 25, a Baía de Todos-os-Santos vai receber um festival com caráter beneficente, com várias modalidades náuticas
Em sua segunda edição, o Festival Náutico Outubro Rosa acontece no próximo dia 25 de outubro, das 8 às 18 horas, na Marina da Penha, na Ribeira. Durante todo o dia, a Baía de Todos-os-Santos será cenário de competições e vivências em mais de dez modalidades esportivas com a participação de atletas amadores e profissionais e pessoas interessadas em experimentar o esporte.
Além das atividades no mar, o evento vai contar com palestras com especialistas, rodas de conversas, apresentações de banda e DJ e espaço de convivência com participação do Outback e da Corona. “É um festival que une esporte e propósito, nosso objetivo é estimular a prática esportiva e conscientizar as mulheres sobre a importância da atividade física na luta contra o câncer de mama, assim como ajudar a fortalecer redes de apoio”, destacam Agatha Wicks e Tata Mott, velejadoras experientes e sócias da Ellas Produções & Eventos. Toda a renda arrecadada com as inscrições será destinada para as Obras Sociais Irmã Dulce. Mais informações sobre o evento no Instagram @festivalnautico_outubrorosa
Realizado pela Ellas Produções & Eventos, o Festival Náutico Outubro Rosa celebra o esporte como prática saudável que ajuda na prevenção e na superação do câncer. “Além de uma celebração da vida, o Festival é um convite ao autocuidado e um alerta para a importância da atividade física e do esporte para manutenção de um estilo de vida saudável”, afirma Tata Mott. “As mulheres que enfrentam o câncer de mama podem, através do esporte, resgatar a autoestima, a disposição e a esperança”, acrescenta.
“A prática regular do esporte é um dos principais hábitos protetivos para a saúde em geral, seja física ou mental. Além de promover a integração e as habilidade sociais, o esporte transforma e salva”, afirma Agatha Wicks, idealizadora do Festival. “Após o diagnóstico de um câncer de mama, muitas mulheres ressignificam a vida através da adoção de novos hábitos e hobbies, como, por exemplo, a prática de um esporte náutico. É um caminho para a superação e a cura. Desde que seja bem orientado e liberado pela equipe médica, a prática só traz benefícios”, conta.
Além de acesso ao evento e várias atividades, a inscrição para participar do Festival garante um Kit exclusivo contendo camisa oficial do evento, viseira ou boné personalizados, ecobag e brindes especiais.
O Festival conta com os patrocínios do Governo do Estado da Bahia, através da Secretária de Turismo do Estado, além da Clínica AMO, Hospital da Bahia e Belov Engenharia.
Programação no mar
A 3ª Etapa do Circuito Baiano de Downwind, reunindo canoa havaiana (VA’A), stand-up paddle, surfski e paddleboard, e a 6ª Etapa do Campeonato Baiano de SUP vão acontecer dentro da programação do Festival Náutico.
O ponto alto da programação é a Copa de Vela Outubro Rosa com uma grande flotilha multiclasse que promete colorir o oceano de rosa com a participação das classes Vela de Oceano, Windsurf, Wingfoil, Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Supercat 17, DaySailer, ILCA (Laser), Dingue, Optimist e classe especial monotipo.
As atividades esportivas terão formato festivo e inclusivo com espaço para iniciantes e incentivo a participação de pessoas de todas as idades. Além das competições, o festival vai oferecer vivências esportivas e experiências imersivas, com oficinas e aulas abertas para o público experimentar atividades como canoa havaiana e stand-up paddle.
O projeto social Dragon Boat também vai marcar presença no Festival com duas canoas com vinte remadoras.
Evento sustentável
Comprometido com a preservação dos oceanos e com a sustentabilidade do planeta, o Festival Náutico Outubro Rosa adota várias práticas e ações sustentáveis, dentre elas, o não uso de canudo plástico, uso de copos de papel reutilizáveis, kits entregues em sacolas ecológicas, pontos de hidratação com galões e refil para evitar garradas descartáveis, comunicação digital para reduzir impressões, lixeiras seletivas e coleta responsável dos resíduos produzidos no evento, além de parceria com projetos de reciclagem para reaproveitamento de materiais.
Serviço:
- II Festival Náutico Outubro Rosa 2025
- Data: 25 de outubro (sábado)
- Horário: 8h às 18h
- Local: Marina da Penha – Ribeira, Salvador/BA
- Valor da Inscrição: R$ 100,00
- Inscrição pode ser feita através do link: https://www.realtiming.com.br/evento/festivalnauticooutrosa
Esporte
Natação em Rede fornece traje flutuante para alunos com deficiência
O novo equipamento beneficia mais de 800 pessoas em Salvador e Lauro de Freitas, locais em que o projeto tem núcleos em funcionamento
Traje de banho flutuante, que garante mais segurança e conforto para as pessoas com deficiência que integram o projeto Natação em Rede, já começa a ser utilizado por alunos com diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA), fobia aquática, paralisia cerebral e outras deficiências físicas e motoras. Mais de mil peças do equipamento foram adquiridas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), instituição que promove o projeto em parceria com a Federação Baiana de Desporto Aquático (FBDA).
A nova peça, que passa a integrar o kit de equipamentos gratuitos assegurados aos participantes do Natação em Rede, é confeccionada em tecido tecnológico com proteção UV e flutuadores removíveis, que permitem progressão gradual até a autonomia completa na água. Todos os materiais seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), garantindo segurança, conforto, ergonomia e liberdade de movimento. O investimento da Sudesb foi de R$25 mil.
Lasmin Barbur, 31 anos, mãe de Pérola Barbur, 7 anos, autista nível 2 não verbal e aluna do projeto desde julho deste ano, aprovou a nova aquisição do projeto: “Tenho observado maior autonomia de Pérola ao fazer as aulas utilizando o traje, sinto que ela criou mais independência. Foi muita boa essa adaptação que o equipamento trouxe, e fará com que as crianças se desenvolvam mais rápido”.
A equipe de professores do Natação em Rede também comemorou a chegada da roupa. Davi Menezes, professor de natação na piscina Olímpica da Bonocô, comenta que o projeto está indo bem no desenvolvimento das crianças e adultos. “A inclusão que o Governo do Estado está promovendo para os alunos é muito importante; essa roupa dá uma flutuação muito boa e um suporte melhor para desenvolver as atividades na água”.
Elevadores aquáticos
suportando até 150 quilos, com estrutura em aço carbono e inox e movidos por motor elétrico, os elevadores de transferência são mais um equipamento para autonomia das pessoas com deficiência do projeto. Ao todo, são sete já instalados, facilitando a entrada e saída dessas pessoas, com um valor investido de R$ 275 mil.
Natação em Rede
Com aulas gratuitas de natação, hidroginástica, nado artístico e polo aquático para mais de 3 mil alunos, entre crianças, jovens, adultos e pessoas com deficiência, o projeto conta com núcleos em Salvador (Bonocô, Nordeste de Amaralina e na piscina do Centro Administrativo da Bahia) e em Lauro de Freitas (Colégio Estadual de Tempo Integral de Portão). O investimento financeiro do Governo do Estado na execução dessa política pública é de R$7,3 milhões para vigência de dois anos.



